O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) já aprovou, até esta quarta-feira (17), mais de R$ 4 bilhões em financiamentos para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) na linha emergencial BNDES Crédito Pequenas Empresas. O volume ultrapassou 80% do total previsto, de R$ 5 bilhões, para uso livre das empresas.
No entanto, se o teto for atingido, o banco considera liberar mais recursos para atender às empresas que acessarem esse crédito. “Colocamos essa linha logo no início da crise e devemos ter necessidade de expandir esse valor de R$ 5 bilhões, mas isso não será nenhum tipo de gargalo para a oferta de financiamentos”, disse o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.
Ao todo, foram liberados nessa linha financiamentos para 12.192 empresas que são clientes das instituições financeiras credenciadas para oferecer o crédito no modelo indireto. O Banco estima em 280 mil os empregos que puderam ser mantidos com esses recursos em meio à crise.
O principal setor econômico contemplado foi o de comércio e serviços, com 78,3% dos recursos. Indústria de transformação (20,8%) e agronegócio e indústria extrativista (1%) completam a lista. O volume diário de aprovações médio está em torno de R$ 70 milhões.
O BNDES Crédito Pequenas Empresas disponibiliza crédito rápido, ágil e flexível a micro, pequeno e médios empresários (empresas com faturamento de até R$ 300 milhões por ano). A operação se dá por meio da rede de agentes financeiros parceiros, públicos e privados. Os financiamentos serão dados em valor de até R$ 70 milhões anuais, com carência de até 24 meses e prazo para pagamento de até 60 meses. Não há necessidade de justificar a destinação destes recursos.
Para ajudar os empreendedores, o BNDES ofereceu uma série de facilidades, como vídeos explicativos e uma página em seu site com tabelas onde podem ser encontrados os agentes que mais oferecem a linha e a taxa média operada por setor e por estado. Veja mais aqui.
Apoio a etanol já está disponível – Já está disponível o Programa de Apoio ao Setor Sucroalcooleiro (PASS), criado para apoiar a estocagem de etanol e ajudar as empresas do setor a atravessar a pandemia. Com dotação de R$ 1,5 bilhão e previsão de apoio do setor financeiro de igual valor, o PASS disponibiliza crédito entre R$ 10 milhões e 200 milhões e está disponível para empresas, cooperativas e empresários individuais com receita operacional bruta igual ou superior a R$ 300 milhões.
Como incentivo à preservação dos empregos, as companhias apoiadas pelo PASS não poderão reduzir seu quadro permanente de pessoal durante dois meses. Além disso, as que mantiverem ou aumentarem os postos de trabalho nos próximos 12 meses terão um custo mais barato.
Novo crédito âncora já em negociação – No início do mês de junho, o Banco anunciou a criação de novos programas para apoio a empresas afetadas pela crise econômica. Entre eles, está uma linha que vai apoiar diretamente as pequenas e médias empresas inseridas em cadeias produtivas em todos os setores da economia. Esse programa vai oferecer capital de giro através do financiamento concedido a uma empresa âncora, ou líder do processo.
Esse programa, chamado BNDES Crédito Cadeias Produtivas, tem orçamento de R$ 2 bilhões e já está em fase de negociação com grandes empresas. O banco concederá empréstimos às empresas-âncora, que serão responsáveis por repassar o dinheiro para a sua cadeia de fornecedores, distribuidores ou franqueados. Estas PMEs ancoradas poderão usar esse capital de forma livre para se manter durante a crise.
As empresas-âncora deverão ter Receita Operacional Bruta (ROB) igual ou superior a R$ 300 milhões e os valores de financiamento do BNDES serão entre R$ 10 milhões e R$ 200 milhões. A taxa de juros desses financiamentos será a soma do custo financeiro do BNDES, da sua remuneração básica de 1,1% ao ano e da taxa de risco de crédito definida para cada empresa- âncora. O prazo dos empréstimos é de até cinco anos, com até dois anos de carência.
Pedidos de empréstimos do BNDES Crédito Cadeias Produtivas poderão ser apresentados até o dia 30 de setembro e os trâmites para a concessão de crédito seguirão uma linha especial mais célere, desenvolvida no Plano de Ação Emergencial de combate à pandemia da Covid-19 para agilizar o tempo usual de processamento de pleitos e garantir o rápido acesso das empresas aos recursos das ações durante a pandemia.
Volume total aprovado supera R$ 18 bilhões – Além da linha Crédito Pequenas Empresas, o BNDES já aprovou a quantia total de R$ 18,76 bilhões. Essa conta soma todas as linhas emergenciais que foram lançadas desde o início da pandemia. Entre os principais destaques, estão os valores de R$ 3 bilhões aprovados em suspensões de pagamentos (standstill) indiretos automáticos, feitas via agente financeiro, e de R$ 6,9 bilhões para o standstill de operações feitas diretamente com o BNDES.
Todas as ações emergenciais do BNDES para combate aos efeitos da crise decorrente do novo coronavírus que já foram anunciadas estão disponíveis aqui.
APOIO VIRTUAL
Em maio, a Central de Atendimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) incorporou ao seu site um ChatBot: um robô virtual que interage dialogando com as pessoas por meio de texto, tirando dúvidas sobre as medidas emergenciais de enfrentamento aos efeitos da pandemia da covid-19. Simulando uma conversa real, o assistente virtual permite interações mais amigáveis e pessoais, o que vem melhorando a experiência dos clientes e permitindo um volume inédito de atendimentos.
Pela natureza da tecnologia, com disponibilidade 24 horas por dia e sete dias por semana, há ganhos de escala e eficiência, com automatização de demandas frequentes. Isso permite uma disponibilidade maior dos operadores da central de atendimento para responder perguntas mais personalizadas e específicas.
O assistente virtual está disponível na página BNDES contra os efeitos do coronavírus. Em gestação desde 2017, o projeto de ChatBot do BNDES foi acelerado diante da crise da Covid-19. O robô virtual é um programa de computador capaz de interagir com seres humanos, interpretar perguntas e dar respostas adequadas, utilizando algoritmos de inteligência artificial.
Essas características, segundo levantamento realizado pela área de tecnologia da Informação do Banco, estimularam aumento expressivo no volume de interações. Desde a estreia, em 15 de maio, até a primeira semana de junho, foram mais de 3 mil conversas, com taxa de sucesso de 90% no esclarecimento de dúvidas. (Fonte: BNDES)
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em conjunto com o Ministério da Economia e com o Ministério da Saúde, publicou a Portaria Interministerial nº 19/20 que atualiza as ações que devem ser aplicadas pelas indústrias de alimentos buscando a prevenção e diminuição dos riscos de contágio pela Covid-19. A norma contempla tanto os estabelecimentos frigoríficos, como os laticínios.
O trabalho de construção da norma contou com a participação do setor privado, incluindo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que participou ativamente das reuniões para definição das medidas e harmonização com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Ministério Público do Trabalho. A fundamentação das contribuições da OCB contou com a participação dos técnicos das cooperativas e unidades estaduais, que identificaram pontos para atenção nas orientações para frigoríficos e laticínios.
Dessa forma, as recomendações governamentais definidas na referida Portaria continuam priorizando ações que possibilitem alcançar um controle seguro na prevenção do contágio da Covid-19, minimizando riscos, definindo medidas de controle e estabelecendo critérios para o afastamento de colaboradores que apresentarem sintomas da Covid-19 ou forem diagnosticados como portadores desta enfermidade.
Entre as ações de controle sobre as equipes de colaboradores, destacam-se ações que envolvem o transporte, a entrada e saída dos estabelecimentos industriais, as rotinas nos vestiários e refeitórios, bem as paradas obrigatórias. Além dessas ações, a norma enfatiza a necessidade de reorganização dos postos de trabalho afim de propiciar o afastamento mínimo recomendado entre os colaboradores.
Outros pontos importantes são: o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, a instalação de barreiras físicas (quando aplicáveis), a manutenção das condições higiênico-sanitárias de instalações e equipamentos, o uso das barreiras sanitárias nos acessos à fábrica e a aplicação rigorosa das Boas Práticas de Higiene e Conduta pelos colaboradores. Todas as medidas têm por objetivo preservar a saúde dos colaboradores com relação à COVID-19, bem como manter as atividades das Cooperativas garantindo a regularidade da produção de alimentos.
As cooperativas seguem firme na preservação da saúde dos seus colaboradores, cooperados e consumidores. O cooperativismo possui forte representatividade na produção de carnes, leite e seus derivados, portanto também está atuante para manter o abastecimento de alimentos.
Para acessar o texto da portaria na íntegra clique aqui.
O momento pediu de nós bastante cautela em todos os processos, né?! E para dar um respiro para nossas cooperativas, prorrogamos o prazo para o pagamento da Contribuição Confederativa de 2020 para 31 de agosto.
Agora, vamos retomar o diálogo mostrando a importância de um sistema sindical forte representando as nossas cooperativas!
Preparamos alguns materiais sobre os prazos e formas de pagamento da contribuição!
Além disso, tem também um folder que explica porque o sistema sindical é importante para as cooperativas.
Para baixar o “kit contribuição confederativa”, acesse:
Equipe Unimed Campo Grande será responsável por levar aos municípios conhecimento técnico-científico sobre medidas de enfrentamento ao novo coronavírus
A Unimed, a convite da Secretaria Estadual de Saúde, leva para Naviraí e Ponta Porã, nos dias 19, 20 e 21 de junho, uma ação humanitária como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.
Profissionais da Unimed Campo Grande serão os responsáveis por ministrar oficinas teórico-práticas dando ênfase a condutas clínicas e epidemiológicas relacionadas ao atendimento de pacientes suspeitos e confirmados com a doença, e também relacionados à biossegurança dos trabalhadores da saúde.
A equipe que vai até os municípios vizinhos é formada pelo médico João Ricardo Filgueiras Tognini, diretor de Recursos Próprios da Unimed CG, Dennis Pereira Júnior, enfermeiro da Qualidade Hospitalar, Raiara Gonçalves, supervisora de Enfermagem Hospitalar, Paulo Ricardo Queiroz da Rocha, enfermeiro equipe SOS Unimed, e Vanessa Correa de Campos, fisioterapeuta hospitalar.
Sobre a importância em levar uma ação como essa às comunidades vizinhas, o diretor-presidente da Unimed CG, Dr. Maurício Simões Corrêa, disse que “o principal fator está na breve, porém consistente, experiência que a equipe da Unimed Campo Grande adquiriu, pois, nosso hospital apresentou internação de pacientes portadores de Covid-19 desde as primeiras semanas em que os casos apareceram no Estado. Com isso, nos antecipamos e adequamos diversos protocolos de biossegurança, assim como protocolos clínicos de atendimento, tanto a nível hospitalar, do leito clínico, quanto no leito hospitalar de terapia intensiva”.
Maurício enfatiza que “esses conhecimentos adquiridos serão importantes para essas comunidades, onde o vírus chegou a posteriori e está causando maior dificuldade para os profissionais de saúde daquela região em dar atendimento aos pacientes contaminados”.
Voltada para médicos, enfermeiros e profissionais da saúde em geral, a ação terá início na sexta-feira à noite em Naviraí. Já o segundo dia do evento será realizado durante todo o dia, também no município de Naviraí. Por fim, no domingo (21), a equipe segue para Ponta Porã, onde ministrará as oficinas nos períodos da manhã e tarde.
Ações
Em maio, nos dias 27 e 28, a Unimed Campo Grande em parceria com as Secretarias de Saúde Estadual e Municipais de Guia Lopes da Laguna e Jardim, também ministrou oficinas teórico-práticas como medida de enfrentamento à Covid-19 voltada aos profissionais da saúde, além disso, a cooperativa médica doou ainda mil máscaras de tecido às Secretarias de Saúde dos dois municípios para serem distribuídas à comunidade de acordo com a necessidade.
A Unimed CG também adotou uma série de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus dentro da sede e do próprio hospital, visando garantir a melhor assistência à saúde de pacientes com sintomas e testados positivos para a doença, além de ações externas, focadas na prevenção da sociedade sul-mato-grossense.
Dentre as iniciativas estão a criação de duas centrais de teleatendimento: a Central de Enfrentamento à Covid-19 (Cecovid), e o Canal de Atendimento exclusivo com médicos otorrinolaringologistas, implantação do Pronto Atendimento de Síndrome Respiratória, uma ala totalmente separada das demais para atender casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus, suspensão de cirurgias eletivas, sendo mantidas apenas casos mais graves e de pacientes oncológicos, além do alto investimento em equipamentos de proteção individuais (EPIs) e de respiradores.
A cooperativa investiu ainda na distribuição de mais de nove mil máscaras de TNT para beneficiários que buscam atendimento na sede e hospital e chegam sem o item de segurança, de álcool em gel 70%, e ampliou o serviço de Psicologia Hospitalar, antes destinada apenas aos colaboradores e agora estendida também aos pacientes e seus acompanhantes.
Pensando na comunidade em geral, a cooperativa doou mais de 11 termômetros digitais infravermelho para Funai, iniciou uma ação de doação de mais de 50 mil máscaras de tecido para clientes empresariais, especialmente aqueles que dispõem de grande fluxo de atendimento ao público e que por esse motivo acabam mais expostos ao risco de contaminação, mais de 700 máscaras para seis instituições filantrópicas da Capital, juntamente com 350 cestas básicas, resultado da parceria com outras cooperativas do Estado e o Sistema OCB/MS. A parceria ainda fará a distribuição de 80 cobertores e 90 kits de limpeza nos próximos dias.
Fora isso, a instituição tem atuado fortemente na veiculação de campanhas informativas externas e internas sobre cuidado e prevenção ao novo coronavírus, realizado transmissões ao vivo abordando temas variados ligados à Covid-19, além de disponibilizar todos os domingos, aulas de yoga online, através da parceria com o Movimento Sadhaka.
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O canal de atendimento da cooperativa é uma alternativa para evitar aglomerações neste período de pandemia.
Atualmente com as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de manter o distanciamento social, a Unimed Dourados disponibiliza canais de atendimento digitais, que possibilitam a resolução de diversas questões sem que o beneficiário saia de casa.
Portal Unimed
Acessando o site unimeddourados.com.br, o cliente pode emitir a segunda via de boletos, atualizar cadastro, acessar o guia médico completo. Em relação a segunda via de boletos, uma informação importante é que o CPF preenchido deve ser o número referente ao nome do beneficiário que está no cartão do plano de saúde.
Outra comodidade na página é o CANAL DO BENEFICIÁRIO, um espaço destinado exclusivamente para os clientes Unimed Dourados com informações individuais como relatório de utilização do plano.
A acessibilidade é um destaque no portal, através do sistema “Hand Talk”, a página dispõe de um assistente virtual simbolizado por um mascote que possibilita toda leitura dos textos por sinal em libras.
O portal também possui um “Menu de Acessibilidade” para que as pessoas possam configurar sua navegação, aumentando tamanhos de textos, deixando fontes mais legíveis e outras funções.
App Unimed Cliente
Para quem prefere utilizar um aplicativo, a solução é o “Unimed Cliente”, o beneficiário terá acesso a carteira digital de seu plano, também poderá acessar o guia médico e mais informações da utilização de seu plano de saúde. O App está disponível no Google Play e no App Store.
Call Center e Whatsapp
Outra opção de atendimento é o Call Center pelo 0800 649 7128 e Whatsapp através do (61) 99159-0196, ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e sábados das 8h às 11h.
O Laboratório Unimed Dourados disponibiliza um número de Whatsapp para informações sobre exames, resultados e agendamentos. Os beneficiários podem entrar em contato pelo (67) 99684-6698.
Para o presidente da Unimed Dourados, Dr. Jamal Nasser Haddad, o atendimento online vem de encontro com a necessidade de distanciamento social e coloca a cooperativa como referência em soluções digitais. “Estas ferramentas de comunicação digital são excelentes soluções para nossos beneficiários, elas vieram para colaborar na agilidade em atendimentos, mas principalmente hoje se tornaram aliadas na preservação da saúde e segurança de nossos clientes”, concluiu Dr. Jamal.
Portal Unimed Dourados: www.unimeddourados.com.br
Call Center: 0800 649 7128
Whatsapp Call Center: (61) 99159-0196
Whatsapp Laboratório Unimed Dourados: (67) 99684-6698
App Unimed Andoid: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.coop.unimed.cliente
App Unimed IOS: https://apps.apple.com/br/app/unimed-cliente/id1458902471