“Semana da Inovação no Agro 2020” reúne especialistas em conversas com transmissão ao vivo e gratuita
Estabelecer pontes com produtores rurais, empresas e startups é uma das estratégias do Sicredi para promover o desenvolvimento do agronegócio. Para fortalecer a ampliar ainda mais esses vínculos, a instituição financeira cooperativa realizará a “Semana da Inovação no Agro 2020”, evento digital que irá acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro e será transmitido ao vivo pela internet.
Gratuito e aberto ao público, essa espécie de “congresso virtual” reunirá empresários, pesquisadores, e profissionais do setor para debater temas relacionados ao futuro do agrobusiness e iniciativas que impulsionam a chamada “revolução digital” no campo, entre outros assuntos.
As soluções que ajudam o produtor a ter uma gestão mais efetiva da sua lavoura e como as grandes empresas podem ajudar trabalhadores rurais na adoção de tecnologias são algumas questões norteadoras para as conversas. Profissionais como Natália Grigol, pesquisadora do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, ESALQ-USP), e José Tomé, CEO e co-fundador do AgTech Garage, um dos maiores hubs de inovação para o agro da América Latina, integram a lista de especialistas que prometem enriquecer os debates.
Os painéis que integram a “Semana de Inovação no Agro 2020” poderão ser assistidos ao vivo pelas redes sociais do Sicredi, YouTube (@sicredioficial) e Facebook (@sicredi), e pelo site do evento.
Serviço
“Semana de Inovação no Agro 2020”
Data: de 8 a 11 de setembro
Transmissão ao vivo: YouTube (@sicredioficial) e Facebook (@sicredi)
Evento digital, gratuito e aberto a interessados
Programação
Painel 1 – O que ainda está por vir e como o produtor pode usufruir dessas tecnologias
Dia 8/9, das 19h às 20h
Moderador: Marcelo Carvalho, co-fundador do AgTech Garage.
Participantes: Estela Dias, gerente de produto para soluções digitais na John Deere; Tecila Souza, consultora de inovação na Stoller; Fabrício Lira, smart agribusiness manager na CPqD.
Painel 2 – As soluções que ajudam o produtor a ter uma gestão mais efetiva da sua lavoura
Dia 9/9, das 19h às 20h
Moderadora: Franciele Trentini, OCP Group.
Participantes: Alexandre Chequim, CEO Digifarmz; Emerson Crepaldi, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Solinftec; Bruno Matozo, CEO da Atomic Agro.
Painel 3 – A pecuária também passa por uma revolução digital
Dia 10/9, das 19h às 20h
Moderadora: Natália Grigol, pesquisadora do CEPEA.
Participantes: Pedro Mannato, CEO da Olho do Dono; Giandro Masson, CEO da Leigado; Iskailer Rodrigues, CEO da Coopig.
Painel 4 – Como as grandes empresas podem ajudar o produtor na adoção das tecnologias
Dia 11/9, das 19h às 20h
Moderador: José Tomé, CEO e co-fundador do AgTech Garage.
Participantes: Anderson Pivotto, especialista em inovação do Sicredi; André Fukugauti, project manager da Bayer; Eduardo Navarro, general manager da Lindsay.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) acaba de completar 125 anos de fundação e, nesta quinta-feira (3/9), realizou sua assembleia geral anual, de forma virtual, para assegurar a saúde dos participantes. O evento reuniu os representantes das organizações que integram a Aliança, como a OCB, por exemplo, para aprovação das contas do ano de 2019 e do planejamento para o ano de 2021.
A Aliança Cooperativa Internacional é o principal organismo global de representação dos empreendimentos cooperativistas em todo planeta. Atualmente, a ACI conta com 314 membros espalhados por 111 países, nos cinco continentes. São membros da Aliança as organizações de representação nacional, como a OCB, assim como federações de ramos e grandes centrais cooperativas. Mais de 80% dos integrantes participaram da AGA nesta quinta-feira.
A realização das assembleias anuais é uma exigência da legislação belga para organismos internacionais. A ACI tem sua sede em Bruxelas e, por isso, tem que seguir a legislação local. A Assembleia aprovou a contabilidade da Aliança, assim como a atuação do Conselho de Administração e o planejamento para o próximo ano.
RECUPERAÇÃO ECONÔMICA
Em sua fala, o presidente da ACI, o argentino Ariel Guarco falou sobre a importância da Aliança no apoio às ações dos membros na recuperação econômica no período pós-pandemia. Segundo disse, a ACI direcionará seus esforços para a assessoria às organizações membro e a contenção de custos de operacionalização.
BRASIL
Há 31 anos a OCB tem representando o cooperativismo brasileiro no âmbito da ACI. Desde sua filiação em 1989, os representantes brasileiros junto à Aliança defenderam o fortalecimento institucional da entidade, ampliando sua capacidade de interlocução com organismos internacionais, assim como a ampliação dos serviços prestados às cooperativas em todo o mundo. Roberto Rodrigues, ex-presidente da OCB, foi o segundo presidente da ACI-Américas e primeiro não-europeu a assumir a presidência da ACI.
Atualmente, a OCB é representada no Conselho de Administração da ACI pelo Onofre Filho, presidente da OCB, Mato Grosso, que foi eleito pela Assembleia-Geral de 2017 para um mandato de 4 anos. Antes dele, foram eleitos para representar a OCB no Conselho o Eudes Aquino, presidente da Fundação Unimed (2013-2017); Américo Utumi, ex-presidente da OCESP (2001-2013) e Roberto Rodrigues (1989-2001).
IMPORTÂNCIA
A Aliança tem como principal objetivo promover, em escala global, o cooperativismo como uma forma de crescimento econômico inclusivo, colaborativo e de desenvolvimento social. A ACI é reconhecida pelos principais organismos internacionais como uma entidade importante nos processos de cooperação internacional para o desenvolvimento. Sua atuação busca apoiar as cooperativas em todo planeta no diálogo por legislação adequada com os governos e intercooperação nos níveis nacionais e internacional.
Os 35 jovens, integrantes do programa Somos Líderes, deram sequência ao quinto e último módulo da iniciativa, capitaneada pelo Sescoop, nesta quinta-feira (3). Depois de aprofundar o conhecimento em áreas como liderança e inovação no contexto cooperativista, os jovens estão estudando três assuntos: política, democracia e comunicação e comportamento assertivo.
A ideia é que as discussões contribuam com a formação de um perfil de liderança no contexto político. O grupo precisa compreender o que é política e como interferir nela, por meio da participação e atuação na própria esfera política. Também é necessário entender como a democracia foi se transformando ao longo do tempo e quais as estratégias mais contemporâneas de participação política do estado brasileiro.
Por fim, a objetivo deste módulo também é discutir sobre as formas de comunicação e comportamento assertivo, situando como essa habilidade é fundamental para liderar pessoas e organizações, principalmente para negociar e construir consensos na esfera política.
SAIBA MAIS
Voltado a pessoas com idades entre 21 e 35 anos, o programa tem por objetivo preparar o jovem para ser uma liderança do cooperativismo, com uma visão prática da realidade do dia a dia a partir de diversas perspectivas sobre o que é ser líder no contexto no qual vivemos e iremos viver. Toda a metodologia é preparada pelo Sescoop, em parceria com a empresa de consultoria HSM. No total, o programa Somos Líderes possui uma carga horária de 220 horas/aula.
BREVE HISTÓRICO
Em 2019, o Sescoop assumiu a responsabilidade de contribuir com a renovação do Sistema Cooperativista Nacional, ao propor a formação de novos líderes para o cooperativismo. Dentro desse contexto, foi desenvolvido o Programa Somos Líderes, que selecionou de forma criteriosa jovens de 21 a 35 anos em todo o Brasil, num universo de 1538 inscritos em todo o país.
Foram quatro momentos de capacitação presencial, de forma itinerante:
· Recife – Liderança e Tendências de Inovação
· Chapecó – Liderança no Contexto Cooperativista
· São Paulo - Liderança no Contexto Organizacional
· Belo Horizonte - Liderança no Contexto Social
· Brasília (modalidade EaD) - Liderança no Contexto Político
Os jovens realizaram visitas técnicas no Porto Digital, em Recife, e na Aurora, em Chapecó. Em São Paulo foram duas visitas: na Natura e na cooperativa YouGreen, de reciclagem de lixo. Em Belo Horizonte os jovens visitaram a construtora MVR para observarem as práticas de sustentabilidade.
MISSÃO
Para o presidente do Conselho Nacional do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, os selecionados têm uma missão muito importante. “Esperamos que os jovens formados se tornem vozes atuantes e bem preparadas para estarem à frente não só de suas cooperativas, mas de qualquer outro ambiente seja ele político, institucional ou corporativo e com destacada atuação”, comenta Márcio Freitas.
Para ele, dessa forma, os princípios do cooperativismo poderão ser disseminados em todos os lugares, fortalecendo assim o papel desse modelo de negócio em todo o país. “Há mais de 20 anos, o Sescoop acompanha de perto as cooperativas em todas as regiões do país com a missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento do setor. A atuação da instituição tem o desenvolvimento humano como principal foco, a partir do qual busca contribuir para a autogestão das cooperativas, garantindo maior competitividade e atendimento aos interesses dos cooperados”, conclui a liderança.
PRÓXIMO GRUPO
De acordo com o Sescoop, a formação de um segundo grupo de jovens para o programa já está sendo planejada.
Aprimorar a gestão e a governança das cooperativas é um ponto fundamental para garantir a competitividade delas. Pensando nisso, o Sescoop acaba de preparar a jornada Caminho para a Excelência, totalmente pensando nas coops dos país. É um ciclo de sete seminários quinzenais, totalmente on-line e gratuitos. Serão conversas com especialistas e lideranças de cooperativas que vão indicar os melhores passos para o desenvolvimento sustentável do negócio.
Confira a programação, que ocorrerá sempre às 15h:
- 16/9 - Mapa: Planejamento Estratégico
- 30/9 - Terreno: Gestão Estratégica
- 14/10 - Bússola: Gestão por Resultados
- 28/10 - Direção: Governança, Riscos e Compliance
- 11/11 - Rotas: Modelo de Negócio
- 25/11 - Diário de Bordo: Vendas e Relacionamento
- 9/12 - Legado: Oportunidades e Desafios
PARTICIPE
Para participar dessa jornada, basta que a pessoa se inscreva em um ou mais seminários de seu interesse, já que para uma cooperativa seguir rumo à Excelência, o fortalecimento da gestão e da governança é a direção certa. Faça sua inscrição aqui.
O Sistema OCB promoveu na terça-feira (08/09), o Seminário Online Perspectivas e Fortalecimento do Ramo Transporte da Região Centro-Oeste. O evento foi realizado pela plataforma Microsoft Teams. O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, participou da abertura do evento.
O seminário tratou de temas como oportunidades para o ramo transporte no cenário atual, estratégias de intercooperação com foco no aumento de receitas e ainda sobre linhas de crédito.