O fortalecimento de uma gestão cada vez mais sistêmica e participativa é a grande meta do Sistema OCB. O objetivo é trabalhar em conjunto – unidades nacional e estaduais, em sintonia com as cooperativas – todos comprometidos para que o cooperativismo brasileiro continue crescendo e conquistando seu espaço. Com essa mensagem, o presidente Márcio Lopes de Freitas deu as boas-vindas aos participantes do III Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, ressaltando a importância do papel de cada um, nos seus estados e regiões.
Alinhamento - “Este é o nosso primeiro encontro após as últimas mudanças que compõem o novo modelo de gestão e governança adotado pelo Sistema. Estamos aqui hoje, reunidos, para pensar um pouco mais na operacionalização do nosso planejamento estratégico. Só terá sentido se for realmente sistêmico, com a participação determinante de vocês. Precisamos estar totalmente alinhados, ter “liga”, para que consigamos atender ao que pede a nossa base”, destacou Márcio Freitas.
Novo direcionamento – Sobre as últimas alterações, o dirigente fez referência à composição de uma diretoria executiva, com participação ativa em todos os processos – acompanhando de perto as demandas e evoluções de cada ramo do cooperativismo. Ele também citou a unificação das superintendências das três entidades componentes do Sistema OCB – OCB, Sescoop e CNCoop – e a criação de duas gerências gerais (OCB e Sescoop) como estratégias para o sucesso do novo modelo adotado.
Valores essenciais – O presidente chamou a atenção dos superintendentes para valores que são fundamentais e orientarão essa gestão sistêmica e participativa. “Nossa atuação deve ser pautada, constantemente, por sete pilares principais: austeridade, objetividade, tempestividade, comunicação, transparência, foco em resultados e mensuração. Esses valores devem ser perseguidos por todos nós, na Casa do Cooperativismo e em todo o Sistema. Afinal, nossas ações e decisões terão impacto direto na vida dos cooperados. É para isso que trabalhamos, para levar mais qualidade de vida e felicidade a nossa base”.
Programação – O III Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, que ocorre no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília (DF), se estenderá até esta quarta-feira (28/8). O objetivo da reunião nacional é fortalecer a atuação e o desenvolvimento do grupo de superintendentes, bem como direcionar as ações e avaliar resultados dos trabalhos desenvolvidos.
Fonte: OCB
Para tratar do projeto “Década do Cooperativismo”, a Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI Américas) e a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas do Brasil (Unimed) realizarão a XVIII Conferência Regional ACI Américas “A Década das Cooperativas: cenários e perspectivas”, com apoio do Sistema OCB.
O evento ocorrerá no Guarujá, no litoral de São Paulo, de 6 a 11 de outubro, e tem como objetivo “unir e articular ações conjuntas das cooperativas das Américas, para que o modelo empresarial cooperativo se consolide em 2020 como referência em sustentabilidade econômica, social e ambiental”. Pretende-se ainda fazer do cooperativismo o modelo de negócio de referência entre as pessoas, impulsionando seu crescimento.
Durante a conferência regional, que ocorre anualmente, estarão reunidos dirigentes de cooperativas do Brasil e das Américas. “Essa será uma excelente oportunidade de praticarmos o sexto princípio do nosso movimento – a intercooperação, discutindo a sustentabilidade do setor. As experiências compartilhadas certamente irão nos subsidiar para seguir confiantes de que o caminho escolhido por nós é, sem dúvida, o melhor”, considera Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
Para mais informações sobre a XVIII Conferência Regional ACI Américas “A Década das Cooperativas: cenários e perspectivas”, acesse o site do evento - http://www.conferenciaaciamericas2013.com/
Fonte: OCB
O que somos e onde queremos chegar como cooperativa de crédito? O questionamento, segundo Odo Steinmann - diretor do Volksbank - é fundamental para a definição de um planejamento estratégico que direcione a cooperativa a um crescimento qualitativo e sustentável. Para isso, Steinmann destaca que as decisões devem ser tomadas conjuntamente, garantindo o alinhamento entre os órgãos diretores e de fiscalização, sempre com foco no cliente. O tema foi tratado durante palestra apresentada aos participantes do Curso de Formação de Conselheiros do Cooperativismo de Crédito (Formacred), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em Montabaur, na Alemanha. As atividades ocorrem na Academia das Cooperativas Alemãs (ADG – sigla em alemão).
Satisfação do cliente – “Temos de conhecer bem a realidade e as necessidades dos nossos clientes e da região onde atuamos. É preciso ter em mente, a todo o momento, quais são os nossos propósitos como banco cooperativo, fortalecendo a relação com o nosso público. A ideia é promover, naturalmente, um processo de fidelização, que deve resultar na adesão de novos sócios. Para isso, temos de trabalhar constantemente no sentido de atender aos seus anseios, fornecendo produtos e serviços financeiros adequados, de qualidade, sendo referência, ainda, pela agilidade no atendimento”.
Cenários – “Da mesma forma, devemos considerar, também, o cenário interno, da própria cooperativa, como a capacitação e a mobilização da equipe, e as condições externas. Neste caso, especificamente, nos referimos ao comportamento do mercado, surgimento de novas tecnologias e fatos políticos, por exemplo. Munidos dessas informações, cientes dos pontos fortes e fracos, poderemos definir efetivamente com quais produtos vamos trabalhar, escolhendo os melhores canais de distribuição”.
Administração e controle – “E, para que consigamos cumprir as estratégias estabelecidas, precisamos estar atentos aos prazos, tendo o acompanhamento direto, permanente, dos diretores e dos conselheiros de fiscalização, cada um no seu papel. O trabalho deve ser feito de forma alinhada, baseado em decisões devidamente estudadas e tomadas conjuntamente, contando, simultaneamente, com o importante controle da auditoria. Assim, certamente, garantiremos o bom andamento do que foi planejado e o consequente sucesso do nosso banco cooperativo”.
Sucesso nos negócios – “Com esses focos e disciplina, conquistamos a confiança dos nossos clientes, e isso se reflete em números. Hoje, estamos na ponta, contando com 68 mil membros, sendo, destes, 51% cooperados, percentual que tende a aumentar naturalmente, já que estamos sempre alerta, mostrando a nossa capacidade em atender às suas demandas. Como disse antes, nos organizamos para fazer isso com a maior agilidade possível, tendo, para tanto, uma equipe devidamente capacitada e mobilizada. Por isso, conseguimos cumprir, por exemplo, a meta de dar resposta a um pedido de crédito para a construção de uma obra em 72 horas. Quando se trata de um financiamento para outra finalidade, mais simples, esse tempo reduz para 15 minutos. Fizemos o mesmo para as chamadas telefônicas – de 100, apenas cinco podem ficar sem atendimento imediato. Tem realmente dado certo. O sucesso é crescente e o nosso risco é mínimo. Nos últimos anos, nosso banco tem registrado um total médio de 14 milhões de euros em patrimônio líquido”.
Fonte: OCB
Um grupo de cooperativistas se reuniu para doar sangue na tarde do dia 16, sexta. Esta ação faz parte da campanha que o sistema OCB/MS está realizando, que é fundamentada no 7º princípio cooperativista "Interesse pela comunidade". Para mostrar que o cooperativismo além de uma alternativa para o desenvolvimento econômico também possui o seu ideal solidário, de respeito e zelo pela vida assumidos enquanto Responsabilidade Social e, voltada à qualidade de vida e saúde da nossa sociedade.
O sistema OCB/MS lança esta campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância de ser um doador de sangue e salvar muitas vidas. Apresente seu comprovante de doação na sede da OCB/MS e ganhe uma camiseta da campanha.
Celso Régis, presidente do sistema OCB/MS ressalta a mobilização entre as pessoas para realizar estas ações. "Precisamos do apoio das pessoas para conseguirmos o maior número de doações possível. A vontade de ajudar o próximo é que faz nossa campanha ter sucesso", afirma Régis.
A edição passada atingiu esse sucesso, ao todo foram aproximadamente 370 doações.
Doar sangue é muito importante, pois todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.
Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Venha participar desta campanha, compareça à sede da OCB/MS, ganhe sua camiseta e salve vidas.