O evento, que acontecerá durante os dias 11, 12, 13 e 14 de novembro, é uma realização da Associação Latino-Americana de Direito Cooperativo, Mutual e da Economia Social e Solidária (AIDCMESS), em parceria com a Universidade Nacional de Rosário (UNR) e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP).
Durante quatro dias, advogados, dirigentes e funcionários de cooperativas estarão reunidos na Faculdade de Direito da Universidade de Rosário, Província de Santa Fé, Argentina, para participar de diferentes debates necessários à reflexão, pelas lideranças das cooperativas e seu corpo jurídico, sobre os mais relevantes aspectos em matéria internacional de Direito Cooperativo. Com o propósito de otimizar o compartilhamento de experiências e saberes internacionais, otimizando a prática da comparação entre sistemas, promovendo o debate e fomento do direito cooperativo para melhoria das boas práticas de gestão cooperativista.
A programação do VI Fórum Internacional de Aspectos Legais do Cooperativismo já está disponível. Confira aqui o regulamento e os documentos necessários para a participação no evento.
Inscrição e outras informações no
O Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Pisacoop/SDC/Mapa) tem colaborado diretamente para a qualificação dos associados a fim de melhorar o aproveitamento do trabalho nas propriedades.
No Paraná, por exemplo, o Pisacoop promove de forma acelerada a transformação da atual situação do pequeno e médio produtor, pela disponibilização de assistência técnica e capacitação. Até o momento, 15 produtores de leite e de hortícolas aderiram voluntariamente ao Programa e já estão tendo resultados positivos nas propriedades.
O foco principal do Pisacoop é a implantação de Unidades Comparativas (UCs) na área do produtor para levar a consciência da organização social e o alcance da viabilidade econômica por meio da diminuição dos custos de produção, produtividade maior, melhor lucratividade, agregação de valor aos produtos, condições importantes para a sobrevivência de produtores familiares, assentados, pequenos e médios produtores no âmbito do agronegócio brasileiro e nos mercados.
No Paraná, as 15 unidades comparativas serão inseridas em áreas de produção de Cantuquiriguaçu e Cantuoeste, distribuídas nos municípios de Campo Bonito, Diamante do Sul, Guaraniaçú, Ibema e Laranjeiras do Sul. Na primeira quinzena deste mês, os técnicos do Ministério da Agricultura estiveram na região onde foi completada mais uma etapa do Programa, que contemplou a abordagem diretamente nas áreas dos produtores para traçar o perfil das famílias, com intuito de que juntamente com os Comitês Técnicos Gestores (CTGs) fosse elaborado o planejamento das atividades para os beneficiários.
As ferramentas utilizadas na implantação e no desenvolvimento das UCs vão desde a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) até as Boas Práticas Agropecuárias, Bem-estar Animal, Plantio Direto, dentre outros sistemas e tecnologias sustentáveis disponíveis.
Agora, o desafio para a região é agregar ao Pisacoop a inserção dos Programas CooperGênero – Programa de Gênero e Cooperativismo e o ProcoopJovem – Programa de Estímulo e Promoção do Cooperativismo para a Juventude, com a finalidade de envolver e consolidar a participação da mulher e do jovem nos trabalhos de produção, pós-colheita e agrondustrialização, assim como evitar o êxodo e recompor as famílias às áreas de produção.
Projetos de cooperativas de crédito com aptidão para atuar com microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas serão apoiados pelo Sebrae. A iniciativa inédita está detalhada no edital lançado pelo instituição para apresentação de projetos de parcerias entre cooperativas de crédito, com a finalidade de incentivar a intercooperação entre elas e colaborar para a melhoria do seu desempenho junto aos pequenos negócios.
A ideia é que uma cooperativa de crédito mais bem estruturada no atendimento aos pequenos negócios possa acompanhar, trocar experiências, repassar conhecimento e possibilitar melhorias de processos, produtos e serviços a outras de menor porte, também de crédito, desenvolvendo um trabalho de intercooperação e apoio técnico. “Esperamos estimular a criação de novas práticas operacionais e novas linhas de produtos e serviços para empresários do segmento de pequeno porte e microempreendedores individuais”, disse o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.
Os projetos serão selecionados a partir de sua apresentação, conforme o edital exposto no Portal Sebrae. O edital define também os requisitos de participação de cada cooperativa e prevê termo de adesão, cronograma físico, além de roteiro para apresentação do projeto. A iniciativa do Sebrae, que valoriza as boas práticas das cooperativas de crédito voltadas para pequenos negócios, envolve recursos da ordem de R$ 3 milhões, sendo até R$ 150 mil para cada projeto de intercooperação aprovado, depois de atender ao edital de chamada pública.
Evolução
O projeto Parcerias entre Cooperativas de Crédito significa uma nova perspectiva para esse segmento e para os pequenos negócios. Ele avança em relação aos resultados obtidos em outro projeto, o de Fomento às Boas Práticas em Cooperativas de Crédito, que atualmente abrange 192 instituições do gênero e mostra uma evolução no atendimento e no acesso a serviços financeiros para os pequenos negócios.
Para se ter uma ideia da sua importância, em dois anos e meio o projeto de Boas Práticas foi implementado por 185 cooperativas financeiras em 17 estados. Ao final de 2013, verificou-se 28,9% de aumento nas operações de crédito dessas cooperativas, frente a 2012, correspondendo a um aporte de R$ 1,4 bilhão em créditos para os pequenos negócios. No sistema cooperativista financeiro, de forma geral, o aumento foi de 23,8%, frente a 5,7% de alta nas demais instituições financeiras no mesmo período.
As cooperativas sul-mato-grossenses já começaram a se inscrever na maior campanha de voluntariado do cooperativismo, o Dia “C” – Dia de Cooperar. As ações inscritas buscam promover e estimular a integração de cooperados, empregados e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista.
Dando início a proposta apresentada no último dia 04 de junho, data de lançamento da campanha em Mato Grosso do Sul, São Gabriel do Oeste aderiu ao movimento de solidariedade. Preocupados com o frio, cooperativas e colaboradores do município deram início a campanha ‘Inverno Solidário’ que arrecadará agasalhos, roupas e alimentos não perecíveis que serão entregues a entidades carentes da cidade.
Outra ação simples e de muita valia é a realização de um dia de lazer com pessoas da melhor idade. Momento exclusivo de atenção aos idosos, com dança e brincadeiras. A população também terá a oportunidade de participar de sessões de filmes em um cinema especial improvisado pelas cooperativas. Esta é apenas uma pequena amostra do que o Dia "C" reserva para 2014, projetos que transformam vidas.
Mobilização sul-mato-grossense
O Sescoop/MS realizará um evento centralizado no dia 6 de setembro, em parceria com as cooperativas. As cooperativas sul-mato-grossenses interessadas em participar do Dia C podem entrar em contato com Renato (
As inscrições dos projetos poderão ser feitos até o dia 30 de junho, AQUI
As cooperativas do ramo Consumo têm até a próxima segunda-feira, dia 30/6, para responder ao questionário que servirá de base para a elaboração do diagnóstico do setor. A distribuição do questionário foi feita pelas unidades estaduais do Sistema OCB ainda no dia 19/5. O objetivo da pesquisa é conhecer a realidade destas cooperativas, seus produtos, serviços e gargalos que impactam no seu desenvolvimento e fortalecimento.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a participação de todas as cooperativas desse ramo é fundamental para se obter um raio-X real do setor. “O questionário foi elaborado de forma que as cooperativas traduzam sua realidade para que, desta forma, possamos elaborar estratégias para atuação junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, argumenta Márcio Freitas.
Os dados obtidos também servirão de fonte para que o ramo possa formular seus planos de trabalho. “O engajamento das cooperativas nesse trabalho é essencial. Somos carentes de informações, que serão fundamentais para embasar nossos pleitos e subsidiar nossos planos de trabalho”, comenta o coordenador Nacional do ramo Consumo, Márcio Valle.
O questionário é composto por 52 perguntas que podem ser respondidas em meio digital. Para isso, basta que a cooperativa acesse aqui para responder ao questionário ou aqui, para seguir o passo a passo. No total, 112 cooperativas do ramo Consumo estão registradas no Sistema OCB. A expectativa é de que todas participem desta ação que visa o seu desenvolvimento e fortalecimento.
DIAGNÓSTICO – De acordo com a Gerência Técnica, esse diagnóstico será implementado em uma única etapa que identificará o perfil do respondente e da cooperativa, as políticas voltadas ao cooperativismo de Consumo, o acesso às linhas de financiamento, a operação tributação e a atuação fiscal. A previsão é que o Diagnóstico seja divulgado no mês de agosto.