Cooperativismo: oportunidade de crescimento frente ao aumento da demanda por alimentos

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) publicou recentemente seu relatório anual, que alerta para o cenário mundial de elevação de preços de alimentos e inflação. O segmento de alimentos teve a maior alta em dois anos e a tendência é de que o crescimento continue em 2011.

Pelas projeções, os preços de alimentos poderão sofrer uma elevação de até 20% este ano diante de safras abaixo do esperado e da especulação em torno das commodities. Em contrapartida, o cooperativismo tem uma boa oportunidade de fortalecimento no que se refere à produção de alimentos. Se o setor for apoiado por políticas públicas de incentivo, poderá se tornar um dos players mais importantes no mercado nessa área.

“Precisamos de uma política agrícola norteadora e bem estruturada de estímulo ao aumento da produção. Os produtores rurais e suas cooperativas dependem de incentivos e benefícios do governo para que possam ampliar sua produção”, pontua o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato.

Para ele, o cooperativismo, novamente, pode ser favorecido diante de uma situação adversa, destacando-se na oferta sustentável de alimentos interna e externamente. “Assim, como o cooperativismo de crédito se destacou no período pós-crise, estamos confiantes no bom desempenho das cooperativas agropecuárias em 2011”, afirmou o líder cooperativista mineiro.

De acordo com o gerente técnico do Sistema, Marco Túlio Borgatti, caso sejam tomadas as medidas necessárias em prol do setor, o potencial cooperativista pode surpreender. Para ele, dois itens não poderiam faltar em um pacote de medidas do governo federal : facilidade de acesso ao crédito e a renegociação das dívidas dos produtores. Com isso, não apenas o ramo agropecuário seria beneficiado, mas as medidas teriam também reflexos nos demais ramos em consequência do crescimento de toda a economia nacional.

O presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG afirma que o potencial agricultável brasileiro é um dos fatores que confirmam a posição confortável que o país pode alcançar frente ao cenário de alta de preços dos alimentos e necessidade de ampliar a oferta no mercado. “Este pode realmente ser o momento oportuno para que o cooperativismo demonstre seu potencial em atender à demanda, confirmando a tendência inevitável de fortalecimento robusto nos próximos anos”, sinaliza o presidente Scucato.

Nova campanha do sistema OCB/MS

Nova campanha do sistema OCB/MS

Em 2011, o sistema OCB/MS lançou sua nova campanha “A inovação está em nossa DNA”, que associa a inovação aos conceitos que formam a doutrina cooperativista e tem como finalidade potencializar a comunicação sobre o cooperativismo, sua doutrina e seus valores como movimento inovador. A inovação é atributo essencial da doutrina cooperativista e do seu DNA.

Nossas peças já estão com este novo conceito e a partir dessa semana o novo VT da OCB/MS será veiculado na TV Morena. A OCB/MS acredita que o cooperativismo como modelo de atividade inovadora, busca uma melhor qualidade de vida para aqueles que empregam sua força de trabalho em diversos setores da economia, além de ser uma forma alternativa de mercado, colabora de maneira consistente com a produção de riqueza em toda a cadeia, beneficiando, assim, os cooperados, os colaboradores, os fornecedores, os consumidores e a população em geral.

Veja os vídeos:
VT 1
VT 2

Coopaer realiza capacitacão para atender licitacões

Coopaer realiza capacitacão para atender licitacões

A Coopaer está na fase final de assinatura dos contratos referente aos projetos selecionados pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, para prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, nas cidades de Jaraguari, Terenos e mais 12 municípios da Grande Dourados, por isso, realiza a capacitação Nivelamento da Equipe Técnica.

A capacitação ocorre nos dias 25,26 e 27 de janeiro das 9h às 17 horas, na Casa do Cooperativismo. Na ocasião serão apresentados os dois projetos; definição das equipes; atribuição de cada profissional e demais informações. O Nivelamento da Equipe Técnica faz parte das ações do projeto, portanto é necessária a participação de todos.

A cooperativa conquistou mais de R$ 1,5 milhão em contratos conquistado através de processo licitatório para 2011.

"A Coopaer entende que é necessário para o fortalecimento do seu quadro social a diversificação das atividades, a assistência técnica e extensão rural fazem parte da vocação da cooperativa. Quanto maior o número de atividades desenvolvidas pela Coopaer, maior é a segurança e a confiança que os cooperados e o mercado tem, evitando surpresas que possam prejudicar o crescimento da cooperativa", afirmou Laura Fanhani Zanatta, presidente da cooperativa.

 

Coamo inicia “maratona” de reuniões

A Coamo reúne a partir de hoje (26/01) os seus cooperados para um balanço de suas atividades em 2010. São as tradicionais Reuniões de Campo, cujo calendário é repetido sempre duas vezes a cada ano, no primeiro e no segundo semestre, desde a fundação da cooperativa. Na prática, a diretoria vai a campo com a missão de repassar informações e orientar o quadro social na tomada das decisões.

PRÉ-ASSEMBLEIAS – Entre os assuntos abordados nas reuniões, destaque para as novidades do setor agrícola nacional e da Coamo. Também são apresentadas as tendências de comercialização de produtos para a safra de verão; os custos de produção e os benefícios disponíveis para os cooperados, visando o aumento da produtividade, redução de custos e incremento da renda na atividade agropecuária. “As reuniões também são consideradas pré-assembleias, uma vez que apresentamos aos cooperados os números do exercício financeiro e social da cooperativa em 2010, numa preparação para a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que é realizada, sempre, no primeiro trimestre de cada ano”, expõe o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

36 REUNIÕES EM 10 DIAS – No total, estão programados 36 encontros em 10 dias, numa verdadeira “maratona” da informação. “Temos dias com três e até com quatro reuniões”, enfatiza Gallassini, que coordena o contato com os cooperados desde o início do projeto. Mais de quatro mil quilômetros, segundo ele, são percorridos para cumprir todo do calendário de encontros.

CALENDÁRIO – As reuniões começam pela região Sul do Paraná e Oeste de Santa Catarina; depois, a diretoria estará nos entrepostos localizados na região Central e Norte paranaense; em seguida, o Oeste e o Centro-Oeste do Estado. Nos entrepostos do Sul do Mato Grosso do Sul, os encontros estão programados para acontecer no dia 07 de fevereiro,finalizando o calendário de reuniões deste primeiro semestre.

Fonte: Coamo
 

Inscricões para o Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas 2011

Inscricões para o Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas 2011

APRESENTAÇÃO
Este programa foi desenvolvido para atender a demanda que os dirigentes, conselheiros e executivos dos mais diversos segmentos de cooperativas possuem sobre gestão e liderança. Vem de encontro aos anseios de um grande público de dirigentes, conselheiros e executivos das cooperativas, que possuem imediata necessidade de se atualizar em modernas técnicas administrativas e estilos de liderança, preparando-os para os desafios diários que o mercado cada vez mais competitivo os impõe. Este programa está em sua 6ª edição.

O programa aborda uma grande diversidade de conceitos e práticas, essenciais para a atualização dos conceitos, instrumentos e métodos usados na moderna administração de empresas e que se aplicam à gestão das cooperativas e ao exercício da liderança. As disciplinas serão ministradas por profissionais de grande conhecimento e que atuam em diversos estados brasileiros.

OBJETIVO
Aprimorar o processo de gestão das cooperativas através da evolução comportamental e qualificação dos dirigentes, conselheiros e executivos, desenvolvendo atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, equipe de colaboradores e público externo.
Ampliar a visão dos dirigentes cooperativistas sobre as formas de gestão do empreendimento cooperativo na atual conjuntura econômica global e proporcionar oportunidade de discussão e análise do contexto do segmento de atuação da cooperativa. Os líderes, dirigentes, conselheiros e executivos das cooperativas necessitam receber treinamentos específicos para desempenharem melhor as suas funções. Bem como estimular a discussão sobre conhecimentos e comportamentos dos estilos de liderança, possibilitando trabalhar as técnicas da Liderança Situacional e sua utilização no desenvolvimento pessoal e profissional dos membros de uma equipe. Aprimorar o processo de identificação do nível de desenvolvimento dos participantes e a flexibilidade do líder na aplicação do estilo adequado de liderança.

A QUEM SE DESTINA
Dirigentes, Conselheiros e Executivos das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul. Serão disponibilizadas 30 vagas.

DISCIPLINAS
Módulo I – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

Disciplinas:
1. COOPERATIVISMO CONTEMPORÂNEO (16 hs)
2. MARKETING PESSOAL E ORATÓRIA (16 hs)
3. LIDERANÇA SITUACIONAL (16 hs)


Módulo II – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

Disciplinas:
1. DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (16 hs)
2. O CAPITAL HUMANO/INTELECTUAL NA COMPETITIVIDADE (16 hs)
3. LIDERANÇA COACH I (16 hs)
4. EDUCAÇÃO COOPERATIVA (16 hs)


Módulo III – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE GESTÃO

Disciplinas:
1. PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA (16 hs)
2. O LÍDER COMO AGENTE TRANSFORMADOR (16 hs)
3. LIDERANÇA COACH II (16 hs)


Módulo IV – VIVÊNCIA PRÁTICA E ANÁLISE DE APLICABILIDADE

Disciplinas:
1. MISSÃO DE ESTUDOS: VISITA ÀS COOPERATIVAS VENCEDORAS DO PRÊMIO “COOPERATIVA DO ANO” (24 hs)


Módulo V - ENCONTRO ESTADUAL DE LÍDERES COOPERATIVISTAS

Disciplinas: (total 8hs)
Palestra 1 – Tema complementar às disciplinas vistas
Palestra 2 - Tema complementar às disciplinas vistas

Carga horária total: 192hs

EMENTAS

Módulo I - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

COOPERATIVISMO CONTEMPORÂNEO (16 hs)
Globalização e Evolução do Pensamento Cooperativo. Tendências do Cooperativismo Contemporâneo: gestão empresarial, gestão social, formação do sentido empreendedor no cooperativismo, cooperativismo solidário contemporâneo. Quadros teóricos institucionalistas na análise do cooperativismo contemporâneo: teoria da agência, teoria dos direitos de propriedade, teoria dos custos de transação. Quadros evolutivos do cooperativismo nacional e internacional.

MARKETING PESSOAL E ORATÓRIA (16 hs)
Preparação para mudar; Tendências de impacto no ambiente de negócios; Entendendo Marketing; Entendendo Mercado; Entendendo Produto, Preço, Promoção e Posicionamento; Vendendo intangíveis e serviços; A Internet e seu impacto na venda, no produto e na empresa; Empatia imaginativa; Entendendo a si mesmo; Rejuvenescer os negócios; A feminilização do mercado; Capital intelectual; Capital social e networking-share; Exposição; Componentes da mensagem; Componentes da percepção; Entendendo a influência do vestir; A linguagem do corpo, das cores e dos movimentos; Voz e atuação; Mecanismos da criatividade; Entendendo seu interlocutor.

LIDERANÇA SITUACIONAL (16 hs)
A velocidade das mudanças no ambiente empresarial; A necessidade de desenvolver Competências; Papel gerencial: O novo perfil do Gestor; Habilidades necessárias ao papel: Técnicas/ Humanas/ Conceituais; Diferenças entre chefes e líderes; Estilos de liderança: A visão do ser humano determinando o estilo; Adequando o estilo aos diferentes níveis de maturidade da equipe; Comunicação Empresarial; O Processo de comunicação dentro das organizações; A comunicação como diferencial competitivo; Os problemas mais comuns; A interferência da hierarquia e a departamentalização; Aprimorando a competência de comunicação; Avaliação de desempenho, reconhecimento e recompensa; O que e como avaliar; Desempenho X Resultado; Feedback construtivo; Reconhecendo desempenhos diferenciados; Administração de conflitos interpessoais e intergrupais; O papel do líder no gerenciamento de conflitos; Geração de consenso; Fatores que facilitam a aceitação da liderança por parte da equipe e geram motivação; Construindo equipes vitoriosas através da liderança motivada.


Módulo II - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (16 hs)
Convivência e Integração em Grupo (relações interpessoais: o que é e o que representa?); Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais e Intergrupais: autoconhecimento; Administração das Diferenças para o convívio em grupo e relações de confiança; Comunicação Eficiente em Grupo: janela de Johari; Administração de Conflitos nas Relações: estilo passivo, agressivo e assertivo; Ética nas Relações; Atitudes Positivas e Negativas em Equipe; Exercício da Empatia nas Relações Interpessoais: saber ouvir; O Processo da Automotivação; Qualidade Pessoal e Harmonia num Ambiente Profissional.

 O CAPITAL HUMANO/INTELECTUAL NA COMPETITIVIDADE (16 hs)
Importância do tema no contexto atual de mercado; Desempenho; Valores, Competências e Desempenho; Valores da Organização; Gestão de RH; Gestão do Conhecimento; O capital intelectual nas organizações; Participação e Comprometimento; As competências dos indivíduos para o crescimento da organização; Competências essenciais para a função; Os desafios profissionais; A arte de selecionar talentos e Como reter talentos; A grande Lição.

LIDERANÇA COACH I (16 hs)
A função estratégica da liderança: desenvolver pessoas – O líder Coach; Os pipelines da liderança (Ram Charan): da gestão de si a CEO; Ferramentas da liderança; Competências críticas do líder coach.

EDUCAÇÃO COOPERATIVA (16 hs)
A cooperação e a atuação dos associados na cooperativa e no mercado; A importância da comunicação e da educação cooperativista nas cooperativas; A cooperativa como sistema social e sua estrutura de poder; O que é e objetivos da educação cooperativista e da organização do quadro social; Educação cooperativista e organização do quadro social (considerações); O que é, para que serve e as diversas formas de organização do quadro social; Vantagens, dificuldades e desafios do trabalho educativo e a importância do conhecimento para renovação do quadro social; Referencial histórico da educação cooperativista e da organização do quadro social nas cooperativas brasileiras; A aplicação da educação cooperativa como instrumento de transparência da gestão nas cooperativas e melhoria do processo de confiança e participação; A essência da doutrina e da filosofia cooperativista; O papel do associado não dirigente na gestão da cooperativa; Debates para esclarecimentos de dúvidas dos participantes (questões para discussão, considerando a realidade e o dia a dia das cooperativas participantes).

Módulo III - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE GESTÃO

PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA (16 hs)
Programa de eficiência pessoal; Técnicas de priorização; Urgente X Importante; Combatendo a procrastinação, insatisfação e inércia; Como usar telefone e e-mail; Delegação; Planejamento e preparação: temas, objetivos, prioridades, participantes e duração; Como lidar com o stress e crises; PDCA; Conceitos de liderança participativa; Visão das organizações modernas; Como ser um líder adequado a diferentes liderados; O líder educador; Ética pessoal e organizacional; Impactos da antiética na gestão empresarial.

O LÍDER COMO AGENTE TRANSFORMADOR (16 hs)
Apresentação: Fator oculto; Aplicação de dinâmica para aquecimento do grupo; Cultura Organizacional: Crenças e valores; As quatro ondas culturais; Empresa como cultura; Gestão de Mudanças: Definição de cenários - antigo x atual na função da liderança; As 4 fases no processo de mudança; A importância da Visão de Futuro na Obtenção de Resultados: Visão de futuro; Estabelecimentos de objetivos; Critérios necessários quanto a definição de objetivos; Definição de estratégias; Aplicação de planos táticos; Critérios na mensuração de resultados; Percepção do Líder: O processo perceptivo; As 5 barreiras do processo criativo; Aplicação de dinâmica vivencial em percepção; Influenciando a Motivação: Empowerment; Como gerar estímulos para motivação da equipe; Aplicação do motivograma; Como lidar com subordinados com diferentes níveis de motivação e maturidade; Liderança Flutuante; Comunicação Interpessoal: Processo da comunicação; As 4 fases da Comunicação; Como dar e receber feedbacks; Aplicação de Dinâmica Vivencial em comunicação (cujo objetivo é demonstrar os sérios problemas de interpretação, com destaques para a falta de clarificação e verificação); Programação Neurolinguística na Negociação: Objetivos e Etapas de uma negociação; Conceitos sobre Programação Neurolinguística; Como negociar e vender idéias para visuais, auditivos e cinestésicos; Aplicação de questionário sobre estilos; Os participantes conhecerão o método que cada um mais utiliza para perceber o mundo que o cerca; Liderança mediante a Inteligência Emocional: Conceitos; Etapas da Inteligência Emocional; Exemplos Práticos; Administração do Stress; Liderando com Inteligência Emocional.

LIDERANÇA COACH II (16 hs)
Coaching: conceito, aplicação, ferramentas, atitudes do coach, benefícios, estruturação do processo.
Feedback & Feedfoward.
 

Módulo IV - VIVÊNCIA PRÁTICA E ANÁLISE DE APLICABILIDADE

Disciplinas:
MISSÃO DE ESTUDOS: VISITA ÀS COOPERATIVAS VENCEDORAS DO PRÊMIO “COOPERATIVA DO ANO” (24 hs)

Módulo V - ENCONTRO ESTADUAL DE LÍDERES COOPERATIVISTAS

Disciplinas: (total 8hs) – novembro de 2011.
Palestra 1: Tema complementar às disciplinas vistas
Palestra 2: Tema complementar às disciplinas vistas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março a novembro de 2011 – As disciplinas serão ministradas quinzenalmente na sexta-feira das 08:00 às 19:00h e no sábado de 08:00h às 16:00h. Total de 16 horas.

LOCAL
Sede da OCB/Sescoop/MS – Rua Ceará, 2245 – Vila Célia – Campo Grande/MS.

INSCRIÇÕES
Até 11 de fevereiro de 2011.

OBSERVAÇÕES:
a) A freqüência mínima exigida, em cada disciplina, será de 75%;
b) Será feita avaliação em cada disciplina, onde será exigido aproveitamento mínimo de 70%;
c) Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% em cada disciplina e freqüência mínima de 75% em cada disciplina;
d) Aos alunos que não concluírem a carga horária total será fornecido atestado de participação;
e) Não serão fornecidas hospedagem e alimentação aos participantes.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A seleção acontecerá até o dia 11 de março de 2011, sendo que os critérios para seleção dos participantes serão pela ordem seguinte:
a) Cooperativas registradas e adimplentes com o sistema OCB/MS;
b) Ser Dirigentes, Conselheiro ou Executivo(*);
c) Nível médio ou superior;
d) Preferência para quem já tem cursos da OCB/Sescoop/MS;
e) Análise Curricular.

• Maior tempo de serviço na cooperativa (mínimo 1 ano).


INVESTIMENTO

O valor do programa será de R$ 4.475,00 (quatro mil, quatrocentos e setenta e cinco reais) por participante, sendo que a Contratante deverá pagar a quantia de R$ 600,00 (seiscentos reais) à vista, no ato da assinatura do contrato, por ocasião da matrícula e o saldo devedor, no valor de R$ 3.875,00 (três mil oitocentos e setenta e cinco reais) será considerado quitado ao final do curso desde que o indicado obtenha o aproveitamento mínimo (avaliação por disciplina) de 70% e índice de freqüência nas disciplinas ministradas de no mínimo de 75%.

Caso o indicado pela CONTRATANTE não alcance os índices de aproveitamento e freqüência mínimos, conforme estipulado, ou venha a abandonar o curso, a CONTRATANTE será notificada pela CONTRATADA, imediatamente após caracterizado o fato, quando então a CONTRATANTE terá um prazo de 30 (trinta) dias para efetuar o pagamento do saldo devedor no valor de R$ 3.875,00.

A taxa de matrícula deverá ser paga após a seleção e não será devolvida e nem transferida para outro evento caso o participante falte ao curso ou não comunique o Sescoop/MS com antecedência mínima de 48 horas e implicará na não aceitação das inscrições dessa cooperativa para os próximos eventos. O aluno desistente não terá direito à apostila ou qualquer material distribuído no curso. Só poderão participar do curso as cooperativas registradas e adimplentes com o Sistema OCB/MS.

INFORMAÇÕES
Pelo telefone 3326-0171, fax 3326-6280 com Juarez ou Dalva e por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

INSCRIÇÕES AQUI

 

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