A partir do dia 02 de maio, a Uniprime Centro-Oeste do Brasil será Sicoob Unique Br
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A partir do dia 02 de maio, a Uniprime Centro-Oeste do Brasil será Sicoob Unique Br

Desde a fundação, o nosso propósito sempre foi o de melhorar a vida das pessoas. Com esse objetivo, estamos sempre nos reinventando, para que nossos cooperados possam contar com as melhores soluções e para que possam realizar sempre mais, por meio de soluções financeiras simplificadas. Por isso, no dia 31 de janeiro de 2022, resolvemos dar um grande passo em nossa jornada e, por unanimidade, os cooperados optaram pela migração da Cooperativa para o Sistema Sicoob (Central Sicoob Uni). Assim, a partir do dia 02 de maio de 2022, faremos parte do maior sistema cooperativista do Brasil, o Sicoob!

E esse é um momento histórico em nossa cooperativa. Um marco de inovação, crescimento e progresso. Em alguns meses, poderemos expandir nossa gama de produtos, aumentar nossa receita, diminuir nossos custos e trazer muito mais vantagem a todos. O melhor, é que nossa essência será mantida, pois assim como a Uniprime, o Sicoob é uma Cooperativa de crédito e, por isso, os benefícios de ser um modelo de negócios mais sustentável, que promove a educação financeira, o desenvolvimento das comunidades e a repartição das sobras ao final do exercício, já que todos que são donos do negócio, ainda serão mantidos.

Por que o Sicoob?

O Sicoob é a maior Cooperativa de Crédito do Brasil, e a sexta maior Instituição Financeira do país. Deste modo, ele está presente em um número muito maior de municípios (2.000 para sermos mais exatos), trazendo mais facilidade para os cooperados por meio de mais de 3 mil pontos de atendimento físicos, diversos canais digitais e milhares de caixas eletrônicos, que proporcionam acesso a um portfólio completo de serviços financeiros. Além disso, o propósito da Instituição, de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, está muito alinhado com o que sempre buscamos para nossos cooperados.

E na vida dos cooperados, qual a diferença?

Além da maior variedade de pontos de atendimento, os cooperados poderão dispor de novos produtos. Confira:

● Crédito Rural: proporciona acesso a linhas de crédito a qualquer momento, para cobrir os ciclos produtivos, adquirir maquinário ou fazer qualquer investimento na produção;

● Crédito Imobiliário: para quem quer realizar o sonho da casa própria com taxas mais baixas;

● Acesso a Produtos Recursos Direcionados - BNDES: para expandir mais negócios, agora dispomos de uma linha de financiamento de investimentos sob medida para empresas;

● Consignado (INSS): mais rapidez na liberação de crédito para quem é servidor público, funcionário de empresa privada ou aposentado ou pensionista do INSS;

● Fundos ANS : a Uniprime nasceu para atender a comunidade médica e, mesmo com a migração de sistemas, não poderíamos esquecer deste público tão importante para nós. Os fundos ANS são exclusivos para profissionais da saúde!

● Fundos de Ações e Multimercados: mais risco ou mais retorno? O Fundo multimercado mescla renda variável e renda fixa, para uma carteira diversificada e o melhor dos dois mundos;

● SicoobPrevi: previdência complementar com valor acessível, para quem quer garantir um futuro próspero;

● Seguros Sicoob: seguro de vida, automóvel, fiança, viagem ou residência. Uma diversidade de opções para proteger o que mais importa;

● Débito Automático: chega de pagar multa por atraso! O débito automático garante mais comodidade e menos papel;

● Convênios: o Sicoob mantém parceria com a Unimed, Uniodonto e System Farma, para que os cooperados possam ter benefícios na contratação de planos médicos, odontológicos ou na compra de medicamentos.

● Sicoob Poupança: além da facilidade de ter o dinheiro rendendo com liquidez diária, na Poupança Premiada Sicoob são realizados sorteios de carros, eletrodomésticos e prêmios de até R$20 mil reais.

● Pronampe: 80% das micro e pequenas empresas fecham no primeiro ano.

Por isso, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi criado para dar aquele empurrãozinho para essas organizações poderem alavancar.

● Sicoob Coopera: um programa de pontos em que qualquer compra pode ser retornada em mais benefício, desde itens de beleza até louças e eletrodomésticos

Sobre o Sicoob

A história do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) teve início em 2001, com a união de três cooperativas de crédito do estado do Paraná. Atualmente, o Sicoob é uma cooperativa de crédito de livre admissão que corresponde ao 13° maior grupo empresarial do Brasil e está presente em todos os estados do país. O Sicoob está organizado em três níveis que, inclusive, estão representados nos três triângulos da logomarca: as cooperativas singulares, que prestam atendimento direto aos cooperados; as centrais, que promovem a integração sistêmica das singulares; e o Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que representa institucionalmente o Sistema, e é responsável pelas normas, política, etc. Toda essa trajetória consolidada do Sicoob, aliada ao atendimento humanizado da Uniprime, somam esforços para um novo momento! E você, cooperado(a), contará com todas as vantagens do maior sistema cooperativo do Brasil. Continuamos juntos rumo ao desenvolvimento! Bem-vindos a esse novo capítulo da nossa história! Acesse nosso site para saber mais

Sistema OCB lança campanha de divulgação do Dia C para unidades estaduais
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Sistema OCB lança campanha de divulgação do Dia C para unidades estaduais

Comemorado desde 2009, o Dia C materializa o compromisso das cooperativas com a sociedade. Por isso, a mobilização em torno da campanha, que ocorre ao longo de todo o ano, exige sempre muito foco e determinação. Para garantir que tudo aconteça com o máximo de organização e eficiência, o Sistema OCB lançou nesta quarta-feira (23) a campanha de divulgação do Dia C para as unidades estaduais. Em reunião virtual, foram apresentadas as estratégias pensadas para integrar as cooperativas e incentivar ainda mais a prática do voluntariado.

“O Dia C é o que temos de mais bonito e o que nos difere do convencional. Faz parte dos princípios cooperativistas e buscamos, a cada ano, aumentar ainda mais o número de ações realizadas. Para isso, precisamos muito do apoio e engajamento das nossas unidades estaduais. Nós fazemos a coordenação dos trabalhos, mas quem realmente conhece a realidade de cada localidade, quem realmente faz acontecer são as unidades”, afirmou a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella.

A principal novidade deste ano é que a campanha voltará a ser realizada no formato presencial. “Após dois anos de pandemia percebemos que era preciso reorientar a estratégia para que as pessoas continuassem a ser impactadas”, disse Samara Araujo, Coordenadora de Comunicação do Sistema. Segundo ela, com a pandemia mais controlada, a vacinação avançada e a flexibilização das medidas de distanciamento social, a retomada das mobilizações presenciais do Dia C se tornaram factíveis.

O tema Atitudes simples movem o mundo continua sendo o principal slogan da campanha. Para além das ações de voluntariado e solidariedade, a missão que se pretende cumprir esse ano inclui também o estímulo a prática dos valores e princípios cooperativistas, especialmente em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU); o estímulo ao desenvolvimento de mais projetos contínuos de transformação e desenvolvimento sustentável; e visibilidade junto à sociedade do impacto social gerado pelas cooperativas.

A partir do dia 14 de março, todo o material de divulgação estará disponível para download no Site do Dia C. São arquivos com a chave visual da campanha, artes para banners, cartilhas, posts, cards, anúncios e infográficos produzidos para manter a identidade e garantir uma comunicação alinhada em todo país.

Também serão divulgadas diversas publicações sobre o que é a Agenda 2030, quais são os ODSs, sua importância e relação com o cooperativismo, assim como casos de sucesso que mostram a aplicação desses objetivos na prática. As histórias de voluntariado e ações de solidariedade já realizadas em anos anteriores igualmente serão divulgadas a partir de conteúdos informativos e inspiradores.

Perspectivas da política de crédito rural e repasses do FCO são temas de reunião com o BB
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Perspectivas da política de crédito rural e repasses do FCO são temas de reunião com o BB

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, se reuniu nesta quarta-feira (23) com o vice-presidente de agronegócios do Banco do Brasil (BB), Renato Luiz Bellinetti Naegele, para discutir as perspectivas da política de crédito rural no país em 2022 e outros temas de interesse do cooperativismo. Um dos pontos principais tratados no encontro foi o retorno das operações de repasse do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) ao cooperativismo de crédito anunciado na terça-feira (22).  

As operações estavam suspensas desde o início do ano para adequação do BB aos parâmetros estabelecidos pela Lei 14.227/21. “Atuamos fortemente para que as operações voltassem o mais rapidamente possível, uma vez que a suspensão temporária de repasse dos recursos do FCO tem sido um ponto de grande preocupação para produtores rurais e suas cooperativas ”, afirmou Freitas.  

Ainda sobre o FCO, o presidente do Sistema OCB defendeu uma maior previsibilidade do banco administrador para a proposta de aplicação dos recursos pelo cooperativismo de crédito, além do acesso de um montante acima de 10% da programação do fundo a cada ano, dado o potencial de capilaridade do setor cooperativista no fortalecimento da política de desenvolvimento regional. “A Lei 13.682/2018 assegura o repasse de 10% do FCO por meio de cooperativas de crédito, mas temos capacidade para aumentar esse potencial e contribuir ainda mais com o crescimento econômico da região”.  

Sobre o atual cenário da política de acesso ao crédito rural e de investimentos privados ao setor produtivo, Freitas ressaltou que o ramo agropecuário já tem sentido os reflexos da suspensão temporária da contratação de linhas de financiamento equalizadas pelo governo, bem como os impactos oriundos de eventos climáticos observados em diferentes regiões do país. “Esse panorama leva o governo a adotar medidas tempestivas relacionadas ao crédito rural e também coloca em evidência a necessidade de uma política de seguro rural mais robusta”.  

Outro ponto tratado durante a reunião foi o remanejamento de recursos do Orçamento Federal do Ministério da Agricultura, publicado ontem (23) no Diário Oficial da União, com o objetivo de destravar operações de crédito rural, e a expectativa de reabertura das linhas de contratação da política agrícola, especialmente no âmbito do Pronaf.  

Como alternativa para a próxima safra, concordou-se em trabalhar estratégias conjuntas para fortalecer a parceria entre o Banco do Brasil, o cooperativismo de crédito e o cooperativismo agropecuário como protagonistas na política de acesso ao crédito rural no país. 

Também estiveram presentes no encontro a superintende do Sistema OCB, Tânia Zanella; o presidente da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), Remy Gorga; o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Antonio Carlos Vagner Chiarello; e o gerente executivo da Diretoria de Governo do Banco do Brasil, José Carlos Martins da Silva, além de outras lideranças cooperativistas.  

COOASGO conquista NPS de 61 em Pesquisa que avaliou a satisfação dos cooperados
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COOASGO conquista NPS de 61 em Pesquisa que avaliou a satisfação dos cooperados

Desenvolvida em parceria com o Sescoop/MS e da empresa Colabore Educação Empresarial, a COOASGO realizou entre os meses de dezembro de 2021 a janeiro de 2022, uma pesquisa para avaliar o nível de satisfação dos seus cooperados, tendo como método utilizado o Net Promoter Score, metodologia desenvolvida para avaliar o grau de fidelidade dos clientes de qualquer perfil de empresa, onde a COOASGO conquistou um NPS de 61 pontos, classificado na escala como “Muito Bom”, ficando apenas um nível abaixo de uma avaliação de excelência.

Com um total de 168 respostas obtidas, a pesquisa foi desenvolvida atendendo também a um dos requisitos do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), cujo objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança da cooperativa, visando a sua melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

Plano de Ação

No intuito de avaliar as respostas recebidas na Pesquisa de Satisfação e com base nestas informações estruturar um plano de ação, a COOASGO desenvolveu o “Comitê de Melhorias”, que é formado por colaboradores de diferentes setores da cooperativa para discutir e elaborar estratégias e ações de melhorias para serem implantadas na cooperativa atendendo as sugestões e apontamentos feitos pelos cooperados, que foram divididos nas seguintes áreas: Atendimento; Negócios e Viabilidade Econômica; Preço; Qualidade do Serviço e Assistência Técnica e Relacionamento e Comunicação.

Além das demandas recebidas na pesquisa, todas de suma importância para a COOASGO, a cooperativa também recebeu uma quantidade significativa de feedbacks positivos, mostrando a satisfação dos nossos cooperados com o trabalho que vem sendo desenvolvido e assim como a avaliação obtida, o resultado mostra a credibilidade e a confiança do cooperado em indicar a cooperativa a outras pessoas, onde em uma escala de 0 a 10, a COOASGO obteve a avaliação máxima considerada como “extremamente recomendável” em mais de 48% do total de respostas.

Para o Diretor Presidente da COOASGO Sérgio Luiz Marcon, os resultados obtidos na pesquisa foram bastante benéficos para a cooperativa, onde as respostas que obtivemos, vão nos ajudar a trabalharmos em cima de nossas demandas, afim de continuarmos melhorando ainda mais o nosso atendimento e serviços prestados.

“Quero agradecer a todos os nossos cooperados por entenderem e atenderem ao nosso chamado com a Pesquisa de Satisfação com uma participação de bastante efetividade. Ficamos muito gratos pelo grande número de pessoas que responderam e desta forma puderam contribuir para o nosso desenvolvimento, pois isso faz com que a gente assuma a responsabilidade dentro de um plano de trabalho no intuito de melhorar ainda mais a nossa avaliação. Temos pontos a corrigir, mas também temos algumas virtudes e isso é resultado do trabalho de toda a nossa equipe de funcionários e cooperados”, destacou o presidente.

 

Brasil retoma feiras agrícolas; confira o calendário
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Brasil retoma feiras agrícolas; confira o calendário

O avanço na vacinação em todo o país possibilitou a volta da feiras e ventos agrícolas após dois anos sem atividades devido a atual pandemia.

Mesmo com as restrições de biossegurança para evitar a contaminação com o Coronavírus, e o surgimento de variantes, como a ômicron, a expectativa de participação do público é positiva. Confira o calendário dos próximos eventos por região e programe-se.

Região centro-oeste

Farm Show MT

 

A Farm Show MT foi mais uma das grandes feiras agrícolas afetadas pelas medidas de restrição impostas pela pandemia de Covid-19. Neste ano, o evento volta ao seu formato presencial de 15 a 19 de março e espera superar os números da última edição em 2019, quando participaram 375 expositores e ainda 41 mil pessoas visitaram o evento naquele ano.

Mais informações: (66) 3498-2008

Show Safra

Programado para o período de 22 a 25 de março, em formato presencial, o Show Safra é um evento realizado anualmente pela Fundação Rio Verde, no município de Lucas do Rio Verde (MT), o coração da maior região produtora de grãos do país. É um evento com foco técnico e comercial para temas relacionados ao agronegócio.

Mais informações: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Parecis Super Agro

Considerada uma das maiores feiras de agronegócio e tecnologias de Mato Grosso, a Parecis SuperAgro chega a sua 13ª edição com 150 expositores e expectativa de movimentar mais de R$ 150 milhões em negócios. Realizada pelo Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, a feira ocorre entre 29 de março e 1º de abril, no Parque de Exposições Odenir Ortolan. A programação prevê palestras, exposição de grandes máquinas e vitrine tecnológica. O público esperado é de 40 mil visitantes.

Contato para informações: Léa Martins (65) 98463-8619

Tecnoshow Comigo

Afetada pela pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos, a Tecnoshow Comigo volta a ser realizada de 4 a 8 de abril de 2022, em Rio Verde (GO). Para este ano, são esperados 600 expositores e ainda superar a meta de negócios alcançados no último edição, em 2019, quando foram movimentados R$ 3,4 bilhões.

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Norte Show

 

Desde 2018, a Norte Show leva para Mato Grosso demonstrações de produtos e serviços para o agro, novidades em tecnologias agrícolas, genética animal, máquinas e implementos. Na edição de 2022, já está confirmada a participação de 170 expositores, do campo ao comércio. O evento está programado para os dias 19 a 22 de abril em Sinop-MT. Segundo os organizadores, a previsão é de que mais de 40 mil pessoas visitem a feira este ano, com a expectativa de superar a última edição em termos de negócios, quando atingiu mais de R$ 1 bilhão de reais em negociações entre todos os parceiros e expositores.

Mais informações: Juliano Tiveron (65) 98116-1620 ou Renata Borges (65) 98156-0063

Ponta Agrotec

Promovida pelo Majestic Hall em conjunto com a Prefeitura de Ponta Porã, a Ponta Agrotec veio para ser a mais nova feira de agronegócios do país, criada para promover a integração entre empresas, produtores rurais e todo o ecossistema em torno do agronegócio nacional.

A 1º edição da Ponta Agrotec está planejada para acontecer do dia 05 até o dia 8 de maio de 2022 no Majestic Hall em Ponta Porã – MS, trazendo soluções inovadoras para a indústria, realizando lançamentos de produtos, palestras e promovendo a integração entre expositres, empresários e governantes.

Showtec

Programada para os dias 25 a 27 de maio de 2022, a Showtec, conhecida como um dos maiores eventos de Mato Grosso do Sul, será realizada no município de Maracaju. Organizada pela Fundação MS, o evento acontecerá de maneira presencial, mas também contará com palestras através da plataforma da Fundação. Segundo estimativa dos organizadores, a previsão é reunir 120 expositores, com negócios que podem chegar a R$ 150 milhões.

Mais informações: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou pelo telefone (67) 3454-2631

Expoagro

A maior feira agropecuária do interior de Mato Grosso do Sul, Expoagro, realizada em Dourados, ainda não teve data confirmada. No ano passado o evento aconteceu em formato digital entre os dias 14 e 17 de setembro.

Região Sul

 

Expodireto

A 22ª edição da Expodireto, promovida pela Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, acontecerá de 7 a 11 de março, de forma presencial no parque de exposições, em Não-Me-Toque (RS), mas também poderá ser acessada através da plataforma virtual Expodireto Digital. Em 2020, na última Expodireto Cotrijal, os 573 expositores encaminharam R$ 2,6 bilhões em negócios. O público visitante chegou a 256 mil pessoas, de 71 países. Os expositores terão agora oportunidade de apresentar suas novidades em estandes digitais. A Arena Agrodigital, que estreou com sucesso em 2020, será ampliada em 2022, com 26 estandes para empresas, quatro espaços para hubs de inovação e 10 para startups, além de programação de palestras em estrutura multipalco. Expositores e programação estarão tanto no ambiente físico quanto no virtual. Com os espaços do parque todos comercializados, a organização se prepara para que a Expodireto Cotrijal aconteça com segurança e ofereça bons resultados para os expositores. “Seguiremos os protocolos obrigatórios e recomendados pela Secretaria Estadual de Saúde, adotando as medidas necessárias para orientar todos que estarão na feira”, diz o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Expointer

A 45º Expointer está inicialmente prevista para acontecer entre 27 de agosto e 4 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), em parceria com os copromotores – Fetag, Febrac, Farsul, Simers, Prefeitura de Esteio e Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Devido à pandemia de Covid-19 a edição 2020 foi inteiramente digital e a de 2021 teve público restrito de até 15 mil visitantes por dia. Em 2019, a Expointer teve 416 mil visitantes e movimentou R$ 2,7 bilhões em negócios. Haverá uma reunião da comissão executiva em março para definir os detalhes da edição de 2022, dentro do Calendário Oficial de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura. “Ocenário de pandemia e as questões sanitárias serão acompanhados e novamente levados em consideração para que tenhamos um evento 100% seguro para os expositores e visitantes. Todas as medidas adotadas na última Expointer, com apoio da Secretaria da Saúde, contribuíram para que a feira de 2021 não registrasse nenhum surto de Covid-19. Neste ano, já temos uma conjuntura bastante diferente, com grande percentual da população gaúcha com esquema vacinal completo contra o coronavírus. Torcemos pela saúde de todos e que as feiras agropecuárias do nosso estado possam ocorrer sem percalços, fomentando negócios e dando cada vez mais visibilidade ao trabalho dos nossos produtores e produtoras rurais”, disse a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Silvana Covatti.

Região Sudeste

Femec

A Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) acontece de 22 a 25 de março, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O tema central desta edição é “Agronegócio Sustentável Alimentando o Mundo”. A expectativa é movimentar R$ 750 milhões em negócios com máquinas e insumos agrícolas. Na última edição, em 2019, foram movimentados R$ 450 milhões. Além de ter as principais instituições financeiras para agilizar operações de crédito, a Femec conta com o Pavilhão do Agronegócio – um espaço de 4,5 mil metros quadrados que receberá os principais players do mercado de insumos agrícolas. No viés da sustentabilidade, a feira apresentará ensaios da eficiência agronômica do pó de basalto como remineralizador e corretor de solos.

Agrishow

Após um intervalo de três anos, a Agrishow voltará a ser realizada presencialmente em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, de 25 a 29 de abril com estandes abertos e com adequação de banheiros, restaurantes e demais instalações. A feira, que está na 26ª edição, já tem 800 expositores confirmados. Na última edição, em 2019, movimentou R$ 2,9 bilhões (6,4% a mais que a feira anterior) e recebeu 159 mil visitantes.

ExpoZebu

A ExpoZebu 2022 marca o retorno presencial da maior feira da pecuária zebuína nacional, após dois anos de intervalo em decorrência da pandemia. A ABCZ está preparando um evento inovador e tecnológico, com uma programação presencial diversificada e cobertura completa pela ABCZ TV. Além disso, a equipe trabalha para garantir a segurança do público e dos profissionais envolvidos, em alinhamento com os órgãos nacionais e municipais de Saúde. A 87ª ExpoZebu será realizada de 30 de abril a 8 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Região Nordeste

 

Bahia Farm Show

Maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil, a Bahia Farm Show também está confirmada presencialmente, depois de dois anos. Em 2022, a feira será realizada em Luís Eduardo Magalhães (BA) entre os dias 31 de maio e 4 de junho. O visitante, além de conferir as novidades expostas, pode participar de eventos, palestras e mesas redondas direcionadas à agricultura empresarial e familiar. Na edição 2019, a feira recebeu mais de 60 mil visitantes e contou com a participação de mais de 260 expositores. Segundo o vice-Presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Almeida Schmidt, os dois anos de pandemia não foram fáceis. “Voltar a fazer a Bahia Farm Show presencialmente é um grande desafio”, diz.

 

*Com informações do Canal Rural

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