Ampliar a participação das cooperativas brasileiras no mercado externo. Esse foi o objetivo da reunião entre os presidentes Márcio Lopes de Freitas (Sistema OCB) e Sergio Segovia (Apex Brasil), realizada na sexta-feira (29/5). A celebração de parcerias que explorem o potencial exportador dos produtos made by coop foi um dos pontos altos da videoconferência.
Segundo Márcio Freitas, as cooperativas estão presentes em todas as partes do país e seus produtos têm a qualidade desejada por mercados como o europeu e o asiático por exemplo. “Além de qualidade, é importante ressaltar que nossas coops têm escala para abastecer qualquer mercado interessado em seus produtos”, explica o líder cooperativista.
Já o presidente da Apex Brasil, que se mostrou bastante satisfeito com o andamento das ações em andamento, relacionadas à promoção dos produtos de 120 cooperativas, elogiou as cooperativas por agregarem tanto valor ao que produzem. Ele disse que pretende aumentar o número de cooperativas exportadoras o mais rápido possível.
COMO
Para isso, OCB e Apex devem formalizar uma parceria que possibilite a troca de informações e dados que embasem a elaboração de uma estratégia de internacionalização dos produtos coop. A partir daí, será elaborado um projeto de qualificação totalmente voltado às cooperativas que querem exportar, mas ainda não sabem como, prevendo, por exemplo, aspectos como elaboração de rótulos, escolha de embalagem, precificação e até os possíveis destinos para onde esses produtos podem chegar.
COOPS EXPORTADORAS
Segundo dados da OCB, em 2019, o número de coops exportadoras cresceu 18% em relação ao ano anterior, registrando o total de 296. Os dados são do Ministério da Economia. Os principais ramos exportadores são o Agropecuário, seguido pelo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, e com número menor de cooperativas, os ramos Transporte e Saúde.
BRASIL
Condizente com a prévia do PIB calculada pela FGV, os dados do ComexStat de abril de 2020 mostram que as exportações brasileiras seguiram fortes mesmo frente à pandemia, totalizando US$ 222,2 bilhões no valor acumulado dos últimos doze meses. O resultado deve-se em grande parte ao setor agropecuário, que registrou valor recorde no mês de abril, ultrapassando pela primeira vez o teto de US$ 10 bilhões.
A participação do agronegócio nas exportações brasileiras representou 55,8% da pauta no mês. O recorde não se concretizava desde 2013, quando as vendas externas do agronegócio somaram US$ 9,6 bilhões em abril daquele ano. O resultado exponencial de abril significa um aumento de 24,95% em relação ao mesmo período em 2019, quando foi de US$ 8,17 bilhões, e foi atingido principalmente em função do aumento dos embarques da soja em grão.
Eles cresceram 73,4%, ou quase 7 milhões de toneladas, em comparação com abril do ano anterior. O aumento da participação da soja na pauta exportadora se deve a dois fatores principais: o crescimento da demanda internacional pela soja brasileira, para a qual houve antecipação das exportações, e à queda da demanda pelos demais produtos da balança comercial por conta da pandemia. O resultado contribuiu para a liderança das commodities nas exportações do Brasil.
Elas foram responsáveis por 67% dos volumes exportados pelo país - o maior percentual já registrado desde 2008, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Colaborou também para essa realidade o fato de os principais destinos das exportações manufaturadas brasileiras, Argentina e Estados Unidos, seguirem cumprindo regras de isolamento social devido a pandemia. Contudo, o Ibre/FGV alerta que, no segundo semestre, o cenário pode ser de desempenho inferior das exportações e queda ainda maior das importações em decorrência da retração na atividade econômica global.
Campanha “Eu Coopero com a Economia Local” busca estimular desenvolvimento econômico por meio do apoio aos empreendedores locais
Para reforçar a importância dos pequenos empreendedores e do cooperativismo como motores da economia brasileira, o Sicredi - instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal – levanta a bandeira da cooperação em um movimento para engajar as pessoas em prol da economia de sua região, com a campanha “Eu Coopero com a Economia Local”.
Por meio de iniciativas de comunicação e a aplicação de um selo que destaca empresas e consumidores engajados na causa, o Sicredi busca estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local – o que está atrelado ao propósito da instituição desde sua fundação, em 1902.
A estratégia pretende impactar positivamente diversos públicos, desde pequenos comerciantes e produtores rurais, para que se sintam apoiados pela campanha; associados do Sicredi, para que contribuam com a divulgação das mensagens e aproveitem oportunidades de negócio que possam surgir com ela; e consumidores, para que se conscientizem sobre seu papel na movimentação da economia de suas regiões por meio de seu comportamento de consumo. A iniciativa também convida entidades e os meios de comunicação para se engajarem e fortalecer a propagação do movimento.
Um hotsite também será criado para servir de fonte de informações sobre a iniciativa e ferramenta de apoio aos empreendedores locais. O espaço disponibilizará conteúdos em vídeo e e-books com dicas de como trabalhar os negócios nos meios digitais e uma plataforma de personificação de peças digitais de divulgação, além de acesso a outras ferramentas que podem auxiliar na gestão do empreendimento.
A prioridade de relacionamento com fornecedores locais é uma política do Sicredi por meio da atuação das suas 110 cooperativas de crédito. Só em 2019, foram mais de R$ 550 milhões injetados na economia, por meio de pagamentos a fornecedores locais pela instituição.
Valorizando ainda mais o que é nosso
Nas 16 cidades onde a Sicredi Celeiro Centro Oeste está presente em Mato Grosso do Sul e Goiás, a cooperativa decidiu valorizar ainda mais a economia local. Os colaboradores das agências procuram os autônomos, aqueles que trabalham em casa, e a área de marketing divulga os trabalhos. Costureiras, padeiros, salgadeiras, cozinheiras, cestas café da manhã, artesãos, hortifruti cultores, não importa qual o negócio do associado, o Sicredi ajuda na divulgação por meio das redes sociais da cooperativa com um card online, sem custo algum para o sócio. “A premissa da nossa atuação é fortalecer a economia das localidades, gerando um impacto que, quando somado, tem um efeito muito positivo na economia nacional”, explica o diretor executivo da cooperativa Eduardo Duarte Gonçalves, que ressalta ainda que todos os associados podem ser ajudados, basta entrar em contato com os colaboradores.
Um dos idealizadores da ação, o gerente da agência São Gabriel do Oeste/MS, Edimilson dos Santos, disse que faz todo o sentido para o Sicredi uma campanha que reforce a importância de compra de empresas locais, tornando os negócios dos nossos associados e as comunidades mais fortes. “Optando por comprar produtos e contratar serviços onde estamos presentes, estimulamos a criação de empregos e a geração de renda nesses municípios”, detalhou.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
Ação voltada para todos os públicos visa incentivar a doação de sangue no mês de junho
No próximo dia 14 de junho o mundo celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue e, apesar dos esforços estarem voltados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, é importante lembrar que muitas pessoas estão neste momento nos leitos de hospitais precisando de bolsas de sangue para sobreviver.
Pensando nisso, a Unimed Campo Grande, que tem a cooperação em seu DNA, lançou a campanha “Junho Vermelho”, incentivando colaboradores, médicos cooperados e clientes a exercerem a solidariedade, doando sangue de qualquer tipo sanguíneo (A+, A-, B+, B-, O+, O-, AB+ e AB-).
A ação, que teve início hoje (01) e seguirá até o dia 30 deste mês, premiará os 35 primeiros doares de cada público que apresentarem o comprovante de doação, conforme orientações internas.
Nesse momento de pandemia da Covid-19 é importante reforçar as medidas de prevenção a essa e outras doenças no ato da doação, por isso, além das instruções do Hemosul para a doação de sangue, a cooperativa disponibilizou um protocolo interno com todos os cuidados necessários que devem ser adotados pelos doadores voluntários.
Para evitar a aglomeração de pessoas no local de doação, é preciso fazer um agendamento prévio, conforme orientação passada pelo setor responsável por cada público.
Fique atento aos requisitos necessários para ser um doador de sangue:
- Comparecer ao Hemosul, munido de documento oficial com foto
- estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outras infecções
-Estar descansado e bem alimentado
- Ter entre 16 e 69 anos
- Menores entre 16 e 17 anos podem doar com acompanhamento e autorização do responsável legal.
- Pesar no mínimo 55 quilos (exigência do Hemosul)
- Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
Vale lembrar que o uso de alguns medicamentos e algumas doenças impedem a doação de sangue. Por isso, antes de doar, verifique se você está apto a ser um doador.
Serviço: O Hemosul está localizado na Av. Fernando Correa da Costa nº 1304 - Centro - Campo Grande/MS.
O Dia de Cooperar tem o objetivo de cumprir com a reponsabilidade social do cooperativismo, com o foco principal no incentivo ao voluntariado. Em Chapadão do Sul estão envolvidas no "Dia de Cooperar Dia C", as cooperativas: Sicredi Celeiro e Coprasul.
A iniciativa de ambas é de direcionar a campanha para beneficiar o Hospital do Amor, de Barretos, com arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene.
A Coprasul e a Sicredi elaboraram um mecanismo que permite qualquer pessoa colaborar de forma voluntária. Foram criadas quatro contas bancárias, de quatro supermercados da cidade, para receber doações em dinheiro, cujo valor total será revertido em alimentos e materiais de higiene.
Tudo o que for arrecadado será entregue na realização do 14º Leilão Direito de Viver de Chapadão do Sul, em julho deste ano e depois transportado para Barretos, para entrega ao Hospital do Amor.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode colaborar com qualquer valor, depositando diretamente nas contas abaixo, todas na Secredi, Agência 0914;
Super Valle: c/c 11.916-6
Super Aliança: c/c 11.920-7
Mega Atacadista: c/c 11.902-5
Super Aurora: c/c 11.961-1
Colabore com o Hospital do Amor, doando em conta corrente qualquer valor.
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)
O Dia de Cooperar é um movimento nacional de estímulo às iniciativas transformadoras e voluntárias, que vai ser diferente neste ano, por conta de todas as recomendações das autoridades de saúde. Mas o objetivo continua o mesmo: participar da construção de um mundo mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
A Sicredi Celeiro está fazendo uma grande mobilização com suas agências e promovendo ações em diversas cidades: São Gabriel do Oeste, Coxim, Sonora, Chapadão do Sul, Cassilândia, Costa Rica, Paraíso das Águas, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Rio Verde de Mato Grosso.
A cooperativa adotou o lema “Combatendo o vírus, cuidando das pessoas” por isso, suas atividades já vem acontecendo desde o mês de maio com o intuito de mitigar os efeitos da pandemia nas comunidades.
“Com o engajamento de todos, conseguimos ressaltar os princípios e valores do cooperativismo, despertando a solidariedade e correntes do bem, tomando os cuidados pertinentes ao momento em que vivemos e preservando a saúde de todos”, destacou o presidente Jaime Rohr.
Até 01 de junho, a cooperativa arrecadou mais de 14 toneladas de alimentos e materiais de higiene e limpeza, 155 leites, mais de 50 cobertores, agasalhos, e mais de R$10.000,00 que serão convertidos em donativos para as entidades e ou famílias carentes.