Campanha CoronaZero Copasul visa difundir informações para que colaboradores se conscientizem das medidas de proteção contra a disseminação.
A Copasul completa 50 dias de atuação contra a pandemia do coronavírus. A campanha CoronaZero Copasul, visa evitar ao máximo a contaminação de colaboradores, cooperados e da população das localidades onde a Copasul está inserida, através da disseminação de informações e recomendações.
Com medidas tomadas para evitar aglomerações e contato social entre colaboradores e cooperados, a cooperativa busca, através da informação, conseguir a conscientização de todos na importância de respeitar as recomendações da Organização Mundial da Saúde na tentativa de achatar a curva de casos do novo coronavírus, evitando ao máximo um colapso no sistema de saúde.
Com 19 unidades e presença em 10 municípios de Mato Grosso do Sul, a Copasul tomou as primeiras medidas ainda na primeira quinzena de março. O primeiro desafio foi manter atividades essenciais da agricultura, como o recebimento de grãos e a assistência à produção dos associados, e as das ind respeitando as medidas contra o coronavírus. “O agro move o Brasil e, neste momento de crise, temos visto que a agricultura segue segurando as pontas na medida do possível. Sabemos desta importância e temos a consciência dos cuidados”, disse o diretor-presidente da cooperativa, Gervasio Kamitani.
A primeira medida, foi a suspensão das viagens a Estados vizinhos ao Mato Grosso do Sul que tiveram registro de casos da doença. Depois, as viagens entre as unidades da Copasul, intermunicipais, passaram a ser realizadas apenas em casos de urgência e reuniões, inclusive dentro das unidades, tiveram a recomendação para ocorrerem por videoconferência, evitando aglomerações.
Nas unidades, ocorreu um ‘reforço’ com álcool em gel para os departamentos (item que já existia em todas as repartições) e para evitar a disseminação do vírus, o atendimento ao público foi restringido. Cooperados, parceiros comerciais e terceiros receberam comunicados para evitar aglomerações nas unidades.
Mais uma semana se passou e os motoristas que prestam serviços de transporte de grãos receberam um impresso com recomendações para evitar contágio, entre elas, o uso do álcool em gel.
Uso de máscara
Uma semana antes das determinações por todo o Estado para o uso obrigatório de máscara, a Copasul já havia solicitado duas unidades de máscara de pano para cada colaborador e realizou a entrega junto com as recomendações para o uso correto.
No relógio de ponto, foi feita a marcação no chão para o distanciamento social correto. Juntamente com estas medidas, os colaboradores receberam a recomendação de evitar viagens particulares para localidades com incidência do vírus.
“Não podemos dizer que com isso ninguém nunca vai ser infectado. No entanto, quanto mais pudermos evitar o contágio, teremos já vencido uma boa parte desta guerra”, disse Gervasio.
O canal de atendimento da cooperativa é uma alternativa para evitar aglomerações neste período de pandemia.
Atualmente com as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de manter o distanciamento social, a Unimed Dourados disponibiliza canais de atendimento digitais, que possibilitam a resolução de diversas questões sem que o beneficiário saia de casa.
Portal Unimed
Acessando o site unimeddourados.com.br, o cliente pode emitir a segunda via de boletos, atualizar cadastro, acessar o guia médico completo. Em relação a segunda via de boletos, uma informação importante é que o CPF preenchido deve ser o número referente ao nome do beneficiário que está no cartão do plano de saúde.
Outra comodidade na página é o CANAL DO BENEFICIÁRIO, um espaço destinado exclusivamente para os clientes Unimed Dourados com informações individuais como relatório de utilização do plano.
A acessibilidade é um destaque no portal, através do sistema “Hand Talk”, a página dispõe de um assistente virtual simbolizado por um mascote que possibilita toda leitura dos textos por sinal em libras.
O portal também possui um “Menu de Acessibilidade” para que as pessoas possam configurar sua navegação, aumentando tamanhos de textos, deixando fontes mais legíveis e outras funções.
App Unimed Cliente
Para quem prefere utilizar um aplicativo, a solução é o “Unimed Cliente”, o beneficiário terá acesso a carteira digital de seu plano, também poderá acessar o guia médico e mais informações da utilização de seu plano de saúde. O App está disponível no Google Play e no App Store.
Call Center e Whatsapp
Outra opção de atendimento é o Call Center pelo 0800 649 7128 e Whatsapp através do (61) 99159-0196, ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e sábados das 8h às 11h.
O Laboratório Unimed Dourados disponibiliza um número de Whatsapp para informações sobre exames, resultados e agendamentos. Os beneficiários podem entrar em contato pelo (67) 99684-6698.
Para o presidente da Unimed Dourados, Dr. Jamal Nasser Haddad, o atendimento online vem de encontro com a necessidade de distanciamento social e coloca a cooperativa como referência em soluções digitais. “Estas ferramentas de comunicação digital são excelentes soluções para nossos beneficiários, elas vieram para colaborar na agilidade em atendimentos, mas principalmente hoje se tornaram aliadas na preservação da saúde e segurança de nossos clientes”, concluiu Dr. Jamal.
Portal Unimed Dourados: www.unimeddourados.com.br
Doze anos de atividades. Esta é a conquista da Via Sollus Corretora de Seguros em 2020. Fundada em 05 de maio de 2008, a Corretora vem contabilizando números expressivos na sua trajetória prestando serviços na área de Seguros e oportunizando benefícios aos cooperados da Coamo e Credicoamo, aos funcionários das cooperativas e comunidade.
Com presença em todas as unidades da Coamo e da Credicoamo nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, em parceria com as melhores seguradoras do Brasil, a Via Sollus é uma corretora da Coamo Agroindustrial Cooperativa que contrata seguros de diversas modalidades - Veículos, Residência, Vida, Máquinas e equipamentos, Empresarial, Prestamista, Agrícola- para atender às necessidades dos seus milhares de segurados.
Segundo o gerente da Via Sollus, Sidinei Lucheti Martioli, a corretora é uma empresa que comemora 12 anos de sucesso, com a garantia, credibilidade, transparência e a qualidade da marca Coamo.
Outro diferencial apresentado por Martioli é o fato de que a Via Sollus atua na intermediação entre o segurado e a seguradora, e busca os melhores resultados para os segurados com produto, preço e atendimento, com alta competitividade de registro de volumes significativos no número de adesões aos seus produtos e serviços. “É importante fazer seguro como forma de proteção e prevenção. Considerando que a vida é imprevisível e as nossas atividades, por mais simples que sejam, podem trazer riscos, então, o seguro tem papel fundamental como ferramenta de proteção. A Via Sollus segue a filosofia e administração da Coamo, e representa um grande benefício oferecido aos seus usuários na proteção do patrimônio e da vida”, considera.
Os 12 anos da Via Sollus são avaliados como sendo de crescimento constante com bons resultados e a satisfação dos usuários. “É um trabalho sério e responsável, que vem sendo feito com apoio direto da Coamo e da Credicoamo, e beneficiando diretamente um grande público, independente de vínculo com a Coamo”, explica o presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini.
Novidades - Na estratégia de oferecer serviços de qualidade para os seus segurados, em breve a Via Sollus terá uma nova estruturação para melhor atendê-los e colocará à disposição o serviço de uma Central de Atendimento para dar tranquilidade e segurança aos clientes.
Acesse www.viasollus.com.br e conheça as modalidades de seguros disponibilizadas.
O controle das finanças já é uma questão desafiadora e faz parte do dia a dia da maioria da população brasileira, mas na crise sanitária e econômica que o mundo inteiro está vivendo o planejamento se torna ainda mais importante para minimizar impactos e não contrair dívidas.
No Sicredi, instituição financeira cooperativa, a educação financeira sempre foi um dos principais pilares do relacionamento com associados e, por isso, separei sete dicas essenciais que vão ajudar Pessoas Físicas (PF) e Jurídicas (PJ) a manterem suas atividades econômicas e atravessarem esse período atípico.
1. Reorganize suas finanças e renegocie dívidas.
Coloque no papel suas receitas e despesas. Como sempre, o ideal é gastar menos do que ganha, mas esse exercício é muito importante para se ter ideia dos gastos que podem aumentar durante a crise, como alimentação, luz e água; fundamental para cortar o que é supérfluo; e essencial para avaliar dívidas e pensar no que pode ser negociado a depender dos juros.
Se você também é PJ, avalie com calma o orçamento da sua empresa e estipule despesas prioritárias. Na lista das dívidas, é importante separá-las por “indispensáveis”, “dispensáveis” e “ajustáveis” (aquelas que podem ser diminuídas sem impacto na qualidade de vida, como assinaturas de TV).
2. Separe a pessoa física da jurídica
Nunca esqueça que a sua empresa é uma coisa e você outra. Nesse momento, é muito importante priorizar o negócio que gera renda para sua sobrevivência e possivelmente para outras pessoas que dependem de você. No dia a dia essa separação pode não ficar tão clara, principalmente quando se é Microempreendedor Individual (MEI), mas é necessário lembrar que a crise passará e a Pessoa Jurídica precisa seguir forte e com disciplina para manter a atividade econômica.
3. Busque alternativas de receita.
Na crise é preciso se reinventar. Se você é autônomo, busque rendas extras. Muitas pessoas estão confeccionando máscaras de tecido que ajudam a diminuir os riscos de contágio da covid-19. Outra alternativa são os brechós on-line para comercializar itens que você não usa mais, como roupas, sapatos, móveis, jogos e etc. Você também pode avaliar se é possível antecipar férias, adiantar o 13º salário ou ainda restituir imposto de renda.
Quem é PJ também deve ter criatividade. O espírito empreendedor é fundamental para lidar com as mudanças do mercado, por isso, procure caminhos que permitam que seu negócio continue ativo de forma remota, pela internet ou por telefone, aproveite as redes sociais para impulsionar vendas. Os restaurantes, por exemplo, estão apostando ainda mais nos aplicativos de entrega durante o distanciamento social. No Sicredi, criamos o Sicredi Conecta, um aplicativo para smartphone onde os nossos associados podem comprar e vender produtos entre si.
4. Cuidado com a internet
Como mencionei anteriormente, a internet é um canal importante para impulsionar vendas, mas o tráfego aumentou nas últimas semanas por causa do distanciamento social e o mundo digital ficou ainda mais suscetível aos golpes. Se você é Pessoa Física, desconfie das promoções muito vantajosas, os “caça-cliques”, e também tome cuidado para não cair na tentação de comprar por impulso algo que não precisa.
Para os PJ’s, é importante lembrar que a internet também pode oferecer riscos. Muitos golpistas estão usando nome de empresas conhecidas para criar páginas falsas e roubar dados dos usuários, e isso pode gerar muita dor de cabeça. Esteja sempre atento e próximo dos seus clientes para garantir a segurança deles e minimizar impactos na sua imagem, caso isso aconteça.
5. Perdeu o emprego ou precisa demitir?
Para as Pessoas Físicas, em caso de desemprego o controle do seu orçamento deverá ser ainda maior daqui para frente. Faça um levantamento geral do que você tem a receber ou já recebeu, como férias, 13º salário, aviso prévio, FGTS, multa rescisória e saldo de dias trabalhados. Encaminhe seu seguro desemprego, fique atento ao benefício oferecido pelo governo, como o auxílio emergencial de R$ 600, e adeque suas despesas à nova realidade, fazendo máximo de economia possível e de maneira racional.
Se você é PJ e precisa reduzir sua equipe de funcionários, saiba que o governo federal criou um pacote de combate ao desemprego com opção de redução de salários e jornadas. Se você é MEI, lembre-se que os prazos para pagamento dos tributos referentes aos meses de março, abril e maio foram postergados para outubro, novembro e dezembro deste ano e que também é possível se enquadrar no recebimento do auxílio emergencial do governo neste link.
6. Cuidado com o estoque de compras
Para quem é Pessoa Física, a recomendação é comprar sempre o essencial para o momento. A famosa lista de supermercado ajuda a racionalizar, evita a compra de itens supérfluos e ainda otimiza nosso tempo no supermercado, já que o período é de isolamento social e é preciso evitar lugares com aglomeração de pessoas. Além disso, comprar exageradamente pode provocar escassez dos produtos e influenciar no preço.
Se você é Pessoa Jurídica, seja comedido ao estocar produtos, especialmente alimentos. Infelizmente essa crise ainda não tem data para acabar e, mesmo que o preço seja vantajoso nesse momento, o recurso aplicado agora em produtos que podem não ser comercializados ou ainda perderem a data de validade pode fazer faltar mais adiante.
7. Fique de olho no futuro
Aproveite o tempo de distanciamento social para pensar em oportunidades de negócios e desenvolvimento profissional. Seja Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, se você estiver em uma situação financeira mais confortável, procure por cursos on-line que possam te ajudar a aprimorar o que você já faz. Outra alternativa para garantir rendimento é usar seu dinheiro em investimentos de baixo risco e muita liquidez. O recomendável em momentos de crise, como essa atual, é ter uma reserva de no mínimo 12 vezes seu custo fixo mensal. E não esqueça de usar o tempo livre para fazer sua declaração de Imposto de Renda, pois ela é um comprovante de rendimento que será útil na busca por crédito no futuro e o prazo para entregar a declaração acaba dia 30 de junho.
* Everton Lopes é economista e especialista em Educação Financeira da Fundação Sicredi
Inovação! Mais do que nunca essa palavra tem ganhado espaço nas reuniões que definem a estratégia das empresas nesse período de pandemia. O fato é que chegar até o cliente com serviços ou produtos está mais difícil, mas não é uma tarefa impossível. Para ajudar as cooperativas brasileiras a passar por essa crise, minimizando os efeitos negativos dela, a OCB acaba de lançar o primeiro de 10 e-books da série Inovação na Crise. O primeiro volume, com o título Marketing Digital em Momentos de Crise, já pode ser baixado gratuitamente. Basta clicar aqui.
“As empresas e cooperativas, no aspecto econômico, estão sentindo diretamente os efeitos negativos dessa pandemia. Muitos clientes reduziram ou pararam de comprar, preocupados com o contágio do coronavírus. E, devido à quarentena, elas estão mais em casa. Por isso, fazer os produtos e serviços chegarem até esses clientes é uma estratégia essencial neste momento”, explica Márcio Freitas, presidente do Sistema OCB.
Além das questões relacionadas ao marketing digital, os e-books editados pela OCB também tratarão de questões como a realização de assembleias gerais virtuais, como ministrar aulas e cursos pela internet, e-commerce entre outros assuntos.
Confira!