Governo reduz a zero alíquota do IOF
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Governo reduz a zero alíquota do IOF

O governo acaba de zerar a alíquota sobre as operações contratadas nos bancos e cooperativas de crédito. O Decreto nº 10.305 que reduz a zero as alíquotas principal e adicional foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, e vale para os contratos firmados entre 3 de abril e 3 de julho.

A medida é uma tentativa do governo de estimular a economia, desta vez sob o ponto de vista fiscal, para que o custo do dinheiro seja baixo para os brasileiros, neste contexto de pandemia causada pelo novo coronavírus.

Na semana passada, a OCB encaminhou ao Banco Central um documento solicitando algumas medidas, entre elas, a redução da alíquota do IOF. A OCB segue atuando junto ao governo federal para diminuir o impacto negativo na rotina das cooperativas.

Sistema OCB se adapta para continuar atendimento às cooperativas
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Sistema OCB se adapta para continuar atendimento às cooperativas

É oficial: o Governo Federal publicou, no último dia 1 de abril, a Medida Provisória redirecionando recursos das receitas do Sistema S, como uma das ações para enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Com a determinação, durante três meses, as entidades que compõem o Sistema S, dentre elas o Sescoop, passarão a receber 50% menos de recursos.

Essa é uma decisão que por um lado beneficia as nossas cooperativas, que estão enfrentando junto conosco esta crise, mas que também nos abre um novo cenário. Um cenário onde prioridades precisam ser revistas e redimensionadas.

Estamos falando de um período em que nossas ações de capacitação (para colaboradores e cooperados) assim como o assessoramento técnico junto às nossas cooperativas sofrerá adaptações e possam ser prejudicados - ainda que temporariamente.

O que estamos fazendo para vencer esse desafio?
O Sescoop, junto com a OCB e a CNCoop (nosso Sistema OCB) remodelou sua forma de atuação em todos os estados. “Com atendimento a distância, vamos manter o compromisso de prestar serviço de alta qualidade para nossas cooperativas”, garante a Gerente-Geral do “S” do Cooperativismo, Karla Oliveira.

Ações de capacitação serão disponibilizadas em formato EAD. “Isso vai garantir que os quadros laboral e social da cooperativa se mantenham atualizados”, comenta a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Geane Ferreira.

“As assessorias técnicas continuarão, de forma remota, permitindo que as nossas cooperativas tenham o apoio técnico necessário nesse momento de crise”, completa a gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Susan Myiashita Vilela.
 
FOCO NO SOCIAL
O programa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras - o Dia C - será especialmente reposicionado. A ideia central é que todos juntos possam contribuir para a minimização dos efeitos da COVID-19 nas comunidades onde as cooperativas atuam. “É uma forma que o cooperativismo está vendo para contribuir com o nosso país. O Dia C sempre teve uma razão sustentável de ser. E nada mais oportuno que fazer esse objetivo se concretizar neste momento de dificuldade para todos”, pontua a gerente geral.

ATENDIMENTO NORMAL
Enquanto isso, as equipes do Sistema OCB - em regime de trabalho remoto - estão respondendo prontamente por e-mail. Cooperativas, cooperados e toda a sociedade podem continuar contando com a equipe, normalmente.
 
Estas e outras iniciativas reforçam a dedicação e compromisso do Sistema OCB, para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras. Juntos, somos mais fortes.
#SomosCoop #TamoJunto #VaiPassar

Senado aprova extensão de auxílio de R$ 600 a mais de 30 categorias
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Senado aprova extensão de auxílio de R$ 600 a mais de 30 categorias

O Senado aprovou na tarde de hoje (1º) um Projeto de Lei (PL) que acrescenta dezenas de categorias entre as elegíveis a receber o auxílio de R$ 600 mensais, conhecido como “coronavoucher”, pelo período de três meses. A aprovação ocorreu por unanimidade, com 79 votos favoráveis. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

O PL aprovado hoje é complementar ao projeto aprovado pelo Congresso na última segunda-feira (30), que aprova o pagamento do auxílio a autônomos e informais. Esse projeto foi sancionado no fim da tarde pelo presidente da República, segundo informações do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE). Entre outros critérios, o beneficiário deve ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total (tudo o que a família recebe) de até três salários mínimos (R$ 3.135,00).

O parecer ficou a cargo do senador Esperidião Amin (PP-SC). Ele relatou o projeto de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), mas aglutinando as ideias de dez outros Projetos de Lei com temas correlatos. De acordo com o substitutivo apresentado pelo relator, são incluídas mais de 30 categorias que incluem motoristas de táxi e de aplicativos, caminhoneiros, músicos, ambulantes, feirantes, garçons, dentre outros. 

“Ampliamos o alcance, estabelecemos regras mais claras para atender os mais carentes e, finalmente, procuramos agilizar a forma de pagar”, disse Amin, em declaração divulgada à imprensa.

Para evitar a concentração do pagamento em poucos bancos, o projeto prevê a extensão do pagamento a todas as instituições financeiras e não financeiras de transferência de capital, como agências lotéricas e agências dos Correios. As fintechs, empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitalmente (como empréstimos e cartões de crédito), também estão autorizadas a fazer o pagamento.

Outro dispositivo incluído no projeto estipula que homens que criam sozinhos os filhos, o chamado provedor de família monoparental, têm direito a duas cotas do auxílio, ou seja R$ 1.200. No PL aprovado anteriormente e recém-sancionado, o recebimento das duas cotas só está autorizado a mulheres que vivem em situação monoparental.

Confira as categorias incluídas no PL aprovado hoje no Senado:

– Pescadores profissionais artesanais e os aquicultores, os agricultores familiares registrados no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF);
– os técnicos agrícolas;
– os cooperados ou associados em cooperativa ou associação de catadores e catadoras de materiais recicláveis;
– os taxistas e os mototaxistas; os motoristas de aplicativo; os motoristas de transporte escolar; os caminhoneiros; os entregadores de aplicativo;  
– as diaristas;
– os agentes de turismo e os guias de turismo;
– os trabalhadores das artes e da cultura, entre eles, os autores e artistas, de qualquer área, setor ou linguagem artística, incluindo intérpretes e executantes, e os técnicos em espetáculos de diversões;
– os mineiros; os garimpeiros, definidos como aqueles que, individualmente ou em forma associativa, atuem diretamente no processo da extração de substâncias minerais garimpáveis;
– os ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados;
– os profissionais autônomos da educação física; os trabalhadores do esporte, entre eles, atletas, para-atletas, técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, árbitros e auxiliares de arbitragem, de qualquer modalidade, incluindo aqueles trabalhadores envolvidos na realização das competições;
– os feirantes, os barraqueiros de praia; os ambulantes, os feirantes, os camelôs, as baianas de acarajé, os garçons, os marisqueiros, os catadores de caranguejos;
– as manicures e pedicures;
– os sócios de pessoas jurídicas inativas, dispensada a apresentação da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS).

Unimed cria centro de apoio para atender beneficiários na pandemia
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Unimed cria centro de apoio para atender beneficiários na pandemia

Ambulatório da Unimed Dourados foi transformado num importante centro de apoio aos pacientes com síndrome gripal e casos suspeitos de Covid-19 serão investigados pelos médicos da cooperativa que vão atender das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira

Assessoria de imprensa Unimed Dourados

A Unimed Dourados transformou o ambulatório instalado na Rua Hayel Bon Faker, número 3.735, quase em frente ao Samu, em um Centro de Atendimento aos Pacientes com Sintomas de Síndrome Gripal. O serviço, exclusivo para os beneficiários da Unimed Dourados, vai funcionar durante o período em que existir a pandemia de Covid-19 com a missão de oferecer uma resposta rápida aos clientes da Cooperativa de Trabalho Médico. “Em meio à preocupação gerada pelo coronavírus não poderíamos deixar de dedicar uma atenção especial aos nossos clientes e com o atendimento ofertado pelos médicos no Ambulatório Unimed os beneficiários ficarão mais tranquilos”, ressalta Jamal Nasser Haddad, presidente da Unimed Dourados.

O médico Diógenes José de Carvalho, coordenador do Projeto Contra a COVID-19 na Pandemia, explica que todo o espaço foi adequado às normais internacionais e nacionais de vigilância sanitária. “Desde a recepção onde as poltronas respeitam o espaço de dois metros entre elas, os profissionais envolvidos no atendimento foram treinados e capacitados para atender nossos usuários de forma rápida, eficiente e segura”, ressalta Diógenes José de Carvalho.

O Centro de Atendimento aos Pacientes com Unimed Dourados CONTRA A COVID-19 prestará os serviços primários de saúde aos beneficiários da Unimed Dourados. “Chegando neste centro de atendimento o usuário será acolhido pela equipe e logo será atendido por um médico capacitado à avaliar a síndrome gripal. Definindo a necessidade de realização de exames para COVID-19 ou não, ou até mesmo exames de imagem do aparelho respiratório”, explica o coordenador. “Havendo necessidade de internação, nosso usuário será imediatamente transferido para um dos hospitais de referência que a Unimed Dourados contratou para atendimento durante a pandemia do Covid-19”, completa Dr. Diógenes.

O médico ressalta, no entanto, que os beneficiários da Unimed Dourados só devem procurar o Centro de Atendimento se apresentarem sintomas de Síndrome Gripal, por exemplo febre, tosse, coriza, dor de garganta ou  falta de ar. “Não é momento de pânico, de forma que o Ambulatório Unimed estará à disposição para orientar e cuidar do seu usuário neste momento difícil e que logo passará”, orienta o médico. “O mais importante é que os beneficiários da Unimed Dourados saibam que podem contar com uma estrutura específica para investigar casos gripais onde serão atendidos, acolhidos e orientados, de forma que não precisarão ir aos consultórios ou hospitais para obter um diagnóstico seguro”, ressalta.

 Foto: Médico Diógenes José de Carvalho, que está coordenando o Centro de Atendimento da Unimed Dourados aos Pacientes com Sintomas de Síndrome Gripal.

CORONAVÍRUS

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e provoca a doença chamada de Covid-19. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. As dicas para se manter livre da doença são universais: lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel; cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evite aglomerações se estiver doente; mantenha os ambientes bem ventilados e não compartilhe objetos pessoais.

Os sintomas respiratórios mais comuns são tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta e coriza. Também podem se manifestar sintomas como fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência. “O importante é que a pessoa fique atenta para a manifestação de três ou mais sintomas ao mesmo tempo e caso isso ocorra a recomendação é que procure ajuda médica o mais rápido possível”, orienta Diógenes José de Carvalho.

Central de Enfrentamento à Covid-19 atende pacientes via telefone e whats
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Central de Enfrentamento à Covid-19 atende pacientes via telefone e whats

Objetivo é sanar dúvidas e orientar sobre o novo coronavírus

 

A Unimed Campo Grande tem implantado uma série de medidas emergenciais, com a finalidade de garantir o atendimento adequado aos pacientes durante a pandemia da Covid-19.  

Com o objetivo de facilitar o acesso às informações técnicas validadas e atualizadas referente à doença, a cooperativa criou Central de Enfrentamento à Covid-19 (Cecovid). 

Composta por um grupo técnico de infectologistas e profissionais de saúde altamente preparados, a central tira dúvidas quanto aos sintomas, cuidados e a prevenção, além de orientar os beneficiários em relação ao fluxo adequado de atendimento dos casos suspeitos. 

Para evitar contato direto com os pacientes, o atendimento é realizado via telefone através do número (67) 3389-2480 e pelos WhatsApp 99675-0401/ 99865-0838/ 99626-1889/ 99672-9543. 

A central está em funcionamento desde o dia 18 de março e pode ser acionada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

Conforme o presidente da cooperativa médica, Dr. Maurício Simões Corrêa, o mais importante neste momento é orientar as pessoas sobre os cuidados que precisam ter para evitar o contágio pela Covid-19. “A Unimed Campo Grande criou a Central de Enfrentamento à Covid-19, assim como adotou outras medidas, que funcionam via ligação telefônica e WhatsApp, a chamada telemedicina. Essas iniciativas têm trazido bons resultados, pois os pacientes tiram dúvidas e são orientados por telefone, sem a necessidade de uma consulta presencial”.

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