ODS: Contribuicão das cooperativas será discutida semana que vem

Brasília (22/8/18) - Discutir a criação de uma rede internacional de líderes de cooperativas para encontrar soluções viáveis de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos na agenda 2030, da ONU. Esse é um dos objetivos do workshop internacional Cooperativas para o Desenvolvimento Sustentável, inclusão social e ODS, que ocorrerá em Brasília entre os dias 27 e 29 deste mês.

O evento é uma realização do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Além da rede internacional de líderes cooperativistas, ao longo do workshop também serão discutidas formas de promover o papel econômico das cooperativas como agentes de desenvolvimento sustentável e inclusivo. Também serão apresentados alguns casos de sucesso e que podem ser replicados com o objetivo de reduzir a pobreza extrema no mundo até 2030.

Já confirmaram participação, as seguintes lideranças: Niky Fabiancic, coordenador residente das Nações Unidas no Brasil; José Rodrigues Pinheiro Dória, secretário nacional de Promoção

Social, Fazendas e Cooperativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Onofre Filho, diretor da OCB e membro do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional; e Sérgio Kelner Silveira, Diretor do Departamento de Educação para Cidadania e Inovação Social da Presidência da República.

Além deles, o evento também contará com a presença de representantes de governos e também do movimento cooperativista dos seguintes países: Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Guiné-Bissau, Moçambique, Paraguai, Portugal e Uruguai.

Featured

Balanco Geral MS - Orgulho de ser campo-grandense: Operacão Formiguinha

Você vai conhecer a Operação Formiguinha de mais de 50 voluntários de cooperativas de Campo Grande que colocaram a mão na

massa para revitalizar locais públicos de esporte e lazer da Capital.

SomosCoop quer engajar brasileiros
Featured

SomosCoop quer engajar brasileiros

Brasília (24/8/18) – O cooperativismo é um movimento econômico feito por pessoas, para pessoas, e capaz de transformar a realidade das regiões onde as cooperativas atuam. E para mostrar isso à sociedade e, ainda, gerar orgulho e pertencimento naqueles que já praticam a cooperação diariamente, o Sistema OCB realiza as ações do movimento SomosCoop, desde o fim do ano passado.

Trata-se de uma grande campanha de marketing que conecta cooperativas, cooperados e integrantes do cooperativismo brasileiro em torno de uma única causa para tornar o jeito cooperativo de gerar resultados socioeconômicos conhecido e reconhecido pela sociedade. Por isso, durante a programação do 6º Fórum de Agricultura da América do Sul que ocorre em Curitiba, desde ontem, a analista de Comunicação Social do Sistema OCB, Gabriela Prado, apresentou, nesta sexta-feira, o Movimento SomosCoop ao público, composto por dezenas de representantes de cooperativas e dos demais elos do setor agropecuário dos países sul-americanos.

Segundo ela, apesar da relevância do cooperativismo, muita gente ainda desconhece os diferenciais desse modelo de negócios que, no Brasil, já tem mais de 13 milhões de cooperados e gera 380 mil empregos diretos. “Muitos consumidores acabam adquirindo produtos de cooperativas, mas não sabem a origem deles. Por isso, um dos objetivos do movimento SomosCoop é ampliar a percepção das pessoas sobre o cooperativismo e os diferenciais de seu modelo de negócios, mostrando que, por trás de um rótulo, há um rosto”, afirmou.

CAUSA COOPERATIVISTA

De acordo com Gabriela, o movimento SomosCoop tem um propósito que resume todas as questões que abrangem o cooperativismo, desde a qualidade dos produtos e serviços ofertados, passando pela capacitação de seus profissionais e incluindo também o alcance do setor na promoção de desenvolvimento econômico e social.

“Buscamos um mundo mais justo, feliz e equilibrado, com melhores oportunidades para todos. Nosso objetivo, portanto, vai além da consolidação do nosso modelo de negócios e de uma marca, simplesmente. Nós temos uma causa e queremos compartilha-la com todos aqueles que venham a conhecer as vantagens do trabalho cooperativo”, ressaltou.

INSPIRAÇÃO

Para a analista de comunicação do Sistema OCB, a criação do movimento partiu do pressuposto de que as pessoas não querem mais, apenas, comprar um produto com bom preço e qualidade. “Elas buscam uma experiência que traga um propósito maior, algo que toque seus corações, que tenha uma conexão emocional e que as inspire. Esse é o nosso propósito com o movimento SomosCoop”, concluiu Gabriela. (Com informações do Sistema Ocepar)

Featured

William Waack faz palestra sobre “Cenário Político Atual e o Agronegócio” em Simpósio

No dia 29 de agosto, em Naviraí ocorre o 16º Simpósio da Soja, que é promovido pela Copasul. Nesta edição, além da diversificada programação, haverá a palestra “Cenário Político Atual e o Agronegócio”, proferida pelo jornalista e sociólogo William Waack.

O jornalista é reconhecido por sua atuação como correspondente internacional, onde teve a oportunidade de registrar conflitos, guerras e importantes acontecimentos políticos do mundo nas últimas décadas, em mais de 40 países.

Waack tem experiência também na área do agronegócio. E, em 2015 e 2018, participou como moderador no Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido anualmente pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) desde 2002.

O evento é destinado a produtores rurais, estudantes e técnicos e ainda terá na programação palestras sobre clima, altas produtividades, sustentabilidade e doenças da soja. As inscrições para o Simpósio já encerraram devido a procura, mas os participantes devem contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado para instituições locais.

PROGRAMAÇÃO

7h - Inscrições

8h - CaminhOS para soja de alta produtividade - Eng. Agrônomo Henry Sako - DK Consultoria - Piracicaba - SP

9h30 - Intervalo

10h - Previsões Climáticas para a safra 2018/2019 - Marco Antônio dos Santos - Agrometeorologista - Rural Clima - Valinhos/ SP

11h - almoço

13h - Sistemas sustentáveis de produção de soja no Brasil e mitigadores de gases e efeito estufa - João Carlos de Moraes Sá - Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR

14h30 - Soja tolerante a percevejos sugadores de semente: Uma nova ferramenta para agricultores no manejo integrado de pragas - Clara Beatriz Hoffmann Campo - Embrapa Soja - Londrina PR

15h30 - Intervalo

16h - Agronegócio, Cenário Econômico e Político: Onde estamos e para onde vamos? - William Waack - Agronegócio - São Paulo/SP

17h30 - Encerramento

Aurora lanca nova campanha
Featured

Aurora lanca nova campanha

Aurora Alimentos lança novas embalagens e receitas. As mais de 100 mil famílias que formam a Aurora Alimentos estão ainda mais presentes na campanha e nos produtos da cooperativa

 

Neste mês de agosto entra no ar a nova campanha da Cooperativa Central Aurora Alimentos – terceiro maior conglomerado brasileiro do segmento de alimentos cárneos. No novo filme, a Aurora apresenta as novas embalagens da linha de Pizzas, Lasanhas, Pratos Prontos, Pão de queijo e Pão de alho que, agora, também trazem novas receitas.

As embalagens ganharam um novo design, estão ainda mais bonitas e atrativas, destacando a sua essência do campo e as pessoas que compõem a Aurora Alimentos. As novas embalagens aparecerão inicialmente nos produtos mencionados e, posteriormente, em mais alguns, de forma gradativa.

A trilha e a assinatura sonora que fizeram grande sucesso no ano passado continuam a embalar a campanha em 2018, fortalecendo a memória do consumidor que já foi impactado pela melodia “Todo dia, toda hora tem delícias da Aurora”.

         As novas receitas deixaram os produtos ainda mais gostosos. As pizzas possuem massa fermentada naturalmente que as deixam muito mais leve e saborosas; estão mais bem recheadas e contam com ingredientes selecionados da Aurora. As lasanhas possuem novos molhos com sabor caseiro e melhor relação da proporção massa x molho.

A campanha tem início nesta quarta-feira (29) com veiculação em todo território nacional, em emissoras como a Globo, SBT, Record e Band. A divulgação também está programada em TV fechada nos canais GNT e Discovery Home & Health. Ações complementares como mídia exterior e rádio – estão previstas em regiões estratégicas.

Os filmes são protagonizados por Guga (Gustavo Kuerten), provando e falando da qualidade dos produtos. A parceria entre Guga e a Aurora vem de longa data. Desde 2008, a Fundação Aury Luiz Bodanese (mantida pela Aurora) e o Instituto Guga Kuerten (IGK) desenvolvem programas sociais e assistenciais conjuntos, beneficiando milhares de crianças em Santa Catarina.

        FUNDAMENTOS   

         As mudanças de hábitos e preferências de consumo estão relacionadas à rotinas mais intensas, à diminuição no número de integrantes nas famílias e à crescente presença da mulher no mercado de trabalho, demandando assim alimentos mais práticos e convenientes para o dia a dia, porém, sem abrir mão do sabor e da saudabilidade.

         Recente estudo da Euromonitor, provedora global de inteligência estratégica de mercado, apurou que nos últimos 20 anos o número de lares com apenas um morador cresceu 332% e a participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou 112% no Brasil.

         Por outro lado, pesquisa sobre tendências alimentares realizada pela Fiesp em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) resultou no documento Brasil Food Trends 2020, que confirma o impacto destas mudanças na dinâmica dos lares. O estudo revela que 34% dos entrevistados priorizam a conveniência e a praticidade dos alimentos, em resposta às necessidades do cotidiano apressado e ao pouco tempo que dispõem. O estudo reforça a importância da qualidade e da entrega de sabor, indicando que uma faixa de 23% da população é composta por consumidores fiéis às suas escolhas por marcas, produtos ou empresas. Esse público valoriza a sensorialidade e o prazer nos alimentos. Além disso, saúde, bem-estar, sustentabilidade e ética convergem no momento de escolha por produtos alimentícios.

          “Somos a única cooperativa brasileira composta por mais de 100 mil famílias que cuidam dos nossos produtos do campo até a mesa dos consumidores e, agora, somos a primeira cooperativa no Brasil a humanizar as embalagens e reforçar a importância das pessoas que são responsáveis por levar produtos de alta qualidade aos nossos consumidores”, destaca o gerente de Marketing Ricardo Marques.

Acompanhe a Aurora em seus canais digitais:

www.youtube.com/auroraalimentos

www.facebook.com.br/auroraalimentosoficial

www.instagram.com/auroraalimentos

www.twitter.com/auroraalimentos

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.