Evento contará com profissionais renomados para esclarecer principais dúvidas
Uma das dúvidas e medos mais frequentes das mulheres que são ou que em breve serão mães é sobre a amamentação. Passar por essa experiência exige técnica, paciência e muito amor. Por isso, a Unimed Campo Grande promove a Roda de Conversa Amamentar, em alusão ao movimento Agosto Dourado, que tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno.
O evento, pensado para todas as gestantes, puérperas e lactantes, é gratuito e será realizado no dia 2 de agosto, às 18h30, no auditório Maria da Guia Fernandes Cardosos – localizado na sede da cooperativa - Rua Goiás, 695 (entrada pelo estacionamento da Rua da Paz).
Nesta edição serão abordados os temas: Desmistificando a amamentação, com a enfermeira Talita Aguiar, e Aspectos emocionais na gestação e puerpério, com Keyth Barros, psicóloga perinatal e parenteral.
As inscrições são limitadas e devem ser efetivadas no link http://bit.ly/AgostoDourado_
“A amamentação é sempre um dos assuntos que mais geram dúvidas, medos e até expectativas nas mulheres, e nós, da Unimed Campo Grande, temos esse cuidado de acalmá-las e oferecer a elas, informações de profissionais renomados no assunto para ajudá-las a passar por essa experiência de forma mais tranquila e sem traumas”, ressalta Alessandra Aparecida da Silva, responsável pela linha de cuidado Gestantes, do Programa Viver Bem, da Unimed Campo Grande.
Muito consciente da importância da amamentação para o bebê, Francisleide de Veloso Chagas, mãe de duas meninas, uma de 9 anos e a outra 3 de meses de vida, conta que apesar da dificuldade, especialmente na sua primeira experiência, sempre insistiu em amamentar. “A amamentação para mim, é uma questão de saúde, por isso, mesmo com tudo o que passei para amamentar minha primeira filha, fissuras, leite empedrado, não saber a posição correta, muito cansaço, insisti e insisto agora na segunda, porque é pela saúde da minha bebê, o desenvolvimento dela. Mas isso só foi possível porque contei com a ajuda de um profissional. Isso foi fundamental para que eu continuasse insistindo”.
A Roda de Conversa Amamentar é promovido pela Unimed Campo Grande, através da linha de cuidado Gestantes, do Programa Viver Bem.
Pronto Atendimento Digital
Acompanhando uma tendência tecnológica na área da saúde, especialmente em instituições renomadas do país, a Unimed Campo Grande implantou o Pronto Atendimento Digital como uma opção a mais de atendimento para os beneficiários da cooperativa. Prático, seguro e eficiente, o serviço tem o intuito de absorver demandas de baixa complexidade (que não sejam casos de urgência e emergência) de pacientes e pode ser acessado de qualquer lugar, sem necessidade de deslocamento.
Sem coparticipação e exclusivo para beneficiários Unimed CG, o PA Digital disponibiliza atendimento adulto e pediátrico, de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados), das 7h às 18 horas. Para ter acesso, basta clicar no link https://bit.ly/ProntoAtendimentoDigital_UCG
Aqui tem vida. Aqui tem saúde. Aqui tem Unimed.
Agência Coronel Antonino cresceu junto com a região
Tudo começou com um Posto Avançado de Atendimento dentro do Ceasa, que pertencia à Agência Campo Grande, em 2007 para atender os produtores da região. Na época eram 167 associados, que acreditaram no poder transformador do cooperativismo. O Posto Avançado de Atendimento até tinha um horário diferenciado, das 7h às 12h, para atender a rotina dos produtores que iniciavam o trabalho de madrugada no Ceasa.
Com o desenvolvimento da região e a livre admissão da Sicredi Campo Grande em 2010, houve a necessidade de expandir e a oportunidade de novos segmentos de negócios, assim foi inaugurada da Agência Coronel Antonino, que hoje atende mais de 7100 associados, dos mais variados perfis. A região tem um grande potencial, pois atende a metade da população economicamente ativas e empresas.
A Sicredi Campo Grande cresceu e se consolidou no mercado financeiro de crédito, mas nunca deixou a sua essência cooperativista em estar ao lado da comunidade, promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da região onde atua.
Com esse propósito, a Cooperativa reinaugura no dia 04 de agosto, a Agência Coronel Antonino, que atende a região norte da Capital, trazendo um novo prédio, para prestar um melhor atendimento aos associados.
“Somos uma instituição financeira diferente, pensamos nas pessoas, nos nossos associados. Não apenas oferecemos produtos e serviços financeiros, mas também trazemos desenvolvimento econômico e social. Reinaugurar essa agência é uma forma de retribuir à sociedade a confiança que os associados sempre tiveram no Sicredi”, enalteceu o presidente da Sicredi Campo Grande, Wardes Lemos.
O associado Edson Nakahara, acompanhou essa história. “Estou no Sicredi desde a época do Ceasa, quando era um ponto de atendimento pequeno, que todos tinham acesso fácil. E o que eu mais gosto do Sicredi é que essa proximidade continua, mesmo sendo uma agência maior. Esse relacionamento é que faz toda a diferença na vida no associado, hoje inclusive sou até Coordenador de Núcleo e toda a minha vida financeira está no Sicredi, a cooperativa sempre foi minha parceira nos negócios”, destaca Edson, que é empresário.
O associado Bruno Luiz Souza Nabarrete, que também é Coordenador de Núcleo e prestador de serviço da Cooperativa, relembra parte da sua história no Sicredi. “Eu conheci através de um amigo que trabalhava no Ceasa, mas me associei quando já tinha a agência na Coronel Antonino, como sou advogado, foi depois da livre admissão. O Sicredi está presente em todos os dias da minha vida, desde fazendo as transações financeiras, como também atuando como Coordenador de Núcleo e prestando serviço, pois com o Sicredi todo mundo cresce junto. Tenho muito orgulho e satisfação em ver toda essa trajetória, desde o início com poucos associados, até agora com grandes agências. Esse é diferencial do Sicredi, o associado é dono e tem voz, consequentemente toda a região é impactada por este desenvolvimento”, exalta o associado.
“A nossa expectativa com a nova agência é ter um espaço moderno, agradável e funcional, para melhor prestar um atendimento mais eficiente e promover uma melhor experiência ao associado”, explica a gerente da Agência Coronel Antonino, Fernanda Camila Diel.
A nova agência possui um espaço moderno e confortável, planejado para criar uma experiência ainda mais cooperativa entre os associados e a comunidade. Para isto, a agência apresenta o novo layout da identidade visual e do mobiliário, que busca inspirar as pessoas todos os dias, permitindo que elas vivam a essência da marca Sicredi e do cooperativismo.
Empresa é referência dentro e fora do estado
Quem faz gestão precisa entender do assunto e para isso nada melhor que se informar, se capacitar e buscar modelos já existentes para serem seguidos e/ou adaptados conforme a realidade de cada empresa. Nesse contexto, a Energisa MS recebeu, na primeira semana de agosto, representantes de instituições públicas e privadas do estado para o Dia da Gestão.
Com base em conceitos e exemplos, especialistas na área tiveram contato com o MEG, Modelo de Excelência de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, utilizado no planejamento empresarial do Grupo Energisa. “O MEG traz as boas práticas de uma empresa para um efetivo modelo de gestão sob vários aspectos de uma organização como sustentabilidade, resultados, força de trabalho, entre outros”, explicou a supervisora de Gestão Estratégica e Qualidade, Fabiana Monfilier.
Para o diretor-presidente da Energisa MS, Marcelo Vinhaes, abrir as portas da concessionária para as instituições e compartilhar o “nosso modelo de gestão” é uma forma de contribuir com o crescimento do próprio estado. “Para uma empresa como a Energisa, que tem evoluído muito, com reconhecimento estadual e nacional, é muito positivo dividir isso com as demais empresas e também ouvi-las”, destacou.
A iniciativa partiu das próprias empresas por meio do Instituto Movimento Mato Grosso do Sul Competitivo, que promove uma premiação voltada para a gestão e tem a Energisa MS como única vencedora no nível mais elevado, a categoria 750 pontos. “Desde 2004, a gente vem fomentando a melhoria das organizações públicas e privadas de Mato Grosso do Sul. Como a Energisa tem esse diferencial, as empresas nos pediram para intermediar esse encontro”, diz o secretário executivo do Instituto MS Competitivo, Matheus Cestari.
Os representantes das instituições – MS Competitivo, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Sebrae, Senac, Fecomércio MS, PMMS, CMO, Sesc, Senai, CRA/MS, Sistema OCB/MS, Famasul - se disseram satisfeitos e inspirados com a troca de experiência na sede da Energisa. Reginaldo Henrique, diretor de gestão estratégica da Fecomércio MS e diretor-presidente do MS Competitivo, destacou a forma como a concessionária mudou a cultura organizacional e vem trabalhando a questão da inovação. “Caberá a cada um agora, dentro do nível em que está, construir e/ou melhorar seu plano de gestão”, concluiu.
Sistema OCB iniciou, nesta segunda-feira (7) a segunda edição da Semana de Competitividade do Cooperativismo 2023. O evento segue até a sexta-feira (11) com uma programação recheada de trilhas para impulsionar o movimento com base nas estratégias ESG, inovação, inteligência de mercado e lideranças para a transformação. Palestras marcantes, espaço para cooperação, mesas redondas, laboratórios de práticas e diversas outras atividades estão programadas para que os participantes estejam conectados com o futuro.
A abertura foi feita pelo presidente Márcio Lopes de Freitas com o lançamento do Anuário do Cooperativismo 2023 que, além de dados estatísticos com o panorama atual do movimento, conta este ano também com os resultados de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) que mediu os impactos do cooperativismo na economia brasileira. “Nosso modelo de negócios está cada vez mais competitivo, contribuindo de forma decisiva para o crescimento do país. O anuário mostra que estamos no caminho certo para alcançar as metas do BRC 1 Tri, gerando R$ 1 trilhão de prosperidade e agregando 30 milhões de cooperados até 2027. A Semana de Competitividade, por sua vez, traz conteúdos que nos ajudam a pensar fora da caixa e a entregar para o mercado muito mais do que ele espera de nós”, iniciou.
O presidente contou que, a cada 24 horas, cerca de 5 mil brasileiros em média escolhem ser coop e que, em 2022, o movimento alcançou 20,5 milhões de cooperados. “Hoje podemos dizer com orgulho que um em cada dez brasileiros faz parte de uma cooperativa. Faturamos R$ 624 bilhões em prosperidade, um crescimento quase dez vezes maior que o da economia nacional. Outro ponto de destaque do movimento é na geração de empregos. Enquanto o Brasil registrou queda de 26% no número de vagas formais em 2022, segundo o Ministério do Trabalho, o coop teve um crescimento de 6,25%, gerando mais de 524 mil postos de trabalho”, afirmou.
Sobre a pesquisa Fipe, ele destacou que os dados confirmam que o quanto o cooperativismo transforma realidades e impacta positivamente diversos segmentos e regiões do país. “Os municípios que contam com a presença do coop registram um o Produto Interno Bruto (PIB), por habitante, com acréscimo de R$ 5,1 mil na renda. Além disso, para cada R$ 1 gasto em bens e serviços, há um incremento de R$ 1,65 no valor da produção. Tudo isso comprova que nosso modelo é o melhor caminho para o desenvolvimento e a prosperidade do país”.
Ao concluir, ele passou a palavra para o criador e CEO da Conquer, Hender Favarin, que proferiu a palestra magna Experiência do cliente: Qual a relação entre Coldplay e Disney. A Conquer é uma escola focada no ensino de habilidades para negócios como liderança, inovação, oratória, inteligência emocional, produtividade, negociação e vendas. Favarin enfatizou a importância da liderança ambidestra (inovação e eficiência) e trouxe questionamentos sobre a eficiência no atendimento aos clientes.
“Empresas líderes têm lucratividade três vezes maior quando se utilizam da inovação. Os líderes digitais, por sua vez, têm crescimento cinco vezes maior. Apenas 13% dos líderes de empresas executam estratégias focadas no cliente e 23% deles tem mentalidade baseada em dados. Focar no cliente não é só produto e atendimento, é toda uma esteira de valores e princípios. O líder deve olhar a sustentabilidade de seus negócios e se utilizar de inovações para ir mais longe. A boa experiência do cliente leva em consideração a emoção dele, o baixo esforço para alcançar seus objetivos e a agilidade na resolução de seus problemas”, relatou.
Segundo ele, o cliente nem sempre tem razão, mas é a razão do crescimento. “É neste ponto que a Disney e a banda Coldplay se alinham, pois com propósitos e foco na experiência das pessoas, se transforma em líderes e fidelizem cada vez mais pessoas. Por isso, é tão importante criar lideranças fortes e inspiradoras, experiências diferenciadas para todos (inclusive seus colaboradores) e assim evidenciar que os propósitos e valores - a cultura da empresa - são sustentáveis. Desta forma, a fidelidade estará sempre acima da mera satisfação do cliente”, concluiu.
O primeiro dia da Semana de Competitividade também contou com o Encontro de Comunicadores do Sistema OCB e o Encontro Nacional do Ramo Transporte. Nesta terça-feira (8) serão realizadas as trilhas de aprendizagem e os laboratórios práticos. Confira mais detalhes em Link curto: https://in.coop.br/semanacompetividade
A relevância socioeconômica do movimento cooperativista pode ser conferida no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023 lançado nesta segunda-feira (7). O documento é o censo do coop e permite que estratégias sejam projetadas para que o movimento fique cada vez mais robusto e próximo à meta do BRC 1 Tri, que é movimentar R$ 1 trilhão e agregar 30 milhões de cooperados até 2027. O panorama de 2022 realizado pelo Sistema OCB aponta que o número de cooperados passou de 18,8 para 20,5 milhões, o que representa 10% da população. Além disso, o movimento já emprega 524.322 profissionais e sua movimentação financeira atingiu R$ 655,8 bilhões.
O anuário 2023 apresenta também os resultados da pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para medir os impactos do movimento para a economia do país. De acordo com o estudo, a cada R$ 1 gasto no coop, RS 2,92 retornam para a economia por seu efeito multiplicador. São R$ 1,65 no valor da produção, R$ 0,88 no valor adicionado, R$ 0,06 na arrecadação de impostos e R$ 0,33 nos salários e geração de mais de 19 mil empregos.
Sob a óptica regional, os benefícios e impactos do movimento medidos pela Fipe são significativos quando comparados a regiões onde não há uma cooperativa. Os ganhos econômicos evidenciaram acréscimo de R$ 5,1 mil no PIB por habitante; incremento de 28,4 empregos formais a cada 10 mil habitantes e de 14,8 estabelecimentos a cada mil habitantes. Além disso, municípios que contam com a presença de cooperativas apresentam um valor maior de exportações por habitante de U$ 344,4. .
“Dar visibilidade à força e relevância do cooperativismo brasileiro é, além de um mecanismo estratégico para o fortalecimento do movimento, um convite para que mais pessoas queiram se envolver no ciclo virtuoso que promovemos para as pessoas e comunidades. Os resultados positivos são frutos do esforço da atuação e representação institucional do Sistema OCB e das Organizações Estaduais e suas cooperativas. Certamente vamos impulsionar ainda mais o cooperativismo para que essa prosperidade que promovemos transborde em todo o nosso país”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Indicadores
Como a base do movimento cooperativista são as pessoas, o salto para os atuais 20,5 milhões de cooperados demonstra o interesse cada vez maior de homens e mulheres em integrar uma cooperativa e construir soluções e possibilidades coletivas e compartilhadas em diversos segmentos econômicos. Outro dado importante apontado pelo anuário é o aumento da participação feminina que atingiu 41% dos associados. Os principais ramos em que elas atuam são Consumo, Crédito, Saúde e Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Neste último, inclusive, elas lideram, representando 52% dos cooperados. No Ceará, a presença delas também supera a masculina, alcançando 58% do quadro social.
A participação das mulheres em cargos estratégicos e de liderança vem aumento de forma gradativa e consistente. “Esse é um desafio constante do nosso movimento e temos trabalhado muito para que cada vez mais mulheres se sintam preparadas para ocupar esses cargos. Criamos núcleos femininos em todos os ramos e sabemos que esse é um caminho ainda longo, mas sem volta”, afirma a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella. Segundo os dados do Anuário, o Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços apresenta o maior número de lideranças femininas, com 47% das dirigentes.
O cooperativismo soma atualmente 4.693 cooperativas registradas junto ao Sistema OCB e estão presentes em mais de 1,4 mil municípios, gerando impactos positivos em suas comunidades com produtos e serviços de qualidade, preço justo e responsabilidade socioambiental junto à população. Em 2022, algumas optaram pela fusão ou incorporação para aumentar a escala, eficiência e reduzir custos operacionais, o que justifica a redução do número total de cooperativas registradas. “Essa é uma estratégia importante e que tem como característica o fortalecimento dessas cooperativas que conseguem aprimorar suas atividades, aumentar a presença no mercado e, consequentemente, ampliar a rentabilidade de seus cooperados”, explica Márcio Freitas.
A longevidade das cooperativas em relação a modelos societários também continua sendo um ponto de destaque. Atualmente, são 2.465 cooperativas com mais de 20 anos de atuação no mercado. Dessas, 667 contam com mais de 40 anos de atuação.
O número de empregos gerados pelas cooperativas saltou para 524.322 em 2022, um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior quando o quantitativo ficou em 493.277. Na distribuição por gênero, o número de mulheres empregadas atingiu 51% do total, índice 15% maior que o de 2021. Os ramos que mais congregam profissionais femininas são Consumo (57%), Crédito (61%), Saúde (73%) e Trabalho, Produção de Bens e Serviços (56%). No geral, o maior número de empregados está concentrado no Ramo Agropecuário com 249.584 trabalhadores, seguido pelos de Saúde (135.633) e Crédito (99.331).
O sucesso do movimento também é evidenciado pelos indicadores financeiros. Em 2021, os ativos totais do setor atingiram R$ 996,7 bilhões, um aumento de 27% comparado a 2021, quando o montante foi de R$ 784,3 bilhões. O capital social foi contabilizado em R$ 80,6 bilhões, com um acréscimo de 30% em relação ao período anterior. Em ingressos, que é de fato a movimentação financeira do setor, foram R$ 655,8 bilhões, 25% superior a 2021. As sobras do exercício, por sua vez, atingiram R$ 37,9 bilhões. Aos cofres públicos, o cooperativismo injetou mais de 19,3 bilhões em tributos e outros de R$ 24,9 bilhões foram para pagamento de salários e outros benefícios concedidos aos colaboradores.