FGCoop realiza AGO
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FGCoop realiza AGO

A assembleia geral ordinária do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) aprovou, nesta quarta-feira (28), a prestação de contas e demonstrações financeiras do exercício de 2020. O evento ocorreu de forma virtual e contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e representantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).

O presidente do Conselho de Administração do Fundo, João Carlos Spenthof, comentou a performance das cooperativas de crédito que, em 2020, primeiro ano da crise da covid-19, mostraram sua capacidade de crescer mesmo em contextos difíceis, destacando o saldo positivo do SNCC.

“As cooperativas de crédito conseguiram crescer acima da média dos bancos comerciais e financeiras, tanto na captação de novos depósitos (crescimento de 46,54% em relação a 2019) quanto na concessão de crédito (alta de 36,16%, quando comparado ao ano anterior). Já os bancos comerciais e as financeiras cresceram 38,42% e 38,87%, respectivamente, em igual período. Esses números são mais uma prova de que o cooperativismo financeiro é um grande aliado dos brasileiros, permanecendo forte e estável, especialmente em tempos de incertezas, fato diretamente relacionado à solidez e à confiança das cooperativas do setor, dois atributos que foram e são fortalecidos pela criação do FGCoop”, destaca Spenthof.

Além disso, o presidente do Conselho de Administração do FGCoop comentou, também, que 2020 foi um ano desafiador. “Atravessamos bem o período, cumprindo as metas estabelecidas em nosso planejamento estratégico, aperfeiçoando os serviços de monitoramento, assistência financeira e garantia de depósitos. E, vale destacar, que as operações realizadas até aqui foram um sucesso, tanto que não houve processo de garantia de depósitos realizado em 2020, apesar da crise financeira provocada pelo novo coronavírus.

Desde o início de suas operações, em 2014, o FGCoop oferece aos brasileiros associados às cooperativas de crédito as mesmas garantias dadas aos clientes dos bancos comerciais, ou seja, a garantia dos depósitos até o montante de R$ 250 mil, por CNPJ ou CPF. Ao se fazer isso, o FGCoop amplia a segurança do SNCC, que hoje tem 98,99% do total de depositantes protegidos pelo Fundo.

 

DESAFIO PARA 2021

Além dos projetos iniciados em 2020, o FGcoop tem um novo e importante desafio para este ano: aprimorar a estrutura de governança do FGCoop, com base nas melhores práticas da Associação Internacional de Seguradores de Depósitos (Iadi) — instituição à qual somos associados desde 2016 e que representa os fundos garantidores de 86 países. “Ao fazermos essa revisão, além de ficarmos alinhados aos princípios da Iadi, estaremos cumprindo um dos desafios estabelecidos pela AgendaBC# para o cooperativismo financeiro: a melhoria de nossa estrutura de governança”, declarou Spenthof.

 

ACESSE

Clique aqui e confira o relatório de gestão do FGCoop.

União e solidariedade: Unimed CG doa 20 computadores para Maternidade Cândido Mariano e garante mais agilidade nos processos da entidade
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União e solidariedade: Unimed CG doa 20 computadores para Maternidade Cândido Mariano e garante mais agilidade nos processos da entidade

A Unimed Campo Grande, representada pelos diretores Dr. Fernando Augusto Abdul Ahad e Dr. Eduardo Kawano, entregou 20 computadores de mesa para a Maternidade Cândido Mariano de Campo Grande. Os novos equipamentos substituirão os modelos antigos das recepções, farmácia, serviço social, enfermarias e das seis salas dos Centros Cirúrgicos, setores que atendem a rede privada e pública da instituição.  

A iniciativa da cooperativa médica baseou-se no seu princípio de responsabilidade social, que ao longo dos anos tem apoiado diversos projetos sociais na Capital, assim como várias entidades filantrópicas que necessitam da contribuição da sociedade para serem mantidas.  

“Esse ato de hoje reforça nossos projetos de responsabilidade social, assim como o do combate à fome que temos apoiado. Posso dizer que a Unimed CG será sempre parceira da Maternidade Cândido Mariano no que for preciso para que ela consiga sair dessa crise financeira que vem passando”, comentou Dr. Fernando, diretor de Mercado da cooperativa.  

A instituição filantrópica, inaugurada há 84 anos, faz em média 900 partos por mês e tem uma representação social muito grande por atender praticamente todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Assim como a maioria dos hospitais filantrópicos do Brasil, também vem passando por momentos de dificuldades financeira e com isso tem buscado parcerias tanto com a iniciativa privada como com os convênios para superar essa crise.   

Dr. Fernando, que também é médico plantonista na maternidade há 40 anos, ressaltou a importância da instituição. “A Unimed Campo Grande teve a iniciativa de contribuir com a maternidade doando desses computadores porque entende a necessidade de apoiar essa instituição tão importante para a sociedade sul-mato-grossense. Com certeza, outras iniciativas virão para apoiar essa entidade que realiza cerca de 90% dos partos das beneficiárias da nossa cooperativa médica”.  

Na ocasião, Dr. Kawano, diretor Administrativo da Unimed CG, falou do alto custo desses equipamentos. “A área da Tecnologia da Informação tem uma demanda e um custo bastante altos para as instituições, especialmente nesses momentos de dificuldade financeiras e, diante da necessidade da maternidade em modernizar esses equipamentos, a Unimed CG não se isentou da responsabilidade de contribuir doando os aparelhos”, pontuou.  

Para o presidente da maternidade, Dr. Daniel Gonçalves de Miranda, as doações chegaram em um momento propício. “Essa doação veio em boa hora, pois precisávamos renovar o arsenal. Nós agradecemos muito à Unimed Campo Grande que sempre foi uma grande parceira da maternidade. Esses equipamentos doados, assim que instalados, garantirão mais agilidade na realização das prescrições, nas evoluções das enfermagens e no atendimento dos usuários”, destacou. 

Também estavam presentes durante a entrega dos computadores o vice-presidente da maternidade, Dr. Antônio Carlos Martins Filho, diretor técnico -Dr. Bruno Veit Neto e o tesoureiro – Dr. Geraldo Antônio Barbier. 

Sistema OCB divulga cartilhas sobre medidas trabalhistas
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Sistema OCB divulga cartilhas sobre medidas trabalhistas

O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta quarta-feira (28) a Medida Provisória nº 1.045/2021, que institui o Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e a Medida Provisória nº 1.046/2021, que trata de medidas trabalhistas para o enfrentamento da pandemia causada pela covid-19.

A MP 1.045/2021, que trata do Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, tem como objetivo reduzir o impacto social decorrente da pandemia, buscando manter o emprego e a renda. As medidas adotadas nesta MP, de maneira geral, atingem os trabalhadores regidos pela CLT e com carteira assinada.

Dentre as principais medidas, estão a redução proporcional de jornada e de salário, a suspensão temporária dos contratos de trabalho e o pagamento mensal do Benefício Emergencial (BEm), que será calculado com base no seguro-desemprego. Ambas poderão ser adotadas por um prazo de até 120 dias contados da data da publicação da MP 1.045/2021.

Já a MP 1.046/2021 apresenta alternativas trabalhistas que poderão ser adotadas pelos empregadores para preservação do emprego e da renda como a implementação do teletrabalho, a antecipação das férias, o aproveitamento e antecipação de feriados, o banco de horas, a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho e o diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Estas medidas também poderão ser aplicadas pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, contados da data da publicação da MP.

Para chegar aos textos das Medidas Provisórias 1.045/21 e 1.046/21, o Governo realizou diversas reuniões com os setores econômicos e com as entidades representativas de trabalhadores para aferir os pleitos de cada categoria.

O Sistema OCB participou ativamente dessas reuniões, apresentando as demandas das cooperativas empregadoras, tendo como foco o enfrentamento das consequências da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19) e a recuperação do cenário econômico cooperativista.

E para tirar todas as dúvidas das cooperativas, o Sistema OCB preparou duas cartilhas com perguntas e respostas. A ideia é possibilitar que as coops tirem todas as suas dúvidas na hora de adotar as flexibilizações das medidas trabalhistas e/ou aderir ao Novo Programa de Manutenção do Emprego e da Renda.

 

CONFIRA

MP 1.045/2021: https://in.coop.br/Cartilha_MPV_1045

MP 1.046/2021: https://in.coop.br/Cartilha_MPV_1046

Em nova campanha, Sicredi divulga seu propósito e se posiciona como alternativa no segmento financeiro
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Em nova campanha, Sicredi divulga seu propósito e se posiciona como alternativa no segmento financeiro

Instituição financeira cooperativa lança nova campanha institucional que destaca os benefícios do cooperativismo de crédito

 

Alinhado às demandas por uma sociedade mais justa e sustentável, o Sicredi acaba de lançar sua nova campanha institucional, que visa destacar o propósito de “Construir Juntos uma Sociedade mais Próspera”, colocando o cooperativismo de crédito como uma alternativa dentro do Sistema Financeiro Nacional. Norteada pelo mote “Existe alternativa, escolha o Sicredi. Onde seu dinheiro rende um mundo melhor”, a campanha terá abrangência nacional e contará com filmes veiculados na TV aberta, anúncios em jornais impressos e online, rádios, mídias OOH (out-of-home) e redes sociais. Assista o filme manifesto em:

https://www.youtube.com/watch?v=eElg2j5RlSQ

 

Em meio a um mercado financeiro cada vez mais amplo, o Sicredi expõe o seu propósito com o objetivo de se posicionar como uma alternativa benéfica não só aos seus associados, mas à sociedade de forma geral. A ideia é mostrar que, além de taxas mais justas e um relacionamento próximo, apoiado pelas soluções digitais, quem se associa ao Sicredi está contribuindo para o desenvolvimento da sua comunidade, pois a instituição trabalha em um modelo de ciclo virtuoso, no qual os recursos captados em uma região ficam naquela comunidade. Esse movimento acontece, por exemplo, por meio de crédito concedido, contratação de fornecedores locais ou mesmo a partir do engajamento em causas sociais.  Além disso, os resultados obtidos pelas cooperativas são distribuídos entre os associados, que também participam ativamente das decisões.

 

“Cada vez mais, as pessoas têm buscado o consumo consciente e esse movimento também faz sentido na hora de escolher a instituição financeira com a qual vai se relacionar. Acreditamos que as marcas devem ir além das transações comerciais e financeiras e realmente fazer a diferença na sociedade. Isso o Sicredi é e sempre foi, uma instituição financeira que gera crescimento coletivo e que impacta positivamente as regiões em que atua. Essa é a nossa razão de existir há mais de 118 anos”, afirma Fernando Di Diego, Gerente de Marketing do Centro Administrativo Sicredi.

 

Elaborada em parceria entre as agências Hoc – House of Creativity - e Jotacom, a campanha dará ênfase ao modelo de atuação do Sicredi – o cooperativismo de crédito -, mostrando sua capacidade de gerar impacto social e econômico positivos. Para isso, apresenta escolhas de alternativas mais sustentáveis para o dia a dia, por meio de comparações, por exemplo, entre poluição e fontes de energia renováveis, consumismo desenfreado versus consumo consciente e, claro, individualismo versus cooperação.

 

Considerando a multiplicidade de perfis com os quais a marca dialoga, a campanha terá mensagens específicas para cada público, sejam eles ligados aos segmentos de pessoa física, pessoa jurídica ou agro, entre outros. Para isso, um hub de conteúdo será disponibilizado, com informações e peças de comunicação direcionadas para cada um deles, vídeos institucionais do Sicredi e sobre cooperativismo de crédito, que mostram como o impacto positivo é gerado na prática. Essas informações poderão ser acessadas em https://www.sicredi.com.br/alternativa.

 

Impacto positivo comprovado

Mais do que embasar toda a campanha institucional do Sicredi, o impacto positivo da instituição financeira cooperativa foi corroborado em estudo realizado no ano passado. Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a presença e a atividade de uma cooperativa de crédito incrementam o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, criam 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumentam o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local e contribuindo com o desenvolvimento das regiões.

 

“A nossa nova campanha institucional mostra que a escolha da instituição financeira pode fazer toda a diferença na sociedade. Queremos estabelecer esse diálogo com o público e apontar caminhos, nos apresentando como uma alternativa, nossa visão de mundo, nossa causa e nossas ações como uma opção”, reforça Di Diego.

 

Ficha técnica

Título: Propósito – Manifesto

Produto: Institucional

Direção de Criação: Gregório Leal

Direção de Arte:  Carlos Farneda, Daniel Jardim, Fábio Mello, Felipe Andrade, Aline Strobelt, Renato Vasques

Redação: Marlon Abrahão, Taís Casagrande e Camila Paulos

Produção Gráfica: Ernani Furtado

RTVC: Alessandra Santos e Ernani Furtado

Mídia: Denise Marusiak, Mariana Velloso, Jéssica Lazuta, Juliana Claro, Jurgis Figueiredo, Gabriela Siqueira, Bruna Souza, Rafael Romero, Gabriel Igima, Flávio Pereira e André Silva

Planejamento:  Alexandre Laybauer, Thiago Sheer

Planejamento Redes sociais: José Passarinho Netto, Brunno Macenno e Milena Santos

Projetos: Mariane Cunha, Carolina Midori e Dalila Rossini

Atendimento: Tânia Grigoletto, Giana Oliveira, Mayara Mendes, Carla Martins e Fábia Mabel

Estúdio Fotográfico: Cora Produtora

Fotografia: Clarissa Londero

Tratamento de Imagem: Gustavo Dias

Produtora de Filme: Mythago Produções

Diretor do Filme: Mocita Fagundes

Produtora de Áudio: Radioativa

Aprovação Cliente: Ariel Ferraz, Fernanda Hack, Gabriel Oro, Juliane Penteado Dias, Mayara Marcanzoni Bortolotto, Rochele Boschetti e Victor Hugo Melo da Costa

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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PNUD realiza palestra à cooperativa Primato
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PNUD realiza palestra à cooperativa Primato

Cooperados e colaboradores da cooperativa Primato participaram, nesta quinta-feira (29), da palestra online Descomplicando os ODS, ministrada pela analista de desenvolvimento sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Vitória Faoro. A coop paranaense foi sorteada para receber a palestra customizada e alinhada aos seus negócios e projetos já realizados, no lançamento nacional do Dia C 2021, ocorrido em fevereiro.

Com bastante informação, mas de forma bem simples e direta, Vitória Faoro apresentou dados sobre como a coop podem atuar, junto com outras, em prol da agenda mundial e mostrar como são, de fato, protagonistas do desenvolvimento local sustentável.

Além do presidente da Primato, Anderson Sabadin, o evento contou, ainda, com a participação do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, da gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, da gerente de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB, Geâne Ferreira, e representantes do Sistema Ocepar, Fabianne Ratzke e Humberto Vasconcelos.

A analista de Promoção Social da unidade nacional do Sescoop, Vanessa Pacheco, apresentou o Dia C aos cooperados e colaboradores da coop.

 

PRIMATO: Fundada em 1997, a cooperativa se especializou na produção de suínos e manejo de gato de leite. Está localizada na cidade de Toledo (PR). Com seu crescimento, a fabricação de ração para esses setores agropecuários foi introduzida e, com isso, surgiu a necessidade de alterar a marca. Surge então a Primato Cooperativa Agroindustrial. Diversificando seus negócios, a coop inicia também sua atuação no setor supermercadista, restaurantes, farmácia humana, recebimento de grãos e posto de combustível.

Consolidada, a coop planeja a abertura de mais supermercados e postos de combustíveis na área de atuação, e, ainda, ampliar a capacidade de recebimento de grãos, bem como sua industrialização, e aumentar o leque de alimentos com marca própria, sempre seguindo os princípios e os valores do cooperativismo.

 

ACESSE

Quer ficar por dentro de tudo o que aconteceu no lançamento nacional do Dia C 2021, clique aqui.

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