Programa desenvolvido pelo AgTech Garage teve 209 startups inscritas e doze selecionadas na América Latina; Sicredi escolheu trabalhar com a Lucro Rural e Connect Farm
O Intensive Connection, programa para startups focado em soluções inovadoras para a sustentabilidade e competitividade do agronegócio nacional, desenvolvido pelo AgTech Garage, maior hub de inovação da América Latina para o agronegócio, com o apoio do Sicredi, anunciou as startups selecionadas na sua terceira edição – 12 no total. O Sicredi participou da seletiva deste ano sobre o tema “Empoderar o Produtor Rural com acesso a novas tecnologias” e selecionou dois projetos.
Nesta edição do programa, os participantes precisaram propor soluções inovadoras que atendessem um desenvolvimento rural sustentável e competitivo. Os pilares propostos foram: Planejamento de Safra, Gestão Financeira da propriedade e Controle e manejo de pragas e doenças na lavoura. Nesse contexto, a instituição escolheu trabalhar com a Lucro Rural e Connect Farm. A Lucro Rural oferece soluções de gerenciamento da fazenda, sobretudo no âmbito financeiro, tributário e de compras e vendas da propriedade, visando aumentar a lucratividade do negócio. Enquanto a Connect Farm trabalha com a integração de dados agronômicos com o objetivo de aumentar a rentabilidade da produção no campo, otimizando o uso de recursos e direcionando esforços para o aumento da produtividade.
“Essa é uma iniciativa que gera benefícios a todos os envolvidos, já que eleva o nível de maturidade das startups, gera inovação, acelera a digitalização no campo e nos mantém com um relacionamento próximo dos associados ligados ao agronegócio. As startups escolhidas apresentaram soluções sólidas e muito conhecimento para resolver as temáticas propostas. Como uma instituição financeira cooperativa que busca colaborar com o desenvolvimento do agronegócio no Brasil, estamos orgulhosos em apoiar o projeto e beneficiar os produtores rurais”, afirma Dagoberto Trento, gerente de Estratégia e Inovação do Sicredi.
O número de inscrições para o Intensive Connection mais do que dobrou na edição deste ano em relação à do ano anterior, chegando a 209 startups inscritas. A seletiva foi aberta, pela primeira vez, a ag&food techs de toda a América Latina e 20% das inscrições vieram de fora do Brasil. Além do Sicredi, participaram da seletiva deste ano a brasileira de papel e celulose Suzano, que selecionou as startups Amtech e Plantem; a marroquina de fertilizantes OCP (Sensix e Krilltech; a francesa de saúde animal Ceva (E-ctare e Pecsmart), a trading americana Bunge (AgTrace e Manfing) e a multinacional alemã Bayer, que escolheu a Já entendi e a My Farm Agro.
“Sem dúvida, o Intensive Connection se consolida como um dos principais programas de potencialização de startups no agronegócio mundial, tanto pelo alto nível dos parceiros, líderes em seus segmentos, como dos empreendedores selecionados”, afirma José Tomé, CEO do AgTech Garage.
O programa Intensive Connection é equity free, isto é, não requer participação acionária nas startups e tem duração de seis meses. No período que vai de maio a outubro de 2021, as startups terão acesso a mentorias, networking, eventos, conexões e todo o apoio do AgTech Garage e dos parceiros corporativos para aperfeiçoarem suas soluções e ganharem escalabilidade. A proximidade entre as companhias e as ag&food techs pode resultar ainda em provas de conceito de produtos (POCs), negócios, co-desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e até mesmo investimentos, tudo para impulsionar a sustentabilidade e competitividade do agronegócio.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
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Sobre o AgTech Garage
O AgTech Garage é um hub de inovação especializado no agronegócio. Criado em 2017, conta hoje com mais de 40 grandes empresas parceiras, líderes em seus segmentos e mais de 750 startups conectadas em sua comunidade virtual. Pioneiro em fomentar a prática da inovação aberta no agronegócio, suas iniciativas, práticas e ferramentas são responsáveis por impulsionar a competitividade de seus parceiros na construção de produtos e serviços inovadores para uma cadeia agroalimentar cada vez mais digital e sustentável.
O Sicoob Ipê iniciou no sábado, 24, a distribuição da primeira tonelada de alimentos para famílias em situação vulnerável. A meta até dezembro é superar 11 toneladas e, assim poder minimizar, a condição de fome de pelo menos 500 famílias em Campo Grande. É a continuidade da campanha a Solução está na Cooperação, ocorrida em 2020.
Foram entregues as primeiras 50 cestas básicas para famílias dos bairros Santa Luzia, Vila Nasser e Jardim Cerejeiras. Os beneficiados são mães e pais dos alunos atendidos pelos projetos Capoeira Sim, Violência Não e Muay Thai e Cidadania, apoiados pelo Sicoob Ipê, desde 2019.
A Cooperativa está usando recursos do Fates (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), que são destinados para ações sociais para atender o sétimo princípio do cooperativismo (Interesse pela Comunidade). Para completar o custo das 50 cestas básicas, que serão adquiridas mensalmente, os funcionários e diretores também participam coletivamente, doando dinheiro e indicando as comunidades e entidades a serem beneficiadas a cada mês.
“Queremos o envolvimento de todos neste momento tão delicado que vivemos, para amenizar o sofrimento de pessoas que não têm trabalho e renda suficiente para manter o básico em casa. É o cooperativismo em sua essência, participando para melhorar a comunidade local. É o que nos motiva a fazer o nosso melhor para nossos cooperados”, observou a presidente do Sicoob Ipê, Elza Jorge.
A etapa de arrecadação de alimentos encerra dia 30 de abril
A pandemia não trouxe apenas impactos sanitários, mas também reflete de forma negativa na economia e consequentemente no social. Muitas famílias perderam renda e estão passando necessidade.
Por isso, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, por ser uma instituição financeira cooperativa, possui uma responsabilidade perante às comunidades onde está inserida. Pensando neste momento desafiador em que muitas pessoas estão vivendo, por conta da pandemia, a Cooperativa lançou a campanha social União em Dobro.
Lançada no início de abril, a campanha União em Dobro está arrecadando ao longo deste mês alimentos não-perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, açúcar, dentre outros. Toda a quantidade arrecadada será dobrada pela cooperativa, que espera, dessa forma, impactar mais pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade.
“A campanha União em Dobro é uma iniciativa concreta para que possamos praticar nossa solidariedade, nossa compaixão e, ao dobrar a quantidade arrecadada, queremos atender a mais pessoas na sociedade, fazendo a diferença na vida da comunidade”, comenta o presidente da cooperativa, Celso Ramos Regis.
A campanha tem mais duas etapas: produtos de higiene e limpeza no mês de maio e leite em pó em junho. “A dinâmica é muito simples: tudo o que a Cooperativa arrecadar ao final de cada etapa, ela vai dobrar! Estamos recebendo muitos donativos e fazendo parcerias com diversas empresas e associados. Até o momento, já temos mais de 10 toneladas de alimentos”, explica o presidente Celso Régis.
Faça a sua doação e coopere com quem mais precisa. Não se esqueça: União em Dobro!
Locais de arrecadação:
Agências em Campo Grande
- Agência UFMS - Campus Universitário, Setor Bancário, S/N - Fone: (67) 3323-6800
- Agência 14 de Julho - Rua 14 de Julho, 357 - Centro - Fone: (67) 3312-8360 -
- Agência Julio de Castilho - Av. Julio de Castilho, 1274 - Vila Sobrinho - Fone: (67) 3362-6623
- Agência Av. Bandeirantes - Av. Bandeirantes, 1966 - V. Bandeirantes - Fone: (67) 3385-0802
- Agência Afonso Pena - Av. Afonso Pena, 2790 – Centro - Fone: (67) 3321-2100
- Agência HU - Av. Senador Filinto Muller, 355 – Vila Ipiranga - Fone: (67) 3346-3902
- Agência Parque das Nações - Av. Afonso Pena, 4324 - Jardim dos Estados - Fone: (67) 3323-7450
- Agência Guaicurus - Rua Francisco Aguiar Pimenta, 2731 - Bairro Universitário - Fone: (67) 3026-9199
Três Lagoas/MS
- Agência Três Lagoas - Rua Elmano Soares, 442 - Centro - Fone: (67) 3521-9981
Corumbá/MS
- Agência Corumbá - Rua Frei Mariano, 800 - Centro - Fone: (67) 3231-7419
Brasilândia/MS
- Agência Brasilândia - Rua Raimundo Assis de Alencar, 725 - Centro - Fone: (67) 3546-1156
Água Clara/MS
- Agência Água Clara - Av. Benevenuto Ottoni, Q. 72, L. 02, Jardim São Judas Tadeu - Fone: (67) 3239-4600
Cooperativas agropecuárias podem se inscrever se inscrever no Selo Agro Mais Integridade 2021/22, até o dia 4 de junho. Em sua quarta edição, o selo reconhece organizações do agro que adotam práticas de integridade com enfoque na responsabilidade social, sustentabilidade, ética e comprometimento de impedir fraudes, suborno e corrupção.
As inscrições podem ser feitas aqui. A cerimônia de premiação está prevista para janeiro de 2022.
Na última edição, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) premiou 19 empresas, sendo que quatro delas receberam a certificação pela segunda vez e oito, pela terceira vez. A premiação foi entregue pela ministra Tereza Cristina e pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário.
Para conquistar o Selo Mais Integridade, a empresa ou cooperativa precisa comprovar que tem um programa de compliance, código de ética e conduta, canais de denúncia efetivos, promove ações com ênfase na responsabilidade social e ambiental e treinamentos para melhoria corporativa.
Além disso, é preciso estar em dia com as obrigações trabalhistas, não ter multas relacionadas ao tema nos últimos dois anos, não ter casos de adulteração ou falsificação de processos e produtos fiscalizados pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), ter ações de boas práticas agrícolas enquadradas nas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e não ter cometido crimes ambientais nos últimos 24 meses.
Toda a documentação é analisada pelo Comitê Gestor do Selo, instituído pela Portaria nº 599, de 16/4/2018, e do qual a OCB faz parte. Após a análise e homologação do resultado, a lista com as vencedoras é publicada no Diário Oficial da União, até o dia 31 de dezembro de 2021.
BENEFÍCIOS
Entre os benefícios de se obter o Selo Agro Mais Integridade estão:
• As empresas premiadas ficam autorizadas a realizar ampla divulgação do selo, gerando publicidade positiva;
• Pode melhorar a classificação de risco em operações de crédito junto a instituições financeiras;
• A implementação de um efetivo programa de compliance;
• Maior confiabilidade e valor aos olhos do mercado.
(Com informações do Mapa)
Convidadas a responder um questionário com perguntas técnicas, ainda em 2020, 216 coops atenderam ao pedido da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O objetivo da pesquisa foi conhecer mais e melhor os modelos cooperativos atuantes no Ramo Saúde, em especial as cooperativas de especialidades médicas, as de trabalho médico e as constituídas por outros profissionais da área, como fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, dentre outros.
Do total de cooperativas respondentes, 89 são da região Sudeste, 63 do Nordeste, 22 do Centro-Oeste, dez do Norte e outras dez do Sul. Vinte e duas cooperativas não responderam a sua região de atuação.
A consolidação das respostas, que tem sua primeira versão divulgada nesta sexta-feira (23/4), gerará insumos que auxiliarão a atuação do Sistema OCB junto ao poder público, na busca da construção de uma agenda positiva para o cooperativismo de saúde.
Na consolidação será possível ver que o percentual médio de participação nas AGOs aumentou entre os anos de 2019 e 2020, passando de 33% para 47%. Também está divulgado que mais de 70% das cooperativas respondentes pratica a intercooperação e que a pandemia afetou, além das cooperativas, o trabalho e a renda dos profissionais cooperados: foram observadas quedas na produção do trabalho, ampliação na utilização de empréstimos e aumento do estresse e da insegurança profissional.
“Esses resultados evidenciam, ainda mais, a dura realidade que a pandemia impôs a todos, em especial aos profissionais e negócios do setor saúde. E a avaliação deles tem sido importante para revisão das ações do Sistema OCB e para demonstrar novas oportunidades para nossa atuação”, comenta a gerente Técnica e Econômica da OCB, Clara Maffia.
O diagnóstico foi elaborado pela Unidade Nacional e contou com o apoio das unidades estaduais da OCB na sua aplicação. Para acessar o documento, clique aqui.