Agrotins 2022 espera movimentar cerca de R$ 2 bilhões em negócios
Featured

Agrotins 2022 espera movimentar cerca de R$ 2 bilhões em negócios

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, visitou a 22ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que neste ano tem como tema Integrar, Intensificar e Preservar. A visita aconteceu nessa quinta-feira (12). Freitas conferiu as novidades do evento e destacou a força do cooperativismo em relação ao tema da feira e também como forma de apoiar e incentivar o desenvolvimento sustentável. 

Márcio esteve acompanhado pelos ex-ministros da Agricultura, Alysson Paolinelli (indicado ao prêmio Nobel da Paz, em 2021), e Roberto Rodrigues, além do presidente e da superintendente do Sistema OCB do Tocantins, Roberto Khouri e Maria José Oliveira.  

A feira, considerada a maior do segmento na região Norte do País, teve início na quarta-feira (11) e acontece até sábado (14). O evento é promovido pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). Para este ano, a organização espera reunir 120 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 2 bilhões em volume de negócios. 

A Feira  

A Agrotins acontece em Palmas no Parque Agrotecnológico do Tocantins e conta com estandes, vitrines e pavilhões com palestras, minicursos, rodas de conversa e exposições de pesquisas, projetos e tecnologias, além da comercialização de produtos e uma rádio exclusiva com entrevistas e destaques sobre o evento.  

Este ano o evento conta com os pavilhões Agrotecnologia, Aquicultura e Pesca Esportiva, Beija-Flor, Canarinho, Jaburu, Pecuária, Casa do Adubo, Escola do Legislativo, Adail Santana e Unitins. Integram o time que promove a feira a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e a Tocantins Parcerias, além de empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais. 

Cafés Coamo estão com novo layout
Featured

Cafés Coamo estão com novo layout

Aquele cheirinho de café que acabou de ficar pronto é um convite irrecusável para um momento agradável. O café conquista a cada ano milhares de novos consumidores e, por isso, na linha de produção de alimentos da cooperativa, o café faz parte do portifólio de produtos há mais de duas décadas. Recentemente com rebranding da linha alimentícia da Coamo, os cafés também mudaram de layout. Se mantém a ideia de padronização do mesmo fundo para formação de bloco de gôndolas e com uma imagem central para cada um. O que muda na embalagem de uma para a outra é a cor de cada categoria.

 

Segundo o chefe do departamento de Marketing e Trade Marketing, Edson Watanabe, o Café Coamo Premium, por exemplo, tem traçados em dourado trazendo mais elegância ao produto e tons vermelhos para a linha premium. O Café Coamo Tradicional apresenta Tom achocolatado para um café com torra média. Quanto ao Café Coamo Extraforte vem com cor escura para um café com torra moderadamente escura. Todos são comercializados em embalagens de 500g a vácuo e almofada.

 

Watanabe explica que a cooperativa também comercializa cafés com as marcas Sollus e Dualis. “Ambos passaram por mudanças de embalagens. No Café Sollus Extra Forte, tem agora a fumaça de calor que transmite toque sensorial na embalagem. A marca usa fundo avermelhado para se assemelhar ao produto atual, com o intuito de manter o cliente fiel. Um design que procurou enobrecer a marca”, revela.

 

Quanto ao Dualis Extra Forte ele diz que se mantém o elemento da fruta para trazer o apelo do sabor presente, porém, menos evidente. “A cor predominante permanece o verde da folha de café e com grãos, remetendo ao campo e origem, junto a xícara que destaca o sabor. Destaque para a elementos como galhos e o saco de juta, ligando ao conceito rústico da fazenda.  Na versão de 250 gramas os textos estão em espanhol para exportação”, considera Edson Watanabe.

Sistema OCB participa de missão da Uniodonto no Reino Unido
Featured

Sistema OCB participa de missão da Uniodonto no Reino Unido

A Uniodonto do Brasil, que reúne 217 cooperativas odontológicas no Brasil, realizou visita ao Reino Unido entre os dias 9 e 14 de maio. Formada por 18 dirigentes de 15 estados, a comitiva conheceu como são formadas as relações comerciais entre as cooperativas britânicas para a efetivação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área da saúde para a prestação de serviços complementares.    

A intenção dos dirigentes é trazer para o Brasil a experiência assertiva desenvolvida pelo Reino Unido para aumentar as possibilidades de parcerias das cooperativas odontológicas junto aos órgãos públicos, contribuindo, por exemplo, para complementar a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os dirigentes também estiveram reunidos com o embaixador do Brasil em Londres, Frederico Arruda, e com o chefe do setor de Promoção Social da Embaixada do Brasil. Outro item relevante da agenda foi o encontro com um membro do Parlamento inglês filiado ao Partido Cooperativista, que ocupa 25 cadeiras no governo atual, para conhecer como é feita a representação, visto que Londres é o único país do mundo com um partido voltado para a defesa do cooperativismo.   

A comitiva participou ainda de um curso de formação de lideranças no Cooperative College, a mais antiga instituição de ensino cooperativista do mundo, fundada em 1919, e visitou o Museu do Cooperativismo, em Rochdale, cidade próxima a Manchester, onde surgiu a primeira cooperativa do mundo, em 1844.  

Já no País de Gales, os dirigentes participaram do encontro nacional de dentistas e visitaram uma das cooperativas que opera em modelo similar ao do Brasil.  Eles também se encontraram com a primeira mulher presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Pauline Green (2009-2015).  

O Reino Unido conta um dos movimentos cooperativista mais consolidados do mundo. São 7.137 cooperativas divididas em 16 ramos de atuação, com 13,9 milhões de cooperados e geração de 250 mil empregos diretos. Os ramos Agro e Consumo são os mais representativos. Em 2021, os dois juntos somaram um faturamento de 60 bilhões em libras esterlinas.  

Jordânia, Egito e Marrocos 

O Sistema OCB também está participando da missão internacional liderada pelo ministro da Agricultura, Marcos Montes, à Jordânia, Egito e Marrocos. A visita aos países teve início no dia 8 de maio e segue até hoje, dia 16. O principal objetivo da missão é o encontro com representantes de empresas privadas e de governos dos três países para tratar sobre o fornecimento de fertilizantes e ampliação de investimentos no Brasil.  

O Sistema OCB também está aproveitando a oportunidade para fazer contato com as cooperativas desses países. Na Jordânia e no Egito foram realizados os primeiros encontros bilaterais entre o representante brasileiro e as confederações de cooperativas locais.  

CoopTalks Agro reúne especialistas para debater influência das coops no futuro do setor
Featured

CoopTalks Agro reúne especialistas para debater influência das coops no futuro do setor

“O movimento cooperativista está pronto para continuar gerando confiança, se organizando e produzindo a fim de garantir prosperidade não apenas para os cooperados, mas para a sociedade como um todo”. A afirmação foi feita, nesta segunda-feira (16), pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a abertura da 3ª edição do CoopTalks Agro, que este ano teve como tema “O futuro do Agro no Brasil e a influência das cooperativas”.  

Para Márcio, o cenário que se aproxima tende a mudar a tendência global, que nos últimos anos era de abertura dos mercados, para um fechamento gradual das economias. “As nações têm se mostrado mais cautelosas em relação a dependência externa de produtos. Devemos ter um novo período muito complexo e desafiador”, destacou.  

Esse cenário, de acordo com Freitas, é fruto, entre outros fatores, do conflito entre Rússia e Ucrânia, que pode ter como consequência uma crise de abastecimento mundial. “Aqui no Brasil temos a questão da alta dos custos de produção, somos impactados pelo aumento dos preços dos combustíveis e dos fretes, por exemplo”, salientou.  

Apesar das dificuldades, o presidente do Sistema OCB considera que o cooperativismo está pronto para se superar novamente. “Conseguimos enfrentar a pandemia sanitária e provar que somos fortes e resilientes. Não paramos um só dia nossas atividades. Estamos preparados para superar as questões econômicas e políticas também”, acrescentou.  

Ainda segundo Freitas, o movimento cooperativista tem se preparado para o futuro com muita pesquisa e troca de conhecimento. “Estamos investindo cada vez mais em intercooperação e acreditamos que esse é o caminho em outros setores também. Precisamos conversar muito, pensar estrategicamente em conjunto, compartilhar inteligências”, completou.  

O CoopTalks é promovido pela revista MundoCoop e abre espaço para discussão de temas e tendências pela perspectiva de especialistas, personalidades e pioneiros do setor, com o objetivo de gerar novas reflexões e ampliar o potencial do agronegócio brasileiros.  

Além de Freitas, outros palestrantes de renome participaram da terceira edição do evento. Entre eles, Jacyr Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp/Cosag; Alysson Paolinelli, ex-ministro da agricultura e candidato ao Prêmio Nobel da Paz (2021); José Luiz Tejon, professor e especialista em agronegócio; Wilson Bley Lipski, diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); além de dirigentes de diversas cooperativas brasileiras.  

O evento completo pode ser conferido no link https://www.youtube.com/mundocoop.  

Showtec 2022 tem programação de painéis técnicos, mostra de maquinários e insumos para a produção agropecuária
Featured

Showtec 2022 tem programação de painéis técnicos, mostra de maquinários e insumos para a produção agropecuária

Mais de 20 segmentos voltados ao agro estarão presentes na feira

Entre os dias 25 e 27 de maio, acontece, na sede da Fundação MS, em Maracaju (MS), o Showtec. A maior feira do Agro de Mato Grosso do Sul, contará com mais de 130 expositores, com previsão de receber cerca de 16 mil visitantes oriundos dos principais estados produtores do Brasil, entre produtores rurais, consultores, empresários e estudantes, e a expectativa é superar o valor de negócios realizados na última edição, mais de R$ 150 milhões. 

Há 25 anos, o Showtec é um evento que agrega, em um único local, as novidades do setor com relação a máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias que viabilizem o agronegócio e, principalmente, promove a difusão de informações que possibilita melhor produtividade ao agricultor. Para isso, os temas são abordados pelos maiores especialistas do país em dois locais especialmente construídos para receber o público: a Trincheira Show e a Arena Showtec, cada um com capacidade para receber 300 pessoas . 

Fundamental no processo produtivo, informações e debates sobre o futuro do agronegócio ganharam mais visibilidade nos últimos meses devido a momentos de incertezas que chegaram ao produtor rural brasileiro, causando grande expectativa para as próximas safras. Fatores como guerras, produção agrícola em outros países, preços variáveis nas bolsas de Chicago (EUA) e na B3 (Brasil), eventos climáticos, entre outros, foram assuntos comuns em rodas de conversa e eventos do setor.

A adoção de tecnologias no campo e disseminação de conhecimento são a aposta da programação do Showtec 2022, que traz palestras, debates e demonstrações práticas que possam mitigar riscos na produção e elevar resultados, visando manter a alta produtividade existente no país nos últimos anos. Apesar de 2022 estar sendo um ano de incertezas, principalmente com relação aos fertilizantes, as exportações do agronegócio do Brasil atingiram recorde em março com US$ 14,53 bilhões, um aumento de 29,4% no comparativo anual, segundo dados do Ministério da Agricultura. A cultura da soja liderou as vendas com US$ 7,56 bilhões. 

Para o presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, a programação técnica é o grande diferencial da feira. "O Showtec é uma responsabilidade muito grande. O objetivo é termos um evento que sirva como difusor de tecnologias. Então, precisamos sempre estar na vanguarda, atualizados. E, obviamente, sempre com nossos parceiros, que estão apresentando seus produtos, serviços e tecnologias, suas alternativas para a agricultura", avalia.

Temas como química do solo, com correção de problemas em sistema de plantio direto, biologia do solo, com coberturas vegetais e seus benefícios, a plantabilidade no sistema de produção, alternativas à escassez de insumos no manejo de plantas daninhas, utilização eficiente de pré-emergentes, insumos biológicos para o oferecimento de nutrientes, uso eficiente dos fertilizantes, além de combate ao enfezamento na cultura do milho, estão entre os assuntos da programação.

 

O Showtec conta com a promoção da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS). O apoio é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto (FEBRAP), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Semagro), por meio do Fundo para Desenvolvimento das Culturas para o Milho e para a Soja (Fundems), e Prefeitura Municipal de Maracaju. O Showtec tem patrocínio na modalidade ouro do Sicredi, MS Energy Engenharia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (Senai MS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS), na prata da Inpasa Brasil e Bradesco e na bronze da Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense (Copasul).

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.