Segue a atualização dos boletins semanais produzidos pela OCB, com análises políticas e econômicas, um resumo dos pleitos das cooperativas e infográfico com o levantamento de todas as medidas tributárias de interesse. Além do nosso novo informativo semanal sobre o andamento da Reforma Tributária e seus impactos para o cooperativismo brasileiro. Leiam e compartilhem!
1) Análise Política: elaborada por nossa equipe resumindo as principais tendências e cenários durante a crise. Para acessar, clique aqui. 2) Análise Econômica: elaborada por nossa equipe trazendo impactos da pandemia na economia nacional e para o cooperativismo. Para acessar, clique aqui. 3) Reforma Tributária: resumo semanal sobre o andamento da proposta, reuniões realizadas pela OCB e possíveis impactos para o cooperativismo. Para acessar, clique aqui. 4) Pleitos do Cooperativismo: planilha compilando todas as demandas recebidas das unidades estaduais e ramos relacionadas com a Covid-19, com descrição e encaminhamentos da unidade nacional. Para acessar, clique aqui. 5) Normativos: compilação dos principais normativos federais relacionados com a Covid-19, com link para acesso rápido e análise resumida da unidade nacional. Para acessar, clique aqui. 6) Medidas Tributárias: nossa equipe montou um infográfico para facilitar o acompanhamento das medidas tributárias de interesse das cooperativas. Para acessar, clique aqui.
Está sendo um período de muitos pleitos e insegurança, mas reforçamos que estamos com a equipe em atenção máxima atuando. Todas nossas ações também estão sendo postadas na página especial: https://www.somoscooperativismo.coop.br/covid-19. |
Acontece no dia 30 de outubro, às 10h30, mais um seminário do grupo Estudiosos em Cooperativas (E-Coop), composto por pesquisadores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP). Desta vez, o tema será “Comportamento discricionário do gestor em cooperativas de crédito: uma aplicação da Lei de Benford”, com apresentação do pesquisador e mestre em Contabilidade e Controladoria, Ricardo Theodoro.
Serão apresentados os resultados da dissertação de mestrado de Theodoro, que trazem um jeito inovador para pensar a eficiência das resoluções que afetam estes tópicos nas cooperativas, tanto pela ótica do Regulador (BCB), quanto pela ótica dos Sistemas.
Participarão do evento também o especialista em cooperativismo financeiro, ex-diretor do FGCoop e ex-assessor do Banco Central, Lúcio Faria, e o chefe adjunto do departamento de Supervisão de Cooperativas e de instituições não bancárias, Rodomarque Tavares Meira.
As vagas são limitadas para garantir a participação com interação direta dos participantes.
Inscreva-se em: https://bit.ly/2FZLjMu
Uma das áreas que, certamente, é essencial na vida das pessoas e das organizações, é a comunicação e, no contexto de pandemia, isso ficou muito mais evidente. Por isso, o Sistema OCB realizou nesta quinta-feira uma versão online do tradicional encontro nacional de comunicadores, reunindo profissionais de todo o país. A capacitação teve por objetivo falar sobre os rumos e as estratégias mais inovadoras e eficientes que podemos aplicar no nosso trabalho, mostrando, assim, o quanto o cooperativismo está presente na vida dos brasileiros.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente geral da OCB, Tânia Zanella, falaram sobre o orgulho que sentem de ver uma equipe tão comprometida, não somente em divulgar o cooperativismo, mas em usar as estratégias de comunicação para fortalecer o vínculo entre a cooperativa e o cooperado.
Eles Ambos destacaram o empenho das equipes das unidades estaduais e, também, das cooperativas em manter o fluxo de informações, evitando ruídos e fortalecendo, dessa maneira assim, a imagem institucional das organizações e coops, mesmo num cenário de tantas dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus.
A gerente de comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, também reforçou o compromisso das equipes que se mostraram tão essenciais, contribuindo com uma comunicação direta, constante e marcando presença no meio digital, divulgando conteúdos relevantes e minimizando dos efeitos negativos do distanciamento social. A gestora também apresentou os projetos e frentes de trabalho mais atuais, desenvolvidos pela Unidade Nacional, com o apoio tanto da Diretoria do Sistema OCB quanto do Conselho de Comunicação, formado por representantes das cinco regiões brasileiras. Outro destaque da fala de Daniela foi o anúncio da realização de uma campanha nacional de divulgação do cooperativismo, prevista para começar em novembro.
CENÁRIO DA COMUNICAÇÃO
O especialista em marketing digital, Rafael Rez, falou na sequência, trazendo em destaque as ferramentas de comunicação e seu uso eficiente para a superação dos desafios atuais. Rez chamou a atenção dos participantes para a relevância das redes sociais no mundo dos negócios, especialmente devido às condições tecnológicas do nosso tempo, a um processo constante de transformação digital e, também, em função do surgimento de novos serviços e demandas por causa do distanciamento social, reflexo da pandemia.
Segundo ele, uma presença eficiente nas redes sociais não substitui, por exemplo, o site, que deve ser sempre uma referência para o cliente. “Quem tem uma boa presença nas redes sociais e não tem um site, está construindo um castelo no terreno de outra pessoa”, argumenta.
Para ele, quanto mais integradas forem as estratégias de comunicação, mais eficazes serão os resultados e, por isso, os ajustes na rota das cooperativas precisam ocorrer na mesma velocidade que ocorrem na vida das pessoas. “Muitas instituições são lentas no processo de adaptação às novidades. As pessoas aderem, mas as instituições não. Então, ganha a corrida quem consegue correr mais rápido na direção do que o usuário/cliente quer”, orienta.
Em relação às redes sociais, o especialista destacou ainda os pontos (fortes ou não) de cada uma delas. De acordo com pesquisas, o Instagram e o Whatsapp são as redes preferidas do público, atualmente, mas elas também apresentam aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de potencializar o uso.
“O Instagram, por exemplo, é uma rede predominantemente de imagens e não oferece opções de busca. Já o Whatsapp é excelente para comunicações mais informativas, inclusive é o preferido de 85% das pessoas na hora de receber uma oferta de produto ou serviço. Os outros 15% preferem um bem elaborado e-mail marketing”, explicou.
Para acessar o conteúdo apresentado por Rafael Rez, clique aqui.
WCM
Na última parte do encontro, os comunicadores conheceram a versão digital de um dos mais tradicionais eventos de gestão, liderança e inovação do país: o WCM que, por conta da pandemia, foi adaptado para o meio digital. Luiz Branco, um dos organizadores, apresentou a plataforma exclusiva do evento, que conta com o apoio dos Sistemas OCB, Ocemg, Unimed e Sicoob. Cerca de 50 palestrantes de países diferentes falarão para um público estimado em mais de oito mil participantes.
Um dos anúncios feitos por Branco é que Washington Olivetto, um dos publicitários mais conhecidos dentro e fora do país, e que vai ministrar uma palestra no WCM, terá um momento especial com todos os comunicadores, logo depois de sua participação na programação. Será num ambiente exclusivo, para responder perguntas e fazer um grande bate-papo sobre a comunicação e os desafios que vêm por aí.
O evento que tinha dois dias intensos de atividades terá, desta vez, em três meses, já que os participantes poderão acompanhar todos os detalhes da programação nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e, ainda, acessar todo o conteúdo que ficará gravado até fevereiro do ano que vem.
A novo prédio da Cooperativa conta com os recursos próprios de Centro de Imagem e Centro de Oncologia e Infusões
O novo prédio da Unimed Dourados é um complexo projetado para atender seus beneficiários e oferecer aos cooperados, prestadores e colaboradores um ambiente de trabalho moderno e inovador.
Apesar deste momento de pandemia, a Cooperativa Médica continuou trabalhando, com toda segurança e respeitando as normas de distanciamento, para entregar novos serviços na busca pela melhoria constante no cuidado com seus cooperados, sistema cooperativo nacional e beneficiários.
A Unimed Dourados já tinha em seus recursos próprios o Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia, Ambulatório, Ambulância UTI Móvel e o Programa de Medicina Preventiva Viver Bem.
Recursos Próprios
A nova estrutura conta com o Centro de Diagnóstico Unimed, o CDU, instalado no primeiro andar que proporciona aos seus beneficiários e cooperados equipamentos de imagem de última geração, oferecendo conforto e qualidade, segurança, atendimento humanizado e individualizado nas realizações dos exames de Ressonância Nuclear Magnética, Ultrassonografia, Raios-X e Mamografia.
No quarto andar fica o Centro de Oncologia e Infusões Unimed Dourados, contando com equipe multidisciplinar e especializada para atender o paciente de forma integral durante seu tratamento e acompanhamento. Além da Quimioterapia nosso Centro realiza infusões de imunobiológicos e demais tratamentos parenterais.
O Centro Infusional possui uma recepção ampla, sala de infusão de quimioterapia, farmácia oncológica, posto de enfermagem, sala de triagem e preparo de pacientes e consultório médico.
Dentro do conceito de humanização e atendimento individualizado, a Oncologia Unimed veio para ser uma referência no tratamento contra o câncer.
O ambiente administrativo foi estruturado para oferecer interação entre os setores, buscando agilidade na comunicação, melhor gestão e resultados.
Pensando no aperfeiçoamento de seus cooperados foi projetado no último andar o auditório para a realização de cursos, palestras e eventos corporativos.
De acordo com o diretor presidente da Unimed Dourados, Dr. Jamal Nasser Haddad, o esforço e trabalho para entregar toda a estrutura pronta e preparada para receber os beneficiários com toda segurança foi intenso. “Sabemos que o mundo e nossa região passam por uma travessia complicada nesta pandemia, mas fizemos o melhor para que pudéssemos crescer e oferecer o melhor da Cooperativa. Porque esse é o jeito de cuidar da Unimed Dourados, proporcionando aos nossos cooperados, sistema cooperativo nacional e beneficiários, o respeito e a qualidade no atendimento, afinal este é nosso slogan: Cuidar de você. Esse é o plano”, conclui.
Assista abaixo aos vídeos que mostram a nova estrutura e recursos próprios da Unimed Dourados.
Nova Estrutura: https://youtu.be/Dy7H12d8khY
Centro de Oncologia e Infusões: https://youtu.be/bXac53VpPiY
Centro de Diagnóstico:https://youtu.be/F-bCbT7i6KA
Atendimento e Administração:https://youtu.be/LMqjnjlCRmg
Quando dizemos que o maior capital de uma cooperativa de crédito não é o financeiro, mas o humano, estamos falando dos milhões de pessoas, como eu e você, que encontram nelas tudo o que precisam em termos de instituição financeira. E esse número de pessoas só cresce, quer ver só? Em 2019, segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, do Banco Central do Brasil, o número de pessoas ligadas às 873 cooperativas singulares de crédito chegou a mais de 12 milhões, ou seja, se todos os cooperados fossem vizinhos, seríamos maiores do que o estado de Pernambuco, tão grandes quanto países como a Bélgica, Portugal e Grécia e até maiores do que os Emirados Árabes ou a Áustria.
Aqui, elas são tão essenciais que, em quase 600 cidades brasileiras, são a única instituição financeira presente, atendendo com qualidade e cumprindo todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central. Ah, e por falar em atendimento, a nossa rede é simplesmente a maior do país, com 873 coops singulares e 6.043 postos de atendimento. É por isso que já somos 4,5% da população brasileira.
DICC
Esses números, por si só, já seriam suficientes para nos unirmos aos mais de 100 países onde o cooperativismo está presente para comemorar, na próxima quinta-feira (15/10), o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). Especialmente porque eles, os números, mostram que elas, as coops de crédito, levam esperança às comunidades e isso tem tudo a ver com o tema da celebração deste ano, proposto pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês), que é Cooperativas de crédito: trazendo esperança à comunidade global.
Segundo o WOCCU, há, no mundo todo, mais de 85 mil cooperativas de crédito que representam mais de – incríveis – 274 milhões de cooperados em todos os países onde estão presentes, sempre atuando como centros de segurança para sua gente, oferecendo além de crédito, inclusão e educação financeira. Em nível de comparação, o Brasil tem, atualmente, cerca de 211,7 milhões de pessoas.
Vale destacar que o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é celebrado ao redor do globo, sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, desde 1948.
CELEBRANDO RESULTADOS
E porque celebrar? Simples: Como são instituições formadas por pessoas e para pessoas, elas possuem em seu DNA uma preocupação essencial com seu público, por isso, a realização de ações sociais com foco na transformação de realidades é uma característica dessas coops. E os números do Dia de Cooperar (Dia C) comprovam isso.
O Dia C, como também é conhecida a iniciativa do Sistema OCB e realizada por cooperativas de todos os ramos em todas as partes do país, é o maior movimento de voluntariado do setor, e neste ano, teve grande parte das ações voltadas ao combate aos efeitos da pandemia. Até agora, mais de 1,7 mil ações já foram realizadas (de um total de 2,6 mil), beneficiando quase 2,7 milhões de brasileiros. Até o fim do ano, a expectativa é de atender 4,2 milhões de pessoas.
E as cooperativas de crédito têm tudo a ver com esse resultado. Até agora, cerca de 75% de todas as iniciativas do Dia C foram realizadas por elas.. E o percentual é ainda maior quando olhamos com a lente do combate à pandemia, ou seja, de tudo o que foi realizado para minimizar os efeitos dessa crise sanitária global, 76,1% foram realizadas pelas nossas coops de crédito.
Vale dizer que 77,3% de tudo o que as coops de crédito já realizaram no Dia C foi voltado para minimizar os efeitos da pandemia. E se a gente converter esses números em atendimentos focados nas pessoas, teremos o seguinte cenário: do total de pessoas beneficiadas até o momento, cerca de 2,7 milhões, temos 1.249.955 pessoas beneficiadas com as ações realizadas pelo Ramo Crédito, e isso representa 47% de todos os beneficiados, até agora.
Viu só!? Quando a gente coopera junto transforma um monte de vidas, de verdade.
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