A Frísia Cooperativa Agroindustrial foi a anfitriã do Agro+Lean, encontro anual que visa a troca de experiências sobre a gestão em propriedades rurais. O evento reúne produtores, consultores e profissionais ligados ao agronegócio de todo o Brasil. Estiveram presentes 380 pessoas, sendo 70% de outros estados do País.
Tema - O tema desta edição foi “O agronegócio do futuro: pessoas mobilizadas para melhorar, todos os dias”, e mostrou a importância do engajamento das pessoas envolvidas no processo para o sucesso do negócio. O diretor-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, considerou um orgulho receber o evento. “Ser a primeira cooperativa a receber o evento, fora de Piracicaba, nos engrandece. O conteúdo nos traz muita discussão sobre a forma como precisamos encarar os nossos negócios, seja dentro da cooperativa como também junto aos nossos cooperados. Termos gestão profissional vai fazer cada vez mais parte das nossas vidas”, destacou Greidanus.
Filosofia - O gerente de Pecuária da Frísia, Mauro Souza, lembrou a importância da filosofia empregada na gestão das propriedades. “O grande reflexo vem da mudança de comportamento das pessoas, onde cada um começa a entender o seu papel no negócio e a montar equipes que caminham por si só, não necessariamente ter alguém gerenciando o processo o tempo todo”.
Programa Master - Feito em parceria com a Clínica do Leite, junto ao Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), a Frísia aplicou o programa Master Dairy Administration (MDA), que estabelece diretrizes para administração das propriedades, levando em consideração princípios de qualidade e motivação de equipe. Os assistentes-técnicos da cooperativa são treinados para detectar pontos de melhoria com base na coleta de dados fornecida pelos produtores, que também passam por uma capacitação.
Modelo de gestão - O MDA é um modelo de gestão criado pelo Prof. Paulo Fernando Machado para negócios agropecuários, com base na filosofia lean. Para difundir seu sistema em todo o País, Machado fundou o movimento “Agro+Lean”, para promover programas de formação, projetos estratégicos e o evento anual.
Origem e filosofia do programa - A filosofia lean revolucionou a forma de gerenciar a indústria manufatureira, gerando produtos melhores, de forma mais rápida e mais barata. A metodologia é baseada nos trabalhos de Walter Andrew Shewhart, físico, engenheiro e estatístico americano, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade", e nos princípios gerenciais criados por William Edwards Deming, estatístico conhecido por difundir a melhoria de processos produtivos no Japão.
Diferencial - “Toda a empresa que tem experimentado a filosofia lean em seus negócios tem se diferenciado, tem conseguido ambientes melhores de produção, mas, principalmente, equipes mais felizes, e isso tem feito muita diferença para a Frísia”, conclui Souza.
Aplicação - O Agro+Lean é dedicado a discutir a aplicação da filosofia lean na gestão de negócios agropecuários. Com palestras, painéis e fóruns, serão apresentadas as práticas, conquistas e desafios vivenciados por fazendas e empresas de diferentes portes e regiões, que buscam a melhoria contínua de seus sistemas de gestão.
Atividades - As atividades se estenderam até a manhã de sexta-feira (07/12), quando foram realizadas as visitas a fazendas produtoras de leite de cooperados Frísia. As visitas tiveram como objetivo observar na prática a aplicação do MDA.
Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). (Imprensa Frísia)
Pesquisas recentes constataram que a expectativa de vida da população mundial está aumentando a cada novo ano e já que viveremos mais, precisamos redobrar o cuidado com a nossa saúde para chegarmos à melhor idade saudáveis e cheios de disposição.
Há muito tempo, o Sistema de Saúde Suplementar reforça que para evitarmos o adoecimento precisamos focar em prevenção e praticar hábitos saudáveis. Medidas estas que são os pilares no modelo assistencial de Atenção Personalizada à Saúde, amplamente reconhecido na Europa e nos Estados Unidos pelos excelentes resultados à saúde da população local.
O diferencial do modelo é o atendimento personalizado com médicos de referência e equipe multidisciplinar, que conhecem todo o seu histórico, acompanham de perto a sua saúde e planejam o projeto terapêutico conforme suas necessidades.
Ao acompanhar a evolução da saúde de forma integral, os diagnósticos são baseados no ritmo de vida de cada um e na influência dos fatores biológicos de forma individualizada.
Por meio dessa avaliação integral o médico de referência cuida, trata e previne de acordo com cada caso e, quando há necessidade, realiza o encaminhamento a um médico especialista que compartilhará o cuidado e direcionará para o tratamento adequado.
Esse modelo se tornou tendência global, pois potencializa o vínculo entre médico de referência e paciente, estimulando o autocuidado para uma vida saudável e garantindo o cuidado em todas as etapas da vida.
Fonte: Unimed CG
O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,9 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – encerra 2018 com chave de ouro. Fechando a campanha institucional de 2018, os filmes de Natal e Réveillon conectam as histórias contadas em datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, unindo todos os seus diferentes personagens nas mesmas festividades de fim de ano e, com isso, concluindo a estratégia de sustentação institucional ao longo deste período, com o tema “Juntos para transformar”.
Interligação - Para interligar todas essas datas comemorativas e, agora, também as festas de Natal e Ano Novo, foram desenvolvidos conceitos que nascem do propósito da marca, isto é, o "Fazer juntos para fazer a diferença", mostrando que a colaboração tem o poder de transformar uma situação comum em extraordinária, por meio de quatro filmes principais que se atrelam, formando uma única grande história. Em cada filme, todos os personagens são moradores de uma mesma vizinhança e interagem uns com os outros dentro de situações do cotidiano, que condizem com a data de lançamento de cada vídeo.
Quarta e última etapa - "A quarta e última etapa de nossa campanha institucional deste ano celebra as festas de final de ano com uma abordagem que valoriza o cuidado com o próximo, seja da nossa família, amigos ou da comunidade. Afinal, quando as pessoas se unem, podem juntas mudar uma realidade", afirma Ana Paula Cossermelli, superintendente de Comunicação, Marketing e Canais do Banco Cooperativo Sicredi.
Filmes - Três filmes integram essa etapa final da campanha institucional: um teaser de 24 segundos para web, simulando uma conversa por aplicativo de mensagens entre o porteiro e os vizinhos para combinar uma surpresa para o Sr. Amaury, um solitário morador do mesmo prédio; o filme principal, de 60 segundos, para TV e web, que traz o cotidiano desse condomínio, sob a perspectiva do Sr. Amaury, personagem que, na noite de Natal, sozinho em casa, é chamado pelo porteiro e, na recepção do prédio, é surpreendido por uma ceia preparada pelos demais condôminos; e um outro vídeo, também para web, de 28 segundos, fazendo a retrospectiva da campanha e interligando as histórias do Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, no qual uma das personagens, Amanda, grava um vídeo selfie com todos os vizinhos da ceia de Natal, encerrado com a frase "Juntos para transformar 2019 em um ano incrível".
Filme principal - Intitulado "Juntos para transformar vizinhos em família", o filme principal será veiculado nacionalmente no intervalo do especial do cantor Roberto Carlos, na Rede Globo, na noite de 21 de dezembro. Além das peças, compõem esta fase da campanha: spots de 30 segundos para rádio, anúncios para jornais e revistas, web banners, cards para Facebook, cartão de Boas Festas, mala direta e SMS.
Recordar é bom - Ao longo de 2018, o Sicredi elaborou diversas peças para sua campanha institucional, com o tema “Fazer juntos”. A ideia foi mostrar o conceito do cooperativismo presente no dia a dia das pessoas e como elas podem se beneficiar de diversas formas, além de estabelecer uma relação mais próxima e descomplicada entre o Sicredi e seus associados, especialmente os mais jovens.
Sintonia - Todas as peças estiveram em sintonia com uma data comemorativa, ressaltando a cooperação entre as pessoas como ponto crucial para a evolução humana, o que inclui a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da comunidade.
Dia dos Namorados - O filme do Dia dos Namorados, por exemplo, contou a história de dois jovens que vivem em um condomínio e recebem uma “forcinha” de vizinhos mais experientes para ficarem juntos. Já a campanha de Dia das Mães retratou a cooperação entre duas mães em momentos de dificuldades que uniram forças e se tornaram grandes empreendedoras, além de garantirem a alegria dos filhos. Finalmente, a campanha de Dia dos Pais contou a história de um pai deficiente auditivo que foi surpreendido pela filha e seus colegas de escola na apresentação em prol de seu dia.
Veja o filme
E, para conferir todos os vídeos da campanha institucional do Sicredi, clique aqui.
Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,9 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Ficha técnica
Direção de Criação: Gregório Leal e Carolina Sebben
Direção de Arte: Gabriel Martinez e Gabriel Jansen
Redação: Gregório Leal, Gustavo Lacerda e Gabriela Fofonka
Produção Gráfica: Fabiana Crippa
Produção Eletrônica: Fabiana Crippa e Flavia Cota
Mídia: Denise Marusiak, Mariana Velloso, Daiana Bellaver e Luana Zeloschi
Planejamento: Daniele Lazzaroto e Lucas Kircher
Atendimento: Tânia Grigoletto, Giana Oliveira, Marília Jung e Luana Olave
Fotografia: Raul Krebs e Mariana Molinos
Tratamento de Imagem: Casulo
Produtora de Filme: Santa Transmedia
Diretor do Filme: Felipe Blankenheim
Produtora de Áudio: Loop Reclame
Aprovação: Ariel Ferraz, Elemara Swbilowiez, Luciana Pedrolo e Victor Costa
Representantes de cooperativas de crédito, bem como suas centrais, federações e confederações participaram nesta quarta-feira, em Brasília, do primeiro dia do Fórum de Monitoramento promovido pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), com o apoio do Sistema OCB e do Banco Central. O evento está na terceira edição e termina amanhã (6/12).
A abertura contou com a participação do presidente do FGCoop, Bento Venturim, do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e do chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não-bancárias do Banco Central, Harold Espínola.
Durante sua fala, Bento Venturim, destacou a relevância do fórum para o fortalecimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Dentre os assuntos abordados ao longo dos dois dias do fórum, segundo ele, estão a apresentação do novo modelo de monitoramento, construído a partir da realidade das cooperativas de crédito, por integrantes do SNCC e, também, do Sistema OCB.
“Queremos, daqui por diante, ser reconhecidos por nossa capacidade de antecipar, prevenir e mitigar problemas, por meio da melhoria do monitoramento e implementação da assistência financeira às cooperativas”, declarou o presidente do FGCoop.
Já o presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas, frisou que, no cooperativismo, os processos de gestão e governança têm como base a transparência e que, graças a ela, é possível gerar confiança tanto nos cooperados quanto no ente regulador. “Agindo assim, vamos mostrar à sociedade que o nosso modelo de negócios é, de fato, a grande moeda do milênio”, comentou a liderança.
AUDITORIA
Convidado para falar sobre auditoria cooperativa, o representante do Banco Central, Harold Espínola, enfatizou que é preciso encará-la como uma oportunidade de conhecimento do próprio negócio e, ainda, como uma ferramenta de aprendizado. “A ideia é tão interessante que o Banco Central até pensa em utilizá-la em outros segmentos financeiros”, comentou. A questão da auditoria cooperativa será tratada, em detalhes, nesta quinta-feira.
MONITORAMENTO
O presidente do FGCoop explicou que, para o aperfeiçoamento do monitoramento das cooperativas de crédito, foi constituído um subcomitê composto por integrantes do SNCC, que, em conjunto com a equipe técnica do FGCoop aperfeiçoou a metodologia de avaliação do risco de descontinuidade com base em técnicas estatísticas e em alinhamento às práticas especializadas do segmento. “A nova metodologia busca ser mais conservadora e em conformidade com a visão estratégica do Fundo de atuar preventivamente na detecção de problemas nas cooperativas associadas”, explicou.
ASSISTÊNCIA FINANCEIRA
Em relação à assistência financeira, Bento Venturim disse o foco, neste momento, é auxiliar as cooperativas não filiadas ao sistema que estiverem enfrentando situação de risco de descontinuidade a se unir a outra cooperativa, mas que, futuramente, um novo passo será dado no sentido de auxiliar essas cooperativas a recuperar sua saúde financeira e a manterem-se no mercado.
GESTÃO
Amanhã, representantes do Sistema OCB apresentarão o cenário de governança cooperativa no Brasil. A intenção é iniciar o debate sobre a importância do tema para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.
Fonte: Sistema OCB
Política, economia, tecnologia e inovação. Estes são os temas que nortearão os debates durante a primeira edição do Agro Cenário, com foco em 2019. O evento que ocorre nesta quarta-feira, das 8h às 16h, é uma promoção do Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Corteva Agriscience (a Divisão Agrícola da DowDuPont) com o apoio do Canal Rural, que fará a transmissão ao vivo de toda a programação.
A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o deputado João Henrique Hummel, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, e o economista e apresentador Ricardo Amorim são alguns dos nomes confirmados. Representantes do Sistema OCB também participarão do evento.
Programação
8h – Credenciamento
9h30 – Abertura
10h30 – Painel Político -Impactos do Cenário Político em 2019 no Agronegócio Brasileiro
12h – Painel de Inovação e Tecnologia – Soluções e inovações de impacto para o Agronegócio
13h30 – Almoço
14h30 – Painel Econômico – O Agronegócio no contexto do Cenário Econômico 2019
16h – Encerramento
(Com informações do Canal Rural)