Brasília (27/11/18) – A participação de cooperativas nas compras públicas realizadas pelo governo está ganhando força. Na última semana, representantes da OCB participaram da Reunião Gerencial de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília. Cooperativistas de diversas partes do país, além de executivos da OCB/PA também acompanharam a programação.
O evento teve por objetivo avaliar o último ano de trabalho entre o MDS, Ministério da Defesa, Forças Armadas, órgãos da União, estados, municípios e entidades representantes de agricultores familiares e suas organizações, como é o caso da OCB, apoiando e promovendo as aquisições de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
RESULTADOS
Como resultados da participação da OCB na reunião, estão a criação de um capítulo sobre cooperativas na Plataforma de Ensino a Distância (EAD) para órgãos compradores; a celebração de uma parceria entre a empresa Vale e a OCB/PA para fortalecimento do cooperativismo na região sudeste do estado paraense; elaboração de uma cartilha sobre compras públicas da agricultura familiar voltada para cooperativas; e, ainda, o lançamento do portal Cooperativas nas Compras Públicas no âmbito do governo federal.
MERCADOS
O serviço oferecido no portal é destinado a apoiar as cooperativas na sua inserção em mercados. Desenvolvido pelas gerências Técnica e Econômica e de Relações Institucionais da OCB, o ambiente virtual possibilita que as cooperativas cadastradas acompanhem, em tempo real, as oportunidades de vender seus produtos ao governo e, ainda, obter todo o suporte para que elas acessem esse mercado.
Durante o lançamento, o analista de Relações Institucionais da OCB, Leonardo Meira, explicou que as cooperativas cadastradas recebem informações a respeito dos editais de licitação e chamadas públicas para aquisição de produtos e serviços pelos governos nos níveis federal, estadual e municipal. (Leia mais aqui)
CURSO
Outro lançamento que também marcou a reunião foi o curso sobre compras institucionais, na modalidade EAD, voltado ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento reuniu cerca de 100 gestores do governo federal, além de agricultores familiares interessados em comercializar os produtos para a administração pública.
O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, participou da reunião promovida pelo órgão e ressaltou a importância do encontro para um mercado que, neste ano, já movimentou cerca de R$ 235 milhões. “Entendemos que podemos aperfeiçoar ainda mais as compras com a aproximação desses dois públicos, descobrindo os gargalos e as necessidades de cada um”, afirmou.
O curso à distância foi elaborado para estimular o crescimento do mercado e que cada vez mais órgãos federais, estaduais e municipais adquiram os produtos da agricultura familiar. “Orientar compradores sobre quais são as facilidades e as formas de acessar as compras da produção da área é criar mais um elemento facilitador para este círculo de desenvolvimento sustentável, auxiliando o comprador que está lá na ponta, que às vezes não conhece adequadamente o sistema”, explicou o ministro.
EXPERIÊNCIA
Em 2016, a primeira aquisição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi no valor de R$ 800 mil. Neste ano, a instituição já ultrapassou mais de R$ 2,2 milhões em compras do setor agropecuário, o que representa 55% do total dos produtos adquiridos por ela. Segundo a nutricionista e diretora da Divisão de Alimentação da UFRGS, Ludymila Barroso, agora é exigido que as empresas terceirizadas dos três restaurantes da universidade também adquiram alimentos da agricultura familiar.
“Para 2019, estamos mudando algumas cláusulas contratuais dos restaurantes para termos mais controle sobre as compras, sem oscilar, porque isso atinge também o agricultor”, conta a diretora.
SAIBA MAIS
Na Compra Institucional do PAA, cada agricultor familiar poderá vender até o limite de R$ 20 mil, por ano, para cada órgão comprador. Já para as cooperativas ou associações, o limite é de R$ 6 milhões por ano, por órgão comprador. A legislação determina que pelo menos 30% dos alimentos adquiridos para abastecer órgãos federais venham da agricultura familiar. Para saber mais sobre as chamadas públicas abertas em todo o país, é só acessar o portal www.comprasagriculturafamiliar.gov.br. (Com informações do MDA)
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) traz para Campo Grande mais uma palestra, desta vez, o tema será Gestão 4.0: Oportunidades e Desafios e o palestrante, Andriei José Beber, renomado professor da instituição com mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e exterior
A palestra tem como objetivo oportunizar o conhecimento de novas expertises que busquem contribuir para a qualificação de pessoas e organizações.
O evento será realizada no dia 6 de dezembro, às 19 horas, no auditório do CRECI/MS, localizado na rua Rio Grande do Sul, nº 174, no centro. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.
As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser feitas pelo site https://conteudo.ceem.com.br/palestra-gestao-4-0-oportunidades-e-desafios.
Informações: 6733261900
Sobre o palestrante
Andriei José
Andriei José Beber é especialista e palestrante nas áreas de Finanças, Gestão e Governança. É Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi professor e pesquisador. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), tem experiência nas áreas de finanças, controladoria, estratégia, remuneração e sustentabilidade. Foi Conselheiro de Administração Independente da CELESC e AES Eletropaulo. Atualmente é Conselheiro de Administração Independente da Tecnisa. Também é professor do Programa de Cursos Conveniados da FGV Management e ganhador do Prêmio Mérito Docente na categoria Finanças e Métodos Quantitativos, nos anos 2009, 2010, 2013 e 2014.
Na manhã do dia 30 de novembro, na Casa do Cooperativismo ocorreu uma AGE- Assembleia Geral Extraordinária, que tinha como ordem do dia fixar os valores e formas de pagamento das contribuições devidas pelas sociedades cooperativas filiadas para o Exercício 2019; apreciar e aprovar o Plano de Atividades e Proposta Orçamentária para o Exercício 2019; e outros assuntos.
A principal deliberação foi a implantação da Contribuição Confederativa, que visa cobrir as necessidades financeiras das atividades sindicais do sistema cooperativo, essa contribuição é recomendação proposta pela Cncoop. O Plano de Atividades e a Proposta Orçamentária também foram aprovados por unanimidade. “Teremos um ano cheio de ações, além do nosso calendário habitual, teremos mais uma edição do Ticoop e nossa Semana do Cooperativismo será comemorativa aos 40 anos da OCB/MS”, declarou Celso Régis.
Para encerrar, o assessor jurídico Dr. José Henrique Vigo atualizou os dirigentes a respeito das questões sindicais nacionais e do Estado.
Como encerramento das atividade de 2018, o Sistema OCB/MS realizou o VI Seminário de Líderes, que contou com a presença de cerca de 180 pessoas, entre dirigentes, cooperados, colaboradores, lideranças do setor e autoridades. Dentres eles Juliano Schmaedecke, presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Maurício Saito, presiente da Famasul e Jaime Verruck, Secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que representou o governador Reinaldo Azambuja.
O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régism abriu o evento e destacou a importância de formar novas lideranças. “O cooperativismo está cerscendo e precisamos fortalecê-lo com novas lideranças bem formadas, e esse é o nosso papel, por isso realizamos os programas de formação continuadas, cursos e eventos que possibilitam formar novos líderes”, declarou.
As autoridades presentes também destacaram a formação de novas lideranças e o secretário da Semagro, novamente enalteceu o papel do cooperativismo na economia. “O governo do Estado procura fomentar o cooperativismo no MS e nos últimos dois anos avançamos muito, implantando o Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo (Procoop), elaborado em parceria com o Sistema OCB/MS, mas temos outras frentes, como uma participação mais efetiva do setor nas operações de crédito do FCO e a participação da entidade na Junta Comercial, uma reivindicação antiga”, declarou.
A primeira palestra do evento foi "Cenário Econômico Brasileiro, Pós Eleições”, com o mestre e doutor em economia pela USP, Juan Jensen. Apesar do tom otimista, o palestrante destacou que os primeiros seis meses de governo serão determinantes para o rumo do País. “O presidente eleito precisa usar a sua popularidade para tomar decisões que são impopulares, como a reforma da previdência, que é necessária para a retomada do crescimento”, afirmou. Ele ainda destacou que a qualidade dos prodissionais da equipe de governo é excelente, o que dificultará são as articulações e restrições políticas. “Estamos no sétimo trimestre de crescimento, mas ainda é muito lento em comparação a queda que tivemos”.
Logo após ocorreu a palestra “Atributos de um Líder Inspirador”, com o professor, escritor e renomado palestrante, Eugênio Mussak. O palestrante destacou que as mudanças que geram a História e ela é protagonizada por líderes. “Um líder precisa ter: competências, causa e caráter”!
Mussak apresentou exemplos de líderes, que nem sempre cargo representa liderança. Que algumas habilidades podem ser desenvolvidas, mas é inegável que algumas pessoas possuem o dom de liderar. Além da dicotomia que existe dentro dos líderes: Apolo e Dionísio. O primeiro deles representa a beleza, a organização, a ordem, as questões técnicas e o segundo representa a festa, a comunicação, o carisma. “O grande desafio é o equilíbrio entre os dois, pois o líder inspirador precisa ter as características desses dois deuses”, explicou.
Após as palestras, ocorreu o Lançamento do Programa de Formação de Agentes de Inovação e Trnasformação em parceria com o Isae de Curitiba. E para encerrar, houve as formaturas dos programas de formação profissional do Sescoop/MS: Programa de Gestão Executiva em Finanças, Programa de Líderes e CoopLAB. Este último ainda premiou os melhores projetos, tendo dois trabalhos empatados em terceiro lugar: Coopur e Coorlms; segundo lugar: Sicredi União MS/TO e primeiro lugar: Sicredi Pantanal.
Para encerrar o ano, o Sistema OCB/MS lança o Panorama do Cooperativismo Sul-mato-grossense . Um trabalho pioneiro em Mato Grosso do Sul , que traz informações relevantes ao setor e possibilita desenhar o perfil socioeconômico do cooperativismo no Estado.
Para promover o crescimento e desenvolvimento é preciso conhecer com profundidade o negócio em que atuamos, pois isso dá condições e conhecimento necessário para criação de estratégias e tomada de decisões sobre investimentos na área de representação institucional, permitindo reinvidicações de políticas públicas de apoio e desenvolvimento do setor. Foi pensando nisso que o Sistema OCB/MS elaborou o Panorama que traz dados técnicos, econômicos e financeiros das cooperativas de Mato Grosso do Sul. O trabalho visa essencialmente oferecer instrumentos e dados confiáveis para o melhor planejamento das ações, tanto por parte do sistema como parte de cada cooperativa.
Alguns dados confirmam a importância do cooperativismo no Estado, estando presente em 77% dos 79 municípios do estado de Mato Grosso do Sul, apresentando uma sede ou unidade de atendimento de cooperativa.
O sistema OCB/MS possui ligado ao seu quadro, 111 cooperativas registradas distribuídas em 11 dos 13 ramos de cooperativismo brasileiro, compondo um total de 237.045 associados, gerando 7.982 postos de trabalho.
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