No dia 30 de novembro, um grande evento reuniu mais de 250 pessoas no Hotel Recanto do Sossego em Deodápolis, em uma ação comemorativa aos 40 anos da Copasul. Estiveram presentes Cooperados e familiares do município e também de Dourados, Ivinhema, Nova Andradina, Anaurilândia e Bataguassu além de Diretores, entre eles o Presidente, Gervásio Kamitani, o Vice, Nelson Antonini e o Diretor Secretário, Everaldo Jorge dos Reis, Gerentes, Supervisores e o Prefeito de Deodápolis, Valdir Sartor que também é cooperado.
O jantar fez parte das ações comemorativas ao aniversário de 40 anos da Copasul, que serão completados em 16 de dezembro deste ano. Em Deodápolis, a Cooperativa passou a estar presente ainda na década de 1980, com foco em atender a produção de algodão. Com o passar dos anos, fez novos investimentos na região e hoje oferece assistência técnica, comercialização de insumos, compra de grãos e expandiu sua atuação também para outros municípios da região, como Dourados, Ivinhema e Nova Andradina.
Homenagens
Foram homenageados 04 pioneiros da Copasul no município, a maioria deles que iniciaram no algodão. Eles receberam o troféu "Copasul 40 anos" como forma de agradecimento pela história junto à Cooperativa. Os homenageados foram:
Sr. Elídio Ribeiro Da Silva
Sr. Guerino Pelegrini (in memoriam), sendo o troféu recebido pelo filho Edson Roberto Pelegrini
Sr. João Alves de Araújo
Sr. José Spalanzani
Para Edson Roberto Pelegrini, foi um momento muito emocionante "Foi uma homenagem muito importante, meu pai partiu mas deixou uma história de muita humildade e dedicação à família e ao trabalho. O contato dele com a Copasul começou com o algodão, e nós crescemos junto com a Copasul, que sempre agiu com muita transparência. É um orgulho fazer parte desta família".
Para outros cooperados que estiveram presentes, o evento consagra a valorização da Cooperativa para o produtor rural. "Nós já conhecíamos o cooperativismo, mas participar da Copasul tem sido muito mais positivo do que pensávamos. Ela tem em suas raízes a essência do Cooperativismo e isso nos deixou muito alegres. Faz pouco tempo que somos cooperados, em Anaurilândia, mas cada dia é mais surpreendente o tratamento para o cooperado. Estamos com uma expectativa muito grande da inauguração de unidade em nosso município em 2019, ganha a região e o Estado como um todo". disse Eduardo Ricardo, de Anaurilândia.
Outras ações
Além da programação para os cooperados, para os colaboradores será realizada a tradicional confraternização e show de prêmios, no dia 16, em Naviraí, reunindo mais de 1.000 pessoas, entre funcionários e seus familiares. Internamente, também está sendo promovido um concurso de redação e desenho para filhos de cooperados e colaboradores e a "Corrida e Caminhada Copasul 40 anos", em Naviraí, no dia 09 de dezembro.
História
A Cooperativa nasceu em Naviraí, Sul do Estado e hoje está presente em 09 municípios de Mato Grosso do Sul. Sua fundação foi concretizada por 27 produtores que na época buscavam a sustentabilidade da produção de algodão. Com o passar dos anos, a Copasul ampliou seus serviços e hoje atua na assistência técnica, fornecimento de insumos, armazenagem de grãos, pivôs para irrigação, e unidades industriais. Para o próximo ano, estão previsto investimentos em produção de tapioca e de fio poliéster.
Quem nunca se perdeu nas compras de Natal e Réveillon e outras despesas desse período ou mesmo “torrou” seu 13º salário, sem ao menos poupar um pouco de “dindin” para uso futuro? Passa ano e entra ano, as histórias se repetem e delas pouco aprendemos, né? Foi pensando nisso que o Woop Sicredi – a conta digital da instituição financeira cooperativa – decidiu promover na terça-feira, dia 12 de dezembro, das 11h às 11h40, um bate-papo todo dedicado às dicas de como lidar com gastos extras de fim de ano e fazer o 13º salário render mais.
Chamado de Webinar, o bate-papo online é transmitido ao vivo e usuários ou não do Woop Sicredi podem enviar perguntas e interagir com os apresentadores e convidados. Na edição de 12 de dezembro, a conversa será mediada por Diego Rocha, especialista de Educação Financeira do Woop Sicredi e ótimo comunicador devido ao fácil trato em traduzir o “financês” para woopers e demais pessoas que, cada vez mais, curtem o chat. Uma outra edição do Webinar está prevista para 18 de dezembro, com o tema “Cooperativismo”.
O Webinar é transmitido pela ferramenta Zoom. Qualquer pessoa pode participar do bate-papo, assistindo pelo site do Zoom (https://zoom.us/) ou baixando gratuitamente o aplicativo (zoom.us) no smartphone ou tablete, nas lojas da Apple Store ou Play Store. Antes, porém, é preciso fazer o cadastro no site Conecta (https://conecta.woopsicredi.com/s/) – hub de colaboração e conteúdo da conta digital do Sicredi, no qual especialistas dão dicas sobre assuntos como o cuidado com o nosso “rico dinheirinho”, cooperativismo e carreira – e aguardar o e-mail de validação. Depois, é só fazer o login na página do evento e confirmar a presença.
Para quem já possui cadastro no site Conecta, basta fazer o login na página do evento e confirmar presença. E para quem já é usuário do Woop Sicredi, no pilar do aplicativo, basta procurar a palavra “Coop” e acessar a agenda do Webinar.
O Woop Sicredi foi desenvolvido para quem opta pelos benefícios de uma instituição financeira cooperativa, mas dá preferência às facilidades do ambiente digital. Pela natureza do modelo, o cooperativismo de crédito tende a ganhar cada vez mais adeptos em um momento em que a escolha pela empresa com a qual o cliente quer se relacionar passa pelo match entre seus propósitos. O Sicredi é uma instituição formada por pessoas que buscam, por meio da cooperação, uma melhor administração de seus recursos financeiros e, de quebra, geram benefícios às comunidades das quais fazem parte.
Ao aderir ao Woop Sicredi, o usuário tona-se associado de uma cooperativa de crédito do Sicredi e pode participar de assembleias nas quais acontecem as decisões estratégicas e da distribuição dos resultados. Assim como no caso dos atuais associados da instituição financeira cooperativa, os usuários do Woop Sicredi têm, ao mesmo tempo, o papel de associados e de donos do negócio.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,9 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Este é o Dia de Cooperar que, em 2019 completa 10 anos, beneficiando brasileiros e mostrando que o movimento cooperativista se diferencia dos demais modelos econômicos por sua capacidade de mudar, para melhor, a vida das pessoas. E, neste ano, as iniciativas transformadoras, realizadas com o apoio do Sistema OCB e suas organizações estaduais, registraram o envolvimento recorde de cooperativas. Confira na entrevista abaixo, realizada com a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop, Geâne Ferreira, os próximos passos do Dia de Cooperar.
Qual a importância dessas iniciativas estarem alinhadas aos ODS?
Desde quando começamos a estimular as ações e práticas do Dia C, vinculadas aos ODS, percebemos um impacto muito grande de contribuição das cooperativas em relação à essa agenda mundial. Para se ter uma ideia, começamos com ações em apenas de 7 ODS e, atualmente, as iniciativas podem ser enquadradas em, pelo menos, um dos 17 ODS. Prova disso é o reconhecimento que tivemos até em nível internacional. Primeiro foi a Aliança Cooperativa Internacional que reconheceu o Dia C como um movimento que engaja as cooperativas em relação à agenda dos ODS. E, depois, a própria ONU passou a reconhecer esse fato, realizando diversas atividades conosco. Vale destacar que, inclusive, já fomos convidados para realizar palestras e apresentações sobre o Dia C dentro e fora do país.
Considerando que o Dia C, a partir de 2018 se tornou um grande movimento, você pode explicar qual a diferença entre ação e projeto?
As cooperativas que participam do Dia C podem escolher como desenvolverão suas atividades. Se a cooperativa tem a possibilidade de realizar ações mais pontuais, em um único dia, de mobilizar a comunidade, mobilizar os cooperados para uma atividade apenas, classificamos a iniciativa como ação, que é algo esporádico e pontual. Agora, se a cooperativa tem condição de realizar um projeto contínuo, algo mais duradouro e que vai trazer alguma transformação para aquela comunidade, caracterizamos como projeto. Em síntese, uma ação ocorre de maneira pontual, ao contrário do projeto, realizado de forma contínua, trazendo resultados mais duradouros e, possibilitando, um acompanhamento maior por parte da cooperativa.
É importante que as cooperativas desenvolvam mais projetos do que apenas ações pontuais?
Exatamente. É muito importante que as cooperativas comecem a abraçar a prática de projetos contínuos. Isso permite que elas coloquem em prática o sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Se ela tem a capacidade de realizar uma iniciativa mais contínua para trazer resultados melhores para a comunidade, que isso seja feito. Nós, do Sistema OCB, estimulamos muito isso.
Como as cooperativas que ainda não fazem parte desse movimento podem participar?
É muito importante que as cooperativas que têm o interesse em participar do Dia C procurem as unidades estaduais do Sescoop, em todas as capitais brasileiras. Essas unidades são capazes de estimular e orientar essa participação. No nosso site: www.somoscooperativismo.coop.br é possível encontrar todos os endereços e demais informações de contato para que os interessados recebam todas as orientações não apenas sobre o Dia C, mas sobre o cooperativismo como um todo, de forma internacional, nacional e regional.
Quais as novidades para o ano que vem?
Nós temos uma preocupação grande com a coerência entre o nosso discurso e a nossa ação. O que fazemos, refletimos em nossos materiais, por isso, a partir de 2019, as cooperativas vão ver muitas novidades. Primeiro, trazendo a sustentabilidade como carro-chefe, já que nos preocupamos muito com o meio ambiente. Vamos trabalhar com balões biodegradáveis, papéis-semente, camisetas com fibra de garrafa pet, justamente para diminuirmos ao máximo o impacto das nossas ações. Além disso, toda a nossa identidade visual (bonés, camisetas e sacochilas) poderão ser reutilizadas nos anos seguintes. As cooperativas vão poder enxergar na marca e nos materiais do Dia C a nossa preocupação e o nosso compromisso com a sustentabilidade.
O ano de 2019 é muito importante para o Dia C, não é mesmo?
Sim. Em 2019 o Dia C completa 10 anos e, por isso, a celebração será muito importante, pois percebemos essa evolução. Ele nasceu em Minas Gerais e foi conquistando os outros estados. Atualmente, temos registros de que o Dia C já ocorre em mais de mil municípios do país, beneficiando milhões de brasileiros. Temos muito para comemorar, celebrar e continuar sonhando.
A Frísia Cooperativa Agroindustrial foi a anfitriã do Agro+Lean, encontro anual que visa a troca de experiências sobre a gestão em propriedades rurais. O evento reúne produtores, consultores e profissionais ligados ao agronegócio de todo o Brasil. Estiveram presentes 380 pessoas, sendo 70% de outros estados do País.
Tema - O tema desta edição foi “O agronegócio do futuro: pessoas mobilizadas para melhorar, todos os dias”, e mostrou a importância do engajamento das pessoas envolvidas no processo para o sucesso do negócio. O diretor-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, considerou um orgulho receber o evento. “Ser a primeira cooperativa a receber o evento, fora de Piracicaba, nos engrandece. O conteúdo nos traz muita discussão sobre a forma como precisamos encarar os nossos negócios, seja dentro da cooperativa como também junto aos nossos cooperados. Termos gestão profissional vai fazer cada vez mais parte das nossas vidas”, destacou Greidanus.
Filosofia - O gerente de Pecuária da Frísia, Mauro Souza, lembrou a importância da filosofia empregada na gestão das propriedades. “O grande reflexo vem da mudança de comportamento das pessoas, onde cada um começa a entender o seu papel no negócio e a montar equipes que caminham por si só, não necessariamente ter alguém gerenciando o processo o tempo todo”.
Programa Master - Feito em parceria com a Clínica do Leite, junto ao Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), a Frísia aplicou o programa Master Dairy Administration (MDA), que estabelece diretrizes para administração das propriedades, levando em consideração princípios de qualidade e motivação de equipe. Os assistentes-técnicos da cooperativa são treinados para detectar pontos de melhoria com base na coleta de dados fornecida pelos produtores, que também passam por uma capacitação.
Modelo de gestão - O MDA é um modelo de gestão criado pelo Prof. Paulo Fernando Machado para negócios agropecuários, com base na filosofia lean. Para difundir seu sistema em todo o País, Machado fundou o movimento “Agro+Lean”, para promover programas de formação, projetos estratégicos e o evento anual.
Origem e filosofia do programa - A filosofia lean revolucionou a forma de gerenciar a indústria manufatureira, gerando produtos melhores, de forma mais rápida e mais barata. A metodologia é baseada nos trabalhos de Walter Andrew Shewhart, físico, engenheiro e estatístico americano, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade", e nos princípios gerenciais criados por William Edwards Deming, estatístico conhecido por difundir a melhoria de processos produtivos no Japão.
Diferencial - “Toda a empresa que tem experimentado a filosofia lean em seus negócios tem se diferenciado, tem conseguido ambientes melhores de produção, mas, principalmente, equipes mais felizes, e isso tem feito muita diferença para a Frísia”, conclui Souza.
Aplicação - O Agro+Lean é dedicado a discutir a aplicação da filosofia lean na gestão de negócios agropecuários. Com palestras, painéis e fóruns, serão apresentadas as práticas, conquistas e desafios vivenciados por fazendas e empresas de diferentes portes e regiões, que buscam a melhoria contínua de seus sistemas de gestão.
Atividades - As atividades se estenderam até a manhã de sexta-feira (07/12), quando foram realizadas as visitas a fazendas produtoras de leite de cooperados Frísia. As visitas tiveram como objetivo observar na prática a aplicação do MDA.
Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). (Imprensa Frísia)
Pesquisas recentes constataram que a expectativa de vida da população mundial está aumentando a cada novo ano e já que viveremos mais, precisamos redobrar o cuidado com a nossa saúde para chegarmos à melhor idade saudáveis e cheios de disposição.
Há muito tempo, o Sistema de Saúde Suplementar reforça que para evitarmos o adoecimento precisamos focar em prevenção e praticar hábitos saudáveis. Medidas estas que são os pilares no modelo assistencial de Atenção Personalizada à Saúde, amplamente reconhecido na Europa e nos Estados Unidos pelos excelentes resultados à saúde da população local.
O diferencial do modelo é o atendimento personalizado com médicos de referência e equipe multidisciplinar, que conhecem todo o seu histórico, acompanham de perto a sua saúde e planejam o projeto terapêutico conforme suas necessidades.
Ao acompanhar a evolução da saúde de forma integral, os diagnósticos são baseados no ritmo de vida de cada um e na influência dos fatores biológicos de forma individualizada.
Por meio dessa avaliação integral o médico de referência cuida, trata e previne de acordo com cada caso e, quando há necessidade, realiza o encaminhamento a um médico especialista que compartilhará o cuidado e direcionará para o tratamento adequado.
Esse modelo se tornou tendência global, pois potencializa o vínculo entre médico de referência e paciente, estimulando o autocuidado para uma vida saudável e garantindo o cuidado em todas as etapas da vida.
Fonte: Unimed CG