Presente em 11 estados, instituição aposta na ampliação do público dos grandes centros urbanos; investimento na abertura de 106 agências no País ao longo de 2016 atingirá R$ 150 milhões.
O Sicredi inaugura hoje, 9 de maio de 2016, a primeira agência de uma instituição cooperativa na Avenida Paulista, coração financeiro do Brasil. Presente em 11 estados com 1.400 agências, o Sicredi, por meio da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, investiu R$ 5 milhões – em um espaço de 780m² – na criação de um ambiente interativo de promoção do cooperativismo e dos benefícios de tornar-se um associado, como é chamado o cliente, e da ampla gama de produtos e serviços a ele oferecidos.
Com a inauguração da agência na Avenida Paulista, o Sicredi aposta na ampliação do público dos grandes centros urbanos. A meta é que somente esta agência agregue mais cinco mil associados aos atuais 3,2 milhões em todo o País. “O momento é marcante para o cooperativismo brasileiro. Com esta agência, no maior centro financeiro do Brasil, daremos mais visibilidade ao Sicredi, reforçando os diferenciais competitivos do empreendimento cooperativo, bem como disponibilizando essa experiência a um número maior de pessoas”, afirma Jaime Basso, presidente da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, à qual está ligada a unidade da Avenida Paulista. “Com esta agência, a visão do Sicredi de presença nacional e atuação regional está se consolidando também nos grandes centros urbanos”, acrescenta.
Segundo Basso, o Sicredi detectou que – além de informações sobre produtos e serviços e dos benefícios de tornar-se associado à instituição financeira –, havia espaço para convidar o público paulistano que mora, trabalha ou frequenta a região da Avenida Paulista a conhecer melhor a relevância do cooperativismo no Brasil e no mundo, tendo em vista a proximidade da atuação das Cooperativas.
De acordo com dados de 2014 do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – Woccu), 57 mil cooperativas, presentes em 105 países nos seis continentes, reúnem 217 milhões de associados. No Brasil, 8,3 milhões de pessoas escolheram as cooperativas de crédito como a sua instituição financeira, de acordo com informações da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
As origens do Sicredi estão no surgimento da primeira cooperativa de crédito brasileira, em 1902. A instituição financeira cooperativa tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação. Os associados votam e decidem sobre os rumos da sua cooperativa, tendo direito a uma parcela das chamadas ‘sobras’, como é chamado o resultado positivo de uma cooperativa. Além disso, as cooperativas desenvolvem soluções de acordo com as necessidades dos associados. Como um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social, os ativos dessas instituições são usados financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas regiões nas quais eles foram gerados.
“Com o ‘Espaço Experiência’, a agência Avenida Paulista inaugura no Sicredi o conceito de acolhimento e autoatendimento interativo, por meio de um painel externo touch em formato de ‘L’ e também via mesas digitais, também touch. Inclusive, trata-se da primeira agência do gênero nesta região da capital paulista a fazer amplo uso da interatividade”, explica Basso.
Assim como o atendimento pessoal, estes recursos tecnológicos interativos estarão disponíveis para amplo público – não somente aos associados – 9h às 21h nos dias úteis e das 9h às 13h aos sábados, tendo em vista o perfil de público da região, que poderá ter acesso a mais de 300 produtos e serviços de natureza bancária, com destaque para investimentos, depósitos e crédito.
Expansão no estado de São Paulo
Em todo o estado de São Paulo, o Sicredi já está presente na Grande São Paulo e também em 8 municípios do interior. São 14 Cooperativas, que mantêm 110 agências no total. A maioria das Cooperativas contemplou, em seu plano de ação para 2016, a expansão da rede com a inauguração de ao menos uma nova unidade de atendimento em seu raio de atuação. “O estado de São Paulo é o mais rico do País e tem diversos polos industriais em sua extensão”, prossegue Basso. “São áreas com grande densidade populacional e, por isso, estratégicas para o Sicredi”, conclui.
O Sicredi tem 11 agências na Região Metropolitana de São Paulo. Além da Avenida Paulista, tem agências em Diadema, São Bernardo do Campo, Santana, Vila Maria, Santo André, Mauá, São Caetano e Ribeirão Pires. A instituição atua na Grande São Paulo desde 2004, quando foi criada a Cooperativa Sicredi ABCD, ligada ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Na época, ela era segmentada para o ramo da indústria. Em 2013, ao formar-se a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, o Sicredi passou a atuar na região aberto a todos os públicos.
Expansão nacional
O Sicredi aposta na expansão em todo o Brasil. Em todo o sistema, serão investidos ao longo de 2016 cerca de R$ 150 milhões na abertura de 106 novas agências, um aumento de 20% comparado a 2015, quando foram abertas 88 unidades. Além disso, mais 102 unidades vão compor a rede de atendimento do Sicredi, advindas da filiação da quinta Central, a Central Norte/Nordeste, expandindo a atuação do Sicredi dos atuais 11 para 20 estados brasileiros.
Nova marca
Aproveitando o bom momento do Sicredi, que encerrou 2015 com um resultado financeiro combinado recorde de R$ 1,4 bilhão, a instituição anuncia a reformulação da sua marca. Mais moderno, o novo logo poderá ser visto na fachada da nova agência da Avenida Paulista. O processo de renovação de todas as demais agências do Sicredi no País deve se estender por dois anos, a partir de 2017. A nova marca leva a assinatura da agência Interbrand.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e 1.400 agências, em 11 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Ao todo são mais 19,3 mil colaboradores, R$ 54,9 bilhões em ativos e patrimônio líquido de R$ 8,3 bilhões.
Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Duas inaugurações de unidades de atendimento mostraram a nova identidade visual em âmbito nacional e regional, em São Paulo (Avenida Paulista) e no Rio Grande do Sul (Crissiumal).
O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados – acaba de apresentar, externamente, a sua nova marca, desenvolvida pela Interbrand. A estratégia principal foi reposicionar o Sicredi com foco na presença nacional, com atuação regional e, consequentemente, na categoria de instituições financeiras cooperativas no Brasil.
Para o público externo, a comunicação foi marcada pela inauguração de duas unidades de atendimento, que estão servindo de piloto para o projeto. Em São Paulo, o Sicredi inaugurou, no dia 9 de maio, na Avenida Paulista a primeira unidade de uma instituição cooperativa no centro financeiro do País. E no Rio Grande do Sul, foi inaugurada, no dia 5 de maio, a unidade de atendimento em Crissiumal. Os demais 1.400 pontos de atendimento deverão ser repaginados no período de dois anos.
O lançamento oficial da nova marca ocorrerá a partir de 2017, quando todos os pontos de contato com o associado estarão alinhados ao propósito da nova identidade visual, para promover a consistência entre a experiência e a comunicação. Para isso, ao longo de 2016, serão desenvolvidas importantes iniciativas, como identidade verbal, design ambiental, arquitetura da marca, jornada do associado, cidadania corporativa, proposta de valor por segmentos, governança da marca, definição de KPIs, bem como a campanha interna, os workshops de engajamento e a nova campanha de posicionamento externa. Até que o ciclo de gestão de mudança seja concluído, a marca atual e a nova irão conviver por um período.
Segundo Edson Nassar, CEO do Banco Cooperativo Sicredi, “A nova marca e todo o trabalho de comunicação ao longo dos próximos meses darão suporte ao crescimento do Sicredi, que em 2015 registrou resultado recorde de R$ 1,4 bilhão, pois vai potencializar a imagem da instituição, destacando os benefícios das cooperativas financeiras não só aos associados, mas também às comunidades nas quais cada Cooperativa está inserida. Nosso foco sempre será a presença nacional, com atuação regional”.
De acordo com Daniella Giavina-Bianchi, diretora geral da Interbrand, o trabalho de marca se concentrou no reposicionamento do Sicredi a partir de um novo olhar para o cooperativismo no Brasil. “A construção está sendo feita de dentro para fora, com o engajamento de todos os colaboradores e Cooperativas. Em 2017, a marca Sicredi estará pronta para oferecer uma experiência totalmente nova para seus associados”, explica a executiva.
Estratégia para a nova marca do Sicredi:
• Desafios da marca: crescimento do cooperativismo financeiro e oportunidade de expansão da capilaridade do Sicredi / proporcionar experiência com a marca; atingir uma nova geração de associados atrelada às mudanças de comportamento do público-alvo / garantir a satisfação do associado; destacar o Sicredi em um mercado competitivo / agregar valor e diferenciar a oferta de serviços.
• Processo de trabalho: genuinamente colaborativo, respeitando a essência do Sicredi; em oito meses de trabalho, foram entrevistados 63 executivos; realizados três workshops com a equipe do Sicredi; 13 visitas nas unidades de atendimento em seis diferentes estados; além de pesquisa com 8.128 colaboradores, 5.054 associados, cinco grupos de pesquisa com jovens, oito entrevistas com parceiros/formadores de opinião, análise de 12 marcas do mercado e quatro benchmarks.
• Insight: oportunidade no mercado para um modelo de instituições financeira mais humano e colaborativo; muitas categorias já estão passando por mudanças e a forma de cuidar do dinheiro também deve acompanhar esse movimento; o Sicredi pode ser a solução inteligente e colaborativa para o desenvolvimento financeiro, pois defende que a melhor escolha é sempre o que for melhor para todos.
• Evolução: construção de um novo posicionamento para o Sicredi para alinhar o discurso, diferenciar a marca no mercado e garantir a consistência na forma de fazer negócio; a marca é uma forma de representar a evolução do Sicredi; foi preservada a herança e respeito as principais forças da marca – o cata-vento e a cor verde – somados a alguns atributos para deixar a marca mais atual – simples, ativo e próximo. Esses atributos ficam evidentes na nova logomarca (simples – redução de elementos e cores, ativo – movimento ao cata-vento, próximo – tipografia arredondada e em caixa baixa), mas que também vão direcionar a experiência da marca.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e 1.400 pontos de atendimentos, em 11 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Ao todo são mais 19,3 mil colaboradores, R$ 54,9 bilhões em ativos e patrimônio líquido de R$ 8,3 bilhões.
Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Sobre a Interbrand
Interbrand é a maior consultoria de marcas do mundo, referência em branding, com mais de 30 escritórios em 27 países. Desde que iniciou sua atividade em 1974, vem mudando a forma como o mundo entende o conceito de marca: antes apenas um sinônimo para a palavra “logo”, hoje é uma disciplina valiosa à estratégia de negócios, com importantes desdobramentos culturais. Atuou nas fusões Itaú-Unibanco, Fibria – VCP/Aracruz, BRF – Sadia/Perdigão, entre outras. Entre os demais clientes estão Samsung, Alpargatas, Cyrela, Netshoes, BM&F Bovespa.
Acreditamos que marcas podem mudar o mundo, através de uma combinação equilibrada entre inteligência estratégica, criatividade e tecnologia.
Detentora de uma metodologia exclusiva de brand valuation certificada pelo ISO 10668, a Interbrand divulga anualmente as Best Global Brands, ranking apontado como um dos mais influentes do globo, o terceiro mais lido pelo CEOs. No Brasil, o ranking das Marcas Brasileiras mais valiosas, além de pioneiro, constitui a mais tradicional e completa classificação de marcas, com divulgação aguardada todo final de ano, desde 2001.
www.interbrandsp.com.br
No dia 06 de maio, colaboradores e cooperados da Sicredi Campo Grande foram à Associação Renasce uma Nova Esperança entregar presentes às mães das crianças atendidas pela instituição.
A entidade atende crianças que sofrem de doenças graves como hidrocefalia, paralisia cerebral e holoprosenfalia (má formação no cérebro e na face). Em seus atendimentos inclui fisioterapia, serviço social, terapia ocupacional e assistências através de cestas básicas, leite e suplementos. Atualmente a instituição atende diariamente 32 crianças.
Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade. Nós cooperativistas, prezamos pelo bem da comunidade e acredita num desenvolvimento sustentável com equilíbrio social. Trazer alegria a essas mães é uma grande satisfação para nós, declarou Antônio Kurose, presidente da cooperativa.
Fonte: Assessoria
De 9 a 11 de maio ocorre a X Feira de Negócios da UCDB, que tem o objetivo de promover a integração entre mercado e acadêmicos, assim como estimular o espírito empreeendedor dos estudantes.
A Feira de Negócios é um evento tradicional do curso de Administração, que chega, neste ano, à sua décima edição e mais uma vez conta com a participação do Sistema OCB/MS que este ano traz um quiz interativo, divulgação de projetos e banco de currículos para o Jovem Aprendiz.
O evento proporciona visibilidade à universidade e ao curso, movimentando acadêmicos dos cursos parceiros e de outros cursos da instituição.
O presidente do Conselho de Administração da Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred’s (Unicred do Brasil), Leo Trombka, assumiu ontem a função de coordenador dos trabalhos do Conselho Consultivo Nacional de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco). A assunção de Leo ao cargo ocorreu hoje de manhã durante reunião ordinária do Ceco, ocorrida na Casa do Cooperativismo, em Brasília.
Celso Ramos Regis, que deixa o cargo, fez questão de se colocar à disposição da nova coordenação, a fim de colaborar com a continuidade das ações do Conselho Consultivo. Ele agradeceu o apoio da equipe da OCB que sempre se mostrou atenta às questões do Ramo Crédito, atuando de forma propositiva e eficiente.
“Quando assumimos a coordenação, há dois anos, sabíamos da nossa missão de consolidar as cooperativas e de ampliar a relação com o Banco Central. Hoje, temos muito a comemorar e, por isso, é fundamental ressaltar que tudo foi feito com o apoio dos demais conselheiros e, também, da equipe da OCB. Sem eles, não teríamos avançado tanto”, declara.
Durante a reunião ordinária, Celso Regis, que ocupa as funções de presidente do Sistema OCB/MS e da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebrás), apresentou um resumo das atividades desenvolvidas ao longo de 2015 e o plano de trabalho com os assuntos prioritários para este ano.
Segundo o Regimento Interno do Ceco, a cada dois anos, há um revezamento entre os conselheiros, a fim de que cada um dos sistemas representados (Unicredi do Brasil, Sicoob, Sicredi e Confebras) ocupe a função de coordenação nacional dos trabalhos do Ramo Crédito.
DESAFIO – Leo Trombka fez questão de enaltecer o trabalho empreendido por Celso Regis à frente do Ceco. Segundo ele, a vida é feita de desafios e este, assumir a função de coordenador do Conselho Consultivo Nacional, é, sem dúvida alguma, o maior deles. “Já tive a oportunidade de presidir uma singular e uma central. Atualmente, presido a Confederação e, agora, assumo este posto, com o compromisso de fazer o máximo para manter o ritmo de desenvolvimento das nossas cooperativas de crédito e, para isso, sei que posso contar com a experiência daqueles que me sucederam”, enfatiza Trombka.
CONFIANÇA – Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, este é o momento de a coordenação do Ceco desenhar uma agenda nova, pautada em coragem e ousadia, objetivando a ampliação tanto da participação das cooperativas no mercado financeiro do país quanto da confiança da população no segmento cooperativo, que presta serviços diferenciados e gera confiança.
“Me lembro bem da primeira reunião do Ceco, há mais de 10 anos. Na época, elaboramos uma agenda de trabalho e o Ramo Crédito conseguiu não só cumprir todos os itens da pauta, como avançar em questões muito importantes, como a evolução de diversos marcos regulatórios, por exemplo. Quanto mais se faz, mais precisamos fazer. Isso mostra que o cooperativismo é um movimento vivo, pulsante. Temos, portanto, outros grandes desafios a serem superados e com a participação de todos será possível avançar ainda mais, com ousadia e coragem”, enfatiza Márcio Freitas.
PARTICIPAÇÃO – A reunião ordinária do Ceco também contou com a participação do diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim, do diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações de Crédito Rural, Sidnei Corrêa Marques, e do diretor de Regulação do BCB, Otávio Damaso. Além deles, também prestigiaram o evento os deputados federais Lelo Coimbra (ES), Evair de Melo (ES), e Domingos Sávio (MG), representante do Ramo Crédito na Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
RELACIONAMENTO – Para o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, é fundamental ter um relacionamento institucional tão profícuo quanto o que temos com a OCB, sempre pautado no desenvolvimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo de forma sustentável. “Ao longo de nossa caminhada, sempre soubemos equilibrar nossas opiniões em prol deste objetivo comum que é o fortalecimento da economia brasileira”, comenta Damaso.
COMBUSTÍVEL – Para Domingos Sávio o cooperativismo tem um papel fundamental no Brasil, considerando os acontecimentos político-econômicos atuais. “Tenho aprendido com o cooperativismo, ao longo dos anos, que é preciso persistir nas nossas convicções, valores e crenças a fim de testemunhar a construção do país forte e promissor que o Brasil merece ser. Nossa missão só justifica pelo que vivemos na nossa base, por isso, devemos atuar diariamente para melhorar a qualidade de vida das famílias que representamos. Neste cenário de turbulências políticas e econômicas, vejo o cooperativismo como o combustível da economia nacional.”
EDUCAÇÃO FINANCEIRA – Como parte da programação da reunião ordinária do Ceco, também foi apresentado o programa de Educação Financeira, fruto da parceria entre OCB e BCB, cujo público-alvo é, inicialmente, os associados às cooperativas de crédito. A apresentação foi feita pela chefe do Departamento de Educação Financeira do Banco Central, Elvira Cruvinel, e pela gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira. O chefe-adjunto do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro, Gustavo Martins, apresentou, por fim, números que comprovam a evolução do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo no Brasil.
COMPOSIÇÃO – Com a assunção de Leo Trombka, o Ceco passa a ter a seguinte composição:
Coordenador: Leo Airton Trombka (Unicred)
Vice-coordenador: Manfred Alfonso Dasenbrock (Sicredi)
1º Secretário: Henrique Castilhano Vilares (Sicoob)
2º Secretário: Moacir Krambeck (Confebras)