Cooperativas poderão aderir ao novo ciclo do PDGC a partir de hoje
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Cooperativas poderão aderir ao novo ciclo do PDGC a partir de hoje

A partir da próxima segunda-feira, dia 4/4, o Sistema OCB dará início ao ciclo 2016-2017 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A iniciativa é voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas e seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelo movimento cooperativista brasileiro.

O PDGC é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico.

A metodologia do PDGC está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ, um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua das cooperativas a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

MATURIDADE – A excelência em gestão em qualquer organização, seja ela mercantil ou uma cooperativa, não ocorre de maneira instantânea. Trata-se de um processo gradual, um caminho a ser percorrido. E tendo como premissa o processo evolutivo, a metodologia da FNQ, adotada pelo Sescoop, possui quatro estágios de maturidade da gestão, sendo que cada qual tem, de forma implícita, uma pontuação. Então quando o relatório de autoavaliação traz o Índice Sescoop de Sustentabilidade Cooperativista (ISSC) de 75%, por exemplo, significa que a cooperativa atingiu 75% da pontuação máxima daquele nível.

NOVIDADE – Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. 

- Compromisso com a excelência: aplicável às cooperativas em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e a perceber as melhorias nos seus resultados.

- Rumo à excelência: aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e que já demonstrem competitividade e atendimento às expectativas das partes interessadas em vários resultados.

LANÇAMENTO – Hoje, durante o lançamento do PDGC, realizado pelo Sistema Ocemg com foco nas cooperativas do estado de Minas Gerais, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez questão de enfatizar a importância de uma cooperativa estar preparada para enfrentar os momentos de instabilidade econômica, como a que o país atravessa, atualmente. Ele explicou que as cooperativas reconhecidas na faixa ouro da última do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, ocorrido no ano passado, serão automaticamente inseridas no segundo nível de maturidade: compromisso com a excelência.

Além disso ele frisou que a identificação do nível de maturidade da gestão da cooperativa é fundamental para melhor aproveitar sua participação no PDGC, pois as práticas avaliadas em cada nível escolhido devem ser, ao mesmo tempo, desafiadoras e factíveis em sua atual realidade.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou em seu pronunciamento que o PDGC é um sinônimo de qualidade e que as cooperativas e seus dirigentes estão cada vez mais empenhados em ampliar sua qualificação, melhorando, assim, suas rotinas operacionais e atuando com ética no mercado nacional.

CAPACITAÇÃO – E para marcar a abertura oficial do ciclo 2016-2017 do PDGC, o Sistema OCB realizou uma capacitação destinada a 72 profissionais de suas 27 unidades estaduais, entre os dias 30 e 31, na sede do Sistema Ocemg, em Minas Gerais. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Vilela, também participaram do treinamento. Os técnicos aprofundaram os conhecimentos sobre os questionários, a ferramenta do programa e sobre a nova campanha institucional da iniciativa e, por fim, sobre a necessidade de sensibilizarem as cooperativas de seu estado para que façam a sua adesão ao programa.

PRÊMIO EXCELÊNCIA – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma iniciativa do Sistema OCB, promovido a cada dois anos. Constitui-se no reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.

O Prêmio é dirigido às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, avaliadas por meio dos mesmos instrumentos de avaliação adotados no PDGC. Constitui-se, então, em uma excelente oportunidade de obter o aprimoramento da gestão, ampliação da rede de relacionamentos e visibilidade para a cooperativa.

COMO PARTICIPAR DO PDGC – As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa a partir de segunda-feira e seguir o passo-a-passo disponível no portal.

 
Fonte: Sistema OCB
José Roberto Ricken é o novo presidente do Sistema Ocepar
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José Roberto Ricken é o novo presidente do Sistema Ocepar

O engenheiro agrônomo José Roberto Ricken assume, a partir desta sexta-feira (1º/4), a presidência executiva do Sistema Ocepar no lugar de João Paulo Koslovski, que deixa o cargo ocupado por ele desde 1996 para se dedicar a projetos pessoais. A mudança foi homologada hoje, no final da manhã, durante a Assembleia Geral Ordinária (clique aqui para conhecer os números do cooperativismo paranaense) realizada na sede da entidade, em Curitiba. Ricken cumpre mandato até 2019. “Meu compromisso é dar continuidade ao trabalho feito sob a liderança do João Paulo, a quem faço um agradecimento especial, já que atuamos juntos há 28 anos”, afirmou Ricken. “Meu desafio não é fácil mas não vou decepcionar, vocês podem ter certeza disso”, acrescentou.
 
FORMAÇÃO - Natural de Manoel Ribas, na região central do Paraná, Ricken é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Administração pela Ebape – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e especialista em Cooperativismo, com vários cursos no Brasil e no exterior.
 
ATUAÇÃO - No Sistema Ocepar desde abril de 1988, inicialmente atuou como assessor no departamento técnico e econômico. A partir de 1991, gerenciou a implantação do Programa de Autogestão das Cooperativas Paranaenses até 1996, quando assumiu a superintendência da Ocepar. No início de 2000, coordenou a implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), qual também foi superintendente até esta sexta.
 
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS - Começou sua carreira profissional como engenheiro agrônomo em 1980, no departamento de assistência técnica da Cooperativa Agropecuária Vale do Piquiri Ltda, em Palotina, Oeste do Paraná, atual C.Vale. Na Emater/PR, atuou no Programa de Bioenergia, de setembro de 1980 a abril de 1981, em Francisco Beltrão, no Sudoeste paranaense. Ainda na Emater/PR, foi chefe do escritório em Realeza, também no Sudoeste. Em Brasília (DF), trabalhou na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), onde estruturou o Departamento Técnico-Econômico e foi gerente de outubro de 1983 a abril de 1988. Ainda na OCB, organizou e chefiou o Departamento de Informações e Comunicação, de janeiro a outubro de 1983. No Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa), assumiu a função de assessor especial do então ministro Roberto Rodrigues, no período de fevereiro 2003 a maio de 2004, quando exerceu a função de diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop). 
 
PRESIDÊNCIA – José Roberto Ricken é o sétimo cooperativista a assumir a presidência da Ocepar. Desde 1971, quando a entidade foi criada, também exerceram o cargo: Guntolf van Kaick, nos períodos de 1971-1972, 1973 a 1975, 1981 a 1983 e 1984 a 1986; Benjamim Hammerschmidt, de 1976 a 1978 e 1979 a 1980; Wilson Thiesen, de 1987 a 1989 e 1990; Ignácio Aloysio Donel de 1991 a 1992; Dick Carlos de Geus, de 1993 a 1995, e João Paulo Koslovski, de 1996 a 2016. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Lancamento do 4º Ciclo do PDGC é realizado em MG
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Lancamento do 4º Ciclo do PDGC é realizado em MG

Dia 01 de abril, o Sistema Ocemg realizou, em Belo Horizonte, o Lançamento do 4º Ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC 2016.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento reflete o grande interesse do setor pelo programa e por temas de gestão e governança. As 350 vagas disponíveis para o Encontro foram preenchidas na primeira semana de março, por presidentes, diretores, conselheiros, gestores, lideranças do cooperativismo mineiro e representantes das Unidades Estaduais que compõem o Sistema OCB. O analistas do Sescoop/MS estiveram presentes.

Realizado pelo Sistema Ocemg, o Lançamento do 4º Ciclo do PDGC teve o objetivo de contribuir para a adoção de boas práticas de gestão e governança no empreendimento cooperativo e estimular as cooperativas mineiras para adesão ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas -  PDGC 2016, iniciativa desenvolvida pela OCB em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade, com metodologia pautada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

Conteúdo

O colunista da Folha de São Paulo e comentarista de política e assuntos internacionais da Globo News, Demétrio Magnoli, fará a palestra magna de abertura com o tema - Para onde vamos? Cenários e tendências macroeconômicas e desafios.  Já o filósofo, mestre e doutor em Educação, Mário Sérgio Cortella, contemplará o assunto A influência dos líderes na gestão das organizações e no bem-estar das pessoas. Os participantes também assistirão a dois blocos temáticos sobre os "Desafios para alcançar bons resultados nos negócios" e "Líderes que entregam resultados e valores". Clique aqui para conferir a programação completa.


Boas Práticas Cooperativistas em Minas Gerais

Durante o evento, foi lançado o livro "Boas Práticas Cooperativistas em Minas Gerais", elaborado pelo Sistema Ocemg, com as boas práticas do PDGC em Minas Gerais e os casos de sucesso das cooperativas mineiras, sinalizando como o PDGC contribui, na prática, para o desenvolvimento das cooperativas mineiras. 
A publicação será distribuída para todos os presidentes das cooperativas mineiras presentes no evento. As demais cooperativas receberão o livro via correio. 

Lancamento Estadual do 4º Ciclo do PDGC, do Dia C 2016 e AGO da OCB/MS ocorrem dia 11

No dia 11 de abril, ocorre o lançamento Estadual do 4º Ciclo do PDGC, do Dia C 2016 e AGO da OCB/MS que começa às 8 horas, no auditório da sede do Sistema OCB/MS. Durate o evento, o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/MS, Juarez Pereira fará um panorama do monitoramento no Mato Grosso do Sul.

Também haverá o lançamento do 4º. Ciclo do PDGC com a Palestra: Critérios de excelência e seu impacto na Gestão das Organizações - Jairo Martins da Silva - Superintendente-geral da Fundação Nacional de Qualidade  FNQ - Graduado em Engenharia de Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de  Aeronáutica (ITA), com Especialização em Marketing e Propaganda pela FAE-CDE-Curitiba e MBA em Gestão de  Negócios pela Duke University - North Carolina - EUA.

Logo após, ocorre a Palestra de Lançamento do Dia C: “Dia de Cooperar - voluntariado cooperativista que constrói e transforma vidas - Benedito Nunes - Professor Associado e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, Sócio-Diretor da Verso Cooperação e Sustentabilidade e Consultor do Cooperativismo, com a apresentação dos Resultados do Dia C 2015 e lançamento da campanha 2016 pela Ex-Libris Comunicação Integrada.

E para fechar a programação, a AGO- Assembleia Geral Ordinária da OCB/MS.

Fórum das Cooperativas Agropecuárias debate comunicacão como ferramenta estratégica
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Fórum das Cooperativas Agropecuárias debate comunicacão como ferramenta estratégica

Excelência operacional em custos e despesas, avaliação das vantagens e desvantagens e, ainda, recomendações para promover a competitividade nas cooperativas. Estes foram os assuntos que deram o tom do segundo dia do Fórum das Cooperativas Agropecuárias, que ocorre em São Paulo (SP), desde ontem, e que conta com a participação tanto de representantes do Sistema OCB, quanto das próprias cooperativas agropecuárias.

Os temas citados foram discutidos hoje durante o painel Competitividade das Cooperativas versus Empresas Tradicionais, cujos objetivos eram discorrer sobre a importância do cooperativismo e suas vantagens frente a outras empresas mercantis e, ainda, a relação cooperativa e empresa tradicional quanto a remuneração de executivos, índices de produtividade, rentabilidade por segmento de negócios e capacitação. 

COMUNICAÇÃO – Durante as mesas redondas, a que mais se destacou foi “Comunicação Interna e Externa como Gestão Estratégia para à Cooperativa”. Para os representantes do setor, embora o cooperativismo seja um movimento com alta capacidade empreendedora de aproveitar oportunidades e de se posicionar competitivamente, inclusive em momentos de crise, há um enorme desafio para ser superado: a divulgação dos diferenciais e de sua capacidade econômica, afinal, estamos falando de um segmento que tem participação em praticamente 50% da produção agropecuária brasileira, por exemplo.

“E para que isso ocorra, é preciso pensar na comunicação como ferramenta estratégia. Temos de falar não só para nós, para dentro, mas falar para fora, para a sociedade. Esse processo é fundamental para que as pessoas conheçam o que o cooperativismo já faz e ainda pode fazer para a construção de um Brasil melhor e de um mundo mais justo e sustentável”, comenta Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

Segundo ele, é importante ressaltar a importância de se pensar e agir de forma planejada. “Construímos, em 2014, um planejamento específico de comunicação, para concretizarmos a visão que estabelecemos em nosso planejamento sistêmico – para que o cooperativismo seja reconhecido, até 2025, por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade aos cooperados”, conclui a liderança. 

PAINEL FINANCEIRO – O Fórum também teve espaço para discutir a gestão e a mitigação de riscos no agronegócio. Os painelistas trataram de assuntos que envolvem o novo cenário de crédito e financiamento voltados ao setor, ressaltando as melhores alternativas à captação de recursos e, ainda, as práticas para evitar a inadimplência e diminuir o risco de operações financeiras. 

AGRÁRIA – Representantes da Agrária fizeram a apresentação da trajetória da cooperativa agroindustrial, localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). Eles explicaram, por exemplo, como são desenvolvidos todos os processos com vistas à melhoria dos negócios e à facilitação da rotina de trabalho. 

Estabelecida na década de 1950, a cooperativa Agrária alia tradição e história à tecnologia e gestão de excelência. A partir da agricultura, ela instituiu cadeias produtivas completas, que compreendem desde pesquisa agrícola, realizada pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) até a industrialização. 

As principais culturas produzidas pelos cooperados são soja, milho, trigo e cevada. Às commodities agrega-se valor por meio das unidades de negócios Agrária Malte, Agrária Farinhas, Agrária Nutrição Animal, Agrária Sementes, Agrária Óleo e Farelo e Agrária Grits e Flakes

Para dar suporte à produção, a Cooperativa Agrária conta com uma matriz energética própria, estrutura logística que engloba três unidades de armazenagem, além de um moderno laboratório central que realiza análises em todas as etapas da cadeia produtiva.

Diante do seu compromisso com o futuro, a Agrária investe ainda em educação, na preservação da cultura e na saúde e bem-estar de toda a comunidade, investindo no Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, Fundação Cultural Suábio-Brasileira e Hospital e Farmácia Semmelweis.

 
Fonte; Sistema OCB
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