A presidente Dilma Rousseff participou da abertura dos trabalhos do Congresso Nacional deste ano e apresentou aos parlamentares a “Mensagem ao Congresso Nacional 2016”, documento elaborado anualmente pelo Poder Executivo que, além de prestar contas das ações do governo federal durante o ano anterior, apresenta as propostas para o ano seguinte. Desde o governo Sarney (1985-1990), esta foi a primeira vez que um presidente da República participa da abertura do ano legislativo fora do início do próprio mandato.
REPERCUSÃO – O gesto foi entendido por parlamentares e analistas políticos como um movimento no sentido de melhorar a relação entre o Executivo e o Legislativo e ampliar o diálogo entre os poderes para resolução da crise política e econômica. Todavia, a possibilidade de melhora do cenário decisório ainda é uma incógnita e dependerá de uma série de fatores, tais como: a evolução das propostas apresentadas pela presidente; o aumento da confiança no governo; e, ainda, a capacidade de articulação da base aliada para convencimento da opinião pública e da oposição da necessidade de aprovação das medidas sugeridas.
FOCO NA ECONOMIA – O discurso de Dilma Rousseff aos parlamentares focou em propostas para a área econômica, reforçando a percepção de mudança na pauta do governo neste segundo mandato, que desde 2015 deixou de priorizar a área social para cuidar do reequilíbrio fiscal e buscar a retomada do crescimento.
A reação dos presentes na cerimônia dividiu o plenário do Congresso entre vaias e aplausos a cada proposta apresentada, o que indica o nível de dificuldade que o governo terá para gerar maiorias decisórias neste ano. Além da divisão de opiniões no parlamento, o governo ainda terá de lidar com um calendário apertado por eleições municipais e olimpíadas e com uma crise de credibilidade econômica no cenário externo.
SUBSÍDIOS DO CONSELHÃO – Ao tratar de medidas que visam reconduzir o crescimento da economia, a presidente da República utilizou em seu pronunciamento algumas alternativas sugeridas por representantes da sociedade civil e do setor produtivo durante a 44ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), ocorrida na última semana (28/1).
Para o cooperativismo, alguns pontos da apresentação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foram lembrados, dentre eles: o foco em políticas de garantia da produção e renda; o aprimoramento das linhas de financiamento e garantia de maior acesso a mercados externos; e o avanço tecnológico do país.
AÇÕES PRIORITÁRIAS – Em relação aos pontos prioritários de esforço do governo, foram citadas medidas polêmicas e que devem gerar bastante debate durante o ano legislativo, como: a recriação da CPMF como medida para equilibrar o orçamento da seguridade social (previdência e saúde); a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) pelo Congresso Nacional; e, ainda, a reforma da Previdência.
COOPERATIVISMO – O documento que foi apresentado pela Presidente da República, além de conter o discurso proferido na tarde de ontem, inclui também um panorama detalhado das ações desenvolvidas pelo governo federal em 2015 e as prioridades definidas para 2016. Com relação ao cooperativismo, este foi o ano com o maior número de citações às cooperativas e às ações destinadas ao desenvolvimento do setor no país.
O tema foi citado 57 vezes, em diversas seções, como por exemplo: agronegócio; agricultura familiar; produção aquícola e pesqueira; compras governamentais e acesso a mercados; promoção comercial; geração de emprego e renda; inclusão bancária e microcrédito; eficiência do setor financeiro; ciência, tecnologia e inovação; juventude; infraestrutura do setor elétrico; transporte de cargas; entre outros.
A íntegra da “Mensagem ao Congresso Nacional 2016” pode ser acessada clicando aqui.
Os integrantes da coordenação do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO) tiveram hoje sua primeira reunião de 2016 e definiram as prioridades para este ano. O encontro ocorreu na sede do Sistema OCB, em Brasília. Dentre os assuntos debatidos pelo colegiado esteve a retomada das reuniões no âmbito do acordo de cooperação técnica estabelecido com o Banco Central do Brasil e cujo escopo diz respeito a troca de informações e estudos em conjunto entre o regulador e o regulado.
Parte da reunião também contou com a participação de representantes da Autarquia. Na oportunidade, os integrantes da coordenação pediram celeridade na conclusão e divulgação da circular que regulamentará a Resolução nº 4454/15, pois o tema ainda carrega aspectos que necessitam de maior clareza.
Outro assunto debatido foi o andamento do projeto de prospecção de boas práticas e aprendizado experimental em cooperativismo de crédito. O resultado desta ação se tornará um livro a ser publicado até o fim deste ano.
Com perfil entusiasta e propositivo, Martha Gabriel conjuga múltiplas habilidades e ofícios. De Norte a Sul do país, em uma vasta e dinâmica agenda que inclui conferências e cursos em outros países, a renomada especialista em marketing digital, inovação e educação vem compartilhando sua expertise e legando ensinamentos a públicos cada vez maiores e diversificados.
Junto ao Sistema OCB, Martha tem exposto a importância do planejamento e defende que a gestão de marca – ou seja, o branding – deve ser prioridade, o que acaba por requerer uma progressiva mudança de cultura, de forma que todas as ações associadas disponham dessa marca no seu “próprio DNA” – o que contribui, efetivamente, para que toda e qualquer organização seja valorizada. Martha Gabriel é a entrevistada da edição nº 19 da Revista Saber Cooperar.
A partir da sua reconhecida experiência como estudiosa e consultora em marketing, quais caminhos e estratégias uma organização deve adotar para se posicionar no mercado?
Martha Gabriel - Para que uma organização se posicione de forma assertiva no mercado a fim de obter bons resultados, é essencial que exista planejamento. É por meio do planejamento estratégico, acompanhado dos planejamentos de marketing, que se consegue traçar os melhores caminhos para uma organização.
O planejamento é a ponte entre os objetivos e os resultados. É importante ressaltar, no entanto, que planejamento não é receita, mas método, e que, conforme aplicado, vai revelando as melhores soluções. Em função das transformações digitais no mundo, outros aspectos importantes a considerar para o sucesso das organizações hoje são também a antecipação, a agilidade e a resiliência.
As organizações, de forma geral, são boas em reagir e oferecer produtos/serviços; no entanto, a velocidade acelerada de mudança hoje faz com que seja necessário se antecipar, transformando-se em protagonista das transformações e não suas vítimas – be disruptive, not disrupted (em tradução livre, equivalente a “seja perturbador, não perturbado”).
Além da constituição e do fortalecimento da imagem de uma organização, por que investir na gestão de marca é tão importante?
Martha Gabriel - Porque a marca permeia todos os produtos e ações de uma organização, fazendo com que a sua força (ou fraqueza) se transmita automaticamente para eles também. Assim, empresas que possuem marcas fortes conseguem resultados financeiros melhores. Outro fator importante é que uma marca pode valer mais do que qualquer outro ativo de uma organização. Estudos demonstram que proteger e fortalecer a marca faz com que a organização seja valorizada ao longo do tempo, enquanto falhar em protegê-la traz perdas de valor. Portanto, em médio e longo prazo, além do fortalecimento de imagem, uma marca bem administrada pode contribuir, e muito, para os resultados financeiros e a otimização de realização dos objetivos de uma organização.
E os veículos de comunicação? Quais seriam as mídias mais eficientes para que a marca de uma organização suscite a esperada identificação positiva por parte do público?
Martha Gabriel - Aqueles veículos e mídias que os públicos-alvo usam. Se o seu público usa Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram e TV, esses são os melhores meios para atingi-lo. No entanto, se o seu público usa jornal e rádio, são esses os melhores veículos para ele. Quem determina quais mídias devem ser usadas é o público-alvo, em função das mídias que ele próprio usa – é isso que vai possibilitar a eficiência da comunicação e identificação com o público.
Dessa forma, cada cooperativa precisa analisar o comportamento de mídia dos seus públicos para poder escolher as melhores plataformas para eles. Por fim, levando em conta todas essas questões, como efetivamente despertar gestores e empreendedores para a importância da construção e do fortalecimento de uma marca?
Mostrando a eles que uma marca forte é um bom negócio. A linguagem do gestor e do empreendedor é “resultado”. Quando eles percebem que a gestão de marca não é uma questão de comunicação ou marketing apenas, mas uma dimensão importante de negócio e para os seus resultados financeiros, passam a se interessar por isso.
O primeiro passo, portanto, é a educação e conscientização desses gestores. Isso pode ser feito por meio de uma apresentação comparativa sobre o resultado de organizações que possuem marcas fortes em relação às que não têm, ou mesmo um case “antes e depois”, de empresas que passaram pelo processo de branding. Isso é usar a técnica de contar histórias que transmitam o nosso objetivo, que, nesse caso, é mostrar a importância da marca e sua gestão impactando os negócios, de forma simples e efetiva.
Clique aqui para ler a entrevista na íntegra (avance até a página 8).
A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou nesta semana o tema do 94º Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2016, a data que será celebrada no dia 2 de julho terá como slogan “Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável”.
O tema foi escolhido pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (COPAC), constituído pela ACI e a Organização das Nações Unidas (ONU) e vai ao encontro da agenda da ONU para o Desenvolvimento Sustentável em 2030. Além disso, este ano, o tema da Cúpula Internacional das Cooperativas será “Cooperativas: o poder de agir”.
E, com o objetivo de criar uma identidade mais forte para essa comemoração, uma logomarca especial está sendo desenvolvida, bem como as artes de peças de divulgação. Em breve, este material será disponibilizado às unidades estaduais do Sistema OCB.
O Sistema OCB/MS informa que em virtude do feriado de Carnaval, na próxima terça-feira (9), não haverá expediente na segunda-feira (8).
As atividades da Casa do Cooperativismo de MS serão retomadas na próxima quarta-feira (10), às 13 horas.