Sistema OCB apoia XVIII Conferência Regional ACI Américas

Para tratar do projeto “Década do Cooperativismo”, a Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI Américas) e a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas do Brasil (Unimed) realizarão a XVIII Conferência Regional ACI Américas “A Década das Cooperativas: cenários e perspectivas”, com apoio do Sistema OCB.

O evento ocorrerá no Guarujá, no litoral de São Paulo, de 6 a 11 de outubro, e tem como objetivo “unir e articular ações conjuntas das cooperativas das Américas, para que o modelo empresarial cooperativo se consolide em 2020 como referência em sustentabilidade econômica, social e ambiental”. Pretende-se ainda fazer do cooperativismo o modelo de negócio de referência entre as pessoas, impulsionando seu crescimento.

Durante a conferência regional, que ocorre anualmente, estarão reunidos dirigentes de cooperativas do Brasil e das Américas. “Essa será uma excelente oportunidade de praticarmos o sexto princípio do nosso movimento – a intercooperação, discutindo a sustentabilidade do setor. As experiências compartilhadas certamente irão nos subsidiar para seguir confiantes de que o caminho escolhido por nós é, sem dúvida, o melhor”, considera Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

Para mais informações sobre a XVIII Conferência Regional ACI Américas “A Década das Cooperativas: cenários e perspectivas”, acesse o site do evento - http://www.conferenciaaciamericas2013.com/

Fonte: OCB

 

Programa de Secretariado em Cooperativa

Programa de Secretariado em Cooperativa

Veja folder AQUI

Planejamento estratégico: sucesso nos negócios

Planejamento estratégico: sucesso nos negócios

O que somos e onde queremos chegar como cooperativa de crédito? O questionamento, segundo Odo Steinmann - diretor do Volksbank - é fundamental para a definição de um planejamento estratégico que direcione a cooperativa a um crescimento qualitativo e sustentável. Para isso, Steinmann destaca que as decisões devem ser tomadas conjuntamente, garantindo o alinhamento entre os órgãos diretores e de fiscalização, sempre com foco no cliente. O tema foi tratado durante palestra apresentada aos participantes do Curso de Formação de Conselheiros do Cooperativismo de Crédito (Formacred), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em Montabaur, na Alemanha. As atividades ocorrem na Academia das Cooperativas Alemãs (ADG – sigla em alemão).

Satisfação do cliente – “Temos de conhecer bem a realidade e as necessidades dos nossos clientes e da região onde atuamos. É preciso ter em mente, a todo o momento, quais são os nossos propósitos como banco cooperativo, fortalecendo a relação com o nosso público. A ideia é promover, naturalmente, um processo de fidelização, que deve resultar na adesão de novos sócios. Para isso, temos de trabalhar constantemente no sentido de atender aos seus anseios, fornecendo produtos e serviços financeiros adequados, de qualidade, sendo referência, ainda, pela agilidade no atendimento”.

Cenários – “Da mesma forma, devemos considerar, também, o cenário interno, da própria cooperativa, como a capacitação e a mobilização da equipe, e as condições externas. Neste caso, especificamente, nos referimos ao comportamento do mercado, surgimento de novas tecnologias e fatos políticos, por exemplo. Munidos dessas informações, cientes dos pontos fortes e fracos, poderemos definir efetivamente com quais produtos vamos trabalhar, escolhendo os melhores canais de distribuição”.

Administração e controle – “E, para que consigamos cumprir as estratégias estabelecidas, precisamos estar atentos aos prazos, tendo o acompanhamento direto, permanente, dos diretores e dos conselheiros de fiscalização, cada um no seu papel. O trabalho deve ser feito de forma alinhada, baseado em decisões devidamente estudadas e tomadas conjuntamente, contando, simultaneamente, com o importante controle da auditoria. Assim, certamente, garantiremos o bom andamento do que foi planejado e o consequente sucesso do nosso banco cooperativo”.

Sucesso nos negócios – “Com esses focos e disciplina, conquistamos a confiança dos nossos clientes, e isso se reflete em números. Hoje, estamos na ponta, contando com 68 mil membros, sendo, destes, 51% cooperados, percentual que tende a aumentar naturalmente, já que estamos sempre alerta, mostrando a nossa capacidade em atender às suas demandas. Como disse antes, nos organizamos para fazer isso com a maior agilidade possível, tendo, para tanto, uma equipe devidamente capacitada e mobilizada. Por isso, conseguimos cumprir, por exemplo, a meta de dar resposta a um pedido de crédito para a construção de uma obra em 72 horas. Quando se trata de um financiamento para outra finalidade, mais simples, esse tempo reduz para 15 minutos. Fizemos o mesmo para as chamadas telefônicas – de 100, apenas cinco podem ficar sem atendimento imediato. Tem realmente dado certo. O sucesso é crescente e o nosso risco é mínimo. Nos últimos anos, nosso banco tem registrado um total médio de 14 milhões de euros em patrimônio líquido”.

Fonte: OCB

 

Sistema OCB/MS lanca 2ª edicão da campanha de sangue

Sistema OCB/MS lanca 2ª edicão da campanha de sangue

Um grupo de cooperativistas se reuniu para doar sangue na tarde do dia 16, sexta. Esta ação faz parte da campanha que o sistema OCB/MS está realizando, que é fundamentada no 7º princípio cooperativista "Interesse pela comunidade". Para mostrar que o cooperativismo além de uma alternativa para o desenvolvimento econômico também possui o seu ideal solidário, de respeito e zelo pela vida assumidos enquanto Responsabilidade Social e, voltada à qualidade de vida e saúde da nossa sociedade.

O sistema OCB/MS lança esta campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância de ser um doador de sangue e salvar muitas vidas. Apresente seu comprovante de doação na sede da OCB/MS e ganhe uma camiseta da campanha.

Celso Régis, presidente do sistema OCB/MS ressalta a mobilização entre as pessoas para realizar estas ações. "Precisamos do apoio das pessoas para conseguirmos o maior número de doações possível. A vontade de ajudar o próximo é que faz nossa campanha ter sucesso", afirma Régis.
A edição passada atingiu esse sucesso, ao todo foram aproximadamente 370 doações.

Doar sangue é muito importante, pois todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.

Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Venha participar desta campanha, compareça à sede da OCB/MS, ganhe sua camiseta e salve vidas.

 

OCB/MS realiza assembleia dia 09 de setembro

Convocamos às cooperativas devidamente estabelecidas no Mato Grosso do Sul, exceto as cooperativas de Serviços Médicos, para a Assembleia Geral Extraordinária da OCB/MS, que será realizada no dia 09/09, às 9h, em sua sede, com o objetivo de debater e votar a pauta de reivindicações apresentada pela FETRACOM-MS, e pela FENATRACOOP.

Contamos com a participação dos senhores presidentes ou delegados das cooperativas para fortalecer e legitimar o processo de negociação sindical, que irá definir reajustes, pisos salariais, benefícios, direitos e deveres dos empregadores e trabalhadores.

Relembramos que as decisões estipuladas na referida convenção coletiva ou aditivo transformam-se em direitos e deveres para todos os empregados e cooperativas representadas pelos respectivos sindicatos que firmaram o noticiado documento e, também, para os demais integrantes, não filiados, porém, da categoria representada. Daí ser de fundamental importância a sua participação, caso não seja possível, existe a possibilidade de credenciamento de um Delegado para representar a cooperativa na Assembleia, conforme modelo de credenciamento anexo.

Segue anexo o edital de convocação, que foi publicado no Jornal “Folha do Povo” em 20 de agosto de 2013 e o modelo para credenciamento de delegados. As pautas de reivindicações da FETRACOM-MS e FENATRACOOP estão disponíveis para prévia análise no site da OCB/MS (www.ocbms.org.br).


Por fim, solicitamos a confirmação dos participantes pelo telefone (67) 3389-0200 com Aline, até o dia 05 de setembro.

Edital
Proposta de Reivindicações 
Termo Aditivo 

 

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