Nos dias 08 e 09 de maio em Brasília, a FECOOP CO-TO reuniu as unidades para a 2ª Etapa do Projeto de Melhores Práticas de Gestão na Região CO e TO, já com a consolidação. A superintendente do Sistema OCB/MS, Dalva Caramalac, os gerentes do Sescoop/MS e o Analista Financeiro da OCB/MS estavam presentes.
Na busca por uma maior integração entre as Unidades foram feitos os intercâmbios projetados na primeira etapa, restando agora, o alinhamento final para adoção e implementação das boas práticas, para o alcance de melhores resultados.
Os participantes dessa etapa levaram suas proposições prévias, para promoverem o alinhamento sistêmico baseado nas boas práticas de gestão identificadas; priorizá-las, para posterior implementação em seus estados.
Já no dia 09 de maio, ocorre a 1ª Etapa do Projeto PDGL - Programa de Desenvolvimento de Gestão e Liderança. Nivelamento dos conhecimentos históricos e alinhamento dos temas estratégicos a serem abordados na 2ª etapa do Projeto PDGL – internacional, com o auxílio do Facilitador José Gabriel Pesce Júnior. O intuito é ter condições adequadas de melhor aproveitar os ensinamentos que serão obtidos em Lisboa, preparando para a etapa internacional.
No mesmo dia, a tarde ocorre a Reunião da diretoria da Federação que tratará de diversos assunto, como também o alinhamento sindical na área de atuação da Federação e arrecadação da Contribuição Sindical e Relatórios Financeiros/Contábeis acumulados até abril/2017.
E por fim a AGO- Assembleia Geral Ordinária que tem a Prestação de contas da Administração Exercício 2016 como ordem do dia.
De 09 a 11 de maio ocorre a XI Feira de Negócios promovida pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A partir das 19h do dia 09, além da exposição de produtos em 32 estandes, terá shows musicais e uma palestra com o presidente da Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen na Vitrine Empresarial — espaço montado para troca de experiências sobre empreendedorismo.
Esta edição da Feira de Negócios segue até quinta-feira (11), a estrutura foi montada no bloco B docampus Tamandaré e é aberta para visitação, de manhã, a partir das 7h, e a noite, a partir das 19h, quando serão realizadas também palestras. Essa é a primeira vez que o evento pretende promover conhecimento por meio da Vitrine Empresarial e, durante, os três dias de feira especialistas do setor, empreendedores incubados na Agência de Inovação e Empreendedorismo da UCDB (S-Inova) e empresários vão expor ao público formas de gerenciar um negócios e relatar as vivências que tiveram na área.
Programação
No dia 10 de maio à noite, estão previstas seis discussões na Vitrine de Negócios. Lucas Aguirre, sócio proprietário da empresa Eng Soluções Tecnológicas incubada na S-Inova, vai expor as experiências adquiridas em relação ao empreendedorismo. Outras palestras serão: representante do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS) falará sobre cooperativismo; a proprietária do laboratório de análises clínicas LabDoc, Leizinara Lopes, abordará o tema “Diagnóstico, Orientação e Capacitação”; o acadêmico de Administração Igor Suzukawa vai expor a vivência empreendedora adquirida na edição anterior da Feira de Negócios, quando montou um restaurante de sushi. Os empresários Roberto Patzlaff, do Instituto Humanos e o casal Synara Miranda e Edson Miranda, da Brownie Boutique Brasil, também vão falar sobre as experiências que possuem no ramo de negócios.
Já no dia 11 de maio, último dia de evento, mais uma rodada de palestras será realizada no período noturno, na Vitrine de Negócios, e envolverá outros seis profissionais: Edson de Souza Lima Júnior , responsável pela empresa Full Charge Soluções em Energia Ltda; Eloir Trindade do Conselho Regional de Contabilidade de MS (CRC/MS); Ana Helena Sampaio Mattos, proprietária da Anna Mattos Cosméticos; representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); Josimara Rondon, responsável pela empresa Zymbro Biofábrica e Pesquisa; e, por fim, o assessor de investimentos Eliseu Nantes falará sobre previdência privada e planejamento financeiro. Mais informações a respeito da Feira de Negócios podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3823.
O Sicredi – instituição financeira cooperativa com 3,5 milhões de associados e atuação em 20 estados brasileiros – estará presente na Semana Nacional de Educação Financeira, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), apoiada por diversos agentes do setor financeiro do País, com o intuito de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). A quarta edição ocorrerá entre os dias 8 e 14 de maio e tem como objetivo levar os fundamentos da educação financeira para as pessoas de forma fácil e direta.
Em 2017, o Sicredi trabalhará como tema principal o “Consumo Consciente”. A instituição financeira cooperativa promoverá diversas atividades para estimular a conscientização sobre hábitos de consumo e também sobre as oportunidades de organização das finanças pessoais. Além disso, o Sicredi disponibiliza um hotsite (www.sicredinasemanaenef.com.br), por meio do qual associados e o público em geral poderão ter acesso à programação da instituição na Semana Nacional de Educação Financeira, além de materiais educativos, dicas, testes financeiros, entre outros conteúdos.
“Investir em uma relação sustentável é a forma mais sólida de garantir um relacionamento saudável e duradouro com nossos associados. É por isso que o Sicredi acredita e investe em ações que desenvolvam temas de educação financeira, no intuito de que a comunidade tenha uma vida financeira equilibrada por meio do consumo consciente. O resultado dessas ações possibilita às pessoas a realização de seus sonhos, incluindo a possibilidade de reserva de recursos para o futuro”, afirma a gerente da Fundação Sicredi, Cristiane Amaral.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O setor produtivo de Mato Grosso do Sul conseguiu junto ao Governo do Estado a flexibilização na paridade de exportação do milho, na manhã desta quarta-feira (10), na sede da Governadoria, em Campo Grande.
A reunião foi agendada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito; pelo presidente da OCB/MS, Celso Régis; pelo presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto; e pelo presidente da Ampasul, Walter Schlatter.
O encontro teve a participação do secretário de Estado de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; do secretário de Estado de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; do secretário de Estado de Fazenda, Márcio Monteiro; e do superintendente de Administração Tributária, Lauri Luiz Kener.
“Buscamos o Governo devido à expectativa de produzirmos mais de 9 milhões de toneladas de milho em Mato Grosso do Sul, na safra 2016/2017, que aliada ao estoque de passagem próximo a 50% da safra de soja, preocupa o setor produtivo frente à capacidade estática de armazenamento, que é de 8 milhões de toneladas”, afirma Mauricio Saito.
Ainda na reunião, o presidente da Ampasul reivindicou a flexibilização da paridade de exportação para o algodão e o governador se comprometeu em avaliar.
“Em um cenário de dificuldades enfrentado pelos produtores, principalmente pela depreciação dos preços do milho, o Governo confirmou a flexibilização que proporcionará melhores condições para o escoamento da safra, bem como a melhora na precificação e competitividade dos nossos produtos”, pontua Saito.
Fonte: Famasul
O Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco) esteve reunido na manhã de hoje (10/5), em Brasília, em sua plenária anual ordinária. Na oportunidade, membros do Conselho e dirigentes do Banco Central do Brasil acompanharam a apresentação dos resultados obtidos em 2016, a agenda de ações propostas para 2017 e o início do trabalho de construção das diretrizes estratégicas do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
Coordenando a mesa de abertura, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou que o trabalho do Ceco é fundamental para balizar as decisões estratégicas do ramo. Freitas abordou ainda a questão dos desafios constantemente superados pelo setor e os novos rumos que precisam ser tomados: “O futuro que queremos precisa ser construído, precisamos enxergar à frente. Os desafios são muito grandes, as mudanças previstas são positivas, mas os vetores de pressão continuam exercendo força intensa. Transparência e jogo limpo, aliados a ousadia, representam o cooperativismo de crédito brasileiro. E é dessa forma que pretendemos continuar atuando, pensando o Sistema de forma alinhada”.
O tom do discurso de Freitas permeou as falas dos demais componentes da mesa. Foi o caso do Diretor de Administração do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim, que enfatizou: “O BC vê no cooperativismo uma importância muito grande, não só pela inclusão financeira, como também pelo estímulo à concorrência. E nesse sentido, a inovação tecnológica é um desafio para o setor. O caminho está na intercooperação.”
Na sequência, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Deputado Domingos Sávio, acrescentou que o cooperativismo é, antes de tudo, uma filosofia de vida. E concluiu: “A acomodação é o caminho certo para o retrocesso. Essa provocação do Diretor Feltrim é muito saudável e salutar, e vem num momento fundamental para que nós, cooperativistas, pensemos e amadureçamos a qualidade e a competitividade do setor.”
Em seguida, o coordenador do Ceco, Leo Trombka, apresentou os resultados e conquistas do Conselho em 2016 e a agenda proposta para o próximo ano. E pontuou: “Alinhar os mais variados temas que envolvem o setor requer cautela e paciência, o processo precisa ser democrático. As condições econômicas e políticas do nosso país têm feito todos os setores passarem por momentos delicados, a exemplo do aumento da alíquota do IOF para as cooperativas. Mas, apesar desses revezes, o setor vem mantendo a força de crescimento, o que reflete a credibilidade das cooperativas junto a cooperados e suas comunidades.”
Dentro ainda da programação, o palestrante Gil Giardelli, professor de pós-graduação e MBA do Centro de Inovação e Criatividade na Escola Superior de Propaganda e Marketing e na Universidade de São Paulo, abordou com os conselheiros o tema “Inovação e tecnologia”. Giardelli instigou os pensamentos dos participantes a respeito das necessidades de se adaptar ao novo mundo, dando destaque para a importância da inovação como ferramenta essencial para essa adaptação. Ao final, parlamentares da Frencoop se juntaram ao grupo e seguiram para um almoço onde tiveram a oportunidade de debater os tópicos abordados.
Com base na agenda apresentada e aprovada pelo Conselho, a coordenação trabalhará na sequencia pela definição da estratégia que implementará as ações previstas. Dentre as prioridades, o setor destaca a necessidade de avançar na questão regulatória e no tema sucessão.
Fonte: Sistema OCB