Módulo II
OBJETIVOS
Capacitar os cursistas para conhecimentos básicos em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, para a comunicação e atendimento de pessoas surdas no âmbito dos serviços prestados pela Instituição à sua comunidade (cooperados e comunidade em geral).
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas pelo método Libras em Contexto, baseado em situações do cotidiano, seguindo a orientação da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS). Serão utilizadas apostilas, vídeos e vivencias dialógicas entre os cursistas e a instrutora e, eventualmente, pessoas surdas serão convidadas a interagir em alguns momentos sob a responsabilidade da ministrante.
NOTA DA INSTRUTORA
Ana Maria Ribeiro da Rocha – Licenciada em Pedagogia com Especialização em Língua Brasileira de Sinais para a Educação Inclusiva na Formação de Intérpretes. Possui experiência no uso e ensino da Libras. Trabalha com projetos de cursos e palestras para Capacitação em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Surdez para os mais diferentes públicos e instituições.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução ao estudo da LIBRAS (parte 1); Introdução ao estudo da LIBRAS (parte 2) – Designação de sinais e o contexto econômico monetário; Lição 1 – Nomes próprios; Lição 2 – Números, quantidades, singular, plural; Lição 3 – Pronome demonstrativo, lugares, números ordinais; Lição 4 – Hora, tempo, perspectiva e direção; Lição 5 – Pronomes interrogativos e calendário; Lição 6 – Advérbios de frequência/modo, clima, expressões interrogativas; Lição 7 – Família e pontuação; Lição 8 – Adjetivos e grau comparativo; Lição 9 – Pronomes indefinidos, cores e formas; Lição 10 -- Alimentação, Balança e verbos (gostar); Lição 11 -- Medida para comprimento / volume / altura / distância e quilômetros;
Módulo III
OBJETIVOS
Capacitar os cursistas para conhecimentos básicos em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, para a comunicação e atendimento de pessoas surdas no âmbito dos serviços prestados pela Instituição à sua comunidade (cooperados e comunidade em geral).
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas pelo método Libras em Contexto, baseado em situações do cotidiano, seguindo a orientação da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS). Serão utilizadas apostilas, vídeos e vivencias dialógicas entre os cursistas e a instrutora e, eventualmente, pessoas surdas serão convidadas a interagir em alguns momentos sob a responsabilidade da ministrante.
NOTA DA INSTRUTORA
Ana Maria Ribeiro da Rocha – Licenciada em Pedagogia com Especialização em Língua Brasileira de Sinais para a Educação Inclusiva na Formação de Intérpretes. Possui experiência no uso e ensino da Libras. Trabalha com projetos de cursos e palestras para Capacitação em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Surdez para os mais diferentes públicos e instituições.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução ao estudo da LIBRAS (parte 1); Introdução ao estudo da LIBRAS (parte 2) – Designação de sinais e o contexto econômico monetário; Lição 1 – Nomes próprios; Lição 2 – Números, quantidades, singular, plural; Lição 3 – Pronome demonstrativo, lugares, números ordinais; Lição 4 – Hora, tempo, perspectiva e direção; Lição 5 – Pronomes interrogativos e calendário; Lição 6 – Advérbios de frequência/modo, clima, expressões interrogativas; Lição 7 – Família e pontuação; Lição 8 – Adjetivos e grau comparativo; Lição 9 – Pronomes indefinidos, cores e formas; Lição 10 -- Alimentação, Balança e verbos (gostar); Lição 11 -- Medida para comprimento / volume / altura / distância e quilômetros;
Módulo IV
OBJETIVOS
Capacitar os cursistas para conhecimentos básicos em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, para a comunicação e atendimento de pessoas surdas no âmbito dos serviços prestados pela Instituição à sua comunidade (cooperados e comunidade em geral).
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas pelo método Libras em Contexto, baseado em situações do cotidiano, seguindo a orientação da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS). Serão utilizadas apostilas, vídeos e vivencias dialógicas entre os cursistas e a instrutora e, eventualmente, pessoas surdas serão convidadas a interagir em alguns momentos sob a responsabilidade da ministrante.
NOTA DA INSTRUTORA
Ana Maria Ribeiro da Rocha – Licenciada em Pedagogia com Especialização em Língua Brasileira de Sinais para a Educação Inclusiva na Formação de Intérpretes. Possui experiência no uso e ensino da Libras. Trabalha com projetos de cursos e palestras para Capacitação em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Surdez para os mais diferentes públicos e instituições.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução ao estudo da LIBRAS (parte 1); Introdução ao estudo da LIBRAS (parte 2) – Designação de sinais e o contexto econômico monetário; Lição 1 – Nomes próprios; Lição 2 – Números, quantidades, singular, plural; Lição 3 – Pronome demonstrativo, lugares, números ordinais; Lição 4 – Hora, tempo, perspectiva e direção; Lição 5 – Pronomes interrogativos e calendário; Lição 6 – Advérbios de frequência/modo, clima, expressões interrogativas; Lição 7 – Família e pontuação; Lição 8 – Adjetivos e grau comparativo; Lição 9 – Pronomes indefinidos, cores e formas; Lição 10 -- Alimentação, Balança e verbos (gostar); Lição 11 -- Medida para comprimento / volume / altura / distância e quilômetros;
Módulo V
OBJETIVOS
Capacitar os cursistas para conhecimentos básicos em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, para a comunicação e atendimento de pessoas surdas no âmbito dos serviços prestados pela Instituição à sua comunidade (cooperados e comunidade em geral).
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas pelo método Libras em Contexto, baseado em situações do cotidiano, seguindo a orientação da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS). Serão utilizadas apostilas, vídeos e vivencias dialógicas entre os cursistas e a instrutora e, eventualmente, pessoas surdas serão convidadas a interagir em alguns momentos sob a responsabilidade da ministrante.
NOTA DA INSTRUTORA
Ana Maria Ribeiro da Rocha – Licenciada em Pedagogia com Especialização em Língua Brasileira de Sinais para a Educação Inclusiva na Formação de Intérpretes. Possui experiência no uso e ensino da Libras. Trabalha com projetos de cursos e palestras para Capacitação em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Surdez para os mais diferentes públicos e instituições.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução ao estudo da LIBRAS (parte 1); Introdução ao estudo da LIBRAS (parte 2) – Designação de sinais e o contexto econômico monetário; Lição 1 – Nomes próprios; Lição 2 – Números, quantidades, singular, plural; Lição 3 – Pronome demonstrativo, lugares, números ordinais; Lição 4 – Hora, tempo, perspectiva e direção; Lição 5 – Pronomes interrogativos e calendário; Lição 6 – Advérbios de frequência/modo, clima, expressões interrogativas; Lição 7 – Família e pontuação; Lição 8 – Adjetivos e grau comparativo; Lição 9 – Pronomes indefinidos, cores e formas; Lição 10 -- Alimentação, Balança e verbos (gostar); Lição 11 -- Medida para comprimento / volume / altura / distância e quilômetros;
As exportações brasileiras do agronegócio, entre fevereiro de 2012 e janeiro de 2013, somaram US$ 96,66 bilhões, o que representa um crescimento de 1,1% sobre os doze meses anteriores. As importações alcançaram US$ 16,37 bilhões. O saldo da balança comercial do setor foi positivo em US$ 80,28 bilhões. As informações são da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os setores que mais contribuíram para o crescimento de US$ 1,09 bilhão foram: cereais, farinhas e preparações (crescimento de US$ 3,27 bilhões), complexo soja (crescimento de US$ 1,04 bilhão), fibras e produtos têxteis (crescimento de US$ 396,93 milhões), fumo e seus produtos (US$ 274,01 milhões) e animais vivos (crescimento de US$ 185,99 milhões).
O principal setor, em termos de valor exportado, foi o complexo soja com US$ 25,53 bilhões, o que representou um crescimento de 4,2% em relação aos doze meses anteriores. O produto destaque em vendas no setor foi a soja em grãos, com 16,98 bilhões, 66,5% do valor exportado. As exportações de farelo de soja foram de US$ 6,55 bilhões ou 13,85 milhões de toneladas, enquanto de óleo de soja foi de US$ 1,99 bilhão ou 1,69 milhão de toneladas.
As carnes somaram US$ 15,83 bilhões no período. A carne de frango foi o principal produto em vendas do setor, com US$ 7,18 bilhões, ou 3,7 milhões de toneladas. Destacam-se ainda as exportações de carne bovina (US$ 5,86 bilhões, ou 1,27 milhões de toneladas) e carne suína (US$ 1,49 bilhão ou 578,76 mil toneladas). Já o açúcar foi responsável por 84,9% desse montante, com US$ 13,21 bilhões. As exportações de álcool totalizaram US$ 2,34 bilhões.
Resultados do mês - As exportações atingiram a cifra recorde para o mês de janeiro, atingindo os US$ 6,58 bilhões, o que correspondeu a um aumento de 14,7% em relação ao mesmo mês de 2012. O saldo da balança comercial do agronegócio atingiu US$ 5,12 bilhões.
Devido à expansão das exportações do agronegócio em 14,7% e diminuição nas vendas externas dos demais produtos em 9,8%, o agronegócio teve aumento de participação nas exportações totais no Brasil, passando de 35,6% em janeiro de 2012 para 41,2% em janeiro de 2013.
O complexo sucroalcooleiro foi o principal valor exportado, alcançando US$ 1,34 bilhão em janeiro (63,2%), com o açúcar ocupando posição de destaque, US$ 1,11 bilhão em vendas (48,4%).
As carnes ficaram na segunda posição em valor exportado, aumentando de US$ 1,18 bilhão em janeiro de 2011 para US$ 1,27 bilhão em janeiro de 2012 (7,7%). A quantidade exportada subiu 35,8%, de 86 mil toneladas para 117 mil toneladas, enquanto a cotação média de exportação caiu 4,8. Dessa forma, as vendas externas de carne bovina atingiram US$ 515 milhões em janeiro de 2013 (29,2%). Houve aumento também nas exportações de carne suína. As exportações passaram de US$ 97 milhões em janeiro de 2012 para US$ 104 milhões em janeiro de 2013 (7,6%).
Os cereais, farinhas e preparações ficaram na terceira posição como principal setor de exportação no agronegócio em janeiro de 2013. As vendas do setor atingiram US$ 1,12 bilhão, com aumento de 200,5% em relação a janeiro de 2012. O principal produto do setor é o milho, que atingiu de US$ 221 milhões em janeiro de 2012 para US$ 947 milhões em janeiro de 2013 (327,5%). A quantidade embarcada de milho subiu para 3,37 milhões de toneladas em janeiro de 2013, o que significou uma expansão de 297,8% em relação às 847 mil toneladas exportadas em janeiro de 2012. Os produtos florestais tiveram expansão de venda de 1,0%. As exportações subiram de US$ 703 milhões em janeiro de 2012 para US$ 709 milhões em janeiro de 2013.
(Fonte: Mapa)