Leite Forte capacita técnicos

Leite Forte capacita técnicos

Na manhã de hoje começou a capacitação da primeira turma de técnicos do projeto Leite Forte, que  tem como objetivo desenvolver a Bacia Leiteira na região central de Mato Grosso do Sul. O Leite Forte ainda prevê ao longo de três anos qualificar 1.500 produtores em 17 municípios, praticamente dobrando produção/qualidade na Região Central do Estado com a inclusão de assistência técnica efetiva e contínua, com investimento dos parceiros e produtores de cerca de R$ 70 milhões incrementando a atividade em R$ 175 milhões ao longo deste período.

Foram disponibilizadas 25 vagas. O curso é de 40 horas, sendo 32 horas de teoria e oito de prática, através de vista em propriedades rurais e se estende até o dia 23. Dentro do conteúdo programático há um módulo sobre cooperativismo que será ministrado por um assessor técnico do sistema OCB/MS.


MUNICÍPIOS
Os municípios envolvidos na primeira etapa do LEITE FORTE são: Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos. Com a consolidação desta etapa, a meta é estender o projeto aos demais municípios do Estado.


PARCEIROS
O Governo do Estado, através da Seprotur, soma-se as seguintes instituições para a realização do Projeto: sistema OCB/MS, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, Agraer, Iagro, AEM, Junta Comercial, Cedrs, Ceasa, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Estado de Meio Ambiente/Instituto de Maio Ambiente de MS, Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos, Assomasul, Famasul/Funar/Senar, Sebrae-MS, Fiems/Senai, Fetagri, FAF, CUT, MST, Ministério da Agricultura/Embrapa/, Ministério do Desenvolvimento Agrário/Incra, Ministério da Integração Nacional/Sudeco, Ministério do Desenvolvimento Social, UEMS, BNDES, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil , Sicredi e Uniderp.

 

Os desafios do agronegócio brasileiro para 2013

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) realizou no dia 23 de janeiro a primeira reunião do ano com sua diretoria. Para auxiliar nas diretrizes dos temas e ações da Associação, a reunião contou com a participação especial do economista e consultor, José Roberto Mendonça de Barros, que apresentou uma análise do cenário macroeconômico do Brasil e do mundo e o papel do agronegócio nesse contexto.

Segundo Mendonça de Barros, perante aos outros países o Brasil está em um momento muito positivo. China e Índia são demandantes de alimentos, a Rússia tem condição agrícola relevante, mas não tem tendência a crescimento sustentável, é importante na oferta de insumos.

Para ler a matéria na íntegra, com as análises proferidas por José Roberto Mendonça de Barros, clique aqui.

 

Câmara Temática do Cooperativismo realiza primeira reunião do ano

Instituída no final do ano passado, a Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário realiza a primeira reunião de 2013, nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro. O presidente do Sistema OCB, eleito coordenador do grupo, preside o encontro, acompanhado pelo superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile.

Na pauta, a apresentação do Calendário de Promoção Internacional 2013, pelos representantes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI); dos programas prioritários do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa (Denacoop), entre outros assuntos. “A câmara é um importante espaço para discussão e unificação de decisões a serem executadas pelo Governo”, salientou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.

O cooperativismo é dos setores que mais gera emprego no País, são pelo menos 300 mil postos diretos, com receita de R$ 200 bilhões anuais. Pela sua representatividade, no final do ano passado o Mapa instituiu esta Câmara Temática – espaço onde serão discutidas e tratadas as políticas públicas para alavancar ainda mais o cooperativismo e o associativismo no Brasil.

O encontro reunirá representantes do setor produtivo, instituições, sindicatos, associações e governo no auditório do CNPA, do edifício-sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, são 21 os integrantes da Câmara. O coordenador do Denacoop, Kleber Santos, é o Secretário da Câmara Temática.
(Fonte: Mapa)

 

Sescoop/MS promove curso de Formacão de Novos Multiplicadores do Programa Cooperjovem

Sescoop/MS promove curso de Formacão de Novos Multiplicadores do Programa Cooperjovem

O Sescoop/MS o curso de Formação de Novos Multiplicadores do Programa Cooperjovem 2013, que reúne cerca de 30 participantes. O curso tem o objetivo de oportunizar aos educadores do Ensino Fundamental o estudo e a vivência do cooperativismo; difundir a metodologia do Programa Cooperjovem entre os educadores; proporcionar a troca de experiências; ampliar o número de professores capacitados nas escolas, para enriquecer as ações do programa.

Ao todo são duas turmas, uma em Campo Grande e outra em Dorados. Na Capital, o curso ocorre de 19 a 21 de fevereiro e em Dourados de 26 a 28. O curso é destinado a professores, coordenadores pedagógicos, diretores das escolas participantes do Programa Cooperjovem e colaboradores das cooperativas parceiras, responsáveis pelo programa. E abordarão os seguintes temas:

- Contextualização do Programa Cooperjovem (premissas, metodologia, monitoramento, avaliação e resultados);
- Cooperativismo (filosofia, valores e princípios, estrutura organizacional e sistema de representação);
- Educação Cooperativa
- Paradigmas da Educação (Liderança, Convivência, comunicação);
- O Jogo e a Aprendizagem;
- Planejamento e projetos educativos;
 

 

Curso de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

Módulo I

OBJETIVOS

Capacitar os cursistas para conhecimentos básicos em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, para a comunicação e atendimento de pessoas surdas no âmbito dos serviços prestados pela Instituição à sua comunidade (cooperados e comunidade em geral).

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas pelo método Libras em Contexto, baseado em situações do cotidiano, seguindo a orientação da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS). Serão utilizadas apostilas, vídeos e vivencias dialógicas entre os cursistas e a instrutora e, eventualmente, pessoas surdas serão convidadas a interagir em alguns momentos sob a responsabilidade da ministrante.

NOTA DA INSTRUTORA

Ana Maria Ribeiro da Rocha – Licenciada em Pedagogia com Especialização em Língua Brasileira de Sinais para a Educação Inclusiva na Formação de Intérpretes. Possui experiência no uso e ensino da Libras. Trabalha com projetos de cursos e palestras para Capacitação em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Surdez para os mais diferentes públicos e instituições.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Introdução ao estudo da LIBRAS (parte 1); Introdução ao estudo da LIBRAS (parte 2) – Designação de sinais e o contexto econômico monetário; Lição 1 – Nomes próprios; Lição 2 – Números, quantidades, singular, plural; Lição 3 – Pronome demonstrativo, lugares, números ordinais; Lição 4 – Hora, tempo, perspectiva e direção; Lição 5 – Pronomes interrogativos e calendário; Lição 6 – Advérbios de frequência/modo, clima, expressões interrogativas; Lição 7 – Família e pontuação; Lição 8 – Adjetivos e grau comparativo; Lição 9 – Pronomes indefinidos, cores e formas; Lição 10 -- Alimentação, Balança e verbos (gostar); Lição 11 -- Medida para comprimento / volume / altura / distância e quilômetros;
Lição 12 -- Os valores monetários e verbos; Lição 13 -- Os sinais para mais, Grau de escolaridade e Verbos; Lição 14 -- Profissão e verbos; Lição 15 -- Meio de comunicação e Verbos; Lição 16 -- Animais, pronomes indefinidos e esportes; Lição 17 -- Meios de transporte e Verbos; Lição 18 -- Lugares Públicos e Parâmetros; Revisão do Conteúdo; Avaliação.
 

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