A informática deixou de ser uma área meramente técnica dentro do sistema cooperativista para se tornar parte das estratégias de negócio. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) reuniu hoje, em Brasília, 41 profissionais de Tecnologia da Informação (TI) de todo o Brasil com o objetivo de apresentar os novos sistemas e serviços desenvolvidos pela unidade nacional para facilitar o trabalho de todos os estados junto às cooperativas. O encontro aconteceu durante o II Encontro dos Profissionais de Tecnologia da Informação do Sescoop, realizado na Casa do Cooperativismo.
“Temos o compromisso de repassar todas as boas iniciativas produzidas pela Unidade Nacional às unidades estaduais, a fim de alinhar processos e evitar custos altos e desnecessários na base”, explica o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos. “As UEs são livres para replicar ou não nossos sistemas, mas nós temos a obrigação de pelo menos oferecer projetos inovadores e eficientes”.
Na abertura do evento, ele sugeriu a criação de um Comitê Nacional de Tecnologia da Informação, para alinhar processos, definir prioridades para política de investimento e trocar experiências. “Esse comitê teria a função extra de possibilitar a melhoria de equipamentos e programas, de acordo com a realidade de cada unidade estadual”, completou.
Data Center – o gerente de TI da unidade nacional, Carlos Washington Menezes, também defende a criação de um Comitê Nacional de TI e explica que uma das funções do grupo seria avaliar uma proposta ousada da unidade nacional: criar um único Data Center para todo o Sescoop.
“Esse ambiente possibilitaria uma economia em escala para o sistema, porque as unidades estaduais não precisariam substituir equipamentos ou treinar funcionários com tanta frequência”, exemplificou.
Plácido da Silva Júnior, representante da TI da Ocepar, é outro entusiasta da iniciativa: “Temos muito interesse no Datacenter, pois esse tipo de serviço gerará, entre outros pontos positivos, maior segurança de informação”.
Palestras – a equipe da Gerência de TI da unidade nacional proferiu uma série de palestras sobre os projetos da Casa e sobre as tendências do mercado. Além deles, o encontro contou com a participação do professor e consultor Carlos Jacobino Lino discorreu sobre “Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (Peti), com foco no negócio”.
Na opinião dele, um plano bem estruturado possui os seguintes passos: estratégia, alinhamento, decisão, organização, priorização, planejamento, monitoramento, controle e gestão.
“Cada um desses passos possui seus processos e precisam ser analisados sob o ponto de vista do Balanced Scorecard (BSC), uma teoria da Administração que possibilita a visualização de riscos, oportunidades, ameaças, além de pontos fracos e fortes”, declarou Lino.
Fonte: OCB
O presidente do Sistema OCB/MS e diretor do Sistema OCB, Celso Ramos Regis, foi eleito, no último dia 9 de abril, presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebrás). Régis, também presidente da cooperativa União MS, atuava até então como diretor administrativo da Confebrás. . “Nossa proposta é dar continuidade ao exitoso trabalho realizado até aqui pelos nossos antecessores. E espero contar com o apoio de todo o sistema cooperativista para o sucesso de nossa missão", declarou.
Celso Régis informou que sua meta à frente da instituição será colocar a Confebrás no centro das discussões rumo ao desenvolvimento do cooperativismo de crédito nacional. “Pretendemos fortalecer nosso quadro de filiadas e reforçar parcerias importantes com entidades como a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o Banco Central, visando à melhoria e à ampliação dos serviços e produtos oferecidos aos cooperados, principal agente de nosso movimento”, disse Régis.
O Sistema OCB parabeniza o novo presidente da Confebrás por mais esta conquista.
Confira como ficou a nova diretoria da Confebrás:
Conselho de Administração
Presidente – Celso Ramos Regis – Sicredi União - MS
Vice – Manoel Messias da Silva – Sicoop Cecresp - SP
Secretario – Rui Schineider da Silva – Sicoob Central - SC
Conselheiros
Marcio R. Palhares Name – Cremendes – RJ (Luzatti)
Osvaldo Henriques Guimarães – Sicoob Credminas – MG
Moacir Krambeck – Cecred Central - SC
Henrique Castilhano Vilares - Sicoob São Paulo – SP
Conselho Fiscal
Titulares: Edwaldo Pinheiro de Santana Filho – Coopec - BA
Neilson Santos Oliveira – Sicoob Central NE – PB
Calos Alberto Pio – Sicoob Planalto Central – DF
Suplentes
Marcio Port – Sicredi Pioneira – RS
Alexandre Teixeira Cerqueira – Sicoob Cooperbom – BA
Ivan Capra – Sicoob Central Norte - RO
Fonte: Sistema OCB
Criado para tratar sobre questões específicas do setor, o Grupo de Trabalho do Ramo Transporte, constituído em fevereiro deste ano, realizou mais um encontro na tarde de ontem (11/4). O grupo tem como principal missão a construção de um entendimento institucional sobre a admissão e participação de pessoas jurídicas (PJs) em cooperativas de transporte, tanto de carga quanto de passageiros. De acordo com o coordenador Abel Paré, avanços importantes foram realizados desde a primeira reunião do grupo, em março, até ontem.
“Conseguimos um alinhamento sobre pontos fundamentais para a construção deste posicionamento sistêmico nacional. Ficaram estabelecidos alguns pontos para estudo mais aprofundado por cada advogado integrante do GT, em especial sobre os direitos e deveres das PJ nas cooperativas. Também estão sendo debatidas as recomendações preventivas a serem observadas por elas ao admitirem pessoas jurídicas em seus quadros. Todos esses pontos passarão futuramente pela aprovação da Diretoria. Mas já constituem um grande e importante passo para a consolidação dessa orientação”, avalia Paré.
Situação atual – A Lei nº 5.764/71 (Lei Geral do Cooperativismo) estabelece que as cooperativas devem ser fundadas com um número mínimo de 20 pessoas físicas, sendo excepcionalmente admitido o ingresso de pessoas jurídicas que tenham por mesmo objeto as atividades das pessoas físicas associadas e aquelas sem fins lucrativos. “Como a lei não foi expressa em definir qual o critério a ser considerado para conceituar o que seria ‘excepcional’, revelou-se necessário um estudo aprofundado sobre a questão”, explica Abel Paré.
Segundo o coordenador, a intenção do grupo é realizar a interpretação desta excepcionalidade, consolidando dados e informações de forma a compor um entendimento orientador para as unidades estaduais do Sistema OCB e também para as cooperativas. Além da participação de PJs, outros temas como a contratação de motoristas auxiliares e cobrador também fazem parte das discussões do GT. “O mais importante é que a gente consolide um entendimento forte, conciso, que atenda às grandes diferenças e especificidades existentes no ramo, tanto de uma cooperativa para outra quanto de um estado para outro”, frisou.
A próxima reunião do Grupo de Trabalho do Ramo Transporte está agendada para o dia 8 de maio quando, conforme Paré, as análises serão consolidadas para apresentação à Diretoria.
Sobre o GT – Integram o Grupo de Trabalho representantes estaduais do ramo transporte, técnicos e assessores jurídicos das Organizações das Cooperativas Brasileiras dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Assessoria Jurídica e Gerência Técnica e Econômica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e analistas tributários do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
A oitava reunião Grupo de Trabalho da Câmara do Biodiesel, ligada ao Ministério da Agricultura, marcou a finalização de um trabalho que trará informações importantes sobre o segmento. “Existe uma preocupação muito grande da Câmara com relação à tributação ser muito alta. Porém, o que estamos avaliando até o presente momento é que esses valores não são tão altos assim. Os grandes vilões da tributação federal são o PIS e a Cofins”, revela o analista tributário do Sistema OCB, Edimir Santos, referindo-se às contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Segundo ele, essas informações devem surpreender os membros da Câmara.
A intenção do GT – composto por representantes da OCB, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) – é formalizar um documento que sirva como fonte de pesquisa para o Governo. Segundo Santos, foram realizadas análises tanto em indústrias verticalizadas – aquelas que compreendem todas as fases da produção –, como nas não verticalizadas, que distribuem as atividades com outras empresas. “Nós já identificamos alguns gargalos na apuração do PIS e Cofins e iremos apresentá-los primeiramente à Câmara do Biodiesel e, depois, à sociedade E nossa intenção é auxiliar os órgãos do governo na criação de políticas públicas, trabalhando propostas que incentivem e estimulem o crescimento do setor”, comentou.
Benefícios – O principal objetivo deste trabalho é promover a desoneração da cadeia do biodiesel. De acordo com o analista do Sistema OCB, existem propostas de adequação tributária, enviadas ao governo, que ainda não foram atendidas, e outras que farão parte do trabalho a ser apresentado no dia 24 de abril. “Nossa expectativa é que, com os resultados apresentados pelo GT, seja possível contribuir para a execução das melhorias e adaptações necessárias, de forma a garantir a continuidade da produção com segurança e qualidade”.
O documento final elaborado pelo GT será entregue à Câmara do Biodiesel no próximo dia 17 de maio. Em seguida, no dia 24, o grupo está responsável por apresentar os pontos discutidos em uma audiência a ser realizada no Ministério da Agricultura.
Fonte: Sistema OCB
Agora é fato: estão valendo as novas regras para concessão de registro sindical no Brasil. A intenção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é dar mais celeridade e transparência aos atos, gerando maior controle e legitimidade aos pleitos. A portaria nº 326/2013, que dispõe sobre os pedidos de registro das entidades sindicais de primeiro grau entrou em vigor ontem (10/4).
A gerente da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Júnia Dal Secchi, informa que as entidades devem ficar atentas aos termos da nova Portaria. “Principalmente aos dispositivos que se referem a documentos necessários e exigidos para a realização das Assembleias de eleição”, reforça.
Confira os principais itens abordados pelo normativo:
* alteração no ciclo de distribuição de processo e de recadastramento, adotando procedimentos que garantam mais segurança e legitimidade;
* adoção da certificação digital para todos os requerimentos ao Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES);
* necessidade de identificação e qualificação dos subscritores dos editais e requerimentos;
* necessidade de identificação e qualificação dos diretores, inclusive com PIS e identificação do empregador no caso de entidades laborais;
* maior rigor nos casos de desmembramento e dissociação;
* Conselho de Relações do Trabalho terá participação na definição de novas categorias;
Clique aqui para acessar a Portaria 326/2013 – MTE.
Mais novidades – Também estão valendo as novas regras para atualização de dados no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES). A Portaria nº 3, de 9 de abril de 2013, foi publicada ontem pelo Ministério do Trabalho, alterando o disposto na anterior – portaria nº 2, de 22 de fevereiro. O normativo disciplina os procedimentos necessários para que as entidades sindicais realizem alterações ou inclusões no CNES.
Fonte: Sistema OCB