O 10º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), que desenvolverá temas relativos aos custos de alimentos e a capacidade de interação do setor com a sociedade e o governo, poderá ser visto pela internet. Para isso, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), promotora do evento que ocorre no dia 8 de agosto, em São Paulo, firmou parceria com a consultoria Safras & Mercado, que transmitirá os debates em tempo real. O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, acredita que dessa forma muitos outros produtores rurais e profissionais ligados ao campo poderão participar. "A tecnologia dará oportunidade as pessoas assistirem da sua própria residência ou no escritório as palestras e debates", diz.
A transmissão começará às 9h. A partir das 10h30, serão proferidas palestras e debates em quatro sucessivos painéis. Palestrantes e debatedores serão incentivados a abordar temas que tomem como base o novo cenário da produção, e ainda, apresentarem sugestões de estratégias para aproximar o setor da população brasileira e reafirmar sua importância na economia do País.
Entre os assuntos tratados estão a energia e alimento baratos, e a relação estabelecida pelo agronegócio com o Estado e a sociedade. O elevado custo dos derivados do petróleo sugere uma profunda reflexão sobre o lento processo de substituição dessa fonte de combustível por alternativas energéticas renováveis. A inversão da tendência de queda dos preços agrícolas provocada pelo crescimento da demanda e pela alta dos preços do petróleo, cujos derivados são cada vez mais demandados pelas práticas de cultivo intensivo, será outro tema a ser debatido no 10º CBA, porque põe em risco a oferta de alimentos.
Nessa quinta-feira, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, participou de audiência com o Diretor Técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Alberto dos Santos, para tratar do Projeto de Lei Complementar 591/2010, que apresenta reformulações à lei das Micro e Pequenas Empresas. A principal mudança para as cooperativas é a possibilidade de se tornarem optante pelo SIMPLES. Acompanhando a reunião estiveram o Superintendente e a gerente de Relações Institucionais da OCB, Renato Nobile e Tânia Zanella, e o analista de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Edimir Santos.
De acordo com Edimir, a alteração proposta pelo projeto concederia uma abertura de precedentes, na contramão da essência cooperativista. “O texto inicial do PLP 591/2010 retira a vedação da lei de que as cooperativas, salvo as de consumo, não podem participar da sistemática de apuração do Simples Nacional e determina que elas passem a compor o grupo de sociedades que apuram seus tributos pelo Simples”, detalha. Na prática, isso significa que as cooperativas passariam ser consideradas empresas, com faturamento, lucro, o que fere um dos princípios básicos do cooperativismo.
Como o Sebrae ajudou na elaboração do projeto, a OCB contextualizou as peculiaridades que envolvem as sociedades cooperativas e levou seu parecer ao conhecimento do Diretor Técnico Carlos Alberto, que disse concordar com o posicionamento da OCB, se comprometendo a apoiar essa decisão. O PLP 591/2010 já passou por duas das quatro comissões que o analisarão na Câmara dos Deputados e, em ambas, o pleito cooperativista foi atendido. A expectativa agora, segundo a gerente Tânia Zanella, é que o mesmo aconteça também nas demais comissões e no Plenário da casa.
MÓDULO II: QUALIDADE NO ATENDIMENTO E NAS RELAÇÕES HUMANAS (16h)
? O significado de “cliente”;
? O que motiva o comportamento do cliente?
? Suas necessidades;
? Por que se perde um cliente?
? O cliente interno e o externo;
? Razões para a excelência no atendimento ao cliente;
? Técnicas para garantir a satisfação do cliente;
? 15 competências fundamentais para a linha de frente;
? Inteligência emocional;
? Que irritações podemos evitar?
? O que querem os clientes irritados?
? Saiba identificar os diferentes perfis de clientes;
? Como fazer “rapport”;
? Técnicas de atendimento telefônico;
? Momentos da verdade;
? A fórmula da satisfação.
Instrutora: Izabel Fiorese - Psicologia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, especialização em Acupuntura Auricular pela Associação Brasileira de Acupuntura, especialização em Psicanálise Clínica pela Sociedade Psicanalítica do Brasil, Master Pratictioner em Neurolinguísta pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, Especialista em Comunicação pelo Instituto de Comunicações Verbais Reinaldo Passadori, Formação em Consultoria Organizacional pelo Instituto Agricon de Educação Executiva e Pós Graduada em Gestão Estratégica de RH pela UNIDERP. Especialização em Coaching Pessoal e Organizacional pela Universidade Personal Branding University de Miami – EUA.
MÓDULO III: GESTÃO SECRETARIAL (16h)
? Liderando dentro da função secretarial
? Aprendendo a administrar mudanças
? Parceria chefe x secretária
? Como administrar múltiplas responsabilidades
? Tomando as rédeas de sua carreira
? Como desenvolver os atributos da inteligência emocional para compreender e lidar melhor com as próprias emoções para aprimorar o relacionamento interpessoal
? O sucesso é feito de escolhas
? Sonhando com o sucesso
Instrutora: Stefi Maerker - Diretora da SEC Talentos Humanos, reúne mais de 20 anos de experiência na Assessoria de Executivos do primeiro escalão organizacional de empresas multinacionais.
Empresária, consultora, gestora de pessoas, conferencista e palestrante em eventos mundiais como “30º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento” , “Cuarta Conferencia Internacional Para Secretarias Ejecutivas Y Asistentes de Dirección en Argentina” (Buenos Aires) e “Congreso Internacional de Asistentes Gerenciales”, (Lima, Peru) e Expo Management.
Autora dos livros “Secretária–Uma Parceira de Sucesso”, 1999 e “Mulheres de Sucesso–Os segredos das mulheres que fizeram história”, 2000.
Foi chairwoman e idealizadora dos Comitês de Secretárias e de Mulheres Executivas da Câmara Americana de São Paulo. Escritora de diversos artigos na área de gestão de carreira.
TABELA FINAL DE CLASSIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 001/2011
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O SESCOOP/MS INFORMA TER ENCAMINHADO POR E-MAIL A CADA CANDIDATO APROVADO O ROTEIRO PARA REALIZAÇÃO DA 3ª e 4ª ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO 001/2011.
CASO NÃO TENHA RECEBIDO E-MAIL COM AS INFORMAÇÕES, SOLICITAMOS ENTRAR EM CONTATO COM SR. IVANILDO JESUS SILVA – Comissão de Seleção do SESCOOP/MS pelo telefone (67) 3326 0171.
RELAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS NA SEGUNDA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO 001/2011 DO SESCOOP/MS PARA OS CARGOS DE ANALISTA CONTÁBIL FINANCEIRO E ASSESSOR TÉCNICO.
ANALISTA TÉCNICO FINANCEIRO
ALESSANDRA MARTINS
ASSESSOR TÉCNICO
ANGÉLICA EMILANE DE OLIVEIRA
DIEGO LINHARES DA CUNHA
GRACIELLE GONÇALVES BARBOSA LOPES
JOSÉ VAMBERTO ALVES
RENATO JUNIO DE SOUZA MARCELINO
Observação: O local para a realização da próxima etapa será divulgado na segunda-feira, dia 25 de julho.
O Sescoop/MS divulga lista de candidato aprovados na primeira etapa do precesso seletivo 001/ 2011 para os cargos de Analista Contábil Financeiro e Assessor Ténico.
ANALISTA TÉCNICO FINANCEIRO
ALESSANDRA MARTINS
ALEXANDRE DE SOUZA CORRÊA
DOUGLAS KOPPER
ERLEY FREITAS DA ROCHA
ISIS DE CASTRO AMARAL FARIA
JACKELINE ARRUDA COSTA CARDOSO
MARIA LINA DE SOUZA LIMA NERY
RENATO MONTE TEIXEIRA
RICARDO DE AZEVEDO ALVES
ASSESSOR TÉCNICO
ANGÉLICA EMILANE DE OLIVEIRA
CARLOS ALBERTO DA SILVA
CLÁUDIO LUIZ DE JONAS BASTOS
DIEGO LINHARES DA CUNHA
FERNANDA APARECIDA VIEIRA
FERNANDA CRUZES MORAES
FLÁVIA DE SOUZA LARANJEIRA GOMES
GERALDO IRIA DE SOUZA JÚNIOR
GRACIELLE GONÇALVES BARBOSA LOPES
JOSÉ VAMBERTO ALVES
LAURA MARIA ATAGIBA CARDOSO
PATRÍCIA FAGUNDES
RAMON TADEU GOMES
RENATO JUNIO DE SOUZA MARCELINO
SÉRGIO CAETANO
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ERRATA
No item 6.3.3 onde se lê "História do Cooperativismo no Brasil. História do Cooperativismo em Goiás." Leia-se História do Cooperativismo no Brasil. História do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul.