Reunião na Semagro para discutir pleitos do cooperativismo
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Reunião na Semagro para discutir pleitos do cooperativismo

Hoje, o Presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis se reuniu com o Secretário da SEMAGRO - Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, para tratar sobre a política de desenvolvimento econômico, a industrialização das cooperativas no Estado, FCO - Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, entre outros assuntos de interesse do cooperativismo.

Na oportunidade, o presidente também realizou reunião com o superintendente da Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, o presidente da Agraer, André Borges, o presidente do CEASA/MS, Daniel Mamedio do Nascimento, onde foram tratados assuntos sobre o PROCOOP e encaminhamentos de interesse das cooperativas.

Artigo: a contribuição das cooperativas em 2021
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Artigo: a contribuição das cooperativas em 2021

O advento das vacinas contra a covid-19 representa uma esperança, mas é indiscutível que as condições gerais que tornaram 2020 um ano difícil e singular – provavelmente um dos mais dramáticos da história da humanidade – persistirão em boa parte de 2021. A ciência, a medicina e a tecnologia continuarão instrumentos essenciais para o enfrentamento da pandemia e a eficiência na organização social será a chave para a superação.

Dentre todas as formas de associativismo, o cooperativismo tem sido a experiência mais bem sucedida em termos de organização vitoriosa em atuação social ou econômica. As cooperativas terão, novamente, alto grau de protagonismo em 2021, articulando a força de trabalho, os insumos e a produção – como fizeram no ano passado.

É notoriamente indispensável a contribuição das cooperativas para o normal funcionamento da sociedade. As cooperativas do ramo agropecuário, por exemplo, trabalharam incessantemente para abastecer o país com os alimentos essenciais – leite, carnes, grãos, cereais, frutas, hortigranjeiros etc. – atuando como fiadoras da segurança alimentar. Mitigaram, assim, o nível de incerteza e ansiedade provocada pela crise sanitária, evitando a escassez de alimentos e o consequente caos que se instalaria nas famílias e nas comunidades.

Na mesma linha atuaram todos os ramos do cooperativismo. As cooperativas de trabalho médico mantiveram hospitais, ambulatórios, clínicas e centros de saúde especializados em plena atividade, atendendo milhares de pacientes e, assim, aliviando a pressão sobre o sistema público de saúde. As cooperativas de transporte garantiram a circulação das riquezas que o País produziu, a entrega de insumos, mercadorias e produtos para todos os setores da atividade humana, oxigenando o funcionamento da economia brasileira.

As cooperativas de crédito ofertaram condições para que milhões de famílias e milhares de micro e pequenas empresas se mantivessem em funcionamento, preservando empregos e mantendo o dinamismo microeconômico.

Da mesma forma, no cumprimento de seus objetivos estatutários, as sociedades cooperativas dos demais ramos (consumo, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços) estabeleceram condições de viabilidade para que as engrenagens da sociedade – fundamentadas no trabalho e na produção – permanecessem viáveis e operantes.

A experiência desse associativismo operativo – que assimilou os princípios do cooperativismo e os implementou na prática – é vivido por quase 3 milhões de catarinenses. Sua importância, sua capacidade de produzir resultados e de interferir na sociedade foram abundantemente comprovadas nos fatídicos meses da pandemia.

Cooperação e empatia foram os conceitos mais evidentes em 2020 porque resguardar o maior capital de qualquer organização – o humano – nunca foi tão necessário. Por isso, reinventar alternativas seguras para manter as atividades econômicas e adotar novos hábitos de autocuidado conquistaram patamar de prioridade na vida profissional e pessoal. O cuidado individual se tornou zelo coletivo com a crise sanitária.

Desde o início da crise sanitária no Brasil o posicionamento das cooperativas catarinenses foi claro pela preservação da vida dos catarinenses e pela continuidade das atividades econômicas com todas as medidas de segurança orientadas pelas organizações de saúde. O sistema cooperativista catarinense adotou medidas de extremo cuidado para preservar a riqueza humana. Essa conduta será reiterada em 2021.

 

Luiz Vicente Suzin

Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)

Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentação
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Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentação

Uma das principais forças de inovação do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – vem apresentando recordes de movimentação durante as últimas semanas. Em 11 de janeiro, o Sistema registrou um aumento de 7,48% na quantidade de transações de negócio realizadas pelos cooperados nos canais de atendimento, ultrapassando a marca de 42 milhões de transações no dia (ante a 39,5 milhões em 4 de janeiro), sendo 88,75% delas feitas em canais digitais.

De todas as transações feitas neste período, nove a cada 10 foram feitas pelos canais digitais, sendo que 72% foram exclusivamente pelo App Sicoob. “Estamos muito contentes em proporcionar uma experiência digital aprimorada para nossos cooperados. Queremos oferecer soluções cada vez mais completas para que possam fazer a gestão de sua vida financeira na palma das mãos”, disse Antônio Vilaça Júnior, diretor Executivo de Tecnologia da Informação do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) – conjunto das instituições de âmbito nacional do Sistema.

O final do ano também foi movimentado, pois na semana do Natal, duas marcas importantes foram atingidas: os mais de 5 milhões de cooperados fizeram mais de 2,3 milhões de transações em cartão em apenas um dia (23/12). Este número foi quase 12% maior do que o recorde de 2 milhões de transações da semana anterior, o que comprova que o uso das ferramentas digitais caiu no gosto dos cooperados. Já na véspera do Natal, o Sicoob chegou a aprovar 4.367 pagamentos via plataformas digitais por minuto, 10% a mais do que o recorde anterior, de 3.942.

Os pagamentos por aproximação (contactless) também ganharam força no Sicoob principalmente neste período da pandemia, com o isolamento social. Em 2020 foram quase 6 milhões de pagamentos nas funções crédito e débito nesta modalidade, totalizando mais de R$ 300 milhões, um expressivo aumento de mais de 1.500% comparado ao ano anterior. As compras de até R$ 100,00 podem ser feitas de forma mais ágil pelos cooperados portadores do cartão com essa funcionalidade, apenas aproximando o cartão da maquininha, sem a necessidade de digitar a senha.

 

RESULTADOS POSITIVOS

Os ótimos resultados são atribuídos ao poder de inovação tecnológica do Sistema. Nos últimos meses, a instituição tem atuado para melhorar cada vez mais a experiência dos usuários de ferramentas digitais, como a integração do processo de filiação ao aplicativo principal, o App Sicoob. A instituição também foi inovadora ao adotar o reconhecimento facial para liberação de aplicativo, tokens e troca de senhas.

Desde novembro, o Sicoob também atua com o Pix, novo método de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central. Em quase dois meses de atuação, foram movimentados mais de R$ 13,7 bilhões via Pix na rede Sicoob. (Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa)

Informamos abaixo as condições e formas de pagamento da Contribuição Cooperativista 2021.

Informamos abaixo as condições e formas de pagamento da Contribuição Cooperativista 2021.

I – RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO COOPERATIVISTA 2021 EM COTA ÚNICA:

a) até 31 de janeiro/2021, com desconto de 10% (dez por cento);

b) até 28 de fevereiro/2021, com desconto de 8% (oito por cento);

c) até 31 de março/2021, com desconto de 6% (seis por cento); e

d) pagamentos efetuados no período de 1º de abril a 31 de maio/2021, pagamento normal, sem desconto e sem multa.

 

Obs: Salvo no caso de pagamento em parcelas, os pagamentos posteriores a 31 de maio de 2021 estarão sujeitos à multa de 2% (dois por cento) e juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, incidentes sobre o total do débito.

 

II – RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO COOPERATIVISTA 2021 EM PARCELAS:

A cooperativa que preferir efetuar o pagamento em parcelas, poderá fazê-lo em até quatro vezes, desde que as mesmas sejam mensais, sucessivas e serão acrescidas do encargo de 1% (um por cento) ao mês, sendo que a primeira parcela não poderá ser posterior a maio de 2021.

 

A parcela mensal não poderá ser inferior a R$745,00 (setecentos e quarenta e cinco reais) e, no caso de falta de pagamento no dia do respectivo vencimento, à parcela será aplicada multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) ao mês.

 

III – PISO E TETO DA CONTRIBUIÇÃO COOPERATIVISTA 2021:

O piso será de R$745,00 (setecentos e quarenta e cinco reais).

O teto será de R$162.000,00 (cento e sessenta e dois mil reais).

 

Para cálculo da Contribuição Cooperativista e emissão do boleto, é necessário que a cooperativa envie a cópia das demonstrações contábeis encerrada em 31.12.2020, devidamente assinada, para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

NPS de 79,5: a excelência em atendimento da Sicredi Pantanal MS
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NPS de 79,5: a excelência em atendimento da Sicredi Pantanal MS

NPS é uma métrica utilizada para calcular a satisfação dos associados com o atendimento, os produtos e os serviços do Sicredi

O propósito de fazer o mundo prosperar faz parte de nossas ações diárias, especialmente nas que dizem respeito ao atendimento ao nosso associado, seja na agência, por telefone, whatsapp, ou por nossos aplicativos. Isso porque o interesse verdadeiro pelo associado é compromisso de cada um dos colaboradores da Sicredi Pantanal MS. Aqui, acreditamos nas pessoas e nas experiências positivas que elas são capazes de gerar e transmitir – e, assim, fazer a nossa comunidade ir além.

A preocupação com o atendimento de qualidade está em todos os setores da cooperativa, seja entre nossos colaboradores da ponta, que são os que atendem os associados no dia a dia, seja entre os membros da presidência e diretoria. Todos estão engajados em garantir a excelência do ‘jeito Sicredi de ser’. “O respeito aos nossos associados está sempre em primeiro lugar. Nas nossas agências, respeitamos o tempo que eles tiram para vir até aqui, respeitamos as necessidades deles e buscamos entender cada um deles para que possam ser atendidos com eficiência. Essa relação de respeito tem fortalecido o relacionamento com a cooperativa e nossos números mostram que estamos no caminho certo”, declarou o presidente da cooperativa, Emerson Perosa.

Esses números mencionados pelo presidente são, além dos resultados financeiros da cooperativa, um outro número muito especial, é o número pelo qual medimos mensalmente a satisfação dos associados: a nossa nota de NPS.

O que é a NPS e como ela é calculada?
O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica utilizada para medir o nível de satisfação dos clientes (no nosso caso, dos associados). Essa metodologia de pesquisa é aplicada mundialmente por diversas empresas.

Para obter o indicador, é realizada uma pesquisa telefônica mensal, com alguns associados sorteados, na qual é perguntado “considerando uma nota de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar a Cooperativa a um amigo?” Se o associado disser de 0 a 6, ele é considerado um detrator, ou seja, ele está insatisfeito. De 7 a 8, ele é um associado neutro. De 9 a 10, ele é um promotor, quer dizer que ele está muito satisfeito com os serviços e atendimento da cooperativa.

O cálculo é feito pela porcentagem dos promotores menos os detratores. O resultado pode ser de -100 a 100. Nessa conta, os valores a partir de 75 são considerados níveis de excelência.

E aí que está a ótima notícia!
A Sicredi Pantanal MS fechou o ano de 2020 com uma nota de 79,5 no cálculo da NPS. Isso significa que nossos associados estão muito satisfeitos com o nosso atendimento e que, sim, nossos associados recebem um atendimento de excelência, de acordo com a métrica considerada pelo método NPS. “Este nível de excelência redobra o nosso compromisso em fazer ainda mais e melhor! Em um ano totalmente desafiador como foi 2020, terminar com essa média nos enche de orgulho. Nossa cooperativa e todos os nossos colaboradores estão de parabéns!”, comemorou Emerson.

E você, sabe qual a nota NPS da sua instituição financeira? Está satisfeito com o atendimento que recebe? O Sicredi esta pronto para te entender e te atender cada dia melhor. Procure uma agência Sicredi mais próxima de você.

A Sicredi Pantanal MS tem, atualmente, 21.134 associados e conta com sete agências atuando nas cidades de Maracaju, Sidrolândia, Jardim, Bonito, Aquidauana, Miranda e Nioaque.

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