Sicredi chega à marca de 2 mil agências no Brasil
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Sicredi chega à marca de 2 mil agências no Brasil

Instituição financeira pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil pretende ainda inaugurar mais de 250 novas agências neste ano, incluindo a chegada ao Espírito Santo

 

Acompanhando o avanço do cooperativismo de crédito pelo Brasil, que já conta com mais de 11 milhões de adeptos, segundo o Banco Central, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, alcançou a marca de duas mil agências no país. Em 2020 foram inauguradas 150 unidades, com destaque para expansão em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Amazonas e Paraíba, e a previsão é que ao longo do ano sejam inauguradas mais de 250, com um investimento superior a R$ 200 milhões. Municípios do Espírito Santo, estado onde o Sicredi ainda não está presente fisicamente, devem passar a contar com agências do Sicredi a partir deste ano.

 

Hoje, o Sicredi tem mais de 4,5 milhões de associados e está presente em 23 estados e no Distrito Federal. Presente em mais de 1.400 municípios do país, em mais de 200 cidades é a única instituição financeira fisicamente presente. A atuação em grandes centros urbanos e em regiões mais remotas tem permitido ao Sicredi fomentar competitividade no sistema financeiro nacional e, ao mesmo tempo, promover a inclusão financeira, um dos principais desafios da atualidade no Brasil.

 

“Somos uma sociedade de pessoas e não de capital. No Sicredi, os associados são os verdadeiros donos do negócio, participando dos resultados e nos ajudando a tomar decisões com o seu poder de voto. Nosso objetivo é transformar comunidades onde estamos presentes, captando recursos e emprestando à associados da mesma região, estimulando geração de renda e o desenvolvimento econômico local. Um ciclo que tem contribuído, há 118 anos, para gerar prosperidade nas localidades do Brasil”, explica Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar) e integrante do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU).

 

O impacto positivo da atuação das cooperativas de crédito tem sido objeto de estudos, que buscaram mostrar, por meio de dados, como o segmento consegue atuar em pequenos municípios e os benefícios econômicos que resultam da presença nessas cidades. Um deles é a pesquisa “Benefícios do Cooperativismo de Crédito: impacto sobre a bancarização”, realizada pelo professor Juliano Assunção, que cruzou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do próprio Sicredi, mostrando que as cooperativas de crédito têm a capacidade de prover serviços financeiros em regiões mais isoladas e rurais quando comparadas aos bancos tradicionais. Enquanto os bancos têm, em média, um limite mínimo de 8 mil habitantes para viabilizar a chegada de uma agência a determinado município, uma cooperativa como as do Sicredi consegue operar em cidades a partir de 2,3 mil habitantes.

 

O outro estudo, “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017, cruzando com informações do IBGE. A pesquisa chegou à conclusão que o cooperativismo de crédito incrementa PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal, além de aumentar o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portando, o empreendedorismo local.

 

“O relacionamento mais próximo, característica predominante no cooperativismo de crédito, nos permite conhecer melhor os associados, suas reais necessidades e das regiões onde eles vivem. É daí que vem a nossa capilaridade, nossa capacidade de alavancar o crescimento econômico local e oferecer soluções financeiras adequadas à realidade dos associados”, afirma Dasenbrock.

 

De acordo com o dirigente, o projeto de expansão do Sicredi busca unir o aumento da presença física ao investimento em soluções digitais. “O conceito que trabalhamos é o ‘fisital’, no qual as soluções digitais apoiam o relacionamento físico e acreditamos que essa é a formula para manter o nosso diferencial ao mesmo tempo que proporcionamos a conveniência que a tecnologia proporciona aos nossos associados. Hoje nós disponibilizamos todos os tipos de recursos digitais no atendimento, tendo, inclusive, um dos aplicativos mais bem avaliados no sistema financeiro nacional, mas sabemos o quanto estar perto dos associados é fundamental para que possamos atendê-los da melhor forma”, explica.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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Mapa premia empresas por boas práticas de integridade
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Mapa premia empresas por boas práticas de integridade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou nesta sexta-feira (5) o Selo Agro Mais Integridade para as organizações agropecuárias ganhadoras da terceira edição. Neste ano, 19 empresas foram premiadas, sendo que quatro delas recebem a premiação pela segunda vez, e oito, pela terceira vez. As contempladas podem usar a marca do Selo em seus produtos, sites comerciais, propagandas e publicações.

Vale destacar que a OCB integra o Comitê Gestor do Selo, responsável pela avaliação das inscrições de empresas e coops. O Selo Mais Integridade reconhece as empresas e cooperativas do agronegócio que adotam práticas de integridade sob a ótica da responsabilidade social, sustentabilidade, ética e o comprometimento em inibir a fraude, suborno e corrupção.

A premiação foi entregue pela ministra Tereza Cristina e pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário. O evento ocorreu de forma presencial e virtual no auditório da Apex-Brasil, com a participação de até dois representantes das premiadas presentes, respeitando o distanciamento social e protocolos de segurança.

A ministra Tereza Cristina destacou que os princípios que norteiam o Selo são prioridade no Mapa e anunciou que a próxima edição irá contemplar organizações do setor pesqueiro. “Acreditamos, cada vez mais, que iniciativas como esta, do nosso Selo de Integridade, podem ser um escudo na alavancagem de lucros, sendo um diferencial importante no novo modelo do agronegócio íntegro e sustentável, que estamos apresentando para o mundo”.

"A pauta de ética, integridade e transparência está inserida como ponto fundamental do Plano Estratégico do Ministério da Agricultura. Nesse sentido, ressalto que estamos alinhados com a Controladoria-Geral da União para a construção do 5º Plano de Ação Nacional para o Governo Aberto”, acrescentou.

O ministro da CGU, Wagner Rosário, ressaltou que a adoção de boas práticas nas empresas é mais efetiva que a aplicação de sanções. Ele espera que outros órgãos da administração pública criem premiações como a do Mapa. “A gente espera que governo e sociedade se unam porque a integridade tem que ser a marca do nosso país. O Brasil tem que ser associado a isso.”

O Mapa é pioneiro entre os ministérios do Governo Federal na implementação de um selo setorial alinhado ao Programa de Fomento à Integridade da Controladoria-Geral da União.

Segundo o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, o Selo serve também como forma de alavancar os negócios das empresas premiadas. “Empresas alinhadas com o princípio da integridade contam com diferencial competitivo”, disse, acrescentando que 11 das 19 empresas contempladas tiveram apoio da Apex-Brasil em 2019 e 2020.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, parabenizou as empresas reconhecidas e disse que espera ver coops na lista da próxima edição do selo. “Esse selo mostra que a empresa está muito mais do que só em dia com seus processos e valoriza todas as ações que beneficiam os funcionários, os recursos naturais e a relação com o mercado. As cooperativas fazem isso todos os dias, então convido as coops agro a participarem, se inscrevendo na próxima edição. Assim será possível certificar tudo aquilo que o cooperativismo faz pelo país”, comenta o líder cooperativista.

 

NOVA MARCA DIGITAL

No evento, foram assinados dois atos normativos, como a portaria conjunta entre o Mapa e CGU para a implementação da marca digital Selo Mais Integridade – Versão Especial, que poderá ser usada por empresas e cooperativas que já foram premiadas, de forma cumulativa, com o Selo Mais Integridade (Mapa) e Empresa Pró-Ética (CGU) por ações de promoção à integridade. O outro ato trata da aprovação do regulamento da próxima edição do Selo Mais Integridade 2021/2022. (Com informações do MAPA)

 

PREMIADAS

Andrade Sun Farms Agrocomercial Ltda

Amaggi Exportação E Importação Ltda

Bem Brasil Alimentos S/A

São Salvador Alimentos S/A

Sinergia Agro Do Brasil Ltda

Upl Do Brasil Indústria E Comércio De Insumos Agropecuários S/A

Vittia Fertilizantes E Biológicos S/A

Adecoagro Vale Do Ivinhema S/A

Agrícola Xingu S/A

Baldoni Produtos Naturais Comércio E Indústria

Bunge Alimentos S/A

Citri Agroindustrial

Compass Minerals América Do Sul Indústria E Comércio S/A

Iharabras S/A Indústrias Químicas

Indústria E Comércio De Alimentos Supremo Ltda

Mig Plus Agroindustrial Ltda

Rio Branco Alimentos S/A

Rivelli Alimentos S/A

Três Corações Alimentos S/A

 

 

Foto: Guilherme Martimon/Mapa

Unimed Dourados apresenta sua nova estrutura
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Unimed Dourados apresenta sua nova estrutura

A novo prédio da Cooperativa conta com os recursos próprios de Centro de Imagem e Centro de Oncologia e Infusões

O novo prédio da Unimed Dourados é um complexo projetado para atender seus beneficiários e oferecer aos cooperados, prestadores e colaboradores um ambiente de trabalho moderno e inovador. 

Apesar deste momento de pandemia, a Cooperativa Médica continuou trabalhando, com toda segurança e respeitando as normas de distanciamento, para entregar novos serviços na busca pela melhoria constante no cuidado com seus cooperados, sistema cooperativo nacional e beneficiários.

A Unimed Dourados já tinha em seus recursos próprios o Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia, Ambulatório, Ambulância UTI Móvel e o Programa de Medicina Preventiva Viver Bem.

Recursos Próprios 

A nova estrutura conta com o Centro de Diagnóstico Unimed, o CDU, instalado no primeiro andar que proporciona aos seus beneficiários e cooperados equipamentos de imagem de última geração, oferecendo conforto e qualidade, segurança, atendimento humanizado e individualizado nas realizações dos exames de Ressonância Nuclear Magnética, Ultrassonografia, Raios-X e Mamografia.

No quarto andar fica o Centro de Oncologia e Infusões Unimed Dourados, contando com equipe multidisciplinar e especializada para atender o paciente de forma integral durante seu tratamento e acompanhamento. Além da Quimioterapia nosso Centro realiza infusões de imunobiológicos e demais tratamentos parenterais.

O Centro Infusional possui uma recepção ampla, sala de infusão de quimioterapia, farmácia oncológica, posto de enfermagem, sala de triagem e preparo de pacientes e consultório médico.  

Dentro do conceito de humanização e atendimento individualizado, a Oncologia Unimed veio para ser uma referência no tratamento contra o câncer.

O ambiente administrativo foi estruturado para oferecer interação entre os setores, buscando agilidade na comunicação, melhor gestão e resultados.
Pensando no aperfeiçoamento de seus cooperados foi projetado no último andar o auditório para a realização de cursos, palestras e eventos corporativos.

De acordo com o diretor presidente da Unimed Dourados, Dr. Jamal Nasser Haddad,  o esforço e trabalho para entregar toda a estrutura pronta e preparada para receber os beneficiários com toda segurança foi intenso.  “Sabemos que o mundo e nossa região passam por uma travessia complicada nesta pandemia, mas fizemos o melhor para que pudéssemos crescer e oferecer o melhor da Cooperativa. Porque esse é o jeito de cuidar da Unimed Dourados, proporcionando aos nossos cooperados, sistema cooperativo nacional e beneficiários, o respeito e a qualidade no atendimento, afinal este é nosso slogan: Cuidar de você. Esse é o plano”, conclui.

Assista abaixo aos vídeos que mostram a nova estrutura e recursos próprios da Unimed Dourados.


Nova Estrutura: https://youtu.be/Dy7H12d8khY

Centro de Oncologia e Infusões: https://youtu.be/bXac53VpPiY

Centro de Diagnóstico:https://youtu.be/F-bCbT7i6KA

Atendimento e Administração:https://youtu.be/LMqjnjlCRmg

Campanha da CVale arrecadou mais de 1,2 tonelada de alimentos para a Apae
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Campanha da CVale arrecadou mais de 1,2 tonelada de alimentos para a Apae

Além dos alimentos a loja de Antônio João arrecadou 120 litros de leite, todos produtos já foram entregues

A loja da C.Vale - Cooperativa Agroindustrial – realizou com sucesso campanha para arrecadação de alimentos para atender a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Antônio João. Todos os produtos arrecadados foram entregues para a instituição que não tem fins lucrativos e que presta relevantes serviços para a comunidade antoniojoanense.

No mês de janeiro passado, o gerente da loja C.Vale em Antônio João, Messias Weber dos Santos, informou sobre o lançamento da campanha: “Um mundo mais próspero só pode ser construído com gratidão”. Toda a comunidade foi convidada a participar com a doação de alimentos durante a campanha que contou com a participação de todos os colaboradores da loja da cooperativa no município.

Nesta quinta-feira, dia 4, o subgerente da loja CVale, Fernando Silva Reis, fez a entrega dos alimentos e leite arrecadados durante a campanha de arrecadação. Foram entregues para a diretora social da Apae, dona Otília Boeira, um carregamento de 1.280 kg de alimentos não perecíveis e 120 litros de leite. Todos os produtos serão utilizados na alimentação dos alunos atendidos pela Apae de Antônio João.

Após receber as doações, a diretoria da Apae publicou a seguinte nota nas redes sociais: “Vimos agradecer a DEUS, por colocar empresas como a C.Vale, para ajudar-nos, pois tiveram a iniciativa em fazer acontecer a campanha doações de alimentos APAE, sem medir esforços. Obrigado a equipe C.Vale Antonio João, por essa determinação”.

SOBRE A APAE

A APAE é uma instituição sem fins lucrativos que faz acompanhamento da pessoa com deficiência em todo o seu ciclo de vida. Atua no apoio intensivo e atendimento educacional especializado ao estudante com deficiência intelectual e múltipla incluído na escola comum nas séries iniciais do ensino fundamental.

A APAE garante sua sobrevivência com alianças estratégicas com vários setores e segmentos sociais para melhoria da qualidade de vida e inclusão da pessoa com deficiência.

Também atua na defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiências, com habilitações profissionais e desenvolvimento da autogestão, autodefensoria e convivência em família da pessoa com deficiência intelectual. Em Antônio João, a APAE é atualmente presidida pela senhora Zilda Fuchs Matos.

Governo federal lança Participa + Brasil
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Governo federal lança Participa + Brasil

Representantes do Sistema OCB estiveram, nesta segunda-feira, no lançamento online da plataforma Participa + Brasil, do governo federal. Esse novo portal eletrônico visa promover serviços ligados à participação da sociedade na formulação, implementação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas da União, além de qualificar o processo de participação social a partir da disponibilização de módulos para divulgação de consultas e audiências públicas, pesquisas e no incentivo de boas práticas.

Com essa iniciativa, o governo federal espera estimular a interação com a sociedade, bem como aumentar a transparência das iniciativas de promoção de políticas públicas. O evento ocorreu no salão nobre do Palácio do Planalto e contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, dentre outras autoridades.

Para mais informações, basta acessar o seguinte site: https://www.gov.br/participamaisbrasil/

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