O Banco Central do Brasil (BC), órgão regulador das instituições financeiras, divulgou o Ranking de Reclamações do Sistema Financeiro Nacional relativo ao quarto trimestre de 2017. Bancos e financeiras são avaliadas em dois grupos distintos: instituições com mais e com menos de quatro milhões de clientes. O Sicredi pertence ao segundo grupo. No último trimestre de 2017, o Sicredi teve um índice de reclamações bem abaixo dos registrados pelos maiores bancos brasileiros.
Neste mais recente levantamento, a instituição cooperativa financeira com 3,7 milhões de associados e atuação em 21 estados brasileiros apresentou apenas três reclamações reguladas, e nenhuma delas foi considerada procedente, registrando um índice de apenas 0,93.
“Por basear a experiência do associado em um relacionamento muito próximo, conhecendo melhor sua realidade, o Sicredi oferece opções mais adequadas às necessidades de cada um, gerando uma experiência completa e um serviço de alta qualidade. Ficamos extremamente felizes em saber que todo o esforço para sermos cada dia melhores é reconhecido por meio do Ranking de Reclamações do Sistema Financeiro Nacional”, afirma Luiz Carlos Wanderer, ouvidor do Banco Cooperativo Sicredi.
Na classificação em posições de queixas específicas sobre administradoras de consórcios, o Sicredi aparece com zero reclamação procedente no levantamento do último semestre de 2017. O ranking elaborado pelo BC pode ser consultado integralmente no link https://www.bcb.gov.br/ranking/index..asp.
Além do bom desempenho no ranking de reclamações do BC, o Sicredi apresentou resultado positivo na pesquisa Net Promotor Score (NPS), indicador utilizado para medir o nível de satisfação dos seus associados. Mais de 675 mil associados do segmento Pessoa Física já participaram da pesquisa, realizada mensalmente pela instituição financeira cooperativa desde 2011. Em 2017, foram realizadas mais de 119 mil entrevistas na pesquisa NPS e o Sicredi encerrou o ano com indicador de 67,3% de satisfação, um crescimento de 3,8 pontos percentuais em relação a 2016.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Um dia pra lá de especial para as cooperativas especializadas na distribuição de energia no país. É que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) entregou o Prêmio IASC 2017, que reconhece o índice de satisfação do consumidor do setor elétrico. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira, em Brasília, e, na categoria Permissionárias, todas as nove finalistas eram cooperativas. O resultado final é o seguinte:
- Subcategoria: permissionárias até 10 mil unidades consumidoras: Cooperativa de Eletrificação Lauro Müller (Coopermila) – com 85,31% de satisfação.
- Subcategoria: permissionárias acima 10 mil unidades consumidoras: Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi Ltda. (Cergal) – com 86,76% de satisfação.
- Subcategoria: maior crescimento (2016-2017): Cooperativa de Energia Elétrica Anitápolis (Ceral Anitápolis) – com 24%.
- Subcategoria: Prêmio IASC 2017 - Permissionárias: Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi Ltda. (Cergal) – com 86,76% de satisfação.
RECONHECIMENTO
O Ramo Infraestrutura é composto por cooperativas que fornecem serviços essenciais para seus associados, como energia, por exemplo. Seja repassando a energia de concessionárias ou gerando a própria, esses empreendimentos garantem o acesso dos cooperados a condições fundamentais para seu desenvolvimento.
Este ramo possui os seguintes números:
- mais de 6 mil empregados;
- mais de 955,3 mil cooperados;
- 125 cooperativas
No Prêmio IASC 2017, o que chamou a atenção de todos os representantes do setor elétrico foi o crescimento dos índices de satisfação dos clientes atendidos pelas cooperativas, oito pontos percentuais à frente das demais empresas. As cooperativas registram um índice médio de satisfação de 71,34%, ao passo que, as concessionárias, 63.16%.
SAIBA MAIS SOBRE O IASC
O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor reconhece as concessionárias mais bem avaliadas com base na percepção do consumidor residencial. O índice é aferido por meio de pesquisa de opinião realizada com consumidores de todo o Brasil.
Durante a cerimônia de premiação ocorrida nesta quinta-feira foram entregues troféu e certificado às vencedoras, que poderão ser utilizados no material de divulgação de cada empresa juntamente com o selo Iasc.
A pesquisa foi empreendida pela Datamétrica Contact Center Ltda., no período de 19 de agosto a 1º de novembro de 2017. Foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 584 municípios atendidos pelas 96 distribuidoras, sendo 58 concessionárias e 38 permissionárias (cooperativas).
Divulgado anualmente pela Aneel, desde 2000, o índice retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. O órgão regulador premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas.
Desde abril do ano passado, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do Iasc faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.
Para a 18ª edição da pesquisa, o regulamento do Prêmio Iasc foi revisado e a categoria Iasc Brasil Concessionárias foi dividida em duas: Iasc Brasil até 400 mil unidades consumidoras e Iasc Brasil acima de 400 mil unidades consumidoras. Também foi instituído um score mínimo de 60 pontos para que as distribuidoras sejam premiadas. Para visualizar as distribuidoras finalistas, basta acessar o portal da Agência na internet.
O Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) que tem gerado dúvidas e discussões no campo devido os inúmeros andamentos da Câmara Federal e à complexidade do tema, teve pontos esclarecidos nesta segunda-feira, dia 5, na sede do Sindicato Rural de Campo Grande. Relatora do Projeto na Câmara, a deputada federal por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, foi a palestrante do evento que antes participou de um café da manhã com lideranças do setor, como o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis.
Se tem uma coisa que garante vida longa e saudável a uma cooperativa é uma gestão atualizada, eficiente e atenta às mais modernas práticas de seu segmento. É por isso que promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança é tão essencial para o negócio. Pensando assim, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) disponibiliza às cooperativas um programa de desenvolvimento da gestão, feito sob medida.
Trata-se do PDGC, cuja metodologia é pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), para ser um referencial na promoção da melhoria da qualidade da gestão e do aumento da competitividade das organizações.
E, para melhorar continuamente a gestão das cooperativas, o PDGC é aplicado em ciclos anuais. Isso amplia o alcance das ações ligadas ao planejamento, à execução, ao controle e ao aprendizado dos anos anteriores. Para o ciclo 2018, a unidade nacional do Sescoop já disponibilizou todo o material necessário e que poderá contribuir muito com a rotina de tomada de decisão e implantação de melhorias pelas cooperativas. Basta clicar aqui para acessar.
MINAS GERAIS
Como as unidades do Sistema OCB, do qual o Sescoop faz parte, são autônomas, cada uma tem a liberdade para promover a divulgação do PDGC junto às suas cooperativas. O estado de Minas Gerais, por exemplo, onde o movimento cooperativista é representado pelo Sistema Ocemg, fará o lançamento do sexto ciclo do Programa no dia 21 de fevereiro. O evento ocorrerá no espaço de eventos da Unimed BH, em Belo Horizonte.
SAIBA MAIS
Quer conhecer mais sobre PDGC? Clique aqui. Neste link é possível encontrar informações como o que é programa, seus objetivos, instrumento de avaliação, metodologia e índices que podem indicar o grau de maturidade da gestão das cooperativas. Há ainda um vídeo explicativo e uma lista de benefícios para as organizações que aderirem ao PDGC.
EXCELÊNCIA DA GESTÃO
As cooperativas que aderem ao PDCG têm a oportunidade de participar do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, o reconhecimento nacional às organizações que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.
Promovido a cada dois anos, a iniciativa é dirigida às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). É uma excelente oportunidade para o aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa. (A próxima edição do Prêmio Sescoop ocorrerá em 2019). Saiba mais
Fonte: Sistema OCB
As cooperativas transformam realidades. Elas geram trabalho, renda e felicidade em todos os cantos do país. Sabe por quê? Porque elas estão comprometidas com o desenvolvimento das comunidades onde estão situadas e a materialização disso é o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento que demonstra o compromisso das cooperativas com quem mais importa: as pessoas.
A partir de hoje (5/2), as cooperativas brasileiras podem inscrever no site do Dia C suas iniciativas de responsabilidade social, que coloquem em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Neste ano, o Sistema OCB reforça a ideia de que existem várias possibilidades de atuar em ações contínuas, com comprometimento, e que cabem no dia a dia de cada voluntário, afinal, o lema do Dia C reforçam que “Atitudes Simples Movem o Mundo”.
Em 2018, o Dia C assume o aspecto de movimento, um incentivo do Sistema OCB e de suas unidades estaduais para a realização de iniciativas diferenciadas, contínuas e transformadoras. Para se ter uma ideia do tamanho deste movimento, em apenas nove anos, o Dia C já conta com a adesão de mais de 1,5 mil cooperativas, que abraçaram essa ideia e transformaram a vida de mais de dois milhões de pessoas. E isso só é possível por meio do trabalho engajado de cerca de 120 mil voluntários, em 1.081 municípios, de todos os estados brasileiros.
Além disso, desde 2016, o Dia de Cooperar tem ampliado o diálogo com parceiros globais, ao agir em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o plano de ação estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o alcance da erradicação da pobreza, proteção do planeta e garantia do alcance da paz e da prosperidade, até 2030.
O Dia C, enquanto movimento nacional, tem a missão de estimular as iniciativas diferenciadas, contínuas e transformadoras desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras, com o apoio do sistema cooperativista brasileiro, em prol das comunidades e mostrar que, mesmo a nível local, o alcance dos ODS é possível.
INSCRIÇÃO
Caso queira contribuir, as inscrições para o Dia de Cooperar 2018 já podem ser feitas. As cooperativas já podem inscrever suas iniciativas, individualmente ou em conjunto. Basta preencher o cadastro online no site: diac.somoscooperativismo.coop.br e contribuir com um país mais justo. E, para se tornar um agente de transformação, conheça ainda mais sobre o movimento, assistindo ao vídeo: https://goo.gl/SsBPnn.
CELEBRAÇÃO
Em virtude da realização da Copa do Mundo, neste ano, a celebração do Dia de Cooperar será, excepcionalmente, no último sábado de junho, dia 30. Caso sua cooperativa deseje realizar alguma ação transformadora, ela pode contar com o suporte do Sescoop, presente em cada estado brasileiro. É só entrar em contato com a equipe local que coordena o Dia C. Vem com a gente. Afinal, juntos SomosCoop!
Fonte: Sistema OCB