A Unimed traz no mês de abril um projeto nacional em prol da saúde e bem-estar dos brasileiros: o Mês Unimed. Com a iniciativa, o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com 345 cooperativas, une esforços para promover em todo o Brasil uma série de eventos culturais, educacionais e esportivos, aproveitando sua capilaridade.
O Mês Unimed reforça o movimento nacional Mude1Hábito, criado pela Unimed para encorajar a melhoria de qualidade de vida das pessoas a partir da mudança de pequenos hábitos. Segundo a gerente de Comunicação e Marketing da Unimed do Brasil, representante institucional do Sistema Unimed, Aline Cebalos, abril é um mês especialmente selecionado por contar com o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7/4.
“O Mês Unimed chega para criar uma grande onda de cuidado em todo o país. Essa ação converge com o propósito da Unimed, de ser uma marca cuidadora, e com o nosso Jeito de Cuidar Unimed, iniciativa que visa tornar qualquer experiência com a marca a melhor possível”, ressalta.
Para o diretor de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil, Darival Bringel de Olinda, trata-se de um empreendimento do tamanho do Sistema Unimed, portanto nacional – a Unimed está representada em 84% do território brasileiro. “O fato de sermos um sistema cooperativista nos permitiu atingir o tamanho e a representatividade que temos atualmente. O Mês Unimed é uma forma prática e inteligente de aproveitar essa característica para levar ações e mensagens que façam realmente a diferença na vida das pessoas, até em regiões remotas do Brasil”, afirma o dirigente.
As ações que farão parte do Mês Unimed contarão com identidade visual própria e terão divulgação nas redes sociais do Sistema Unimed e no hotsite desenvolvido especialmente para a iniciativa: unimed.me/mesunimed. Lá, os interessados podem acessar mais informações sobre o projeto e as atividades que acontecerão na sua região.
Sobre o Mude1Hábito
O conceito do Mude1Hábito se baseia em resultados de uma pesquisa da Duke University, dos Estados Unidos, que demonstra que cerca de 40% de tudo que fazemos cotidianamente não são decisões de fato, mas repetições de hábitos que já estamos acostumados a fazer. Sendo assim, conclui-se que mudar esses comportamentos, geralmente automáticos e inconscientes, é importante para a adesão a um novo estilo de vida, mais voltado à saúde e ao bem-estar.
Como apoio para a sua criação, foi desenvolvida uma pesquisa junto à Brandwatch para averiguar quais hábitos os brasileiros mais gostariam de mudar. O tópico mais mencionado foi ‘alterar os hábitos de alimentação’, seguido por ‘começar uma atividade física’, ‘usar menos o celular ou a internet’, ‘dormir com mais qualidade’ e ‘parar de procrastinar’.
Lançado como campanha institucional em 2017, o Mude1Hábito logo ampliou sua dimensão na estratégia de marca da Unimed, tornando-se um movimento. De acordo com Darival Bringel de Olinda, isso se deve à grande adesão das Unimeds ao assunto em curto espaço de tempo, englobando suas ações em prol da saúde na causa. “Com a extensão do Mude1Hábito reforçamos a vocação da Unimed em cuidar das pessoas, afinal somos um sistema cooperativista formado por médicos”, ressalta o dirigente.
SOBRE A UNIMED
A Unimed, maior sistema cooperativo de saúde do mundo, possui 52 anos de atuação no mercado de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composta por 345 cooperativas médicas, com assistência para cerca de 18 milhões de beneficiários em todo País. Entusiasta do movimento SomosCoop, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Unimed conta com mais de 115 mil médicos, 119 hospitais próprios e 2.506 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir a qualidade da assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar prestada aos beneficiários das cooperativas. (Fonte: Unimed do Brasil)
Além da reutilização de equipamento para transportar cargas, geração própria de energia e captação de água da chuva diminuem custos e colaboram com o meio ambiente
Além de investir em novas tecnologias com foco na experiência digital do associado, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal – tem realizado a modernização das agências físicas, levando em conta conceitos de sustentabilidade. Começando o ano de 2019 com o pé direito, o Sicredi inaugurou a primeira agência sustentável da Paraíba, uma obra com conceito de arquitetura contemporânea que integra a lista de outras quatro agências já modernizadas pela instituição nos últimos meses, no Paraná e São Paulo.
O projeto para construção da agência Epitácio Pessoa, na capital João Pessoa, foi criado pelo arquiteto chileno Igor San Martin, que atua há cerca de 30 anos na área da construção e quase 15 anos com contêineres no Brasil e em outros países. Além disso, é professor acadêmico na área de técnicas alternativas da construção. A agência foi construída a partir de 22 contêineres – equipamento utilizados para transportar cargas –, gera sua própria energia elétrica, capta água da chuva e está em processo de certificação para obtenção do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), selo de maior reconhecimento internacional de sustentabilidade. Dos 2.000 metros quadrados do terreno, o prédio ocupa 700 metros quadrados e tem o piso elevado, permitindo que a água da chuva escoe e seja absorvida pelo solo.
A obra é mais uma iniciativa do projeto Sicredi Smart, que propõe um novo conceito de arquitetura sustentável mediante a reutilização de contêineres. “Esse tipo de material permite o reuso, torna a construção muito mais rápida, é mais limpo e economiza recursos naturais, pois usa menos areia, tijolo, água e ferro, podendo baratear a construção em até 30%”, explica João Bezerra Júnior, presidente da cooperativa Sicredi João Pessoa.
Seguindo o conceito do projeto, o recentemente Sicredi modernizou outras quatro agências. No Paraná, nos municípios de Bragantina, Candói e Cafeara; e no estado de São Paulo, em Fernandópolis, a instituição instalou agências contêineres com energia fotovoltaica e coletor de água da chuva, além de aplicar o conceito cashless, isto é, com transações financeiras sem circulação de papel moeda.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Painel trará as perspectivas do agronegócio para 2019
No dia 5 de abril, às 9 horas, o Sicredi e a Acrissul promovem o Painel Perspectiva do Agronegócio 2019, no Tatersal de Elite, durante a Expogrande.
O palestrante do evento será o economista e atual superintendente de Riscos e Economia do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Englert Barbosa. O economista tem vasta experiência no segmento, inclusive é responsável pela área que colocou o Sicredi quatro vezes nos últimos cinco anos entre aquelas com as melhores projeções econômicas no país, segundo o Banco Central.
Alexandre defende que a redução das contas públicas é primordial para a revisão da carga tributária, mantendo mais recursos no setor privado, que é quem tem maior capacidade de investimento.
O evento contará com a presença do presidente da Central Sicredi Brasil Central Celso Figueira que destaca a importância do evento aos associados no Estado. “É de extrema importância oportunizar momentos como este aos nossos associados para auxiliar nas tomadas de decisão de seus negócios, analisando um cenário mais amplo da economia e do agronegócio no Brasil”, destacou.
O painel é gratuito e para participar é preciso confirmar a presença acessando o link http://bit.ly/2TFOx8v
Alinhar nacionalmente as estratégias do cooperativismo brasileiro para este ano. Este é o objetivo do Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, que ocorreu nesta quarta-feira, em Brasília, e que contou com representantes dos estados. A programação foi conduzida pelo superintendente da unidade nacional, Renato Nobile, e pelas gerentes Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB).
Nobile destacou a importância do envolvimento das organizações estaduais no processo de transição que envolve a reclassificação dos ramos do cooperativismo – atualmente 13 e, a partir de 31/12, apenas sete. “Além de divulgar essa novidade, as organizações estaduais têm um papel essencial que é o ajuste, de acordo com essa nova conceituação, nos seus sistemas internos. Vale destacar que os estados têm até o dia 31/10 para concluir essa fase e nos informar sobre as mudanças ocorridas em seus sistemas. Isso é importante para que nós, do nacional, realizemos a atualização no nosso sistema, até o dia 31/12”, comenta.
O superintendente da unidade nacional também informou sobre o status da coleta de informações para o Anuário do Cooperativismo Brasileiro. O documento será composto de dados mundiais, além de números e subsídios socioeconômicos das cooperativas do país. Segundo Nobile, a expectativa é de que o material seja publicado no início do primeiro semestre deste ano.
14º CBC
A gerente geral da OCB, Tânia Zanella, apresentou o panorama de inscrições para a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de maio, em Brasília, e que deve receber cerca de 1,5 mil representantes das cooperativas do país. O evento discutirá seis temas: comunicação, governança e gestão, inovação, intercooperação, mercado e representação.
Além disso, ela lembrou que o processo de seleção dos 20 jovens embaixadores do cooperativismo recebeu 171 inscrições, oriundas de 20 estados e que os vídeos campeões podem ser conferidos no canal do Sistema OCB no Youtube. Informou, também, que já a seleção das 20 mulheres cooperativistas contou com 493 inscritas, representando 23 estados. Tânia apresentou, por fim, a programação preliminar do evento.
CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA
Tânia Zanella aproveitou a ocasião para relembrar que a Contribuição Confederativa a ser recolhida pelas cooperativas vence no dia 30 de junho. Essa contribuição é recolhida em favor das entidades sindicais que, legitimamente, representam a categoria econômica: Sindicatos de Cooperativas (1º grau), Federações (2º grau) e CNCoop (grau máximo).
PRIORIDADES PARA 2019
A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, destacou algumas das prioridades, a partir do planejamento estratégico, para este ano. Dentre as diversas ações estão, por exemplo:
- Reestruturar o modelo de negócios e da gestão, com definição de papéis, ampliando a eficiência, eficácia e efetividade da atuação do Sescoop;
- Aprimorar a comunicação com os diversos públicos;
- Estruturar e implantar mecanismos de integridade;
- Aprimorar e integrar ferramentas de desenvolvimento profissional;
- Ampliar a valorização do Sescoop, realizando uma pesquisa de impacto das ações;
- Revisar normativos e atribuições das áreas finalísticas com foco na melhoria do atendimento;
- Fomentar a geração do conhecimento.
INDICADORES INSTITUCIONAIS
A gerente de Planejamento do Sistema OCB, Priscila Topolski frisou que também faz parte das ações para 2019 a implantação de indicadores institucionais que medirão a atuação de todos os entes do Sistema OCB (nacional e estaduais), com foco em resultados que embasem as tomadas de decisão. Segundo ela, a partir de julho, os materiais orientativos serão disponibilizados aos estados para que, juntos, consigam trabalhar de forma integrada a qualidade dos dados, a fim de demonstrar os resultados do movimento cooperativista ao país.
Casal já catalogou mais de 1700 projetos sociais
Em meio a tempestade de notícias ruins, os Caçadores de Bons exemplos mostram brasileiros que constroem um país melhor e fazem a diferença nas comunidades onde vivem.
Eles buscam pessoas que estão mudando lugar onde vivem. Pessoas que estão em busca de soluções, e não dos problemas do mundo.
O casal estará dia 08/04 em Campo Grande, com a palestra Caçadores de bons exemplos - Em busca de brasileiros que fazem a diferença. O evento, que conta com o apoio do Sicredi, será às 14h, no auditório da UFMS- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e é gratuito.
Na estrada, eles se depararam com uma força muito maior do que podiam ter antecipado: aquela que nasce no coração de brasileiros verdadeiramente abnegados e apaixonados por fazer o bem, e que nos faz enxergar um Brasil que dá certo.
Colecionando histórias emocionantes e ideias inspiradores, os Caçadores de bons exemplos continuam na estrada, sempre movidos pelo desejo de descobrir uma sociedade mais humana e mais ativa na construção de um mundo melhor para se viver.
Em 8 anos na estrada, colecionam números que surpreendem! Já percorreram mais 1 milhão de quilômetros e catalogaram 1.700 projetos sociais por todos os estados brasileiros.