OCB promove projeto Conhecer para Cooperar
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OCB promove projeto Conhecer para Cooperar

Começou ontem, em Brasília, a primeira etapa do projeto Conhecer para Cooperar, com foco no setor agropecuário. O evento está sendo realizado pelo Sistema OCB, com a intenção de promover uma imersão de representantes de entidades convidadas no universo cooperativista, visando ampliar a compreensão dos formuladores de política públicas quanto à realidade do cooperativismo agropecuário. O evento ocorre até quinta-feira, dia 7/7.

Além de representantes de cooperativas agropecuárias, de crédito e de unidades estaduais, a capacitação também conta com a participação do Banco Central, dos ministérios da Agricultura e da Fazenda, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro).

Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o projeto Conhecer para Cooperar é uma excelente oportunidade de o cooperativismo mostrar sua capacidade contributiva para a economia nacional. “Este evento possibilita a troca de boas práticas e uma rodada importante de informações entre os agentes públicos e financeiros com as cooperativas agropecuárias. É fundamental promovermos a ampliação do nosso diálogo com esses agentes, pois, muitas vezes, a política pública não é a mais adequada ao setor, por falta de conhecimento técnico. E é com este objetivo, o de evitar que isso ocorra, que o Sistema OCB, realiza este evento”, comenta Renato Nobile.

O diretor executivo da cooperativa Frimesa, Elias Zydek, acredita que eventos como este contribuem com o desenvolvimento das cooperativas. “O cooperativismo tem assumido, ao longo do tempo, uma posição de grande responsabilidade socioeconômica do país. Então, é fundamental que, para isso, ela esteja sempre atenta à necessidade de atualização em todas as esferas, para darmos respostas ao nosso cooperado”, avalia a liderança.

ROTEIROS – A imersão possui um roteiro teórico, dividido em cinco módulos e composto de aulas expositivas, atividades interativas, dinâmicas em grupo, explorando conceitos, casos e exemplos concretos de cooperativas agropecuárias no Brasil. O objetivo é inserir os participantes no universo cooperativista, apresentando como está organizado o Sistema Cooperativista Brasileiro, o modelo e a gestão do negócio cooperativo, além do processo de governança cooperativa, em contraposição à governança corporativa.

Possui ainda um roteiro prático, dividido em três módulos, além das aulas presenciais, com a intenção de mostrar, na prática a realidade das cooperativas agropecuárias. Para isso, serão analisadas diversas cadeias produtivas, em 14 cooperativas, localizadas em seis estados diferentes.

 
Fonte: Sistema OCB
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Abertas as inscricões ao Prêmio SOMOSCOOP – melhores do ano

A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Cooperativa do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Cooperativa do Ano reconheceu 81 cooperativas, de 17 estados brasileiros. Em 2016, vamos começar a escrever um novo capítulo na história do cooperativismo. Agora, o Prêmio Cooperativa do Ano se chama Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano. Uma nova marca para mostrar o orgulho em ser cooperativista.

CATEGORIAS – E as novidades sobre a 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP não param por aí. Este ano, serão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhece-la melhor.

1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO

2 - COOPERATIVA CIDADÃ

3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

4 - FIDELIZAÇÃO

5 - INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

6 - INTERCOOPERAÇÃO


INSCRIÇÕES – Qualquer cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, pode inscrever um projeto por categoria. As inscrições são gratuitas, e ficarão abertas entre os dias 4 de julho e 9 de setembro! Para se inscrever, é preciso estar registrado e regular com o Sistema OCB. Além disso, é pré-requisito a participação da cooperativa em um dos programas do Sescoop. São eles: 

•    Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
•    Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
•    Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
•    Dia de Cooperar (Dia C)

DÁ TEMPO – Mas atenção! Mesmo que a sua cooperativa ainda não atenda a todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizá-la. Entre agora mesmo em contato com a sua Organização Estadual ou envie um e-mail paraEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Assim, você garante sua participação no Prêmio SOMOSCOOP. E se você já está em condições de se inscrever, não perca tempo! Clique aqui, e inscreva-se já! Sua participação é fundamental para fortalecer o movimento cooperativista brasileiro.

 
Fonte: Sistema OCB

Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS comemora 27 anos

A instituição financeira cooperativa, Sicredi Centro-Sul MS, completa 27 anos de história e conquistas neste dia 5 de julho. Com foco no crescimento, nas necessidades dos associados e na geração de desenvolvimento para a comunidade onde está presente, a Cooperativa apresenta resultados positivos ano a ano, demonstrando a credibilidade e confiança daqueles que acreditam e investem em um empreendimento de todos.

Fundada em 1989, no município de Dourados, a Sicredi Centro-Sul MS é uma cooperativa de crédito com mais de 67 mil associados e presente em 20 municípios. São 24 pontos de atendimento, que permitem a oferta de soluções financeiras adequadas e a geração de valor local, contribuindo para a qualidade de vida dos associados e da comunidade. Para o próximo ano, o planejamento de expansão contempla a ampliação para mais dois municípios da área atuação, Eldorado e Bataguassu.

Feita por pessoas e para pessoas, a Cooperativa é um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social. Segundo o Presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, a atuação “é focada no crescimento sustentável dos associados e da comunidade onde estamos inseridos. Aqui, as pessoas fazem juntos para fazer a diferença e a riqueza gerada é reinvestida localmente”, comenta.

O Presidente ressalta a importância da participação dos associados na história da Cooperativa. “Gostaria de agradecer todos os associados que fizeram e fazem parte da nossa trajetória, contribuindo para que o cooperativismo se fortalece na região.  Principalmente, agradecemos os pioneiros que acreditaram nos valores do Sicredi e na força da união, transformando nossa Cooperativa em uma instituição sólida.”

Com um modelo de gestão transparente, democrático e participativo, no cooperativismo de crédito as decisões são compartilhadas com todos os associados. “Realizamos anualmente as nossas assembleias em que cada associado tem direito a um voto e decide os rumos da Cooperativa. Além disso, temos a distribuição dos resultados, que também chamamos de sobras, no final de cada ano de exercício,” ressalta o Vice-presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Edilson Antonio Lazzarini.

Em abril deste ano, a Sicredi Centro-Sul MS atingiu uma importante marca: R$ 1 bilhão de recursos administrados. Este número abrange o patrimônio líquido, depósitos a prazo, depósito à vista, poupança, fundos de investimento e previdência. Para o Diretor de Operações, Antonio Carlos Peres, esta é mais uma conquista para a Cooperativa que comprova a solidez e a confiança de todos os associados em acreditarem na instituição.

Atender as necessidades dos seus associados é a prioridade na condução dos negócios da Cooperativa. O Sicredi segue um modelo cooperativo, que transfere o foco de oportunidades de mercado e produtos para as expectativas dos associados. Atualmente, a Sicredi Centro-Sul MS oferece um portfólio com mais de 300 produtos e serviços, que carregam as essências do cooperativismo, com relacionamento personalizado.

E, justamente, comprovando a proximidade com a comunidade em que está inserida a Sicredi Centro-Sul MS está lançando uma ação social que contribuirá com a restauração da pintura das aves no Edificio Adelina Rigotti, conhecido como “Prédio das Araras”, em Dourados. O objetivo é incentivar a comunidade douradense a cooperar com a revitalização de um dos pontos de referência mais conhecido do município por meio do investimento em poupança.

Conforme o Diretor Executivo, Giorgio Martins Bonato, os associados que investirem na poupança do Sicredi, além de cooperarem com esta ação, ainda desfrutam de vários benefícios. “Devido a distribuição das sobras, a poupança na Cooperativa pode render mais, já que neste ano, o Conselho de Administração teve a iniciativa de propor a remuneração adicional de 2% ao ano sobre o saldo médio da poupança, o percentual foi aprovado pelos associados na Assembleia Geral Ordinária e deve ser mantido pelo Conselho para os próximos anos”.

Outra vantagem, segundo o Diretor Executivo, é que os associados podem ter isenção na taxa da cesta de relacionamento, “para isso deverão manter um valor mínimo estabelecido pela Cooperativa em saldo de poupança”. Além disso, os associados investidores ainda participam da Campanha “Poupar e Viajar É Tudo de Bom”, concorrendo a 5 viagens nacionais, 5 internacionais e 24 Xboxs, que serão dividido em mais três sorteios até o final do ano.

 

Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS

A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 20 municípios da região sul do Estado: Amambai, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados (5), Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã e Rio Brilhante. Atualmente são mais de 67 mil associados atendidos pela Cooperativa.

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PRÓ-LÍDERES – Programa Formacão de Líderes

O PRÓ-LÍDERES é um programa cuja finalidade é desenvolver e aprimorar a capacidade de liderança e gestão de gerentes, coordenadores ou supervisores das cooperativas do Estado do Mato Grosso do Sul.

Nesse sentido, o curso tem como objetivos:

- Desenvolver competências de planejamento, gestão de resultados, foco “do” cliente, inteligência emocional, inovação, otimização financeira, intra-empreendedorismo, comunicação.

- Instrumentalizar os profissionais para transformarem as diretrizes estratégicas em resultados práticos para as cooperativas onde atuam;

- Melhorar os índices de produtividade das organizações;

-  Auxiliar na construção de uma cultura de Geração de Valor para clientes e negócios.

 

A metodologia foge do modelo tradicional. É utilizado o princípio da co-autoria, a qual envolve os alunos de forma prática na construção dos entendimentos dos temas abordados no curso.

O resultado é um melhor aprendizado com aplicação prática e imediata dentro do contexto vivido pelos alunos.

Assim temos as seguintes características como dinâmica do programa:

ü  Curso em formato de laboratório, utilizando boas práticas para resolução de problemas com base em princípios e práticas da educação corporativa.

 

-  O laboratório acontecerá durante todo curso para que os participantes elaborem e construam casos para aplicação prática na cooperativa onde trabalham.

-  O participante recebe Certificação em Educação Corporativa com reconhecimento pelo mercado.

-  Metodologia de Construção do Conhecimento:

  • Exposições Temáticas
  • Oficinas de Construção de Conteúdo
  • Oficinas de Ferramentas de Gestão
  • Clinicas Práticas Construção de cases reais, individuais e prático

-  São 10 módulos (1 por mês) de 16h, totalizando 160h

-  Aulas sextas (8h às 12h e 13:30h às 18:30h) e sábados (8h às 12h e 13h às 16h).

Pré- reserva AQUI

Descrição do Programa AQUI

CECO e FGCoop debatem rumos do cooperativismo de crédito no país
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CECO e FGCoop debatem rumos do cooperativismo de crédito no país

A Ocesp está sediando, desde ontem, importantes reuniões para o cooperativismo de crédito. Ontem, foi realizado o encontro entre os representantes do Comitê de Assessoramento do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e, também, do GT do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO). Já, hoje, foi a vez dos integrantes da coordenação do CECO e do Conselho de Administração do FGCoop.
 
Dentre os assuntos discutidos pelos dois fóruns, estiveram a Entidade de Auditoria Cooperativa e o Planejamento Estratégico do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), temas de grande relevância para o fortalecimento do cooperativismo de crédito brasileiro. Além disso, os conselheiros do Fundo Garantidor debateram as demonstrações financeiras do período e o monitoramento das cooperativas.
 
Ao longo da programação, houve, ainda, a participação de representantes do Banco Central do Brasil, que discorreram sobre a área de atuação de cooperativas, em um momento que envolveu os dois grupos.

 
Fonte: Sistema OCB
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