Agronegócio vai ouvir candidatos à presidente

Um debate sobre os programas e propostas de governo aos candidatos à Presidência da República, com sugestões para o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro, será o tema central do 3º FÓRUM NACIONAL DE AGRONEGÓCIOS, que reunirá cerca de 300 líderes empresariais e especialistas da área em 20 de setembro, no Hotel Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP).

O evento, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr.; e pelo LIDE Agronegócios, liderado por Roberto Rodrigues, embaixador especial da FAO e ex-ministro da Agricultura; contará com palestras sobre os principais gargalos do setor. No painel “Para Onde Vão os Produtores Rurais do Brasil?” será abordado o Índice de Confiança dos Produtores Rurais. Já as projeções para o agronegócio brasileiro serão tratadas na palestra “O Futuro do Agro: Reflexões e Medidas para Aumentar a Prosperidade no Campo”. O ponto alto dos debates do Fórum, que acontecerá em ano eleitoral e a poucos dias das eleições, será tratado em “Programas de Governo – Formulação para o Crescimento Sustentável do Agronegócio Brasileiro”.
 
Para esta palestra, que será moderada por Roberto Rodrigues, a expectativa é expor quais são os problemas existentes, o que precisa ser melhorado e quais as considerações do evento. O evento termina com o anúncio dos vencedores do PRÊMIO LIDE DE AGRONEGÓCIOS nas categorias carne bovina, carne de aves, carne suína, leite e soja. Na opinião do presidente do LIDE, João Doria Jr., “o momento eleitoral será propício para reunir as principais lideranças do agronegócio e colocar em debate alguns dos entraves que o segmento, o mais importante esteio econômico do País nos últimos anos, ainda enfrenta em diversas áreas.
 
Nosso objetivo é auxiliar na discussão das fórmulas que podem contribuir para o futuro do agronegócio em bases sustentáveis e que aumente a prosperidade no campo”, completa. Para tanto, segundo informa o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, estão sendo colhidas a análise e avaliação de todos os principais líderes do segmento para formalizar uma proposta a ser entregue aos assessores dos candidatos à Presidência. “Fizemos um grande esforço e, pela primeira vez, estamos coletamos a opinião de todos os representantes dos diversos segmentos que estarão contempladas no documento que será redigido após o Fórum”, finaliza.

Aprosoja e Famasul lancam o Plantio Nacional da próxima safra

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul APROSOJA/MS e a Federação da Agricultura e Pecuária de MS FAMASUL realizam no dia 24 de setembro em Dourados o lançamento oficial do plantio nacional da safra 2014/2015.

Em sua terceira edição o evento vai contar com a participação do Excelentíssimo Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Nery Geller. O momento terá ainda importantes nomes do cenário agrícola do Estado. 
 
O objetivo do evento é divulgar o início do plantio nacional da safra 2014/2015e valorizar o produtor de grãos brasileiro além de salientar o papel da produção agrícola no atual momento econômico social brasileiro.
 
A cerimônia será às 11 horas na sede do Sindicato Rural de Dourados que fica na Alameda Valério Fabiano, 100 Jardim Alhambra.

Brasil prospecta novos negócios no mercado russo

A 23ª World Food Moscow 2014, que ocorre na capital da Rússia, ao longo desta semana, está com uma forte participação de empresas brasileiras, presentes em dois pavilhões. A intenção é aproveitar o momento econômico daquele país, para ampliar as oportunidades de negócios. 

Tradicionalmente, os produtores de carne bovina e de aves fazem questão de expor seus produtos, entretanto, neste ano, um dos destaques é a presença de empresas do setor lácteo, motivadas pelo aumento da demanda por produtos latino-americanos, principalmente a manteiga e os queijos brasileiros.
 
No primeiro dia da feira, Paulo César Dias Júnior e Bernhard Smid, representantes do Projeto Setorial de Promoção de Exportações dos Produtos Lácteos Brasileiros (B Dairy), e também do Sistema OCB, mantiveram contato com empresas russas interessadas em ampliar suas relações comerciais com o Brasil. Os russos também aproveitaram o encontro para fazer um levantamento de informações mercadológicas relativas ao setor produtivo nacional.
 
Os dois brasileiros participaram, também, de outro evento promovido pelo embaixador Antonio José Vallim Guerreiro, na embaixada do Brasil na Rússia. “Podemos avaliar o encontro como excelente oportunidade para ampliarmos as informações sobre as relações comerciais da Rússia”, comenta Paulo Cesar Dias Junior.
 
RELEVÂNCIA – Destaque para o trabalho realizado pelo escritório da Apex-Brasil em Moscow, que envidou esforços, coordenando a realização de reuniões de significativa relevância para os expositores brasileiros, além de um seminário sobre as oportunidades do mercado Russo no atual cenário político internacional, realizado hoje.
 
OPORTUNIDADE – Para as empresas e cooperativas do Brasil, o embargo estabelecido pela Rússia quanto à importação de produtos europeus e americanos abre uma janela de oportunidade para a entrada de produtos de outros mercados.
 
O desabastecimento de produtos lácteos já é notório, e a importação de produtos sul-americanos, particularmente do Brasil, é vista pelos russos como parte da solução para suprir a demanda.
 
Os representantes do B Dairy afirmam a necessidade de se ter cautela nas relações comerciais com o mercado russo, pois as empresas devem sempre buscar exportar, garantindo regularidade de entrega aos clientes, e não por períodos alternados ou apenas quando surge uma oportunidade, mas perenemente. Se essa relação foi bem trabalhada, o país pode vir a se tornar um importante parceiro comercial do Brasil.
PROSPECÇÃO – Nos próximos dias, os representantes do B Dairy, continuarão a realizar contato com empresas russas interessadas em ampliar suas relações comerciais com empresas e cooperativas do projeto, além de realizar prospecções nas redes de varejo e atacado de Moscou, buscando importantes informações sobre tendências deste mercado e custos dos principais produtos lácteos comercializados.
 
HISTÓRICO - A World Food Moscow está entre as dez maiores feiras de alimentos do mundo e é uma importante porta de entrada de empresas brasileiras ao mercado russo. Em 2013, a feira contou com 11 pavilhões dos setores de carnes e aves, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, frutas e legumes, laticínios, confeitaria, mercearia, peixes e frutos do mar, alimentos enlatados, café e chá, alimentos congelados, óleos, gorduras e molhos. Teve a participação de mais de 1,6 mil expositores de 68 países

Plano Estratégico é apresentado aos colaboradores do Sistema OCB

Um novo grupo de colaboradores da unidade nacional da OCB, do Sescoop e da CNCoop participou hoje do primeiro módulo da disseminação do Plano Estratégico do Sistema OCB 2015-2020. A atividade ocorreu no auditório da Casa do Cooperativismo, em Brasília, e foi realizada pela Gerência de Planejamento.

O documento a ser apresentado aos colaboradores é o resultado de vários meses de trabalho que uniu esforços de cooperativas e unidades estaduais e nacional. As gerentes gerais Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB) fizeram a abertura do evento. Segundo elas, o desafio agora é a formulação de planos estratégicos convergentes com os objetivos do Sistema OCB, sua missão e a visão do cooperativismo no universo 2015-2020. 
 
Os objetivos da oficina de planejamento é disseminar o documento e apresentar as orientações para a formulação da estratégia e construção dos projetos estruturadores da Unidade Nacional.
 
O trabalho de apresentação de conceitos, resultados e das dinâmicas foi realizado pelo gerente de Planejamento do Sistema OCB, Emanuel Malta. O gestor apresentou a construção do plano, seus objetivos, missão, visão e frisou a importância do envolvimento de todos nesse processo novo pelo qual passa o Sistema OCB. 
 
AGENDA – Essa nova turma é o segundo grupo a participar do módulo inicial da capacitação sobre o Plano Estratégico. O segundo módulo será realizado, igualmente, em duas etapas:
 
18/9 - Primeira turma
Continuação com foco em projetos e atividades que conduzirão aos objetivos estratégicos, por conseguinte a estratégia, em conformidade com o calendário da proposta orçamentária (Sescoop) e plano de trabalho (OCB e CNCoop). É voltado às áreas finalistas, CNCoop e Cedoc;
 
22/9 – Segunda turma
Para as áreas meio e demais funcionários que não tiveram condições de participar das atividades a serem realizadas no dia 18/9.

Worshop apresenta solucão para praga em lavouras sul-mato-grossenses

Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.

Pensando em evitar o problema é que a Embrapa em parceria com o Sistema OCB/MS realizará no dia 25 de Setembro às 9 horas o Workshop ‘Monitoramento de controle da  Helicoverpa armigera em Mato Grosso do Sul. 
 
Os participantes poderão obter informações sobre as características, os aspectos e o controle biológico da praga, o diagnóstico e monitoramento e ao final será feita uma mesa de debates com a Embrapa, a Fundação MS, Fundação Chapadão, Seprotur, Iagro e Aprosoja.
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