São 25 anos de história, meio quarto de século em apoio ao desenvolvimento de MS/GO/TO. Em novembro a Central Sicredi Brasil Central inicia as comemorações em homenagem ao Jubileu de Prata. A instituição financeira cooperativa programou atividades variadas para registrar a data.
Entre elas está ações de relacionamento na rede social Facebook onde a trajetória do Sicredi poderá ser contada por quem foi protagonista dessa história.
“Queremos registro dos fatos, das pessoas e personalidades que marcaram o cooperativismo no Estado e a internet será o palco certo para trazer à luz do conhecimento quem foram os que acreditaram no Cooperativismo também como instrumento de organização econômica”, explica o presidente da Central, Celso Figueira. “ O cooperativismo é um modelo de negócio inclusivo, participativo e democrático fundado em valores como solidariedade, adesão voluntária, cooperação, interesse coletivo e compromisso com a comunidade.”
A instituição também criou um selo comemorativo alusivo à data.
No dia 28 (quinta-feira), durante seminário de planejamento estratégico Sicredi, será lançada um relatório/revista sobre a trajetória do cooperativismo. A publicação reunirá as a história de sócios-fundadores e outras lideranças do Cooperativismo que fazem do interesse coletivo a mola propulsora do desenvolvimento de MS.
“Os desafios do futuro serão enfrentados com planejamento, organização e boa gestão. Mas não poderíamos deixar de reconhecer aqueles que participaram da história, ousaram sonhar e que acreditaram no associativismo”, salienta Celso Figueira.
Fonte: Central Sicredi Brasil Central
O movimento cooperativista brasileiro conhecerá, hoje à noite, o ranking da nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano. A cerimônia ocorrerá a partir das 19h30 e ocorrerá em Brasília, com apoio do Bancoob, Bansicredi, Seguros Unimed e Banco do Brasil. O prêmio é promovido pelo Sistema OCB.
Nesta edição, as cooperativas inscreveram 273 projetos. Oitenta e três deles foram inscritos na categoria COOPERATIVA CIDADÃ. Isso evidencia que o cooperativismo, de fato, se preocupa com a comunidade que está à sua volta. Nesta categoria, as cooperativas tiveram a chance de inscrever projetos que beneficiam a população local.
A segunda categoria que mais recebeu projetos foi a DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, que reconhece ações com foco em racionalização do consumo de bens como água, energia elétrica, combustíveis fósseis, plásticos, papel, entre outros. Também puderam ser inscritos projetos voltados à proteção de patrimônios naturais, ambientais e históricos. Ao todo, 48 inscrições foram realizadas. Confira abaixo o resultado das outras categorias:
- COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO: 33 projetos inscritos. Premia as práticas do dia a dia que promovam a cultura do cooperativismo junto à população local. Foram inscritas ações como cursos e palestras sobre cooperativismo ou aquelas com vistas à ampliação do número de associados.
- FIDELIZAÇÃO: recebeu 29 inscrições, visando ao reconhecimento de projetos que promovam a fidelização do cooperado à sua cooperativa como, por exemplo, o aumento da presença do cooperado na rotina da instituição ou do uso médio dos serviços oferecidos.
- BENEFÍCIOS: no total, foram inscritos 34 projetos nesta categoria que avalia a disponibilização de mais benefícios aos cooperados. Esse é o foco desta categoria que abrange a ampliação da oferta de novos serviços aos cooperados ou a melhora dos serviços já oferecidos.
- ATENDIMENTO: 16 projetos inscritos ao todo. A categoria é voltada a iniciativas que mostrem a melhora no atendimento aos cooperados: implantação do atendimento e prestação de serviços via internet; melhora do espaço físico e dos equipamentos; diminuição da burocracia e do tempo de atendimento ao cooperado; e facilidade de acesso às informações.
- INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: 30 inscrições. Visa a reconhecer cooperativas que implantaram projetos inovadores ou que desenvolveram novas tecnologias junto aos seus cooperados, facilitando seu acesso a novidades tecnológicas de produção e gestão administrativo-financeira, permitindo, por exemplo, ganhos de produtividade e melhores resultados financeiros em seus negócios.
NÚMEROS – Ao todo, 185 cooperativas, representando 21 estados e 10 ramos, inscreveram 273 projetos nas sete categorias da disputa. A última edição foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 inscritas oriundas de 20 unidades da Federação.
Fonte: OCB
Devido à grande demanda, o Ministério de Meio Ambiente abriu no dia 17/11, uma nova turma para o curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR). O curso à distância é oferecido em plataforma web, e seu objetivo é formar facilitadores para o cadastramento de imóveis rurais.
Podem se inscrever representantes, técnicos de cooperativas e até cooperados, configurando uma importante ferramenta para melhorar o conhecimento sobre o CAR e sobre a nova legislação, minimizando assim dúvidas, e conferindo maior segurança na tomada de decisão de nossas cooperativas e cooperados.
O curso tem duração de 78 horas, com dedicação média de 12 horas semanais, e será ministrado em até sete semanas. Os participantes receberão um certificado de curso de extensão emitido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Vale a pena lembrar que o período de inscrição, para esta nova turma, encerra-se no dia 19/12. As inscrições para o curso podem ser feitas no seguinte link:http://www.car.ti.lemaf.ufla.br/ead/#/candidato/novo .
Vale ressaltar que alguns Estados da Federação optaram por não utilizar o SICAR, sistema desenvolvido pelo MMA e que será abordado no treinamento acima referido.
Mais informações com a Gerência Técnica da OCB – (61) 3217-2140 e
Dia 5 de dezembro, sexta-feira, às 9 horas, no auditório da Famasul será lançado o Showtec 2015. Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem com a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
A inovação tecnológica nas mãos do produtor rural continua sendo o foco principal da feira, que pretende expor mais de 500 tecnologias agropecuárias. O evento vai fomentar, ainda, discussões importantes sobre os principais desafios para a cultura de soja e milho safrinha, além da forte presença da pecuária, com piquetes de exposição de animais.
O evento é realizado pela Fundação MS em parceria com o Sistema OCB/MS, Sistema Famasul e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com a participação de outras entidades e instituições de pesquisa.
A nota média das cooperativas permissionárias, segundo o ranking do Prêmio Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) de 2014, divulgado ontem, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, é maior do que a das concessionárias brasileiras. O IASC é o resultado da pesquisa junto ao consumidor residencial que a Agência realiza todo ano, desde o ano 2000, para avaliar o grau de satisfação dos consumidores residenciais com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.
Mais de 25 mil consumidores residenciais, em 537 municípios, avaliaram a qualidade dos serviços prestados pelas 63 concessionárias e 38 permissionárias de distribuição, entre julho e setembro de 2014.
As cooperativas obtiveram 77,03 ao passo que as demais empresas de distribuição de energia obtiveram 67,74. A pesquisa abrange a área de concessão das 63 distribuidoras no país, sendo realizadas em torno de 19.470 entrevistas. A intenção é estimular a melhoria da prestação de serviços de energia elétrica, orientada para a satisfação dos consumidores.
No total, nove cooperativas obtiveram o conceito Excelente na categoria até 10 mil unidades consumidoras. Outras 11 obtiveram o mesmo conceito, mas na categoria acima de 10 mil consumidores.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o resultado do IASC 2014 coroa o trabalho e a dedicação das cooperativas permissionárias de energia elétrica. “Nós sabemos o quanto os gestores dessas cooperativas têm atuado de forma a mitigar as dificuldades regulatórias do setor e garantir mais e mais qualidade na prestação de seus serviços”, avalia Márcio Freitas, parabenizando cada cooperativa vencedora pelo resultado de excelência.
DESTAQUES - Quatorze cooperativas obtiveram uma nota superior a 85 pontos, ficando à frente de todos os outros agentes do setor elétrico. Dentre elas, a melhor nota é da Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões Ltda. (Cermissões), do Rio Grande do Sul, que obteve a nota de 91,27.
Para o presidente da Cermissões, Diamantino Márcio dos Santos, o resultado obtido é desafiador. “Esta é a primeira vez que Aneel inclui as cooperativas nessa pesquisa de satisfação. E receber a nota mais alta, ao lado de tantas outras cooperativas, é sinal do compromisso que temos em prestar um serviço de qualidade, independente das turbulências do setor. A partir de agora, temos a missão de trabalhar com mais vontade para, no ano que vem, estarmos neste prêmio novamente”, comenta Diamantino.
Para o presidente da Confederação das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), Jânio Stefanello, ao analisar o conjunto (cooperativas e concessionárias) do IASC – 2014, comparando os desempenhos, as cooperativas estão muito melhores do que as concessionárias.
“É muito importante frisar que das 53% das cooperativas listadas possuem notas consideradas excelentes, ao passo que as concessionárias obtiveram apenas 13% das notas avaliadas como excelentes. A partir daí, concluímos que quanto menor as empresas maiores e melhores são os índices de qualidade na prestação dos serviços”, avalia Stefanello.
PRÊMIO – A cerimônia de premiação foi realizada ontem, na sede da ANEEL, em Brasília (DF). As empresas vencedoras receberam troféu, certificado e o Selo IASC, que identifica o reconhecimento dos consumidores pelo seu desempenho. As concessionárias vencedoras poderão aplicar o Selo IASC nas contas de luz, no material institucional e nas demais peças de comunicação empresarial de acordo com regras previstas no regulamento da premiação. O Prêmio é concedido anualmente, desde 2002, para incentivar a melhoria do serviço de distribuição no país.
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