A definição do calendário de reuniões regionais do Fórum de Presidentes e Superintendentes do Sistema OCB, que será realizado em 2013, e a designação de diretores para acompanhar os conselhos consultivos dos ramos estiveram entre os principais temas tratados durante a 6ª Reunião Ordinária da Diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), realizada nesta quinta-feira (27/9), na sede instituição, em Brasília (DF). O presidente da OCB/MS, Celso Régis estava na reunião.
Em seguida, os diretores da OCB receberam um grupo de dirigentes da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), para uma reunião de alinhamento. As duas entidades debateram temas como Lei Geral do Cooperativismo, Ato Cooperativo e seu adequado tratamento tributário, entre outros de interesse comum. De acordo com o superintendente da OCB, Renato Nobile, foi uma reunião muito harmoniosa, da qual surgiu o convite para que os representantes da Unicafes retornem à sede da OCB em novembro, após o período eleitoral, para que seja dada continuidade à consolidação dos entendimentos. “Pretendemos desenvolver uma agenda comum para as entidades, com uma pauta de assuntos convergentes”, pontuou Nobile.
O superintendente da OCB, Renato Nobile, falou ainda sobre a nova dinâmica, de reuniões mensais da Diretoria. Segundo ele, a periodicidade mais curta trouxe ganhos qualitativos para o Sistema. “Essa foi uma mudança decorrente do novo modelo de governança da instituição. Com ela, o nível de prestação de contas gerencial teve um ganho muito grande, assim como o nível de conhecimento dos dirigentes sobre as ações desenvolvidas em cada região. A pauta, muitas vezes, acaba sendo extensa, porém muito produtiva”. Segundo Nobile, a dedicação dos diretores nesse novo modelo tem sido exemplar e fundamental para o alcance dos objetivos da instituição.
Fonte: OCB
Primeira propriedade a obter linha de financiamento por meio do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), em julho de 2011, a Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO), é um dos principais exemplos na prática da integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) do país. Além dos ganhos de produtividade, a fazenda deixa de emitir, aproximadamente, 2,6 mil toneladas de gás carbônico equivalente por ano.
“O crédito oferecido à propriedade auxiliou esse resultado, como também tem ajudado produtores de todo o País. É necessário ainda destacar que as mudanças ocorridas na fazenda de Ipameri relativas aos métodos de produção só foram possíveis devido às orientações dadas por pesquisadores da Embrapa”, explicou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho.
Os dados divulgados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Cerrados (Embrapa) mostram que a propriedade – que utiliza o método de iLPF há seis anos – gera lucros. Na safra 2011/12, foram produzidas 14,5 mil sacas de soja, 25,5 mil sacas de milho e 5,2 toneladas de silagem. O hectare de pastagem rende em torno de R$ 500, enquanto antes de adotar práticas sustentáveis não passava de R$ 100.
Outros sistemas que reduzem a emissão de CO2 na atmosfera também são utilizados, como a fixação de nitrogênio no solo. A prática utilizada para este fim é o Sistema Santa Brígida, criado pela Embrapa, um consórcio das culturas de milho, braquiária e feijão guandu anão. Além dos benefícios ambientais, ainda há a vantagem da renovação constante do pasto, o que faz o rebanho engordar apenas com capim.
A fazenda tem uma área total de 922 hectares, dos quais 450 correspondem ao cultivo de grãos no sistema integração Lavoura-Pecuária (iLP) ou agropastoril. A primeira experiência com plantio de eucalipto em iLPF na propriedade foi na safra de 2008/2009, em aproximadamente quatro hectares. Em razão do surpreendente desenvolvimento das árvores, ampliou-se a área com este sistema em mais 55 hectares nas safras posteriores, com média de 700 árvores por hectare, principalmente, em razão do cultivo de duas safras de grãos nos dois primeiros anos entre as fileiras de árvores. Atualmente são contabilizadas cerca de 40.000 árvores de eucalipto no local. Se a safra for vendida como lenha, a forma menos valorizada do mercado, o lucro será de R$ 1 mil por hectare.
Segundo relatório elaborado por pesquisadores da Embrapa Cerrados, a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE) pode ser relacionada ao incremento da matéria orgânica (carbono) do solo; à maior produção forrageira durante o ano todo; à incorporação de árvores no sistema produtivo; e à redução da idade de abate dos bovinos.
Programa ABC - Parte do trabalho realizado só foi possível a partir do empréstimo de R$ 780,3 mil reais feito a partir do Programa ABC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com prazo de até 8 anos para pagamento, sendo 2 anos de carência. As linhas de financiamento são facilitadas para produtores que adotem práticas sustentáveis nas propriedades, contando com limite de crédito de até R$ 1 milhão e taxa de juros de 5,5%, percentual que ficará ainda mais baixo no Plano Agrícola e Pecuário 2012/13: 5%.
De acordo com o gerente da fazenda, Anábio Ribeiro, a principal vantagem do programa é facilitar o acesso a linhas de crédito específicas. “Antes do ABC a taxa de juros mais baixa para intensificar a prática de iLPF na propriedade era de 6,75%. Até o processo para conseguir financiamento agora é menos burocrático. Em uma única operação posso financiar máquinas e compra de animais”, afirmou.
Outras análises - Em 2013, será implantado na Embrapa Meio Ambiente, no município de Jaguariúna (SP), um sistema de monitoramento das emissões de gases de efeito estufa, previstas no Plano ABC, do Governo Federal. A lém de avaliar as propriedades financiadas pelo programa de crédito, as análises devem ser estendidas para medir como o Brasil está em relação às metas de reduzir a emissão desses gases – compromisso voluntário do Brasil feito durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-15), realizada em 2009, em Copenhagen, na Suíça.
(Fonte: Mapa)
As cooperativas brasileiras têm até a próxima segunda-feira (8/10) para se inscrever no Prêmio Cooperativa do Ano 2012. Após passar por uma reformulação, a premiação traz processos muito mais simples e ágeis. Para iniciar a inscrição, basta acessar o site www.cooperativadoano.coop.br e cadastrar a cooperativa, que deve estar regular com o Sistema OCB.
Após concluir o preenchimento das fichas Cadastral da Cooperativa e de Apresentação do Projeto, será gerado um documento para impressão. Basta assinar todas as páginas e enviar para a sede do Sistema OCB, localizada no Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bloco I, Edifício OCB - CEP: 70070-936, em Brasília (DF). Vale frisar que o prazo máximo de postagem nos Correios é dia 8 de outubro.
Este ano, a premiação será dividida por categorias, serão sete no total. Qualquer cooperativa, não importa o ramo ou o porte, pode inscrever um projeto em cada. São elas: Desenvolvimento Sustentável; Cooperativa Cidadã; Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Fidelização; Benefícios; Atendimento; e Inovação e Tecnologia.
Promovido pelo Sistema OCB em parceria com a revista Globo Rural, o prêmio traz como tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para mais informações, acesse o site www.cooperativadoano.coop.br.
Fonte: OCB
A seca que atingiu os estados da região Sul do Brasil, no início deste ano, trouxe dificuldades aos agricultores familiares na produção de aves e suínos. Só no Paraná, mais de 16 mil produtores vivem dessas culturas, o que desencadeou redução nos lucros e na geração de renda e empregos na região. Para minimizar o problema, o secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/ MDA), Valter Bianchini, reuniu-se ontem (1º) com membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cooperativas, indústrias e agricultores para discutir soluções para o Paraná e Santa Catarina.
De acordo com o secretário Valter Bianchini, o objetivo do encontro foi construir um quadro referencial da situação enfrentada pelos dois estados na avicultura e suinocultura e apresentar sugestões para diminuir o prejuízo causado pela estiagem. "Uma das propostas apresentadas na reunião foi a de abastecer com milho os produtores de aves e disponibilizar linhas de créditos diferenciados, com capital de giro para as empresas maiores assumirem as menores que foram prejudicadas", relatou Bianchini ao salientar o esforço do ministro Pepe Vargas em buscar respostas que possam minimizar e contribuir para que o setor possa superar esse momento difícil.
O secretário acrescentou que está prevista uma reunião nos próximos dias para apresentar soluções, também, para o Rio Grande do Sul, que enfrenta dificuldades semelhantes.
Bianchini afirmou que as medidas são emergenciais e que o MDA e demais parceiros aguardam a aprovação do governo federal. O Censo Agropecuário de 2006, o mais recente, aponta que 67% da produção de aves são de responsabilidade da agricultura familiar, no Paraná. Em Santa Catarina, esse número chega a 68%. Na criação de suínos, a agricultura familiar do Paraná é responsável por 62%, enquanto Santa Catarina fica com 67% dessa produção.
(Fonte: MDA)
Durante os dias de 01 e 02 de outubro, o Sescoop/MS recebeu orientações sobre Projetos Especiais do Fundecoop - Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo, um fundo financeiro que correspondente a 20% da arrecadação líquida do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Destina-se às unidades estaduais do Sescoop, em cumprimento aos objetivos regimentais do Sescoop. Tem como propósito apoiar ações que visem o desenvolvimento de sociedades cooperativas e seus integrantes. Os recursos do Fundecoop custeiam atividades e/ou demandas das áreas de formação / capacitação profissional, promoção social e monitoramento / desenvolvimento das cooperativas que, após aprovação do Conselho Nacional do Sescoop, agregarão o orçamento da unidade requisitante.
A analista de projetos do Sescoop, Vládia Alves Silva Pereira que veio a Mato Grosso do Sul para passar essas orientações, afirmou que este momento é muito importante pois facilita a construção de novos projetos e auxilia no acompanhamento. Na mesma oportunidade o analista de gestão estratégica do Sescoop, Antônio Luiz Feitosa juntamente com os funcionários do Sescoop/MS alinharam o planejamento estratégico para 2013 para avaliar metas e resultados obtidos até o momento e definiram as prioridades para o próximo exercício, em consonância com as diretrizes sistêmicas da instituição.