Ao lado de representantes de cooperativas de diversos países, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) apresentou, na Conferência Internacional da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas, as ações realizadas graças a parcerias internacionais para promover o desenvolvimento sustentável por meio do cooperativismo.
As parcerias internacionais são um meio de implementar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 (ODS 17), da Organização das Nações Unidas (ONU), que foi tema de um dos painéis de debates da Conferência Regional da ACI. O evento que começou na segunda-feira, terminou nesta quinta (21/11), na Costa Rica, e contou com a participação de mil dirigentes, representando 30 países.
Entre as atividades de intercooperação com países em desenvolvimento – modalidade de conhecida como Cooperação Sul-Sul – foram detalhadas as ações promovidas junto com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
ABC
A OCB executa dois projetos de cooperação financiados pela ABC, um deles em Botsuana, e outro na Argélia. As iniciativas têm o objetivo de promover o cooperativismo como forma de crescimento econômico e social nos dois países.
OCPLP
No âmbito da Organização das Cooperativas de Países de Língua Portuguesa (OCPLP), uma consultoria prestada pela OCB resultou na aprovação da Lei de Cooperativas pelo parlamento de Moçambique. A norma foi elaborada com inspiração na Legislação brasileira.
ONU
Além disso, a OCB também detalhou a parceria com a ONU na realização de workshops para a promoção dos 17 ODS. Também, relatou sobre o trabalho de cooperação implementado no âmbito do Mercosul por meio da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul, grupo que visa a integração dos movimentos cooperativistas do Cone Sul.
MERCOSUL
O organismo internacional sul-americano tem trabalhado o aspecto comercial na organização de missões conjuntas a outros países. Também analisam a criação de um estatuto de cooperativas do Mercosul, unificando a legislação voltada para cooperativas e permitindo que seus representantes possam ser membros de cooperativas nos quatro países, nas regiões de fronteira.
OCB NA ACI
Membro da Aliança Cooperativa Internacional há 30 anos, a OCB participa de eventos e projetos internacionais buscando representar os interesses do cooperativismo brasileiro no cenário internacional. A OCB também apoia a expansão do modelo cooperativista em outros países como forma de promover o desenvolvimento internacional.
Nos dias 21 e 22 de novembro ocorreu o Encontro Estadual do Cooperjovem, que este ano teve como tema “A Cooperação construindo o futuro da educação” e reuniu educadores e representantes de cooperativas de todo o MS.
O evento foi aberto pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, que primeiramente agradeceu o empenho dos educadores no programa. “Hoje vamos apresentar uma pesquisar feita pelo Sescoop Nacional que avaliou o impacto do Programa Cooperjovem e o Mato Grosso do Sul ficou em primeiro lugar. Isso é resultado do trabalho de vocês, gostaria muito de agradecer a dedicação de cada um”, destacou o presidente.
Logo após ocorreu a apresentação do resultado da Pesquisa de Impacto Cooperjovem, feita pelo coordenador do programa no MS, Renato Marcelino. Ele apresentou a metodologia da pesquisa, os índices e o desempenho do MS.
Em seguida, ocorreu a palestra “Escutatória e Storytelling na Educação”, com Thomas Brieu, que é franco-brasileiro, socioeconomista com especialidade em inovação e desenvolvimento. Sua metodologia pode ser aplicada em processos de liderança, vendas, negociação, inteligência emocional, storytelling, e comunicação não-violenta.
A programação do encontro continou com o professor Renato de Oliveira, que palestrou sobre os Valores do Cooperativismo, que é graduado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Pós –Graduado em Saúde Mental pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.
Para encerrar o primeiro dia, ainda ocorreu a palestra “Educar a ação”, com Paulo Brum, que mestrando em Educação. Pós – graduado em Adminsitração de Empresas pela FGV. Graduado em Produção Publicitária pela UNIGRAN e em Comunicação pela UFSM/UPF e ULBRA.
O segundo dia de evento começou com Gamification na Educação - Game: Se vira – com Wellington Vidaurre, que é administrador com experiência em facilitação de processos de aprendizagem e especialista em organização de rodadas de negócios, inovação social, encadeamento produtivo e gamificação de processos.
E para encerrar, a palestra “Educação para um mundo exponencial”, com o professor José Motta Filho, que atuou como docente por 23 anos na cidade de Curitiba onde exerceu as seguintes atividades: professor de Física no Ensino Médio e Pré-Vestibular, professor de Matemática Aplicada e Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Superior, além ocupar posições de Coordenador, Gestor e Diretor de instituições de ensino na capital do estado do Paraná.
Trincheira show e tecnologias para altas produtividades estão entre os destaques da programação técnica
Abrindo o calendário de eventos do agronegócio em Mato Grosso do Sul, o Showtec 2020 já tem data para acontecer. De 22 a 24 de janeiro, produtores rurais, profissionais e estudiosos do setor terão acesso a novas ferramentas para potencializar ainda mais a produção agrícola e pecuária da região. O evento tem entrada gratuita e será realizado em Maracaju (MS), na sede da Fundação MS, contando com mais de 100 expositores, mostras de tecnologias, maquinários agrícolas e espaços para novos negócios.
Para o presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, como as mudanças no agro acontecem de forma cada vez mais rápida, é essencial que os produtores recebam informações atualizadas sobre tecnologias que despontam no mercado. “O Showtec aborda temas relevantes e que podem ser aplicados no dia-a-dia. Investir em tecnologia e conhecimento é fundamental para produzir com responsabilidade e sustentabilidade”, afirma.
Sucesso entre os participantes na edição de 2019, a Trincheira Show retorna à feira com maior estrutura e espaço ampliado nas arquibancadas para melhor atender o público. Ali, os visitantes conhecerão, com detalhes, os aspectos físicos, químicos e biológicos do solo e os impactos do sistema radicular na melhoria da qualidade do sistema. Ocorrerá também o lançamento dos parâmetros técnicos para análise da biologia do solo. Resultados de pesquisas regionais também serão elucidados.
Sobre o milho safrinha, um painel específico abordará como o produtor pode atingir um alto desempenho, com pesquisadores apontando a relevância da rotação de culturas para altas produtividades. Já outro painel traz informações sobre sugadores de soja e milho e qual o manejo adequado para controlar as pragas e doenças nas lavouras, entre elas, o enfezamento do milho, doença tem ganhado cada vez mais importância no Estado, dada a sua complexidade.
E buscando preparar o produtor rural para o mundo digital, o Showtec traz neste ano um painel específico que mostrará tecnologias de mecanização, como aplicação, plantabilidade e controle do tráfego de máquinas. A ideia é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação, de modo a contribuir com a sustentabilidade da agricultura e pecuária.
Outro evento tradicional que acontece no Showtec é o Encontro das Mulheres do Agronegócio, que levantará o debate sobre empreendedorismo feminino, dentro e fora do mercado de trabalho. O espaço é voltado para valorizar a participação e liderança da mulher nos negócios e na sociedade.
Demais informações e programação completa podem ser conferidas no site http://www.portalshowtec.com.br/.
Sobre o Showtec
O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.
O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS, Sistema Fiems/Senai e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Fundems, Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro e Fundação Agrisus.
As novas indústrias de óleo e refinaria de óleo de soja construídas na margem da BR 163, entre Dourados e Caarapó, no Mato Grosso do Sul, serão inauguradas na próxima segunda-feira (25). Foram investidos mais de R$ 780 milhões na planta industrial que tem capacidade para processamento de 3.000 toneladas/dia de soja, produção de farelo de soja e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo de soja, equivalente a 15 milhões de sacas. Com as indústrias de Dourados, somados aos outros dois parques industriais, a Coamo amplia a capacidade de processamento de soja para 8.000 toneladas/dia e a de refino para 1.440 toneladas/dia de óleo de soja refinado.
Aprovação - As novas indústrias foram aprovadas pelos associados em Assembleia Geral Extraordinária, realizada em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), em 23 de março de 2016, e em 06 dezembro do mesmo ano, foi lançada a pedra fundamental, com a presença de autoridades da Coamo, do município, deputados e do governador do Estado, Reinaldo Azambuja. As obras foram iniciadas em 2017, em uma área construída de 92 mil metros quadrados. Os trabalhos de construção e montagem foram realizados por 1.600 colaboradores diretos e indiretos, integrantes de dezenas de empresas contratadas.
Necessidade - O presidente da Coamo José Aroldo Gallassini, destaca a necessidade da construção das novas indústrias e a escolha da região de Dourados para instalação. “O volume de soja recebido pela Coamo no Mato Grosso do Sul comporta perfeitamente a instalação de uma moderna indústria esmagadora de soja e de uma refinaria de óleo de soja em Dourados, justificando plenamente a redução de custo com o transporte do produto já industrializado ao invés de transportá-lo in natura para a industrialização em Campo Mourão ou em Paranaguá”.
Elogio - O governador do Mato Grosso do Sul e, também, cooperado da Coamo, Reinaldo Azambuja, elogia a visão e a iniciativa da diretoria da Coamo e destaca a importância da unidade industrial em Dourados. “A Coamo potencializou investimento no MS, isso é uma prova real de confiança e de cumplicidade nossa, para dar uma mais competividade à economia e diversificação da produção”, argumenta, lembrando ainda que, “A região de Dourados está com uma bela e moderna edificação, um cartão postal na entrada da cidade. Aplaudo a decisão da Coamo por este investimento e pelos excelentes resultados alcançados ano após ano.”
Orgulho - De acordo com a prefeita de Dourados, Délia Razuk, o empreendimento traz orgulho e expectativa de mais desenvolvimento, não só para o município como, também, para toda a região. “Estou muito feliz e orgulhosa. Vivemos um grande momento”, diz.
Crescimento - A prefeita lembra que a instalação da Coamo em Dourados movimenta vários segmentos da economia local, impulsionando o crescimento do município. Antes mesmo da inauguração da indústria, registrou-se um aumento considerável no movimento na rede hoteleira, restaurantes, imobiliárias e postos de combustíveis. “Muitas pessoas vieram para cá. (Imprensa Coamo)
Além de avançar em categorias importantes do ranking, instituição financeira cooperativa ficou em 2º lugar na classificação de Serviços Financeiros
Pelo nono ano consecutivo, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados pelo país, foi classificado no ranking das “150 Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil. A lista, divulgada na terça-feira, 19 de novembro, é resultado da pesquisa realizada pela revista Você S/A, da Editora Abril, em parceria com a Fundação Instituto Administração (FIA), com mais de 250 mil trabalhadores de cerca de 500 empresas e instituições, incluindo o Sicredi, nas cinco regiões do país.
As notas são utilizadas pelos organizadores do ranking para calcular dois indicadores: o Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT), que é baseado na visão dos colaboradores, no qual o Sicredi atingiu 92,3, e o Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas (IQGP), que é a avaliação feita pela publicação, em que a instituição financeira figura com 62,7. Os dois indicadores formam o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), onde o Sicredi atingiu a marca de 81,9.
Na classificação setorial de Serviços Financeiros, o Sicredi foi destaque, ocupando o 2º lugar e tendo como pontos positivos enfatizados a criação de um grupo de diversidade, a adoção de um assistente virtual, chamado Hugo, para interpretação de libras, além de aulas da linguagem para os funcionários.
Entre os indicadores usados para compor os índices, destacarem-se no IQAT “Employer Branding”, com nota 98,0; “Sustentabilidade e Diversidade”, (97,3); “Estratégia e Objetivos” (95,4); “Processos e Organização”, (94,8); “Comunicação Interna” (94,6) e “Participação e Autonomia” (92,9). Já nos índices relativos ao IQGP, os destaques foram “Processos e Organização”, que recebeu nota 92,3; “Estratégia e Objetivos”, (84,8); “Participação e Autonomia”, (76,5); “Relações Interpessoais”, (74,5); “Comunicação Interna”, (70,1); além de “Employer Branding”, que atingiu o índice 66,2.
Segundo Rodrigo Wegener, superintendente da área de Gestão de Pessoas do Sicredi, o bom desempenho no ranking deste ano e de anos anteriores reflete a essência da instituição. “As pessoas são o centro da nossa atuação e com os nossos colaboradores, que também são associados, não poderia ser diferente. Por isso, buscamos atrair pessoas que se identifiquem com a causa do cooperativismo e nos preocupamos em oferecer as melhores condições para que elas exerçam suas atividades”, afirma.
Atualmente o Sicredi tem com mais de 28 mil colaboradores, que atuam em 112 cooperativas espalhadas por 22 estados e no Distrito Federal. Em 2017, a instituição deu início a um processo de transformação no seu modelo de organização interna, adotando metodologias ágeis e proporcionando ainda mais autonomia aos colaboradores.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.