No dia 6 de dezembro, lideranças do cooperativismo de MS se reuniram em um grande seminário que trouxe uma programação diversificada. O evento começou com a entrega do VI Prêmio OCB/MS de Jornalismo que este ano reconheceu o trabalho de oito profissinais da imprensa em quatro categorias.
Logo após ocorreu a palestra “O Profissional do Futuro” com Arthur Igreja que é um dos A’s da plataforma AAA com Ricardo Amorim do Manhattan Connection e Allan Costa.
Na sequência foi a vez de Maria Teresa Maldonado que trouxe a palestra “Transformando obstáculos em caminhos”. A palestrante é psicóloga e tem mais de 40 livros publicados.
O seminário foi encerrado com a entrega dos certificados aos formandos dos programas 2019 do Sescoop/MS.
O Sistema OCB/MS promove a sexta edição de seu prêmio de jornalismo, que este ano tem quatro categorias: telejornalismo, jornalismo impresso, jornalismo online e radiojornalismo.
O prêmio visa mobilizar e reconhecer jornalistas dedicados a divulgar os projetos, ações econômicas e sociais realizadas pelo cooperativismo sul-mato-grossense. Até hoje já foram mais de 130 trabalhos incritos e somente nesta edição são cerca de 30 reportagens sobre o cooperativismo e seu impacto transformador na sociedade.
A imprensa tem um papel primordia na disseminação da doutrina e dos valores do cooperativismo, e principalmente como esta forma de organização econômica traz desenvolvimento às comunidades. E por isso, o Sistema OCB/MS fomenta esse trabalho através da realização deste prêmio.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada pela Assessora de Comunicação do Sistema OCB/MS, Rosana Vargas; pela Analista de Comunicação Social, Gisele James, pelo Gerente de Desenvolvimento do Sistema OCB/MS, Juarez Pereira; pelo professor do curso de jornalismo da UFMS- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Edson Silva e pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas, Walter Gonçalves.
Os jornalistas classificados em 1° lugar recebem um troféu e R$ 5 mil reais, em 2° lugar recebem também um troféu e R$ 2,5 mil reais.
Vamos aos vencedores.
Categoria: Telejornalismo
2° lugar a jornalista Cristiany Pazeto Lopes do SBT com a reportagem “OCB/MS comemora 40 anos com mais de 270 mil cooperados”.
Veja a reportagem: http://bit.ly/357MaSJ
Em 1° lugar a jornalista Maureen Matielo da TV Morena, com a reportagem “União faz a força: cooperativismo se fortalece em momentos difíceis”.
Veja a reportagem: https://glo.bo/38poECz
Cateroria: Jornalismo Impresso
2° lugar Bruno Arce do Jornal O Estado, com a matéria “Modelos de cooperativas de crédito fomentam comércios”.
Veja a matéria: http://bit.ly/2P66Rc6
E em 1° lugar Rosana Siqueira do jornal A Crítica, com a reportagem “Cooperativas 4.0: Cooperativas de Crédito do Estado entram na era virtualidade”.
Veja a matéria: http://bit.ly/2rwJeAn
Cateroria: Online
2° lugar a jornalista Aliny Mary Dias do MídiaMax, com a reportagem “Da escuridão à luz: em novo desafio, cooperativas se preparam para transformar sol em energia”.
Veja a matéria: http://bit.ly/2rz7lyh
E em 1° lugar Valdelice Bonifácio do Diário Digital, com a matéria “Cooperativas Financeiras têm cada vez crédito em MS”.
Veja a matéria: http://bit.ly/2qD2EDb
Cateroria: Radiojornalismo
2° lugar o jornalista Manoel Paulo Barbosa da Rádio CBN, com a matéria “Como o cooperativismo gera emprego e desenvolvimento em MS?”.
Ouça a matéria: http://bit.ly/2PskpgW
E em 1° lugar a jornalista Jaqueline Naujorks da Rádio Morena FM, com a matéria “Mulheres no Cooperativismo: Gestão e Sensibilidade”.
Ouça a matéria: http://bit.ly/2t6kGyN
Modalidade agiliza tempo de espera e dinamiza serviços oferecidos aos associados
A rotina agitada do dia-a-dia exige agilidade nas ações cotidianas e pensando no melhor para seu associado, a agência Sicredi de Costa Rica (MS) inovou ao implementar o Atendimento Expresso.
Desde o final de setembro de 2019, o atendimento inicial transformou a dinâmica da cooperativa, pois, três colaboradores realizam na entrada da agência um pré-atendimento, direcionando cada associado e situação para a solução necessária, fazendo com que atendimentos rápidos sejam resolvidos com agilidade e qualidade no expresso, assim os associados que necessitam falar com seu gerente de negócio tenham também mais atenção no momento do atendimento.
“Nossa ideia foi exatamente dinamizar a solução para nosso associado. Muitas vezes, o serviço que ele precisa é muito simples, como desbloquear cartão ou alterar senha. Isso pode ser facilmente resolvido em sem ele precisar por muito tempo.
Desde que implementamos o sistema Expresso, percebemos a redução de filas e de tempo de espera na agência”, avalia a gerente da agência do Sicredi em Costa Rica, Tatiana Krever Stadler.
Além dos colaboradores direcionados para o atendimento inicial, a agência conta com um display, onde são apresentados os serviços oferecidos na modalidade Expresso. Deste modo, o próprio associado pode pedir sua senha de atendimento para o serviço desejado. A disponibilidade de senhas inicia às 8h30, antes do horário de atendimento da agência, que inicia às 10h. Com isso, o associado pode garantir ainda mais agilidade ao seu atendimento na retirada antecipada da senha.
Associado Sicredi, Júnior Antônio de Oliveira destaca o progresso da agência de Costa Rica ao longo dos anos e relata as melhorias geradas pelo novo atendimento.
“Observemos as mudanças e melhorias do Sicredi com o passar dos anos e ao aumentar o número de associados, o trabalho também evoluiu. Particularmente achei muito positivo o Atendimento Expresso, pois, aliviou a demanda de atendimento nas mesas. No guichê inicial, o tempo de espera muitas vezes não chega a dois minutos. Parabenizo a iniciativa”, relata o associado.
Entre as soluções oferecidas pelo Atendimento Expresso estão atividades da conta corrente, como: extrato, saldo, débito automático, sustação de cheque, exclusão CCF, atualização cadastral, poupança programada, demonstrativo IR, solicitação/ consulta/ entrega de talão, e portabilidade de salário, entre outros.
É possível ainda sanar questões relacionadas à poupança, seguros, consórcio, cadastro e atualização, entre outros.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
A marcante presença dos produtos Aurora na mesa das famílias brasileiras se repetirá, novamente, neste fim de ano. Além da tradição, os sinais positivos de recuperação da economia estimulam o aumento do consumo dos produtos natalinos.
A Cooperativa Central Aurora Alimentos – terceiro maior grupo brasileiro de proteína animal – está preparada para as demandas desta época, garante o diretor comercial Leomar Somensi.
Neste ano, a Aurora Alimentos traz novamente um portfólio de produtos deliciosos para o período de festas, incluindo o Blesser, carro chefe da Linha Boas Festas, que possui carne macia e suculenta e termômetro que indica quando o produto está pronto. Além dele, a Aurora apresenta cortes suínos temperados, in natura e produtos recheados que se tornam um diferencial na ceia.
O mix que atende ao consumidor – que procura por sabor e qualidade no momento do preparo da ceia natalina – inclui pernil e lombo temperado, que são cortes característicos e de muita procura para o final de ano. Os produtos recheados – como a Sobrepaleta, o Lombo e o Peito de Blesser – também marcam presença ao lado do Peito de Blesser Defumado e do tradicional e delicioso Tender Suíno.
Mas a aposta para esse fim de ano continua sendo a Linha Preparo Fácil, com Blesser®, Lombo e Pernil Temperados, itens que atendem o consumidor na procura por praticidade no preparo da ceia, pois não precisam descongelar: vêm num saquinho próprio para assar e não sujam o forno. São ideais para o consumidor que compra o produto próximo ao momento do preparo da ceia ou não tem tempo para descongelar, pois podem ser levados direto para o forno.
NOVA CAMPANHA NO AR
Neste mês de dezembro, a Aurora Alimentos promoverá a Linha Boas Festas, com a campanha natalina e o mote “Das nossas famílias para a sua”. A essência cooperativista da marca e o cuidado das mais de 100 mil famílias da Aurora refletem produtos de excelente qualidade – e são os pontos chave da comunicação.
Para ilustrar a temática foi produzido um filme contando a história real de uma das 100 mil famílias da Aurora. O filme tem uma linguagem documentária e traz, como enredo principal, a jornada de vida da empregada da Cooperativa, Silvana, retratando a saudade e memórias de infância com a família no campo e o processo de vinda para uma cidade grande, em busca de novas oportunidades e experiências.
Esse filme cheio de emoção e reencontros, tem a participação especial do garoto propaganda Guga (Gustavo Küerten) e traz o Blesser® Aurora como grande estrela. O filme será divulgado em campanha digital nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e na TV aberta no formato de merchandising.
Além disso, receitas exclusivas no site da Nossa Casa Aurora Alimentos ajudarão a agregar conteúdo com preparações especiais para as festas com os amigos e a família.
Nos pontos de venda a Aurora preparou várias comunicações para divulgar seu portfólio, principalmente o Blesser, com material promocional que também usará a campanha “Das nossas famílias para a sua”. Simultaneamente, nos principais pontos de vendas, demonstradoras orientarão os consumidores sobre os produtos Aurora.
Foto 01 –Tender da Aurora - Presunto Cozido Tenro Defumado
Foto 02 –Peito de Frango Defumado Aurora
Foto 03 –Blesser Aurora da Linha Boas Festas
Foto 04 – Linha de produtos Boas Festas de fim de ano
Aurora otimista com vendas de fim de ano
São otimistas as previsões da indústria de alimentos cárneos para as vendas natalinas: o crescimento no volume e no faturamento da comercialização desse período será da ordem de 3% a 4%.
A avaliação é do diretor comercial da Cooperativa Central Aurora Alimentos – terceiro maior grupo brasileiro de proteína animal – Leomar Somensi.
A taxa de confiança do consumidor teve uma leve melhora. O desemprego recuou e os indicadores econômicos – inflação, juros, risco-Brasil – são positivos e estáveis. Por isso, a Aurora trabalha com expectativas otimistas, confirma o presidente Mário Lanznaster.
O consumidor, contudo, desembolsará mais que no ano anterior. Em razão do excepcional desempenho das exportações brasileiras de carnes em 2019, o consumidor pode esperar um aumento entre 15% e 20% no preço final dos produtos de aves e suínos típicos de fim de ano.
“O Brasil exportou muita carne neste ano, não há nenhum produto em falta, mas as vendas aquecidas para o exterior estimulam o aumento de preço no mercado doméstico porque a oferta, naturalmente, diminuiu,” explica Somensi.
Ele avalia que o maior aumento no preço de varejo se dará na linha de alimentos à base da carne suína. Esse foi o produto que mais reajustes teve durante o ano em consequência das elevadas vendas para o mercado chinês. Por isso, a oferta será relativamente menor. Por outro lado, os produtos à base de carne de aves tiveram reajustes menores e por isso serão os mais consumidos neste Natal.
A ampliação do esforço de vendas implementado, neste ano, pela Aurora permitiu antecipar a venda dos kits da Linha Boas Festas produzidos para este fim de ano: 2/3 já foram comercializados. “O que aconteceu foi uma antecipação das compras por parte das empresas, em decorrência de nossa estratégia e não em razão de algum fator mercadológico”, observa Somensi.
O diretor lembra que o aumento do preço de varejo da carne bovina foi ainda maior, influenciando o consumo das outras proteínas, especialmente aves e suínos.
O bom desempenho das exportações da Aurora Alimentos decorre do “Fator China”. O gigante asiático teve que sacrificar milhões de suínos em decorrência de surtos da Peste Suína Africana, passando a importar freneticamente carnes do Brasil e de outros países. Por esse e outros motivos, a Aurora ampliou de 25% para 30% a parcela da receita operacional bruta obtida com as exportações. Essas condições favoráveis devem permanecer em 2020.
A tradição de mesa farta e a presença de pratos à base de carnes nas festas natalinas irá se confirmar novamente.
A Aurora Alimentos manteve seu afamado o portfólio para este período de festas, incluindo o Blesser (carne de ave), carro chefe da Linha Boas Festas Aurora, cortes suínos temperados e in natura, além de produtos recheados que se tornam um diferencial na ceia. O mix que atende ao consumidor que procura por sabor, qualidade e praticidade no momento do preparo da ceia natalina inclui costela e picanha churrasco fácil, lombo recheado, lombo temperado, tender, pernil temperado, pernil temperado sem osso, sobrepaleta recheada, salames e lingüiça toscana, entre outras delícias.
Feirão ocorre na Agência de Costa Rica
De 9 a 13 de dezembro, no estacionamento da Agência de Costa Rica, ocorre Feirão de Veículos e Motos, oportunidade de associados e não associados adquirirem um veículo zero quilômetro ou seminovo com a melhores condições de entrada, taxas e prazos.
O Feirão conta com diversas concessionárias e garagens, para oferecer a melhor proposta a quem quer adquirir um veículo ou trocar o seu usado por um novo. De acordo com a gerente da Agência, Tatiana Krever Stadler, o evento é uma excelente oportunidade de negócios.
“O Feirão é a maior oportunidade que a população de Costa Rica e região tem de benefícios para adquirir seu carro ou moto zero quilômetro/seminovo, porque ficaremos cinco dias atendendo os nossos associados e não associados, que assim que escolherem o seu veículo, irão conversar com nossos atendentes, fazer a simulação do financiamento e, dependendo da aprovação do crédito e da disponibilidade do veículo, já poderá sair de lá com seu sonho realizado e dirigindo seu veículo, inclusive com o seu seguro contratado. Um grande presente de fim de ano”, informou a gerente da Sicredi Celeiro MS.
Quem passar pelo Feirão ainda participará de sorteio de brindes. A Honda (Marujo) participa a semana inteira, na terça-feira estará presente a CR Veículos, na quarta-feira tem Kampai Toyoto, na quinta-feira tem Fiat (Selena) e na sexta-feira Corrivel.
A gerente ainda reforça que ao realizar negócios através do Sicredi, o associado fortalece a cooperativa e depois participa do resultado. A cooperativa fica na Avenida José Ferreira da Costa, n 1241, no centro de Costa Rica.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.