O Sistema OCB/MS promove a sexta edição de seu prêmio de jornalismo, que este ano tem quatro categorias: telejornalismo, jornalismo impresso, jornalismo online e radiojornalismo.
O prêmio visa mobilizar e reconhecer jornalistas dedicados a divulgar os projetos, ações econômicas e sociais realizadas pelo cooperativismo sul-mato-grossense. Até hoje já foram mais de 130 trabalhos incritos e somente nesta edição são cerca de 30 reportagens sobre o cooperativismo e seu impacto transformador na sociedade.
A imprensa tem um papel primordial na disseminação da doutrina e dos valores do cooperativismo, e principalmente como esta forma de organização econômica traz desenvolvimento às comunidades. E por isso, o Sistema OCB/MS fomenta esse trabalho através da realização deste prêmio que terá a sua cerimônia de premiação no dia 06 de dezembro, às 13h, no auditório da Casa do Cooperativismo.
Os finalistas que terão os seus trabalhos reconhecidos são:
Categoria telejornalismo, jornalista Cristiany Pazeto Lopes do SBT e a jornalista Maureen Matielo da TV Morena. Na categoria jornalismo impresso, Bruno Arce do Jornal O Estado e Rosana Siqueira do jornal A Crítica.
Categoria online, jornalista Aliny Mary Dias do MídiaMax e a jornalista Valdelice Bonifácio do Diário Digital. E na categoria radiojornalismo, a jornalista Jaqueline Naujorks da Rádio Morena FM e o jornalista Manoel Paulo Barbosa da Rádio CBN.
A ordem de divulgação está por ordem alfabética do nome dos jornalistas.
Com objetivo de melhorar os resultados de produtividade, eficiência e eficácia dos colaboradores e, principalmente, economia de recursos, a Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva, sediada em Astorga, Norte do Estado, encerrou a primeira fase de um programa de gestão.
Processos - Implementado em janeiro de 2019 na Indústria de Etanol da cooperativa pela empresa Profiter Consulting, o trabalho redesenhou diversos processos que abrangeram o desenvolvimento de pessoas, gestão de economia em diversos setores, criação de novos padrões e revisão dos processos industriais.
Áreas - Dentre as áreas trabalhadas estão: Indústria, manutenção, compras, estoques e operações agrícolas.
Metodologias - Diversas metodologias foram utilizadas no decorrer do processo, entre elas a Overall Equipment Effectiveness OEE (Eficiência Global do Equipamento), que identifica a porcentagem de tempo de fabricação que é verdadeiramente produtivo. Aplicado a indústria de etanol, esse dispositivo apontou para a maior produtividade com o menor custo, visando o aumento do resultado da atividade.
Indicadores - Em cada setor, foram criados, indicadores gerenciais para cada fase do processo, sumário técnico, sumário executivo semanais e estabelecimento de metas.
Envolvimento e aceitação - Para o gerente de projetos da empresa Profiter, Wildson Antunes, o ponto mais importante foi o envolvimento e aceitação das pessoas para a mudança proposta, fator fundamental para o sucesso do programa. “As situações foram apontadas pela consultoria e passada para os gestores. Motivamos os gestores para tomada de decisões. Por meio da criação de consciência de todos envolvidos é que se estabelece o êxito do programa e consequentemente a geração de seus benefícios”, afirma Antunes.
2020 - Para o ano de 2020, com base nos resultados obtidos na primeira fase, a Nova Produtiva pretende estender o programa para os setores comercial e administrativo da cooperativa. (Nova Produtiva)
Cooperativa oferece estrutura com mais de 400 m² e 11 funcionários locais
O município de Ribas do Rio Pardo recebe um presente especial neste fim de ano, com a inauguração da primeira agência Sicredi na cidade.
A agência que contará com mais de 400 m² inaugura no dia 13 de dezembro de 2019, às 19h e o atendimento ao público inicia na segunda-feira (16), na Av. Aureliano Moura Brandão, 738 – Centro.
Além de levar os melhores produtos e serviços Sicredi aos associados do município, a cooperativa também estimula a economia e mercado de trabalho local, pois, os 11 colaboradores que atuarão na agência, são moradores de Ribas do Rio Pardo.
“A agência já abre suas portas com mais de 600 associados e equipe formada por cidadãos rio-pardenses, o que comprova a credibilidade e comprometimento da cooperativa com o desenvolvimento econômico e social de cada município. Temos certeza que será um grande apoio para empresários, comerciantes, produtores e toda a população”, avalia o presidente da Sicredi Campo Grande, Wardes Lemos.
Atualmente, os associados Sicredi no município contam com um caixa 24 horas localizado em um supermercado da cidade. Com a inauguração da agência, o atendimento será personalizado, com três guichês de caixa e cinco gerentes para pessoas físicas, empresas e agronegócio.
Serviço
Inauguração Agência Sicredi em Ribas do Rio Pardo
Data: 13 de dezembro de 2019 – 19h
Local: Avenida Aureliano Moura Brandão, n° 738 – Centro.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Um total de 416 funcionários foram homenageados em 2019 pela diretoria da Coamo. Eles completaram 10, 20, 30 e 40 anos de trabalho na cooperativa e receberam o reconhecimento da diretoria com a entrega de placas alusivas em eventos realizados em dez regionais no Programa Tempo de Casa. As homenagens aos funcionários da Coamo, Credicoamo, Fups, Via Sollus e Arcam aconteceram em toda a área da Coamo nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e foram prestigiadas pela diretoria e gerência de Recursos Humanos da Coamo. Do total de mais de 400 homenageados neste ano, 43 deles entraram para o Clube dos 30 e 40 anos de serviço na cooperativa.
Partilha - De acordo com Antonio César Marini, gerente de Recursos Humanos da Coamo, os funcionários recebem com alegria e felicidade a homenagem da diretoria, que reconhece e comemora os 10, 20, 30 e 40 anos de trabalho na empresa. “É uma marca expressiva que merece este reconhecimento, por isso idealizamos e colocamos em prática o programa Tempo de Casa, que tem a função de coroar um período importante de trabalho dos funcionários na cooperativa.”
Orgulho - Dos mais de oito mil funcionários da Coamo, cerca de 40% deles estão há mais de 10 anos na cooperativa. “Ficamos felizes em prestar esta homenagem e neste ano são seis funcionários que completam 40 anos junto conosco. Eles merecem esta honraria, pois ajudaram e ajudam a desenvolver com sucesso os trabalhos da Coamo como empresa. Se chegamos aonde estamos, é porque temos uma equipe determinada que faz tudo bem feito, por isso agradecemos a cada um dos laureados em nome dos nossos mais de 29 mil associados da Coamo”, comemora o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.
Valores - O gerente de Tecnologia da Informação, Ailton de Almeida Queiróz é um dos seis homenageados em 2019 com 40 anos de trabalho na Coamo. Segundo ele, cada funcionário nas suas funções tem a resposta para explicar o sucesso da Coamo. “Nada seria possível sem as pessoas, o nosso presidente (Dr. Aroldo), com sua visão, com seus princípios, com seus valores, liderando várias gerações, nos inspira a fazer o nosso melhor. E cada diretor, superintendente, imprime uma marca pessoal na condução deste grande empreendimento chamado Coamo. De cada pessoa vieram os valores, a transparência e a solidez que lapidaram a grande marca Coamo, cujo maior valor é confiança”, afirma Queiróz.
Marca de confiança- Os valores inerentes à Coamo são apresentados pelos funcionários e familiares em vários campos de atuação no cotidiano. “Cada um de nós leva o sobrenome Coamo, por isso, também compartilhamos desses valores e contribuímos para essa marca Coamo ser confiável. Assim, somos gente que faz, gente de confiança da diretoria para condução do dia a dia dessa espetacular empresa. Temos orgulho em estar aqui ajudando a construir um mundo melhor, sustentando e transmitindo valores as nossas famílias e aos colegas de trabalho com menos tempo de casa, pois somos responsáveis pela formação dessa nova geração, na busca do equilíbrio entre o tradicional e o inovador”, explica Ailton Queiróz, que entrou na Coamo quando ela tinha apenas nove anos de existência.
Escolha - “É uma homenagem justa e merecida, pois há 10, 20, 30 e 40 anos vocês escolheram a Coamo para trabalhar e a Coamo escolheu vocês. Na Coamo só cria raízes quem trabalha e quer trabalhar, caso contrário não permanece”, enaltece o engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari, diretor-secretário da Coamo, que esteve presente nas regionais e entregou as honrarias aos homenageados.
Ao sabermos de casos como este, nossas esperanças se renovam, e podemos acreditar que ainda existem empresas e pessoas de bem. Essa é a história da Hedge Loteamentos, sediada em Mato Grosso do Sul, e que está devolvendo dinheiro aos seus clientes.
Como a empresa trabalha com financiamento próprio em prol de seus clientes, e como estes prazos são longos, podem ocorrer casos em que o cliente paga a mais do que o previsto em contrato.
Segundo um dos diretores da Hedge Loteamentos, Rubens Filinto da Silva, esse saldo acontece por diversos motivos. “Muitas vezes o cliente não presta atenção e paga um mesmo boleto duas vezes, ou ainda paga sem o desconto de pontualidade que oferecemos”, explica.
Já de acordo com André Becker, gerente de controladoria, “existem casos onde o cliente pagou o contrato todo em dia, sem atrasos, e aí a empresa oferece uma bonificação contratual, e eles ganham a gratuidade da última parcela”.
Ao final do contrato de cada terreno é feito uma conferência para averiguar se há algum resíduo financeiro, tanto por parte da empresa, quanto por parte do cliente. Quando há um saldo positivo, a quantia é devolvida ao cliente, pois existem clientes que mesmo sem saber acabam pagando a menos, e nestes casos existe um saldo a pagar ao final também.
Sempre fizemos estas devoluções, mas este mês o volume chamou atenção, e 22 clientes receberam dinheiro de volta, explica Melodie Bagetti, coordenadora do jurídico da empresa. “Eles ficam surpresos quando entramos em contato dizendo que existem um valor a receber”.
Uma das beneficiadas foi a professora aposentada Maria Aparecida da Conceição que ficou extremamente satisfeita com a postura da empresa. “Fiquei bastante surpresa e feliz, nunca tinha recebido dinheiro de volta, geralmente é sempre a gente que precisa quitar algo. Isso só mostra a honestidade da empresa que valoriza o cliente”, destacou.
O assistente de logística, Guilherme Bezerra Antero da Silva também foi beneficiado, ele adquiriu um lote no Loteamento Riviera Park em 2008 e na quitação recebeu a notícia que teria dinheiro a receber. “Foi surpreendente, realmente não esperava essa atitude da empresa que valoriza a pontualidade no pagamento por parte dos clientes. Foi tão inesperado que ainda não tenho planos para esse dinheiro extra perto do fim do ano. Além do bom negócio que fiz, pois, meu imóvel valorizou nesse período, ainda tive essa surpresa. É bom fazer negócios com gente honesta”, conta Guilherme.
“Para nós da Hedge, é uma obrigação moral devolver este saldo aos nossos clientes. Ética e relacionamentos sólidos fazem parte dos nossos valores. Não priorizamos apenas a venda, mas também o pós-venda.”, pontua Rubens Filinto.
Hedge Loteamentos
O grupo Hedge iniciou suas atividades no ano de 1995, atuando no mercado financeiro, e logo em seguida, por volta de 1998, iniciou suas operações na área de loteamentos residenciais, especializando-se neste segmento. Atualmente é uma das líderes de mercado no Mato Grosso do Sul, com quase 10.000.000 de m² (dez milhões de metros quadrados) em áreas loteáveis próprias. São quase 25 anos de atividades realizadas com seriedade, levando aos seus clientes credibilidade e segurança. Tem se destacado ainda por ser a primeira a entregar obras antes do prazo em Mato Grosso do Sul, além de ser a primeira a oferecer planos de pagamento muito acessíveis para seus clientes. A Hedge tem se destacado ainda por suas ações de Responsabilidade Social externas, participando e patrocinando diversos programas e entidades sociais, e por suas ações sociais internas, que contribuíram para a Hedge conquistar uma importante certificação internacional, a Great Place To Work, que atesta que a Hedge é um excelente lugar para se trabalhar.