Programa Inovar Juntos já reuniu 390 startups com o objetivo de levar soluções aos colaboradores e aos mais de 4 milhões de associados da instituição financeira cooperativa
Uma das iniciativas da jornada de transformação digital do Sicredi é sua aproximação com o ecossistema de startups. Lançado em julho de 2018, o programa Inovar Juntos, iniciativa que propõe a empreendedores uma série de desafios relacionados aos processos internos e ao negócio da instituição, já recebeu mais de 400 inscrições e reuniu 390 startups de várias regiões do país.
Entre os resultados imediatos da iniciativa, que envolveu aportes que atualmente somam cerca de R$ 1 milhão, estão ganhos de dinamicidade nas atividades do dia a dia dos colaboradores do Sicredi, com processos mais ágeis, e o relacionamento da instituição com seus mais de 4 milhões de associados em todo o Brasil passou a ser ainda mais próximo.
O Inovar Juntos é desenvolvido em parceria com a consultoria Inosciencee já contribuiu para a implementação de projetos como o Sicredi Conecta, uma plataforma criada com apoio da startup Hallo - selecionada na primeira edição do programa - com o objetivo de oferecer aos associados uma maneira moderna de interação e realização de negócios entre eles. Com isso, foi possível impulsionar a geração de renda em diversas regiões do país e incrementar ainda mais os resultados financeiros dos participantes. Atualmente, o Sicredi Conecta é aplicado em 20 cooperativas, conta com aproximadamente 6,1 mil usuários e mais de 2 mil anúncios de venda de produtos.
Para 2020, o Sicredi vai escalar outras duas soluções que surgiram na última edição do programa: uma ferramenta cooperativa ligada à educação financeira e uma plataforma para os gerentes de conta recomendarem investimentos mais aderentes às necessidades dos associados. Segundo Dagoberto Trento, gerente de Estratégia & Inovação do Centro Administrativo Sicredi, o programa Inovar Juntos também tem o objetivo de fomentar inovação no cooperativismo de crédito. “Trata-se de um programa com potencial de conferir escala a evoluções significativas do setor, além de ser uma oportunidade para desenvolvimento de novos produtos, soluções e métodos que podem impactar de forma positiva os negócios do Sicredi”, afirma.
A próxima edição do programa Inovar Juntos será realiza ainda no primeiro semestre de 2020 e os empreendedores podem acompanhar as informações pelo site www.sicredi.com.br/inovarjuntos. O programa é gratuito e startups do Brasil inteiro podem participar desde que possuam um MVP (Produto Mínimo Viável) validado e que tenham aderência aos desafios propostos pelo Sicredi.
Durante o Inovar Juntos, os empreendedores passam por etapas online e presencial. Após a inscrição online, o Sicredi seleciona os projetos com maior aderência ao seu negócio para apresentações presenciais em um Pitch Day. As startups que seguem para a próxima fase passam por um período de imersão para colocarem o projeto piloto em prática. Os empreendedores que mais se destacarem têm a chance de se tornarem parceiros ou fornecedores do Sicredi.
O programa é mais uma das iniciativas de inovação da empresa, que conta com outras como o AgTech Garage, hub de inovação de soluções para o agronegócio sediado em Piracicaba - SP. A organização também trabalha na estruturação de um Lab de inovação, que buscará aliar a inovação a novas oportunidades de negócio.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
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A diretoria e associados da Cooperativa Copasul, sediada em Naviraí, bem como autoridades convidadas, estiveram na manhã desta quarta-feira na Fazenda Caiuá, onde a mesma está edificando um grande conjunto de silos para armazenagem de grãos dos produtores associados àquela cooperativa.
Segundo o vice-presidente Nelson Antonini, a Unidade Sukesada Takehara, como foi denominada pela diretoria essa que é a 10ª unidade de armazenamento da cooperativa, ela de início tem a capacidade para armazenar 240 mil sacas de grãos com a conclusão da primeira etapa e tão logo conclua a segunda etapa, daqui uns quatro meses, outras 200 mil sacas poderão serem armazenadas ali, totalizando a quantia de 440 mil sacas de grãos, como é o projeto inicial.
Padre Sidnei, Hakamada, Antonini, Takehara, Gervásio Kamitani, Dr. Izauri e o vereador Fi da Paiol descerraram a placa simbólica inaugural. (FOTO: Ascom Prefeitura) |
PRESIDENTE GERVÁSIO
Ao falar à imprensa sobre a inauguração oficial do silos, demonstrando estar muito emocionado, o presidente da Cooperativa Copasul, Gervásio Kamitani, lembrou que o prefeito ao discursar no ato inaugural ressaltou a importância desses silos no local, já que ali começou a agricultura prá valer em nosso município. “É muito gratificante e eu tenho certeza que meu saudoso pai, seo Sakae Kamitani tá muito feliz e lá de cima olhando tudo o que foi iniciado por ele”, disse Gerva, como é mais conhecido, lembrando da importância que é a Copasul na região e que “então a gente tem que conduzir bem para que ela continue forte para sempre”.
O homenageado Sukesuda Takehara se pronuncia no ato agradecendo a homenagem, sob os olhares do prefeito Dr. Izauri. (FOTO: Ascom Prefeitura) |
PREFEITO IZAURI MACEDO
O prefeito Dr. Izauri Macedo disse que a solenidade inaugural era muito importante. “Isso demonstra a pujança dessa cooperativa genuinamente naviraiense que representa para todos nós um orgulho. Mais orgulhoso ainda por levar o nome de um ícone da produção rural de Naviraí, o nome de Sukesada Takehara, que é um homem reconhecido pela sua capacidade de produzir grãos, de produzir alimentos. Takehara, dentro do nosso município, é um produtor que utiliza o que há de mais moderno em tecnologia para obter resultados positivos em suas lavouras”, enalteceu o homenageado o prefeito Dr. Izauri. (Com informações Jornal O Regional).
Foi reeleito para presidir os trabalhos na Cooperativa, que é genuinamente amambaiense e hoje é lembrada com destaque no setor do agronegócio local, regional e estadual, o produtor rural Erny da Silva Agostini.
Além de Erny como presidente, os cooperados também mantiveram, para o exercício 2020/2022, os demais membros efetivos do Conselho de Administração, que tem como vice-presidente do produtor rural Christiano da Silva Bortolotto e secretário Francisco Ricardo Tolazzi.
Para os cargos de membros suplentes houve alteração de integrantes para a nova diretoria em relação a diretoria anterior.
Para a gestão 2020/2022 o quadro de suplentes terá Odair Bortolotto como 1º vogal, Márcio Martines da Silva como 2º vogal e Josmar Chamorro de Souza como 3º vogal.
A nova diretoria da Coopersa para o triênio 2020/2022 tomou posse logo após a apuração da eleição, que ocorreu com chapa única.
Prestação de contas e distribuição de sobras
Além da eleição para a escolha da nova diretoria, durante a assembleia, realizada na noite do dia 7, no salão de eventos da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai), a direção da Coopersa apresentou aos associados, balanço com a prestação de contas da Cooperativa relacionada ao exercício de 2019 e também anunciou e colocou em votação a distribuição de sobras aos associados.
Durante o ato, como forma simbólica, os diretores da Coopersa realizaram a entrega dos cheques com a devolução das sobras a três dos quase 270 cooperados, Odair Bortolotto, Claudir Agostini e Abizai Machado. Os demais receberam a sobra na sede da cooperativa.
Essa foi a segunda vez que a Coopersa realiza a devolução de sobras a seus associados. A primeira vez ocorreu no ano de 2015, segundo a direção.
Fonte: A Gazetanews
Leitão Vida passou por reformulação total com participação efetiva dos suinocultores
Em Mato Grosso do Sul, suinocultores e Governo do Estado, através da Semagro, reformularam as diretrizes e os critérios para inscrição e concessão de incentivos do programa Leitão Vida.
As novas normas foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, trazendo importantes alterações ao programa que, além de pioneiro no Brasil, se mostrou fundamental para o desenvolvimento da atividade no Estado, desde a sua implementação, ao passo que colocou o produtor em vantagem incentivando-o financeiramente quando cumpridos os critérios objetivos, pré-estabelecidos.
A medida segue a política de desenvolvimento econômico, de fomento às práticas sustentáveis de produção e informatização dos sistemas de monitoramento, a exemplo do que já foi implantado em programas como o Precoce MS, Carne Orgânica do Pantanal e Carne Sustentável do Pantanal.
Para o secretário Jaime Verruck, da Semagro, que comandou o processo de reformulação, além de oferecer mais segurança e agilidade nos processos, com a informatização total do programa, é fundamental destacar que o novo modelo foca principalmente na sustentabilidade, fazendo com que o produtor invista nas questões ambientais, sanitárias e econômicas, visando não só a qualidade do produto, mas olhando também para o processo produtivo, como um todo.
“Até então premiávamos apenas a produção e a produtividade. Com a reformulação, vamos agregar atributos de qualidade especialmente voltados ao atendimento de requisitos em saúde animal, biossegurança, sustentabilidade ambiental, bem-estar animal e associativismo”. Explicou o Secretário.
A partir da reformulação, ações como ajustes de estoque, entrada e saída de animais, confirmações e baixas das notas serão realizados somente pela internet. A informatização desses processos, que eram realizados manualmente, garantirá maior agilidade e segurança tanto para o Governo, quanto para o produtor, possibilitando melhor controle de todas as operações.
Os suinocultores que tinham o cadastro com vencimento em janeiro, já foram recadastrados no novo modelo, automaticamente. Para o restante, haverá um período de recadastramento (até 31 de março de 2020), onde a principal mudança é a necessidade da inscrição de um ‘RT’, responsável técnico. É esse RT que irá inserir no sistema ICMS TRANSPARENTE, do Governo do Estado, as informações do produto e do processo produtivo, que posteriormente deverão ser validadas pelo produtor e que levará a granja a ser classificada como básica, intermediária ou avançada.
Todo o processo para a reformulação do programa Leitão Vida foi realizado juntamente com a Secretaria de Fazenda do Estado, por meio da Câmara Setorial Consultiva da Suinocultura que fomenta a discussão entre todos os elos da cadeia, e é gerida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, a SEMAGRO, principal responsável pelo desenvolvimento e execução do mesmo. A Associação Sul Mato-grossense de Suinocultores (ASUMAS) e as associações regionais também tiveram importante papel.
Câmara Setorial Consultiva da Suinocultura de Mato Grosso do Sul
Tem assento na Câmara: Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MS), Embrapa Pantanal, Superintendência Regional do Banco do Brasil, Famasul, COOASGO, Cooperalfa (Dourados), Cooperativa Central Aurora Alimentos, Unidade Frigorífica de Suínos – JBS MS, Associação Sul Mato-grossense de Suinocultores (ASUMAS), Associação de Produtores de Leitões de MS (APLMS), Associação de Suinocultores de Itaporã e Região (ASSUITA), Associação dos Suinocultores de Glória de Dourados e Região (ASSUGLÓRIA), Fundação MS, Semagro, Sefaz, Imasul, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
As distribuidoras de energia elétrica mais bem avaliadas pelos consumidores – por seus serviços prestados no ano de 2019, receberam nesta quarta-feira (12/2), o Prêmio ANEEL de Qualidade. E as cooperativas de distribuição de energia fizeram mantiveram o bom desempenho, figurando da lista dos melhores operadores do setor elétrico brasileiro. Confira o resultado:
IASC
Essa foi a 17ª edição da premiação, realizada anualmente pela Agência Reguladora e contou com a presença da diretoria colegiada da Agência, do ministro de Minas e Energia (MME) Bento Albuquerque, do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Reive Barros, do diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, da vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, Solange David, do presidente da ABRADEE, Marcos Aurélio Madureira, do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés e do Conselheiro Alexandre Nina, chefe da Divisão de Infraestrutura do Ministério das Relações Exteriores.
Na abertura do evento, o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, destacou a premiação como propulsora da melhoria contínua na qualidade dos serviços distribuidoras. “Estamos falando de um setor que investe R$ 12 bilhões por ano, movimentando a economia dos estados e do país. De um Setor que é permanentemente cobrado tanto pela ANEEL, quanto pela sociedade a ser mais eficiente e a oferecer melhor qualidade”, disse.
O diretor-geral apontou também a importância do diálogo entre as distribuidoras e a sociedade. “Distribuir energia elétrica, esse bem tão essencial à vida das pessoas, é trabalho que exige planejamento, muito conhecimento de engenharia e competência técnica. Mas ao mesmo tempo também requer sensibilidade e trato para dialogar com todas as camadas da população”, ressaltou Pepitone.
As avaliações das distribuidoras foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 22/7 a 13/11/2019, que entrevistou 27.308 consumidores, de 596 munícipios atendidos pelas 91 empresas.
As vencedoras receberam troféu, certificado e selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu desempenho. Clique aqui para conferir a lista completa. (Fonte: Com informações da Aneel)