Cooperativas participam do 29º Congresso da Confederacão Internacional dos Bancos Populares (CIBP)

O 29º Congresso da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP) ocorre entre os dias 18 e 20 de outubro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro.

Com o tema “Inovação para fortalecimento dos sistemas cooperativos” (tradução livre), o evento acontece pela primeira vez no Brasil. O evento reúne aproximadamente 400 pessoas, entre elas presidentes, diretores e altos executivos do cooperativismo internacional, além de autoridades governamentais e palestrantes nacionais e internacionais. Dentre elas, dirigentes do Sicredi, como o CEO do Banco Cooperativo Sicredi, Edson Georges Nassar, que é um dos palestrantes do evento, o presidente do Conselho de Administração da Sicredi, Manfred Alfonso Dasenbrock e o presidente do Sistema OCB/MS, da Sicredi União MS/TO e vice-presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Ramos Régis.

A 29ª edição tem como objetivo promover a capacitação, reflexão, motivação e atualização dos participantes, gerando conhecimento técnico e mercadológico, além de ser um fórum para network internacional.

A CIBP é uma ONG que representa internacionalmente as instituições cooperativas. Com sede em Bruxelas (Bélgica), a CIBP conta com membros em 10 países, sendo eles: Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Marrocos e Espanha.

O congresso acontece a cada três anos e reúne representantes do cooperativismo dos quatro continentes para discutir assuntos que possam contribuir para o desenvolvimento dos sistemas cooperativos. O último evento foi realizado em 2012 em Marrocos e teve como tema “Os desafios do setor para o futuro”.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de associados e 1.360 pontos de atendimentos, em 11 estados do País*. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 96 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais, acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Unimed é o melhor plano de saúde, segundo profissionais de RH

A Unimed é o melhor convênio de assistência médica, pelos votos dos profissionais de RH. Foi a 16ª conquista da marca nesta premiação. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (dia 14 de outubro), na 18ª edição do Top of Mind de RH. A marca foi representada pela Central Nacional Unimed, operadora nacional dos planos de saúde empresariais.

"Esta premiação é importante, pois foi dada pelos responsáveis pela administração dos planos de saúde nas empresas”, avalia Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed. Ele foi um dos cinco indicados a “Empresário de Destaque – Fornecedor”, distinção recebida em 2010 e 2013.

O dirigente explica que o cooperativismo e o mercado de planos de saúde não são bem compreendidos pela maioria das pessoas. “As cooperativas Unimed partilham valores e o próprio cooperativismo, mas são independentes em termos operacionais, financeiros, de rede credenciada e de mercados. No caso da Central Nacional Unimed, por exemplo, somos uma operadora de planos de saúde empresariais com abrangência nacional, mas participamos do esforço para salvaguardar os clientes individuais e de planos coletivos com até 30 vidas na cidade de São Paulo.” 

Recentemente, a publicação “As Melhores da IstoÉ Dinheiro” considerou a Central Nacional Unimed a segunda melhor operadora do país. Também a destacou, dentre as operadoras de planos de saúde, em recursos humanos, inovação e qualidade, sustentabilidade financeira e governança corporativa. Em julho, a operadora inaugurou sua sede própria em Brasília, na qual foram investidos dez milhões de reais, na aquisição e reforma do prédio.

A Central Nacional Unimed foi fundada em 1998, para garantir a competitividade do Sistema Unimed diante das exigências do mercado e da legislação. Quinta maior operadora do Brasil, fechou 2014 com faturamento de R$ 3,3 bilhões (+39% em relação a 2013). Hoje, tem 1,7 milhão de clientes, distribuídos nas cinco regiões do país. A receita da operadora este ano deverá ser superior a R$ 4 bilhões. Website:http://www.centralnacionalunimed.com.br

(Fonte: Portal R7)

Pelo quinto ano consecutivo, Sicredi está entre as Melhores Empresas para Você Trabalhar

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 18,7 mil colaboradores, figura, pelo quinto ano consecutivo, entre as “Melhores Empresas para Você Trabalhar”. O guia é elaborado pela revista Você S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). O evento de divulgação do ranking foi realizado na noite do dia 19 de outubro, em São Paulo.

Em 2015, o Sicredi obteve 81,2 pontos no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), 1,7 ponto acima da nota final registrada no ano passado (79,5).  O levantamento mostra crescimento também no percentual de colaboradores que identificam-se com a instituição, 91,2%, 1,2 ponto acima do ranking anterior. Além disso, 82,5% dos colaboradores estão satisfeitos e motivados, 81,9% acreditam ter desenvolvimento e 84% aprovam os seus líderes. A nota do colaborador, que aponta o Índice de Qualidade no Ambiente do Trabalho (IQAT) foi 84.

Segundo Edson Georges Nassar, CEO do Banco Cooperativo, da Confederação e da Fundação Sicredi, as pessoas são a essência e o verdadeiro valor das cooperativas. “Valorizamos os nossos colaboradores e investimos no seu desenvolvimento, alinhado com a nossa missão, visão e valores, ou seja, destacando o conceito da causa cooperativa. Isso gera engajamento, estimula o trabalho em equipe e o crescimento dos colaboradores dentro dos programas de oportunidades internas e da própria instituição. Quem atribui elevados graus de satisfação por fazer parte desse ambiente são os próprios colaboradores”, complementa Nassar.

O Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas (IQGP) do Sicredi foi 74,7, 6,1 acima do registrado no ano anterior. O quesito Estratégia e Gestão ficou com 85,1 pontos e Liderança com 87,3. Entre as Políticas e Práticas, destaque para Desenvolvimento, 78,2 pontos, e Remuneração e Benefícios com 86,5.

Entre as 358 empresas inscritas para participar do levantamento, que avaliou, entre outros quesitos, o índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e as melhores práticas de gestão de pessoas das empresas, a organização do ranking apontou as 150 melhores, como integrantes de um time especial. Segundo a publicação, elas são exemplos de lugares onde a boa gestão prevalece.

 

O resultado do anuário está disponível no site e na edição especial da Você S/A de outubro, com informações complementares sobre as eleitas e detalhes do levantamento.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de associados e 1.366 pontos de atendimentos, em 11 Estados do País*. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais regionais, acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

 

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Saúde Suplementar é debatida por liderancas médicas

Com o objetivo de debater o futuro dos médicos contratados por operadoras de planos de saúde no Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu hoje, em Brasília (DF), a primeira edição do Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar. Representantes do Sistema OCB, que acompanham o Ramo Saúde, participaram da programação do evento, que abordou diversos aspectos relacionados à Lei nº 13.003/2014, que estabelece as regras para contratos entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços.
 
Para o coordenador da Comissão Nacional de Saúde Suplementar do CFM, Salomão Rodrigues, embora a lei tenha estabelecido regras objetivas para a contratualização, a categoria precisa retomar as discussões sobre o tema. “Nossa expectativa é ver esta lei respeitando efetivamente os critérios essenciais para que o médico e demais prestadores tenham anualmente um reajuste adequado e que possam dar a eles uma remuneração digna. Para isso, tivemos neste encontro uma nova oportunidade para compartilhar experiências e firmar entendimentos”, disse.
 
Dentre os temas a discutidos, estiveram as Resoluções Regulamentadoras da Lei; o Contrato Padrão de Contratualização; a Remuneração do Médico: Valores, Reajustes e Fator de Qualidade; as Relações entre Médicos e Operadoras de Planos de Saúde: Qual o papel mediador da ANS; dentre outros.
 
O evento contou ainda com a participação de membros da Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Confederação Nacional de Saúde (CNS). Dos debates, também participaram representantes do Ministério Público, das operadoras de planos de saúde, das cooperativas médicas e de órgãos de defesa do consumidor.

 
Fonte: Sistema OCB
Membros do Fórum Permanente do Centro-Oeste em Goiânia
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Membros do Fórum Permanente do Centro-Oeste em Goiânia

Membros do Fórum Permanente criado pelas Organizações das Cooperativas Brasileiras dos Estados da região Centro-Oeste, inclusive do MS, estiveram em Goiânia. A finalidade da visita técnica foi conhecer as ações e programas das unidades estaduais, para captar as melhores experiências e até o final deste ano, desenvolver um projeto comum entre todas as unidades do Centro-Oeste, Distrito Federal e Tocantins. Estiveram em Goiânia, a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO e anfitriã Valéria Mendes, o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti e a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade de Leão Oliveira. 

O Fórum Permanente foi criado no mês de agosto em reunião ocorrida em Brasília, desde então já houve um encontro no Mato Grosso e este em Goiás é o segundo. O próximo será nos dias 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul. A meta dos superintendentes e técnicos é o compartilhamento de programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pela OCB Nacional. De acordo com a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Valéria Mendes, a expectativa é de que ao final das reuniões seja formatado um sexto modelo de programa, que agregue contribuições de cada unidade e que contenha soluções comuns que possam ser utilizado por todos, respeitando as características de cada Estado.

A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade de Leão Oliveira, explicou que esta é a melhor iniciativa já feita, “pois dá oportunidade de todos verem na prática o que as unidades estaduais estão fazendo e como melhorar nossos processos”. Segundo ela, que trabalha no Sistema do Estado mais jovem do Brasil, é possível aproveitar muito desses encontros e mudar bastante a maneira de fazer as coisas tanto nas áreas meio e fim.  

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, disse que está anotando e avaliando as boas práticas de Goiás. O Sistema OCB/SESCOOP-MT foi o primeiro a ser visitado pela equipe de superintendentes e gerentes. Lá eles conheceram parte do sistema de informação (SI) que já está em fase de implementação e vai começar a ser operado em 2016. O SI é uma plataforma de gestão de planejamento integrado que vai concentrar todas as etapas de um processo, desde a concepção até a finalização. De acordo com Mazzotti, depois de pronto o software será partilhado com as outras unidades do Centro-Oeste, o que potencializará o uso do recurso.

 
Fonte: Sistema OCB/GO
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