Conselhos Fiscal e de Ética da OCB têm nova composicão

Durante Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada na manhã desta quinta-feira (26/4), em Brasília (DF), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) elegeu sua nova diretoria e conselhos Fiscal e de Ética para o mandato 2012-2016. De acordo com o novo estatuto que rege a instituição, os conselhos Fiscal e de Ética, agora formados por três membros efetivos e um suplente, terão nos próximos anos uma equipe inteiramente nova.

Presidente da unidade estadual de Pernambuco (OCB-PE), Malaquias Anselmo de Oliveira assume a coordenação do Conselho Fiscal (CF), enquanto Ruiter Luiz Pádua, de Tocantins, será o coordenador do Conselho de Ética (CE). Ao final da AGO, ambos falaram sobre as expectativas para os trabalhos que realizarão à frente dos colegiados.

“Nosso trabalho será acompanhar, de forma contributiva, a gestão da nova diretoria. Estaremos em sintonia constante, com o intuito de cooperar para a melhoria e eficiência da gestão”, afirmou Malaquias Oliveira. O novo coordenador realçou que a palavra de ordem do Conselho Fiscal será transparência. “Pretendemos atuar na fiscalização da OCB como um todo, não apenas do ponto de vista burocrático, efetuando, inclusive, um diálogo direto com os colaboradores da instituição, para que a OCB se firme cada vez mais como entidade representativa do cooperativismo”, pontuou.

Segundo Malaquias, está previsto para o mês de maio um encontro entre os membros do CF para alinhamento das propostas e composição de uma agenda contemplando o plano de ação a ser seguido pelo grupo. O Conselho de Ética também está programando uma reunião nos próximos 30 dias para definir suas estratégias de atuação. Ruiter Pádua, novo coordenador do colegiado, afirma que o grande objetivo a ser perseguido na nova gestão será o de se antecipar ao surgimento de possíveis impasses. “Em uma instituição do porte da OCB, é absolutamente normal que apareçam situações que precisam ser resolvidas da forma mais célere e objetiva possível. O trabalho do CE será de monitorar as situações e se antecipar ao máximo para atuar prontamente nos casos necessários”, declarou.

Confira a nova composição dos conselhos da OCB:

Conselho Fiscal
Coordenação: Malaquias Anselmo de Oliveira (PE)
Efetivo: Silvio Silvestre de Carvalho (RR)
Efetivo: Raimundo Sergio Campos (MG)
Suplente: João Carlos Spenthof (MT)


Conselho de Ética
Coordenação: Ruiter Luiz Andrade Pádua (TO)
Efetivo: Evaristo Câmara Machado Neto (RJ)
Efetivo: Marcio Antonio Portocarrero (MS)
Suplente: Dick Carlos de Geus (PR)

Comecam as aulas da nova turma de MBA do sistema OCB/MS

Comecam as aulas da nova turma de MBA do sistema OCB/MS

O sistema OCB/MS promove a 3ª turma de MBA em Gestão Estratégica em Cooperativas com aproximadamente 45 alunos. Este curso é em parceria com a Fundace/USP – Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia e proporciona acesso e integração aos temas que se encontram na fronteira do conhecimento de cooperativismo, na união saudável da teoria com a prática, desenvolvido especialmente para profissionais de elevado potencial, com efetiva participação no sistema cooperativista ou com interesses nele e, que objetivem aprimorar suas habilidades e capacidades para transformar as instituições em que atuam.

O curso foi aberto pelo presidente do sistema OCB/MS, Celso Régis, que destacou a importância da capacitação para a gestão das cooperativas. “Esta é a terceira turma que promovemos, já temos cerca de 100 pessoas com essa formação no Estado, que atuam na gestão das cooperativas”, afirmou Régis.

O coordenador do MBA de Gestão Estratégica em Cooperativas, professor Jorge Henrique Caldeira de Oliveira exaltou a importância da parceria do sistema OCB/MS com a USP, “Temos que levar a universidade, o conhecimento para a comunidade. Cursos de extensão visam isso e trazem resultado para a sociedade. O cooperativismo também visa isso e acredito que é o futuro da nossa sociedade”, declarou o professor.

O principal diferencial de um programa de treinamento especializado in-company é sua capacidade de se utilizar das experiências da organização atendida, maximizando assim as potencialidades dos executivos que vierem a participar do programa. Este curso alia a experiência de professores, profissionais e pesquisadores na área de gestão.
 

Coamo irá investir R$ 63 milhões em melhorias nas suas unidades no Mato Grosso do Sul

Coamo irá investir R$ 63 milhões em melhorias nas suas unidades no Mato Grosso do Sul

A Coamo Agroindustrial Cooperativa anunciou recentemente o investimento de R$ 275 milhões na melhoria e modernização de 48 unidades no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Desse montante, R$ 63 milhões serão destinados a melhoria da estrutura nas suas cinco unidades existentes no estado do Mato Grosso do Sul. Serão beneficiados com as ampliações e melhorias os cooperados das regiões de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã e Jaguaratê.

A novidade no pacote de investimentos aprovado recentemente pelos associados em assembleia geral e anunciado pelo engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, será a implantação de três novas unidades no Mato Grosso do Sul, nas regiões de Dourados, Maracaju e Guaíba – município de Ponta Porã. Ao final das obras previstas para serem realizadas em até dois anos, a capacidade estática de armazenagem da Coamo no terá um incremento de 25% e passará a ser de 11 milhões de sacas.

Desde o final do ano de 2003 a Coamo está atuando no Mato Grosso do Sul, inicialmente no Município de Amambaí, depois em Aral Moreira, Caarapó e em Laguna Carapã. O presidente da cooperativa José Aroldo Gallassini explica que a implantação de unidades no estado sul-matogrossense foi motivada pela presença de muitos associados da Coamo que migraram do Paraná para o Mato Grosso do Sul. “Durante os seus 42 anos de existência, a Coamo tem procurado estar cada vez mais perto dos seus associados para propiciar um desenvolvimento tecnológico com uma estrutura que seja adequada e ágil para o recebimento e incremento da produção. No caso dos associados no Mato Grosso do Sul não foi diferente, eles já conheciam o trabalho da Coamo e com a chegada da cooperativa tudo ficou mais fácil, e com satisfação ficamos felizes em ver que a agricultura da região melhorou e cresceu bastante nesses últimos oito anos”, afirma Gallassini.

Segundo Gallassini, tem sido expressiva a participação dos associados da Coamo no Mato Grosso do Sul, e diante dos números do crescimento a cooperativa decidiu pela melhoria nas estruturas existentes e na ampliação das atividades em outras regiões. “O nosso objetivo é melhorar o recebimento e a armazenagem da produção, a qualidade no atendimento as necessidades dos nossos associados, bem como reduzir os custos com transportes”, explica o presidente da Coamo.

Fonte: Coamo

Subcomissão do leite discute impactos da importacão de produtos lácteos

O impacto causado na economia nacional pela importação de produtos lácteos foi tema tratado na reunião ordinária da Subcomissão Permanente de Produção do Leite, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (25/4)

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), por intermédio do analista de Ramos e Mercados, Gustavo Beduschi, apresentou aos parlamentares uma contextualização sobre os riscos para o setor lácteo brasileiro de se manter o cenário atual. “O impacto é muito grande. Para se ter uma ideia, a quantidade de leite em pó do Uruguai e queijo da Argentina importada pelo Brasil representa, em equivalente litros de leite, a produção da quinta maior indústria láctea do país, mais de 2 milhões de litros por dia”, pontuou o analista.

Segundo o analista, a apresentação surtiu efeitos. O grupo de parlamentares se propôs a agendar uma Audiência Pública com a presença dos ministros da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Indústria e Comércio Exterior para debater o posicionamento de cada um desses órgãos. “O momento é mais do que oportuno para alavancar essas discussões. O prognóstico existente é de que o preço do leite caia na próxima entressafra, dando continuidade a uma realidade que vem sendo vivenciada ao longo dos últimos 18 meses, causando prejuízos aos produtores”, conclui Beduschi.

Fonte: OCB

 

Prorrogado o período de inscricões para o Prêmio Andef 2012

A Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) prorrogou para a próxima sexta-feira (4/5) o prazo para inscrições na 15ª edição do Prêmio Andef, que tem como objetivo fomentar e destacar iniciativas desenvolvidas no âmbito das operações com defensivos agrícolas, na utilização, distribuição, comercialização e logística reversa. A premiação conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) na sua divulgação e na avaliação dos projetos, para escolha dos vencedores.

A premiação também visa valorizar os profissionais responsáveis por ações de educação, responsabilidade social e ambiental, e de adoção de boas práticas agrícolas, sejam eles agentes multiplicadores, agricultores, trabalhadores rurais e suas famílias. O foco principal é a produção sustentável de alimentos saudáveis, acompanhada da melhoria de indicadores sociais e ambientais.

Cada vez mais reconhecido pela sociedade em geral por fomentar ações de responsabilidade socioambiental e por incentivar treinamentos e o aperfeiçoamento educacional do homem do campo, o Prêmio Andef está em sua 15ª edição. Para este ano, o regulamento apresenta novidades, entre elas, a premiação de um tablet para cada profissional responsável pelos projetos vencedores. A categoria Cooperativismo contempla três áreas temáticas: Boas Práticas Agrícolas no Uso de Defensivos, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. As cooperativas podem apresentar um projeto sobre cada tema.

Dúvidas e solicitações de esclarecimentos devem ser encaminhadas ao e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Fonte: OCB

 

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