As cooperativas do Sistema OCB já podem obter mais informações sobre o Prêmio Cooperativa do Ano 2012 acessando o site www.cooperativadoano.coop.br. Nesta edição, o processo de inscrição está muito mais simples e será feito eletronicamente. Para participar, basta preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição composto pelas fichas: cadastral da cooperativa e de apresentação do projeto, para cada um dos trabalhos inscritos. “Este ano, o prêmio foi pensado com o objetivo de ampliar a participação das cooperativas e garantir ainda mais profissionalismo no processo de avaliação. Queremos mostrar as iniciativas de sucesso desenvolvidas pelos 13 ramos do setor, em todo território brasileiro”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Depois de finalizada a inscrição, a cooperativa deverá imprimir uma cópia do arquivo, gerada pelo próprio sistema, assinar todas as páginas e enviar o documento para a sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), até o dia 8 de outubro, data final para se inscrever. Para auxiliar, também está disponível no site da premiação o Manual do Participante, que traz explicações sobre todas as etapas e informações que irão auxiliar o preenchimento das fichas e formulários. Além disso, na página ainda é possível conhecer a história do Prêmio Cooperativa do Ano, baixar as peças de divulgação e acessar a seção de Dúvidas Frequentes.
A oitava edição da premiação terá como tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas – 2012. A intenção é reconhecer projetos que tenham proporcionado benefícios aos cooperados e à comunidade. A iniciativa é da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e revista Globo Rural, da Editora Globo.
Todas as cooperativas regulares com o Sistema OCB, independente do ramo ou porte, podem inscrever um projeto por categoria. São elas: Desenvolvimento Sustentável; Cooperativa Cidadã; Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Fidelização; Benefícios; Atendimento; e Inovação e Tecnologia. Vale ressaltar que o prazo de inscrição vai do dia 3 de setembro a 8 de outubro.
Fonte: OCB
Nesta quinta-feira, 30 de agosto, foi lançado o Grupo Gestor Estadual (GGE) do Rio Grande do Sul do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), do Governo Federal. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura do Estado com a Superintendência Federal de Agricultura (SFA-RS), além da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (Mapa), que coordena as ações dos GGEs nos estados.
Para a construção dos projetos nos estados, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) trabalha na criação dos Grupos Gestores Estaduais (19 ao todo), com o objetivo de auxiliar na divulgação e implementação do ABC nas unidades da Federação. “O principal desafio para que o produtor tenha acesso ao crédito oferecido pelo Programa ABC é a elaboração dos projetos, principalmente devido à falta de assistência técnica. Para isso, o Mapa está trabalhando em parceira com os estados e os municípios na capacitação dos técnicos para levar as informações ao produtor”, disse o coordenador do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade, Elvison Ramos.
Os grupos gestores também têm o objetivo de definir as metas estaduais para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira. O Governo Federal espera, inclusive, ter resultados ainda mais expressivos que a meta de reduzir, até 2020, entre 125 e 133 milhões de toneladas de CO2.
Saiba mais - A linha de crédito oferecida aos produtores rurais para a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis é conhecida como Programa ABC. Entre as práticas financiadas, estão sistema de plantio direto, tratamento de resíduos animais, integração lavoura-pecuária-floresta, fixação biológica de nitrogênio, plantio de florestas e recuperação de áreas degradadas.
Para a safra 2012/2013, o programa terá R$ 3,4 bilhões disponíveis em linhas de crédito. A taxa de juros para o período diminui em relação à safra anterior, de 5,5% para 5% ao ano, a menor fixada para o crédito rural destinado à agricultura empresarial praticados pelo Banco do Brasil e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O prazo para pagamento é de 5 a 15 anos, e o limite de financiamento é de R$ 1 milhão.
(Fonte: Mapa)
A prática da intercooperação foi o tema que abriu os debates nesta sexta-feira (31/8), no II Encontro Brasileiro Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), em Porto Alegre (RS). O assunto foi tratado dentro do painel “Estratégias inovadoras de gestão: cooperativas e redes de cooperação”, na palestra proferida pelo diretor e professor da FEARP/USP, Sigismundo Bialoskorski Neto.
Segundo o professor, a intercooperação tem sido ressaltada pelas entidades representativas do cooperativismo não só como antigo princípio do sistema, mas também como poderoso instrumento de competitividade, utilizado em todo o mundo. Bialoskorski afirma que há formas organizacionais para tanto, como os conselhos especializados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), os consórcios, que exemplificam processos de intercooperação, “além de outras formas de alianças estratégicas, que podem se configurar em simples trocas de informações e até estratégias complexas de formação de holdings ou de empresas de propósito específico”.
Soluções compartilhadas de boas práticas, gerências e técnicas também foram apresentadas no painel, pelo presidente da Fundação ABC, Luciano Klüpel. A Fundação ABC para Assistência e Divulgação Técnica Agropecuária é uma instituição mantida pela contribuição dos cooperados e por parcerias em trabalhos de pesquisa com empresas privadas, além de serviços de análises de solos, bromatologia e sistema de informações geográficas.
Os trabalhos de pesquisa dão amparo tecnológico aos cooperados filiados às cooperativas agropecuárias Capal (de Arapoti), Batavo e Castrolanda, que formam o Grupo ABC. As Cooperativas ABC se beneficiam das técnicas e sistemas desenvolvidos pela Fundação ABC garantindo uma atualização técnica constante dos 2.350 cooperados.
O superintende do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, acompanhou os debates e destacou que o evento traz reflexões importantes para o crescimento do setor. "É fundamental dar continuidade a iniciativas como esta, pois o cooperativismo está crescendo e precisamos estar perto das universidades e dos meios científicos para acompanhar com muita eficiência esta evolução", declarou.
Fonte: OCB
Foram divulgados na tarde desta sexta-feira (31/8) os trabalhos vencedores do prêmio entregue durante o II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O evento reuniu projetos construídos por centros de pesquisa e estudiosos do setor, a fim de estimular o desenvolvimento de novos projetos dedicados ao cooperativismo.
Em sua segunda edição, o encontro teve como tema “Ano Internacional das Cooperativas: cooperativas constroem um mundo melhor”, assunto central dos debates, palestras e apresentações de análises científicas. Todas as pesquisas foram elaboradas com base em um dos tópicos específicos propostos pela organização do evento: I – Princípios, história e doutrina cooperativista; II – Cooperativismo, economia e desenvolvimento; III – Economia social e organizações sociais; IV– Governança corporativa em cooperativas; V – Finanças em cooperativas; VI – Legislação, tributação e direito em cooperativas; VII – Educação e autogestão; e VIII – Responsabilidade e sustentabilidade social.
Os trabalhos foram apresentados dentro das categorias: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e pôster, teses e dissertações; trabalhos científicos e casos de sucesso. Essa última, uma inovação no encontro, visa principalmente a apresentação de experiências de sucesso vividas por cooperados, dirigentes e empregados do sistema cooperativista brasileiro. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) premiou o melhor de cada categoria. Foram eles:
1º lugar
CATEGORIA: GRADUANDO
Título de trabalho: Economia Solidária e Gênero: um estudo com mulheres empreendedoras
Nome autor: Ricardo de Castro Souza Júnior
Instituição: Universidade Federal Rural
Co autor: Monica Aparecida Del Rio Benevenuto
CATEGORIA: PÓS GRADUANDO
Título do trabalho: Uma análise prática de auditoria externa em cooperativas agropecuárias no Brasil
Nome do autor: Luciana Cardoso Siqueira
Instituição: Universidade de São Paulo
Co autor: Sigismundo Bialoskorski Neto
CATEGORIA: PROFISSIONAIS
Título do trabalho: Configuração da imagem corporativa da COTRIROSA na percepção de seus associados
Nome do Autor: Zélia Savoldi
Instituição: Unijuí
Co-autor: Luciano Zamberlan
CATEGORIA: PESQUISADOR- PROFESSOR
Título do trabalho: Panel data evidence of benefit imbalances among brazilian credit union member groups: borrower-dominated, saver- dominated or neutral behavior?
Nome do Autor: Valéria Gama Fully Bressan
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Co-autores: Moisés de Andrade Resende Filho, Aureliano Angel Bressan e Marcelo José Braga
2º lugar – Menção Honrosa
CATEGORIA: GRADUANDO
Título de trabalho: Educação Cooperativista direcionada ao quadro funcional: a experiência do ‘prêmio Sicoob Coopemata´
Nome autor: Gleice Santana Morais
Instituição: Universidade Federal de Viçosa
Co autor: Liliane Vieira Henriques
CATEGORIA: PÓS GRADUANDO
Título do trabalho: Uma análise da separação entre a propriedade e a gestão nas cooperativas de crédito brasileiras
Nome do autor: Luana Zanetti Trindade
Instituição: Universidade de Ribeirão Preto
Co autor: Sigismundo Bialoskorski Neto
CATEGORIA: PROFISSIONAIS
Título do trabalho: Modelo diagnóstico de governança corporativa em cooperativas de saúde
Nome do Autor: Rafael Heliton Pereira Vilela
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Co-autor: Serafim Firmo de Souza Ferraz
CATEGORIA: PESQUISADOR- PROFESSOR
Título do trabalho: Evolução do Agronegócio e do Cooperativismo Agropecuário: uma análise comparativa de desempenho e impacto econômico
Nome do Autor: Sigismundo Bialoskorski Neto
Instituição: Universidade de São Paulo
Co-autor: Anelise Krauspenhar Pinto
Fonte: OCB
A Festa do Sabor dos Alimentos Coamo continua e uma nova campanha publicitária começa a ser veiculada nesta última semana de agosto, nos estados do Paraná e Santa Catarina. O objetivo é dar continuidade ao conceito que vem sendo trabalhado há mais de um ano e que agradou o grande público e a crítica. As peças de divulgação permanecem marcadas por cores vibrantes e alegres, e o grafismo das "gotinhas de sabor".
De acordo com o gerente comercial de Alimentos, Domingos Marzulli a nova campanha contará com filmes para a televisão, spots para o rádio e anúncios em revistas voltadas ao público feminino e de trade. Na campanha serão exibidos quatro comerciais de alto impacto, começando pelas margarinas, e na seqüência serão apresentados os filmes sobre as farinhas, óleo e cafés.
O primeiro filme que está sendo veiculado pretende passar ao consumidor o conceito de qualidade do produto de forma diferenciada e inovadora, conforme destaca Marzulli. "Também faz parte da estratégia comercial gerar expectativa quanto ao formato dos demais filmes. Por este motivo a campanha segue a linha de "teasers", onde cada peça só será divulgada após o término da veiculação da anterior. O que podemos adiantar é que o público irá se surpreender", esclarece o gerente comercial de Alimentos.
Assista o filme da campanha no link "Divulgação" (http://www.alimentoscoamo.com.br/divulgacao.php).
Fonte: Coamo