Nove cooperativas de crédito dos Sistemas Ailos, Sicoob, Cresol e Unicred, vinculadas ao Sistema OCB, foram premiadas com o selo Reconhecimento Inovação com Propósito (Recip 2021), em sua primeira edição. O reconhecimento é uma iniciativa do Instituto Fenasbac com apoio e patrocínio do Sistema OCB e de outras instituições do ramo. A cerimônia virtual contou com participação de autoridades, instituições internacionais e de dirigentes do coop financeiro do país.
“É muito importante reconhecer e apoiar iniciativas como esta do Instituto Fenasbac. Sabemos que as ações inovadoras estão presentes no cooperativismo desde sua origem. Nosso modelo de negócios é comprometido em levar prosperidade e desenvolvimento para as comunidades onde atua. Lançamos recentemente o ESGCoop para criarmos as nossas métricas de gestão, governança e sustentabilidade. Com isso, continuaremos sempre na vanguarda, porque nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas”, afirmou a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, que participou da cerimônia de premiação.
O presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Roberto Campos Neto, parabenizou às cooperativas pelo trabalho relevante que complementa de forma salutar o Sistema Financeiro Nacional (SFN). “Essa iniciativa é um mapeamento da capacidade de inovação do cooperativismo financeiro para estabelecer referenciais de gestão, que cumprem os propósitos cooperativistas e que estão contribuindo para a expansão do cooperativismo financeiro no Sistema Financeiro Nacional. É um reconhecimento às cooperativas singulares que demonstraram possuir as melhores práticas de inovação. Premiações como esta abrem caminhos para um futuro mais tecnológico, sustentável e inclusivo, gerando riqueza para todos”, destacou.
O coordenador do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito do Sistema OCB (Ceco) e presidente da Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito (Confebras), e do Sistema Ailos, Moacir Krambeck, parabenizou todos os envolvidos e convidou as coops para integrar novos projetos de intercooperação como forma de aumentar a atuação no mercado.
"Temos o desafio da intercooperação para oferecermos os melhores produtos com custos reduzidos para nossos cooperados. Convoco as cooperativas porque queremos ser mais competitivos e, para isso, precisamos ganhar escala, o que significa unir estruturas em benefício de todos. Adianto que nós do Ceco estamos trabalhando na construção desta intercooperação”, pontuou.
Convite
A vice-presidente União de Crédito Federal das Nações Unidas (Unfcu), Pamela Agnone quer apresentar o Recip em encontro sobre sustentabilidade que acontecerá em novembro, em Nova York, como um case de sucesso mundial. “As cooperativas de crédito são colaboradoras naturais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas respectivas regiões. Elas cumprem seu papel globalmente no comprometimento com a sustentabilidade e gerações futuras, bem como refletindo o trabalho positivo em seus membros. O Recip mostra o impacto positivo que as cooperativas de crédito têm na construção de um mundo melhor. Nós agradecemos e esperamos vê-las em novembro”.
O Reconhecimento Inovação com Propósito (Recip) é uma realização do Instituto Fenasbac, patrocinado pelo Sistema OCB e outras entidades do setor e apoiado pelo Banco Central do Brasil, União de Crédito Federal das Nações Unidas (Unfcu) e United In Sustainability.
Confira as categorias e coops premiadas:
DIMENSÃO INOVAÇÃO COM PROPÓSITO GLOBAL:
- Sistema Ailos - Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto Vale do Itajaí (Viacredi Alto Vale); e
- Sistema Sicoob - Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas Ltda. (Sicoob Sarom).
INOVAÇÃO COM PROPÓSITO:
- Sistema Ailos - Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajaí Açú (Credifoz);
- Sistema Sicoob – Cooperativa de Crédito Sicoob Coopmil (Sicoob Coopmil); e
- Sistema Cresol - Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária da Costa Oeste (Cresol Costa Oeste).
DIMENSÃO INOVAÇÃO PARTICIPATIVA:
- Sistema Ailos - Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajaí Açú (Credifoz);
Sistema Sicoob – Cooperativa de Crédito Sicoob Coopmil (Sicoob Coopmil); e
Sistema Sicoob - Sicoob UniMais Mantiqueira Cooperativa de Crédito de Livre Admissão (Sicoob UniMais Mantiqueira).
DIMENSÃO INOVAÇÃO COLABORATIVA:
- Sistema Ailos - Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajaí Açú (Credifoz);
- Sistema Unicred – Cooperativa de Crédito Unicred União Ltda. (Unicred União); e
- Sistema Ailos - Cooperativa de Crédito da Serra Catarinense (Credicomin).
DIMENSÃO COMPORTAMENTO INOVADOR:
- Sistema Ailos - Cooperativa de Crédito da Serra Catarinense (Credicomin);
- Sistema Sicoob - Cooperativa de Crédito Sicoob Metropolitano (Sicoob Metropolitano); e
- Sistema Sicoob - Sicoob UniMais Mantiqueira Cooperativa de Crédito de Livre Admissão (Sicoob UniMais Mantiqueira).
DIMENSÃO DESENVOLVIMENTO CAPACIDADES ESTRUTURA E RECURSOS:
- Sistema Ailos - Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajaí Açú (Credifoz);
- Sistema Ailos - Cooperativa de Crédito da Serra Catarinense (Credicomin); e
- Sistema Cresol - Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária da Costa Oeste (Cresol Costa Oeste).
Auxiliar as cooperativas na captação de recursos federais é o objetivo da Cartilha Emendas Parlamentares - Oportunidades para o Coop lançada nesta quinta-feira (1º), pelo Sistema OCB, em live. Por meio de convênios decorrentes de transferências voluntárias da União derivadas de emendas parlamentares, o Sistema OCB quer aumentar o volume de recursos aplicados no coop.
A gerente de Relações Institucionais, Clara Maffia, reforçou que o acesso a estes recursos simboliza mais oportunidades para o cooperativismo. "A temática de recursos às vezes é um fator limitante para a atuação das cooperativas. Com essa cartilha vamos conhecer oportunidades que podem ser aproveitadas para transformar os negócios cooperativistas e gerar mais prosperidade. Minha dica é que acessem a cartilha e estejam atentos aos prazos. Temos espaço para crescer, considerando nossa relevância nas áreas onde atuamos", observou.
O consultor de Orçamento, Marcos Mognatti, esclareceu pontos da cartilha e tirou dúvidas dos cooperativistas que participaram do encontro virtual. Segundo ele, o ciclo das emendas tem início quando o Poder Executivo encaminha ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentário Anual (PLOA). “Neste ano, o presidente enviou ontem (31). Então, entre os dias 1º e 20 de outubro, os parlamentares fazem suas indicações e é neste momento que precisamos contatá-los para reivindicar estas emendas. Como as individuais tem caráter impositivo, elas serão executadas efetivamente na forma com que o parlamentar indica”.
Mognatti acrescentou que após a aprovação da LOA pelo Congresso, geralmente em dezembro, a proposta segue para sanção, que ocorre em janeiro. “Após 20 dias da sanção, as cooperativas formalizam junto à União seus convênios, ou seja, a parceria.
De acordo com o consultor, a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023 (14.436/22) contempla as cooperativas que têm entre seus membros pessoas em situação de risco social e desempenham atividades de coleta e processamento de material reciclável; atividade extrativista; manejo de floresta de baixo impacto; sistemas agroecológicos; pesca; aquicultura; e agricultura de pequeno porte desempenhadas por povos indígenas e comunidades tradicionais e agricultores familiares.
A cartilha também traz dados para reflexão. Em 2019, as transferências da União para entidades sem fins lucrativos somaram R$ 3,2 bilhões e as cooperativas participaram deste grupo, porém recebendo R$ 1,9 milhão (0,06%). Em 2020, o percentual subiu de forma tímida, 0,20%, o que equivale a R$ 6,7 milhões do total de R$ 3,3 bilhões.
Exemplos
O presidente da OCDF e diretor da OCB Nacional, Remy Gorga Neto, apresentou cases de cooperativas que atuam no segmento da reciclagem no Distrito Federal e que acessaram recursos via emendas. “Essa cartilha é um guia prático que será um divisor de águas para que possamos crescer, gerando trabalho e renda. No DF temos feito um trabalho juntos aos parlamentares. Tudo começa com uma boa relação entre nós (cooperativistas) e o parlamentar que reconhece nossa importância social e econômica. Neste sentido, temos tido sucesso e acessado recursos por intermédio de emendas”.
Ele explicou, que os recursos foram utilizados por cooperativas de reciclagem que compraram maquinário e equipamentos robustos, o que acarretou em aumento de renda. “Conseguimos uma emenda de R$ 3 milhões, que foi direcionada para duas centrais de catadores. A primeira recebeu R$ 2 milhões e já está no último estágio de processamento de plástico com aquisição de equipamento específico e caminhões para fazer a coleta seletiva. A compra do maquinário de processamento fez com que o quilo do plástico diferenciado passasse de R$ 6 para R$ 9. A segunda, com R$ 1 milhão, adquiriu máquinas, prensas e caminhões. Tudo isso é renda sendo agregada para os cooperados”, explicou.
Remy destacou que, para além desta emenda, as cooperativas também integram o projeto chamado Roda da Fruticultura que acesa recursos do Ministério de Desenvolvimento Regional. “Com duas emendas, no valor de R$ 1,7 milhão, pudemos equipar as cooperativas com 33 caminhões, 42 micro tratores e 53 câmaras frias. Para assegurar o acompanhamento e desenvolvimento da gestão, aplicamos o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e, quando encerrar, aplicaremos novamente para conferir os indicadores. Neste mesmo Ministério conseguimos R$ 150 mil para uma análise da cadeia de reciclagem. O estudo será sobre quais tipos de materiais e qual processamento é melhor para agregar valor”.
O presidente da OCDF disse ainda que pretende buscar recursos junto ao Ministério da Agricultura, no Programa Agro Mais Coop, para desenvolver trabalho de qualificação e gestão das cooperativas. “Essa cartilha traz muitos esclarecimentos importantes. Tivemos uma situação em que seis cooperativas se inscreveram em um edital da Funasa, mas apenas uma foi beneficiada. Às vezes a coop fica de fora por conta de um detalhe”, concluiu.
Clara Maffia reforçou que ainda não são todas as cooperativas que podem participar e que há variação de programas em cada ministério. “O mais importante é que nossas coops estejam profissionalizadas, porque é tudo estruturado em modelo de projetos. Às vezes temos uma boa ideia, mas não uma boa estruturação de projeto, o que acarreta na não contemplação”, frisou.
Dúvidas
Marcos Mognatti também respondeu questionamentos de participantes. Antes, porém, ele informou que há um trabalho do Sistema OCB pela ampliação desse público participante por meio de alteração de regras na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Há este movimento para que os recursos cheguem a mais cooperativas”, endossou.
Sobre o pagamento de despesas que podem ser custeadas com os recursos, o consultor disse que os valores são direcionados a investimentos e pagamentos, exceto dos funcionários da própria cooperativa. Segundo ele, para participar, as coops devem estar funcionando há pelo menos três anos. Sobre a comprovação da situação social, cada convênio tem suas exigências específicas. Para o cadastro, na Plataforma +Brasil, Marcos assegurou que tem um manual simples e intuitivo.
Para encerrar o encontro, a gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, falou sobre a importância da cartilha. “Estamos felizes em poder entregar essa inteligência a vocês. Como vimos, as emendas estão disponíveis e é chegada a hora de nos apropriarmos desse acesso e promovermos melhorias para nossos cooperados, nossa base. Nossa intenção é que todos os anos façamos a reciclagem de conhecimentos e as atualizações da própria lei. Contamos com o apoio do nosso grupo de trabalho de relações institucionais, que são ponto de apoio para tratar do assunto. Vamos em frente”.
A Cooperativa Aurora irá investir R$ 300 milhões para ampliar a indústria em Mato Grosso do Sul. O processo deve começar no início de 2023. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Neivor Canton, em visita ao Bioparque Pantanal. Antes ele participou de reuniões para concretizar o empreendimento em São Gabriel do Oeste.
“Estivemos em São Gabriel do Oeste e nos reunimos com o conselho de administração, trazendo os nossos colegas de conselho para conversar com nossa cooperativa filiada, a Cooasgo (Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste), e iniciarmos junto com os produtores o encaminhamento de ampliação da planta industrial em São Gabriel do Oeste”, destacou Canton.
De acordo com ele, a expansão vai ocorrer a partir de 2023 indo até o início de 2024. “Hoje abatemos 3.200 suínos por dia que são transformados em vários produtos e vamos elevar o abate para 5.200 suínos por dia”, sinalizou.
A ampliação no processamento da indústria vai garantir a abertura de vagas de trabalho na cidade. “Vamos gerar mais de 500 novos empregos diretos. Nós vamos buscar essas pessoas em regiões próximas de São Gabriel. Toda economia do município será impactada. Faremos um investimento de R$ 300 milhões na planta”, salientou.
O presidente da Aurora ainda destacou o apoio dado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro). “Estamos dialogando com o Governo do Estado, e assim como nas etapas anteriores nós tivemos apoio. Neste momento estamos buscando financiar o empreendimento, através de linhas de crédito ainda por serem definidas”, concluiu.
Desenvolvimento da indústria
O secretário da Semagro, Jaime Verruck, destacou que desde o ano passado o Governo de Mato Grosso do Sul vem negociando a ampliação da Aurora com foco em desenvolver a indústria do Estado. “Estivemos em Chapecó com o governador Reinaldo Azambuja negociando esta ampliação da fábrica. E depois, mais recentemente no Salão Internacional de Aves (SIAVS), reunido com o presidente Neivor no estande do Governo para garantir o empreendimento”, lembrou Verruck.
A importância da industrialização com foco na geração de empregos foi destacada nestas oportunidades. “A Aurora teve todo o licenciamento para a ampliação de suas operações, teve os incentivos fiscais para que pudesse fazer a sua expansão e gerar estes empregos adicionais. Agora o presidente da Aurora anuncia este importante investimento, após passar na assembleia da cooperativa, em especial a Cooasgo, que é a principal indústria de suínos”, citou.
Verruck frisou a lógica do Estado de ampliar a industrialização com agregação de valor e produção de proteínas. “Estamos buscando a meta de nos tornarmos um Estado Multiproteína e com este empreendimento estamos avançando. O empreendimento confirma o ambiente de negócios favorável, a continuidade de crescimento, a estratégia da política industrial que é agregação de valor aos produtos sul-mato-grossenses. Quando ampliamos a industrialização, ampliamos a base produtiva o consumo de farelo, de milho e geramos mais empregos em toda a cadeia produtiva”, acrescentou.
O secretário ainda destacou o nível de eficiência da suinocultura estadual. “Temos uma suinocultura de elevado padrão em sanidade animal e sustentabilidade com produção de energia elétrica, uso de água e utilização dos resíduos para fertilização. Esta lógica é de uma economia circular positiva e consequentemente mais produtiva”, finalizou.
A 3ª edição da CEC, será realizada no dia 10 de setembro, em Dourados; as vagas são limitadas
Contribuir com o desenvolvimento da região, levando conhecimento e informação para jovens, empresários, profissionais liberais e comunidade em geral é o objetivo da 3ª Conferência de Empreendedorismo e Cooperação, que será realizada no dia 10 de setembro, no Salão de Eventos da Unigran, em Dourados (MS). O evento é uma realização da Sicredi Centro-Sul MS e tem como parceiros a Icatu, a Unigran e o Sistema OCB/MS (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Mato Grosso do Sul).
A CEC trará para Dourados grandes palestrantes, entre eles estão: Alex Duarte, Ana Luci Grizzi, Bráulio Bessa, Luiz Almeida Marins Filho, Murilo Gun e Walter Longo. Os temas que serão abordados estão ligados ao empreendedorismo, inovação, metaverso, sustentabilidade, diversidade e inclusão. Para isso, os palestrantes contarão ao público suas histórias de sucesso e suas visões de negócio, buscando o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional.
O evento foi idealizado com intuito de agregar conhecimento e cooperar com as pessoas da comunidade e associados da Sicredi Centro-Sul MS. “Queremos discutir novas atitudes, trazer ideias inovadoras, apresentar casos de sucesso e estimular o empreendedorismo e o cooperativismo na nossa região”, ressalta o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero.
As inscrições serão realizadas diretamente no site: sicredicentrosulms.com.br/cec.
Palestrantes
Alex Duarte – Tema: “Diversidade e Inclusão”. Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Neurociências, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Há 15 anos é palestrante e pesquisador independente na área de inclusão e diversidade, com 4 livros publicados.
Ana Luci Grizzi – Tema: “ESG: Desafios e Oportunidades”. Ana Luci Grizzi é especialista em sustentabilidade/ESG, conselheira de administração independente, consultora, professora e palestrante. Possui mais de 20 anos de atuação voltada à incorporação da variável ambiental, climática e social ao planejamento estratégico dos negócios.
Bráulio Bessa – Tema: “Poesia que Transforma”. Bráulio Bessa é poeta nordestino. Já ultrapassou a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos e, semanalmente, participa do programa Encontro, do qual é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos.
Luiz Almeida Marins Filho – Tema: “Cenário Econômico”. Marins é antropólogo, professor, consultor de empresas no Brasil e no exterior, tem mais de 34 livros publicados (também disponíveis nos Estados Unidos, América Latina e Europa) e mais de 500 vídeos sobre gestão.
Murilo Gun – Tema: “Criatividade e Inovação”. Murilo foi um dos pioneiros da internet no Brasil, vencendo 2 prêmios iBest em 1997 e 1998. Com 16 anos, captou investimentos e fundou a start-up BIT e criou o "Peça Comida". Foi empresário de tecnologia do Porto Digital por 10 anos e um dos pioneiros da comédia stand-up no Brasil.
Walter Longo – Tema: “Metaverso”. Walter Longo é especialista em Inovação e Transformação Digital. Publicitário e Administrador de Empresas, com pós-graduação na Universidade da Califórnia, Longo é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.
Setembro é o mês de comemoração ao Dia do Administrador, celebrado dia 9. Para comemorar a data, o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) e parceiros realizam atividades em várias cidades do Estado.
Haverá palestras de administração e empreendedorismo, atividade esportiva e de qualidade de vida com a Caminhada do Administrador, campanha de doação de sangue e serviços administrativos e de fiscalização, além de solenidades com entrega de homenagens. O Sistema OCB/MS é um dos apoiadores do evento.
“Estamos empenhados em mobilizar todos da Administração sul-mato-grossense para participar dos eventos. Por isso foi pensado tanto na capital quanto no interior, atendendo a todos”, afirmou o administrador Márcio Laabs, presidente da Comissão Organizadora do Mês do Administrador.
No dia 9 de setembro, celebrado o Dia do Administrador, haverá palestra com a empresária, influenciadora e investidora, Cris Arcangeli, que ficou conhecida em todo o país e também se destaca no cenário mundial por liderar debates e fomentar novas marcas de sucesso. Cris Arcangeli atua no disputado palco do Shark Tank Brasil, programa que trata de pitch de negócios onde empreendedores apresentam suas ideias em busca de sócios para alavancar o planejamento.
A palestra de Cris Arcangeli será no dia 9 de setembro, a partir das 19 horas, no Ondara Palace, em Campo Grande. O tema definido pela comissão organizadora é “Os Desafios de Empreender na Era Digital”.
O presidente do CRA-MS, Adm. Rogério Eói Gomes Bezerra, que lidera o conselho dentro de uma metodologia de trabalho voltada à gestão compartilhada e eficiente, destaca que “é uma excelente oportunidade poder acompanhar a programação, visto que o período de pandemia restringiu muitas agendas, mas que agora está tudo normalizado e esta será uma das maiores agendas de eventos já realizada pelo conselho”.
Em cada cidade, haverá uma programação específica. A divulgação de toda a programação será disponibilizada nos canais do CRA-MS. Os conselheiros assumiram o compromisso de estarem juntos nessa divulgação e mobilização do público. Todos os detalhes estão no site do evento.
Clique aqui e acesse o site oficial do Mês do Administrador do MS.